TUBERCULOSE, UMA DOENÇA PRESENTE NO BRASIL.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUBERCULOSE, UMA DOENÇA PRESENTE NO BRASIL.

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Maio 11 2014, 20:18

A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas de mais longa data e que continua a afligir a humanidade nos dias atuais. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch (Heinrich Hermann Robert Koch - 1843/1910, cientista alemão, foi um dos fundadores da microbiologia e um dos principais responsáveis pela atual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis. Em 1882, descobriu o bacilo da tuberculose, o qual ficou conhecido por Bacilo de Koch). Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do indivíduo.
O Brasil sempre procurou amenizar esta doença ao longo dos anos, e hoje tem políticas governamentais bem definidas dirigidas a saúde pública, a fim de combater com eficácia esta doença, inclusive, entregando remédios grátis nos postos de saúde e promovendo todo o acompanhamento do doente junto ao setor público de saúde, não havendo custo algum ao doente.
Abaixo, alguns exemplos de divulgação ao combate contra a Tuberculose (selos sem valor postal).

Envelope comercial circulado com Cinderela "Vamos Vencer a Tuberculose", amarrado ao carimbo.

Cinderala ampliada, amarrada ao carimbo do envelope.

Par vertical Cinderela "Liga Paulista Contra a Tuberculose - 1928/1929".

Cinderela "Podemos Vencer a Tuberculose - 1963", F.B.S.T.
(Material acima poderá ser negociado, havendo interesse para os mesmos!!!)
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Re: TUBERCULOSE, UMA DOENÇA PRESENTE NO BRASIL.

Mensagem por lmelo em Dom Maio 11 2014, 21:13

Eu sempre achei uma excelente idéia, falando sobre um problema a solução se torna mais fácil .
lmelo

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Maio 11 2014, 21:44

Prezado,
note que a preocupação com esta doença, aqui no Brasil, vem do início do século, uma vez que o par vertical é para divulgação e prevenção da doença em 1928-1929. Os envelopes com selos Cinderelas de qualquer natureza sobre envelopes, efetivamente circulados, são altamente difíceis de conseguir, pois a maioria se perdeu ao longo do tempo, pois muitos colecionadores consideravam que o envelope estava "sujo", uma vez que não era considerado um selo emitido oficialmente pelos Correios!!!
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Seg Maio 12 2014, 10:54

Caro Antonio.

Meus cumprimentos pelo texto e pelos itens publicados. particularmente, gostei muito do envelope circulado, aliás bem carimbado para os padrões brasileiros.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Ulrich Schierz em Seg Maio 12 2014, 11:31

Ol´a, Antônio Estive fora de circulação - viajando - por mais de um mês e não me lembro se foi com você que falei sobre três selos (vinhetas) dentro do tema. Os três tem reproduzido borboletas. Guardei simplesmente por que sempre foi da opinião que em alguma oportunidade haverá alguém interessado. Se interessar me diga e veremos como posso fazer chegar estes às tuas mãos.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Maio 12 2014, 13:42

Prezado amigo Ulrich,
creio que o contato foi feito com sr. Marcos Guerreiro, o qual coleciona esta temática.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Ulrich Schierz em Seg Maio 12 2014, 14:35

Caro Antônio,

É isso mesmo - com minha viajem, tudo ficou um pouco embaralhado. Acabei de repassar meus arquivos, mensagens e comentário (também no fórum) e descobri que foi com ele que falei. Mesmo assim, como somo vizinhos, de repente no cruzamos para uma conversa ou troca de ideias/informações.

Abraços

ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Maio 12 2014, 14:56

Prezado amigo,
necessitando de algo, estou a sua disposição, desde que eu tenha conhecimento daquilo que você vai me questionar!!!
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Maio 12 2014, 15:01

Prezado amigo Wilson,
agradeço seus comentários. Esta foi uma pequena coleção que fiz, mas acabei vendendo 90% da mesma para um médico aqui de POA que colecionava a temática Medicina e suas Doenças.
Tenho um artigo sobre selos desmonetizados na SB, onde postei um envelope com selos emissão 1922 e circulados em 1951 para Alemanha Oriental, origem: São Bento do Sul/SC. Talvez você possa me dar algumas informações do remetente e este porte tão incomum!!!
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: