EMPRESA AÉREA AEROPOSTALE E SEUS CARIMBOS COM ERROS DE IMPRESSÃO!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

EMPRESA AÉREA AEROPOSTALE E SEUS CARIMBOS COM ERROS DE IMPRESSÃO!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Maio 03 2014, 18:39

Hoje escrevi e postei no SB sobre as empresas aéreas precursoras no Brasil, sendo AERPOSTALE a primeira.
Verificando alguns envelopes desta empresa, compartilho com todos vocês e principalmente aqueles que estudam carimbos, esta pequena e lúdica descoberta até então desconhecida por mim.
Os envelopes que ilustram este artigo, falam por si só!!!

> a) Envelope circulado Curitiba - Pelotas, carimbo Correio Aéreo Curitiba - 21/09/1933, verso carimbo AEROPOSTALE Correio Aéreo Agencia Thophilo G. Vidal - Curityba - Brasil, carimbo de chegada no destino Pelotas - Correio Aéreo - R.G.S. - 25/09/1933, tudo correto neste envelope!!!

> b) Envelope circulado Rio de Janeiro - Pelotas, carimbo Correio Aéreo - Rio de Janeiro - 22/07/1933, carimbo retangular VIA AEROPOSTALE, verso carimbo redondo "AEROPOSTAL - Rio de J. - 22/06/1933" (FALTA LETRA "E" em AEROPOSTAL e data esta errada), carimbo de chegada Pelotas - Correio Aéreo - R.G.S. - 24/07/1933.
      Carimbo "AEROPOSTAL" sem letra "E" no final da palavra, primeira vez que vejo!?!?!?!?

> c) Envelope circulado Rio de jnaiero - Pelotas, carimbo Correio Aéreo - Rio de Janeiro - 16/01/1932, verso verso carimbo redondo "AEROPOSTAL - Rio de J. - 16/01/1932" (FALTA LETRA "E" em AEROPOSTAL), carimbo de chegada Pelotas - Correio Aéreo - R.G.S. - 18/01/1932.
       Carimbo "AEROPOSTAL" sem letra "E" no final da palavra, segunda vez que vejo!?!?!?!?

Podemos deduzir que houve um erro de português enorme ao mandarem confeccionar os carimbos da empresa e pelo visto não foi detectado por ninguém ou viram e deixaram assim mesmo!!!

Alguém tem alguma informação desta anomalia, uma vez que isto provavelmente "deveria" estar catalogado nos estudos de carimbologia?

AEROPOSTALE impressão correta!!!

AEROPOSTALE impressão correta!!!

AEROPOSTAL falta letra "E"!?!?!

Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Re: EMPRESA AÉREA AEROPOSTALE E SEUS CARIMBOS COM ERROS DE IMPRESSÃO!!!

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 20 2014, 08:55

Em portugues Aeropostal, em Frances aeropostale Smile

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Maio 20 2014, 09:51

Prezado amigo,
correto, mas como trata-se de nome próprio, a meu ver, deveria prevalecer o nome original "AEROPOSTALE". Mas este campo é da linguística!! Minha intenção é "mostrar" que o carimbo do Rio de Janeiro esta "AEROPOSTAL", e aí pergunto: outros estados emitiram carimbos, assim também? Caso positivo, favor postarem suas peças!!!!
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 20 2014, 10:15

Devo ver na minha coleçao , mas o carimbo aeropostale é um carimbo de agencia filatelica e nao de agencia de correios, mas comerciante. A ver penso que carimbo aeropostal deve se ter outros

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Maio 20 2014, 11:48

Prezado amigo,
caso tenhas, favor adicioná-los, pois ilustrará melhor o artigo.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 20 2014, 12:10

Logo que encontrar posto

Mitch Macgregord

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 20 2014, 12:49

Envelope e fragmentos Aeropostal sem o E no fim peças viajadas por São Paulo 

Mitch Macgregord

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 20 2014, 13:00

Um carimbo VIA AEROPOSTALE com cercadura

Mitch Macgregord

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 20 2014, 13:03

Aeropostale escrito no envelope.

Penso que é : Via Aeropostale  (feminino)

Aero Postal correio mas juntando fica Aeropostal

Mitch Macgregord

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Maio 20 2014, 19:41

Prezado amigo,
não é um erro de grafia como pensei antes, mas sim, aportuguesaram a palavra francesa para ficar em melhor sintonia com o português. Obrigado pelos envelopes postados para esclarecer as minhas dúvidas e por ventura, de outros que colecionam aerofilatelia.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por ahl em Qui Jan 15 2015, 17:53

Antonio C. Pulsy escreveu:Hoje escrevi e postei no SB sobre as empresas aéreas precursoras no Brasil, sendo AERPOSTALE a primeira.

[...]

Carimbo "AEROPOSTAL" sem letra "E" no final da palavra, primeira vez que vejo!?!?!?!?

[...]

Alguém tem alguma informação desta anomalia, uma vez que isto provavelmente "deveria" estar catalogado nos estudos de carimbologia?

[...]

Mitch Macgregord escreveu:Em portugues Aeropostal, em Frances aeropostale Smile

BOAS NOITES

Caríssimo Pulsy,

Em 1996 Kriebel referiu-se ao carimbo em questão, sem a letra "E" no fim da palavra, e a interpretação que apresentou, a páginas 12, corresponde à leitura acima citada de Mitch Macgregord. I.e. apresenta-a como correspondendo à versão portuguesa de Aéropostale.

O livro em apreço é o seguinte:
KRIEBEL, William Victor (1996). Correio aéreo A history of the development of air mail service in Brazil. Mineola: American Air Mail Society.

A apresentação do livro em questão pode ser consultada na minha intervenção aqui:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t3288-partida-dos-avioes-servico-aereo-condor-em-1935#115747
ahl

Mensagem por WNVidal em Sab Dez 05 2015, 19:09

Pessoal, Não sei se é um erro de impressão. Tenho minhas dúvidas. Estava justamente montando um artigo sobre estes carimbos quando, numa pesquisa no google, vi esta discussão. Acabo de me associar ao fórum. Tenho cerca de 100 envelopes da Cornpagnie Generale Aéropostale. Nome pelo qual a atual AIR FRANCE foi registrada em sucessão à LATECOERE. Os envelopes que possuo apresentam as seguintes grafias: AERO POSTAL; AEROPOSTAL; AEROPOSTALE; AEROPOSTAL. Estou tentando decifrar quem é quem, mas tenho grafias diferentes da mesma cidade e época (ano). Além dos tamanhos diferentes, tanto dos carimbos quanto das letras. Peço permissão para copiar as imagens que estão no fórum para auxiliar nos estudos. Estes carimbos possuem pontos, estrelas e outros símbolos que os tornam bem interessantes.

WNVidal

Mensagem por Christian Bernardi em Dom Dez 06 2015, 08:57

Bom dia aos amigos! Antonio e Micht, obrigado por compartilhar os conhecimentos filatélicos e suas novidades!!! Muito interessante!!!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por ahl em Dom Dez 06 2015, 15:58

WNVidal escreveu:Pessoal, Não sei se é um erro de impressão. Tenho minhas dúvidas.[...]

BOA TARDE

Caríssimo,
Quais são as razões que o levam a admitir a hipótese do erro?
Quando se refere a "erro de impressão" está a pensar em ortografia posteriormente corrigida... ou em....?

Sugestão:
Veja alguns dos últimos estudos internacionais sobre o papel desta companhia, nas comunicações postais transatlânticas, pelo menos nos seguintes livros: (1)
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1232-tema-mensal-de-novembro-de-2010-literatura#116144
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1232p15-tema-mensal-de-novembro-de-2010-literatura#116912
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t3288-partida-dos-avioes-servico-aereo-condor-em-1935#115747

(1) - Os livros em apreço contêm análises e interpretações de história postal (serviços, meios e modos de transporte, horários, encaminhamentos/enlaces e tarifas postais) e não de marcofilia dos 1ºs vôos.
ahl

Mensagem por WNVidal em Dom Dez 06 2015, 17:01

Peço minhas mais sinceras desculpas por ter feito um comentário. Apenas estou estudando os carimbos da Aeropostale. Conheço e li praticamente todos que livros que você cita. Nenhum deles explica as diversas variações de nomes da mesma companhia. Mais uma vez minhas mais sinceras desculpas. Se alguém quiser colaborar com minhas pesquisas, procuro explicações do porque a cidade de Vitória/ES é denominada VICTOR nos carimbos da AEROPOSTALE, daí a origem de minha pesquisa. Procuro também carimbos do SYNDICATO CONDOR da cidade de Vitória ou de seu agente nesta cidade, a empresa ARENS LAGEN, de preferência que não sejam carimbos de favor.

WNVidal

Mensagem por ahl em Dom Dez 06 2015, 19:14

WNVidal escreveu:Peço minhas mais sinceras desculpas por ter feito um comentário. Apenas estou estudando os carimbos da Aeropostale. Conheço e li praticamente todos que livros que você cita. Nenhum deles explica as diversas variações de nomes da mesma companhia. Mais uma vez minhas mais sinceras desculpas. Se alguém quiser colaborar com minhas pesquisas, procuro explicações do porque a cidade de Vitória/ES é denominada VICTOR nos carimbos da AEROPOSTALE, daí a origem de minha pesquisa. Procuro também carimbos do SYNDICATO CONDOR da cidade de Vitória ou de seu agente nesta cidade, a empresa ARENS LAGEN, de preferência que não sejam carimbos de favor.

BOA NOITE

Caríssimo,
Existem duas empresas e não apenas uma.
Uma empresa era francesa - AEROPOSTALE - e a outra empresa era brasileira - AEROPOSTAL.
Será que está aqui a explicação para o que procura?

A empresa brasileira AEROPOSTAL (sem o "e") corresponde à mudança de designação da Companhia Aeronautica Brasileira para Companhia Aeropostal Brasileira em Julho de 1930.
Fonte
Decreto (brasileiro) nº19.280 de 11/7/1930
http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=19280&tipo_norma=DEC&data=19300711&link=s

Relativamente aos livros que referi podem-se encontrar referências, e uma explicação para a designação sem o "e", nas seguintes páginas:
- No de Kriebel consta da página 12 uma explicação baseada no aportuguesamento da palavra francesa. Na página 14 Kriebel descreve a criação da Companhia Aeronautica Brasileira como uma subsidiária da Aeropostale francesa. Em 1930 a Aeronautica mudou a designação para Aeropostal cf. decreto acima citado.
- No de Proud consta da página 206 um cartaz das ligações aéreas para a europa com a designação Aeropostale (1) e nas páginas 165 e seguintes as diferentes designações da companhia desde que foi formada.

(1) - Corresponde à empresa francesa Aeropostale que veio a mudar de designação em 1933 para Air France.
ahl

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Dez 08 2015, 20:06

Excelente explicação Ahl, sobre o assunto!

ahl escreveu:
WNVidal escreveu:Peço minhas mais sinceras desculpas por ter feito um comentário. Apenas estou estudando os carimbos da Aeropostale. Conheço e li praticamente todos que livros que você cita. Nenhum deles explica as diversas variações de nomes da mesma companhia. Mais uma vez minhas mais sinceras desculpas. Se alguém quiser colaborar com minhas pesquisas, procuro explicações do porque a cidade de Vitória/ES é denominada VICTOR nos carimbos da AEROPOSTALE, daí a origem de minha pesquisa. Procuro também carimbos do SYNDICATO CONDOR da cidade de Vitória ou de seu agente nesta cidade, a empresa ARENS LAGEN, de preferência que não sejam carimbos de favor.

BOA NOITE

Caríssimo,
Existem duas empresas e não apenas uma.
Uma empresa era francesa - AEROPOSTALE - e a outra empresa era brasileira - AEROPOSTAL.
Será que está aqui a explicação para o que procura?

A empresa brasileira AEROPOSTAL (sem o "e") corresponde à mudança de designação da Companhia Aeronautica Brasileira para Companhia Aeropostal Brasileira em Julho de 1930.
Fonte
Decreto (brasileiro) nº19.280 de 11/7/1930
http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=19280&tipo_norma=DEC&data=19300711&link=s

Relativamente aos livros que referi podem-se encontrar referências, e uma explicação para a designação sem o "e", nas seguintes páginas:
- No de Kriebel consta da página 12 uma explicação baseada no aportuguesamento da palavra francesa. Na página 14 Kriebel descreve a criação da Companhia Aeronautica Brasileira como uma subsidiária da Aeropostale francesa. Em 1930 a Aeronautica mudou a designação para Aeropostal cf. decreto acima citado.
- No de Proud consta da página 206 um cartaz das ligações aéreas para a europa com a designação Aeropostale (1) e nas páginas 165 e seguintes as diferentes designações da companhia desde que foi formada.

(1) - Corresponde à empresa francesa Aeropostale que veio a mudar de designação em 1933 para Air France.
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por WNVidal em Qui Dez 10 2015, 22:26

Vou voltar a este assunto porque ele não está de todo claro. O histórico da empresas francesas que atuaram no Brasil, resumidamente é o seguinte:
- 01 OUT 1925 - Cia Brasileira de Empreendimentos Aeronáuticos - Decreto 17.055 - Associada à Cie Générale d'Enterprises Aéronautiques, Lignes Latécoère, de Paris. Nunca operou.
- 09 MAR 1927 - Cie Générale d'Enterprises Aéronautiques, Lignes Latécoère - Nota 197/G, confirmada pelo Decreto 18.009 (06 DEZ 1927). Trocou de nome para:
- 14 FEV 1928 - Cie Générale Aeropostale, reconhecida pelo decreto 18.113.
No ano de 1930, por uma necessidade de nacionalização da aviação civil (ainda estou procurando mais sobre a legislação), a Cie Générale Aeropostale cria subsidiária Companhia Aeronáutica Brasileira - Decreto 19.115, de 14 FEV 1930. Trocou de nome para:
- Companhia Aeropostal Brasileira - Decreto 19.280, de 11 JUL 1930.
O primeiro voo ocorreu em 29 ABR 1930 de Natal - Recife - Natal.
A empresa não conseguiu expandir suas linhas aéreas além desta. Pelos problemas políticos que ocorriam na época, no dia 03 JUL 1930, solicitou a suspensão da linha por prazo indeterminado.
Em 21 JUL 1930, em reunião de acionistas, é dito que a companhia não está executando serviços aéreos, sendo, porém, concessionária da exploração de diversos aeroportos que pertenciam à C.G.A. - Cie Générale Aeropostale, que utilizou estes bens para integralizar o capital da CAB.
Na assembléia de acionistas de MAR 1931, novamente se repete a situação acima descrita.
Em 1933, a C.G.A, após um processo de "falência" é transformada na AIR FRANCE.
Baseado no exposto acima e nos carimbos que estudamos, acreditamos que todos sejam da C.G.A., pois todos os envelopes que temos em nossas mãos, com datadores "AEROPOSTALE", "AERO POSTAL" ou "AEROPOSTAL", possuem carimbo de indicação da transportadora "CORREIO AÉREO - LINHAS C.G.A" ou "VIA AEROPOSTALE". Estes carimbos eram uma "exigência" das Normas de 1927 que exigia a identificação por parte do remetente de por qual transportadora a carta seria encaminhada.
Ainda nos falta a parte da legislação que trata da nacionalização.

WNVidal

Mensagem por ahl em Dom Dez 13 2015, 18:56

WNVidal escreveu:Vou voltar a este assunto porque ele não está de todo claro. O histórico da empresas francesas que atuaram no Brasil, resumidamente é o seguinte:
- 01 OUT 1925 - Cia Brasileira de Empreendimentos Aeronáuticos - Decreto 17.055 - Associada à Cie Générale d'Enterprises Aéronautiques, Lignes Latécoère, de Paris. Nunca operou.
- 09 MAR 1927 - Cie Générale d'Enterprises Aéronautiques, Lignes Latécoère - Nota 197/G, confirmada pelo Decreto 18.009 (06 DEZ 1927). Trocou de nome para:
No ano de 1930, por uma necessidade de nacionalização da aviação civil (ainda estou procurando mais sobre a legislação), a Cie Générale Aeropostale cria subsidiária Companhia Aeronáutica Brasileira - Decreto 19.115, de 14 FEV 1930. Trocou de nome para:
A empresa não conseguiu expandir suas linhas aéreas além desta. Pelos problemas políticos que ocorriam na época, no dia 03 JUL 1930, solicitou a suspensão da linha por prazo indeterminado.
Em 21 JUL 1930, em reunião de acionistas, é dito que a companhia não está executando serviços aéreos, sendo, porém, concessionária da exploração de diversos aeroportos que pertenciam à C.G.A. - Cie Générale Aeropostale, que utilizou estes bens para integralizar o capital da CAB.
Na assembléia de acionistas de MAR 1931, novamente se repete a situação acima descrita.
Em 1933, a C.G.A, após um processo de "falência" é transformada na AIR FRANCE.
Baseado no exposto acima e nos carimbos que estudamos, acreditamos que todos sejam da C.G.A., pois todos os envelopes que temos em nossas mãos, com datadores "AEROPOSTALE", "AERO POSTAL" ou "AEROPOSTAL", possuem carimbo de indicação da transportadora "CORREIO AÉREO - LINHAS C.G.A" ou "VIA AEROPOSTALE". Estes carimbos eram uma "exigência" das Normas de 1927 que exigia a identificação por parte do remetente de por qual transportadora a carta seria encaminhada.
Ainda nos falta a parte da legislação que trata da nacionalização.

BOA NOITE

Caríssimo,
Obg pelos detalhes.

Face à sua intervenção permita-se uma síntese do que se analisou aqui no tópico até agora. A saber:

SÍNTESE DAS HIPÓTESES/TESES para a diferença de ortografia
Pulsy - atribuiu inicialmente a designação a um erro de impressão modificando-a posteriormente para um " aportuguesaram a palavra francesa para ficar em melhor sintonia com o português".
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t5757-empresa-aerea-aeropostale-e-seus-carimbos-com-erros-de-impressao#99958
Macgregord - atribuiu a designação ao aportuguesamento da palavra francesa inicial
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t5757-empresa-aerea-aeropostale-e-seus-carimbos-com-erros-de-impressao#99862
ahl - referiu que Kriebel (1996) atribuía a designação ao aportuguesamento da palavra francesa inicial e acrescentou-lhe a circunstância de o decreto nº19.280 de 11/7/1930, brasileiro, conter a designação sem o "e" da empresa francesa.
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t5757p15-empresa-aerea-aeropostale-e-seus-carimbos-com-erros-de-impressao#126988
WNVidal - referiu não saber se é um erro de impressão e que tinha dúvidas.
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t5757-empresa-aerea-aeropostale-e-seus-carimbos-com-erros-de-impressao#126957

Relativamente aos dados cronológicos que nos trouxe permita-me que apresente, cordialmente, alguns dados diferentes dos seus. A saber:

WNVidal escreveu:[...]
No ano de 1930, por uma necessidade de nacionalização da aviação civil (ainda estou procurando mais sobre a legislação), a Cie Générale Aeropostale cria subsidiária Companhia Aeronáutica Brasileira - Decreto 19.115, de 14 FEV 1930. [...]
O meu caro diz que a Companhia Aeronautica Brasileira foi criada pelo decreto citado, de 1930. Porém o que o decreto contém é a atribuição de "permissão para estabelecer o trafego aereo commercial..." e não a criação/estabelecimento da empresa.
A companhia consta do DOU de 13/12/1927 com a referência à constituição de sociedade anónima em formação, por escritura de 31 de Outubro de 1927.

WNVidal escreveu:[...] Trocou de nome para:
[...]

Embora não seja relevante para o que tem sido analisado até agora diga-se que não conheço qualquer vôo do Natal para Recife em 29/4/1930 mas sim em 1/5.
Do Recife para o Natal o vôo tinha-se de facto efectuado em 29/4, mas o inverso só aconteceu dois dias depois - Ver Muller (1991:194) e AAMC (1974:123).

Fontes
Decretos mencionados (DOU, Coleção das Leis, etc)

Bibliografia
AAMC Vol I (1974:123), 5ª ed.
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1232p15-tema-mensal-de-novembro-de-2010-literatura#117341
Kriebel (1996:14)
Muller (1991:144)
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1232p30-tema-mensal-de-novembro-de-2010-literatura#117982

Última edição por ahl em Dom Dez 13 2015, 22:29, editado 1 vez(es)
ahl

Mensagem por WNVidal em Dom Dez 13 2015, 22:10

Você está certo. O Voo de ida foi dia 29 ABR e o de volta 01 MAIO.
Quanto ao carimbo também estás certo. é aportuguesamento primeiro para AERO POSTAL (1930) com espaço entre uma palavra e outra, depois como AEROPOSTALE (1931) e por fim AEROPOSTAL, sem espaço.

WNVidal

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: