Filatelia como negócio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filatelia como negócio

Mensagem por lmelo em Seg Mar 31 2014, 11:45

Pessoal

Tenho percebido que alguns sites filatélicos online estão cobrando valores abusivos, já vi selos recentes que estão nos correios sendo vendidos a 20 ou 30% do seu valor, o pior é que alguns negociantes vendem a preços acima do catálogo. Eu vejo que a curtíssimo prazo isso afastará novos colecionadores, e quando não há interessados nada permanece, vejo com preocupação isso.

Agora o preço quem dita somos nós, se comprarmos por um preço alto tudo vai subir, o que vejo é que iniciantes não tem muita noção dos preços, e sai comprando sem pesquisar. Sei que é um tema polêmico, mas devemos nos preparar para o pior.

abraços
lmelo

Re: Filatelia como negócio

Mensagem por odilo em Seg Mar 31 2014, 14:27

Olá amigos e amigas,
Sua preocupação faz sentido. Sem novos adeptos as vendas vão cair e como vai sobrar material, quem sabe os preços baixam.
Um coisa é certa, quem é esclarecido um pouco sobre a arte de colecionar selos, logo fica sabendo que exitem catálogos com preços dos selos. A partir dai, concordo que somos nós quem de certa forma dita os preços. Dai que sempre depende da pessoa querer pagar ou não pelo valor que lhe oferecem.
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Mar 31 2014, 17:49

Laerte e Odilo,

Já discutimos esse assunto em outros tópicos e me parece que existe uma miopia geral sobre a comércio filatélico no Brasil.

Como é de conhecimento de todos, e nosso Fórum é um bom exemplo disso, existe pouca renovação de filatelistas. Nos últimos 40 anos, morreu muitos filatelistas e não tivemos a competência / capacidade de incutir esse hobbie em nossos filhos / sobrinhos / netos, etc; de forma geral.

E pior que isso, mesmo sabendo dessa tendência, os comerciantes filatélicos não fazem absolutamente nada para ajudar a perpetuar essa mania. 

Eles estão matando a galinha dos ovos de ouro ao não dar prosseguimento neste tipo de colecionismo. Mas, a quase totalidade dos comerciantes filatélicos brasileiros, é míope para isso.

Quando não houver, assim, tantos colecionadores, eles vão vender selos para quem?

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Convidado em Seg Mar 31 2014, 21:28

Dando prosseguimento ao assunto,quero usar os últimos acontecimentos da filatelia brasileira para ilustrar o assunto. A coleção do amigo Paulo Comelli, falecido em maio de 2011 surgiu em leilão para o dia 16 de março de 2012 na cidade de Lugano na Suíça. Juntamente com sua coleção, a mais premiada do Brasil, estava também a coleção do amigo Walter Taveira, igualmente com peças de Olho de Boi e Numerais do Império.
O trato da equipe da Investphila foi direto com a família do Comelli em Belo Horizonte onde eles estiveram para fazer a captação e assinar o contrato. Quando tive acesso ao catálogo fiquei um pouco apreensivo e triste com os preços listados como base para os lotes ofertados. Várias das peças da coleção do Comelli foram compradas na minha presença e algumas poucas vendidas por quando ainda ele fazia a coleção de Dom Pedro II. ABNC.
Peças compradas a cerca de 20 anos atrás agora de volta a leilão e com alguns preços abaixo do pago na época em dólares, mas tudo bem, era apenas a oferta inicial.
O lote 1152, a carta mais antiga do Brasil com marca postal teve inicial de US$ 1.500,00 e foi vendida por US$ 6.000,00. Esta peça foi adquirida em 1997 na Inglaterra por US$ 2.500,00.
O lote 1154, a carta com Port. British teve inicial de US$ 1.500,00 e foi vendido por US$ 17.000,00. Paulo comprou esta peça em 1999 num leilão em Londres onde estávamos presentes e pagou 7.500 Libras Esterlinas.
O lote 1177, a carta de com Olho de Boi e Inclinados destinada ao exterior, teve base de US$ 20.000,00 e alcançou US$ 34.000,00. Esta carta foi vendida em 1996 por US$ 10.000,00.
O lote 1197, carta com Dom Pedro e 20rs Olhos de Cabra, teve base em US$ 400,00 e alcançou US$ 3.400,00. Esta carta foi adquirida no Brasil ao custo de US$ 500,00 por volta do ano de 1988.

As peças de Olho de Boi do amigo Taveira também tiveram algumas surpresas agradáveis.
Podemos ver, desta forma, que a filatelia brasileira esta em alta e com os preços bem firmes. A possibilidade de que a venda fosse dar resultados abaixo dos valores estimados foi por água abaixo quando os resultados foram saindo. Muitos filatelistas, brasileiros e estrangeiros estavam no salão que também recebeu lances em trato secreto por telefone e prévio. Comerciantes também disputaram as peças que alcançaram preços importantes confirmando a filatelia brasileira como uma das mais fortes do mundo.

Em meu escritório de filatelia tenho recebido colecionadores de médio porte interessados em alavancar a coleção com peças de exceção como estas vistas no leilão de Lugano. Esta experiência serve de exemplo para os amigos que desejam colecionar e investir de uma forma segura e altamente qualificada. Esperamos que mais e mais pessoas possam se interessar pelo investimento na filatelia brasileira.

FONTE :  http://philatelia-bh.blogspot.com.br/2012/03/filatelia-um-investimento-serio-2.html

Convidado
Convidado

Mensagem por odilo em Seg Mar 31 2014, 22:25

Olá amigos e amigas,
Vejam que sempre fazemos uma pequena separação entre colecionar por prazer e colecionar com o objetivo de fazer um investimento.
Para mim, uma peça acima de R$ 500,00 já considero como um investimento. Agora uma coleção por R$ 500,00 não considero como um investimento.
Mas se o dinheiro não faz muita falta, então não vejo problema da pessoa juntar os dois, prazer e investimento.
Eu penso como vocês, quem tem uma loja, venda o que vender, se quiser se seja uma fonte de renda para a família por longos anos, tem que investir nos clientes e nos sucessores. São eles que vão manter o negócio em pé. Mas é lógico, tem que ser bem gerenciado se não quebra. Os exemplos não faltam ...
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por ronaldo marcio em Seg Mar 31 2014, 23:40

Filatelia como negócio e eu já penso naquelas cartelinhas que se vendiam em bancas de revista, lá pelos anos 70 e 80. Eram séries temáticas quase sempre sobre fauna e flora, invariavelmente de países distantes. Isso me colocava a pensar - afinal esses são ou não selos de verdade e porque são vendidos assim, no comércio?
Então, ou era tudo criação fictícia de alguma empresa faturando na pseudo-filatelia ou era a INDÚSTRIA mesma da filatelia faturando de uma maneira, digamos, original.
Se o negócio era sério, então parecia ser mesmo uma boa maneira de ganhar dinheiro vendendo selos no atacado!
ronaldo marcio

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: