Álbum Brasil para impressão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Álbum Brasil para impressão

Mensagem por lmelo em Sab Mar 15 2014, 16:53

Pessoal. Não achei no fórum a referência ao excelente trabalho do Rafael Konzen. http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br/2013/03/album-de-selos-do-brasil-brazil-stamp.html
lmelo

Re: Álbum Brasil para impressão

Mensagem por Agenor em Sab Mar 15 2014, 17:01

Laerte,

tem um muito bom www.philatecnica.com.br
Agenor

Mensagem por RodneyRJ em Sab Mar 15 2014, 19:57

No catalogo do Rafael não exibi as imagens, somente os números é isso mesmo???
RodneyRJ

Mensagem por lmelo em Sab Mar 15 2014, 20:44

Rodney

Isso mesmo, eu achei melhor pois além de economizar tinta quando colocamos o protetor não aparece nenhum pedaço da imagem de fundo. Além disso tem mais informações como a data de lançamento do selo. Só achei que ele poderia ter separado os comemorativos.
lmelo

Mensagem por carol c em Seg Mar 31 2014, 17:33

Gostei desses da Philatecnica. Muito bons.
carol c

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Mar 31 2014, 17:42

Laerte, só agora vi seu comentário. Não separei pois minha coleção é de todos os selos do Brasil, por ordem de emissão (que é como coleciono). Vou dar uma estudada e ver se faço essa separação, para quem preferir.
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por lmelo em Seg Mar 31 2014, 21:12

Rafael

Legal você por aqui.  Estou usando seu trabalho para toda minha coleção desde 1900.

Espero que continue atualizado todo ano :-)

Mais uma vez parabéns pelo trabalho
lmelo

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Mar 31 2014, 22:17

Laerte, fiquei pensando na sua sugestão, e acho que me dei conta de porque não separei os selos comemorativos do

regulares (e dos blocos): acho que a classificação do catálogo RHM é vaga, e em alguns momentos não tem um critério

muito definido. Inclusive tenho visto que vários catálogos (e cito o Scott, Michel, Stanley Gibbons, Yvert, e alguns

outros) não fazem distinção entre selos comemorativos e regulares, bem como dos blocos. Cito algumas incoerências (do

meu ponto de vista):
- Por que o selo C-9 é comemorativo, mas o 344 (o mesmo selo com sobrecarga) não o é? Pelo que sei, a definição de

selo regular é ter uma tiragem ilimitada (ou sem uma previsão inicial), então pergunto: quando lançaram o C-9,

definiram uma tiragem, e depois resolveram reimprimir ele para colocar sobrecarga, ou colocaram a sobrecarga somente

nos que já estavam impressos e sobraram?
- o selo C-64 (pró-aeroportos) não deveria ser um selo de taxa? Vários catálogos o classificam assim (bem como os

hansen)
- o B-20 (Natal 1966), é um bloco ou um selo grande? Para mim é um selo grande...
- o 675 (comprovante de franqueamento)??? acho que mereceria uma classificação a parte, isso foi uma adaptação bem ao

estilo jeitinho brasileiro, hehehe
- a série cidadania (744 a 748) seria regular ou comemorativa? Pelo que sei, a tiragem desta série foi de 420.000

selos, ou seja, não seria ilimitada. vale para várias outras séries (Aviões, turismo, etc)
- selo frisco 759, não é regular nem na Conchinchina. Também não é comemorativo...
- o selo 814 (Castanha-de-macaco)... selo único, não pertence a nenhuma série. Parece que alguns selos são classificados mais pelo tamanho (grande é comemorativo, pequeno é regular).
Bom, são algumas dúvida que tenho, e pelo que eu vejo, não há uma resposta de consenso. Talvez por isso que outros catálogos não tentem fazer este tipo de separação.
Mesmo assim, não descarto disponibilizar outra opção de álbum.
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por lmelo em Seg Mar 31 2014, 23:17

Rafael.

No começo eu estranhei pois os álbuns disponíveis separamos co memorativos dos outros selos,  mas ao montar meu álbum usando o seu trabalho percebi que a história do selo estava toda lá,  por ano,  permitindo que se tivesse tudo em um lugar,  facilitando as consultas.  Outra coisa legal foi que estéticamente ficou muito melhor,  uma coisa é você observar um álbum só de comemorativos,  geralmente mais bonitos,  outra coisa é observar os regulares,  feitos para serem diretos e desempenharem seu papel.
lmelo

Mensagem por odilo em Seg Mar 31 2014, 23:43

Olá amigos,
No passado não tínhamos a opção de imprimir as próprias páginas. Meu álbum é um Tafisa de 1975 mas tem selos só até 1945. A partir dai, usei outros como as folhas da Lindner. Nestes álbuns os selos eram separados em comemorativos, regulares e blocos.
Os álbuns já vinham com posição dos selos e isto facilitava as coisas. Mas era um tipo de coleção de "figurinhas". Para outros países, usava-se as folhas com reticulado. Quando apareceram as máquinas de escrever com carrinho maior, então alguns filatelistas se tocaram a fazer suas próprias folhas. Quem tinha boa caligrafia, escrevia de próprio punho. O tempo passou e novas tecnologias nos trouxe até aqui, onde hoje podemos fazer nossas folhas do jeito que mais nos agrada.
Esta questão de classificação dos selos, o Rafael esta coberto de razão. Nem entre os editores do catálogo RHM, parece haver consenso. Veja o que aconteceu com os personalizados. Aqueles com vinheta, os últimos são de 2012. Parece que não teremos novos selos base. Agora o modelo é outro. E o que dizer dos "despersonalizados" ?
Mas por outro lado, este hobby não é de hoje. Assim que temos que olhar um pouco para o passado e ver como as coisas foram surgindo, blocos, folhinhas, inteiros postais, cartões postais e mais uma gama enorme de emissões de outras peças. Assim que cada um foi se especializando num segmento e isto gerou a divisão. No passado tinha gente que colecionava tudo que o correio produzia.
Mas eu pessoalmente, apesar de tudo, continuo usando a separação dada pelo RHM. As variedades, quando tenho, vou colocando numa folha extra a cada período de dez anos. Já tenho uma boa quantidade de marmorizados que estão esperando pelas folhas.
Quem sabe ainda consigo fazer elas.
Desculpe se não acrescentei nada de novo, mas foi só minha opinião.
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por GianDeSanti em Seg Dez 29 2014, 13:53

Gostei muito do álbum da Philatécnica, porém tem coisas que mudam de um álbum pra outro.

Exemplo: Na Philatécnica não tem o bloco  Pantanal - Pantanal Fauna e Flora de 2001 comemorativos.
Já no Br Stamps tem, porém ele não é colorido pra ajudar a gente na referencia, e em outro álbum que olhei também tem o bloco, mas ele está todo separado ( em selos individuais e não o bloco inteiro).

Essas pequenas coisas atrapalham a gente que está começando....

Essas coisas poderiam ter um padrão.
GianDeSanti

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: