Pré-avaliação de coleção de selos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pré-avaliação de coleção de selos

Mensagem por cleberht em Qua Mar 12 2014, 13:43

Senhores/ Senhoras,
herdei uma coleção de selos de meu bisavô que veio da Alemanha, muitos desses selos são da segunda guerra mundial, mas há outros diversos mais antigos e de outros países. Gostaria da ajuda de vcs como posso pré-qualificar esses selos de forma organizada para melhor serem avaliados, pois pretendo fazer a venda da coleção, seja por selo individual ou por lote.
Minhas dúvidas são:
1) melhores são selos que possuem carimbo ou não?
2) melhor vendidos em lotes de mesmo selo ou individualmente?
3) quais cuidados principais de conservação do selo?
Creio que para começar essas dúvidas seriam inicialmente importantes para eu começar esta pré-sleção.
Obrigado.
Cléber Hauschildt Teixeira
cleberht

Re: Pré-avaliação de coleção de selos

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qua Mar 12 2014, 15:45

A melhor sugestão seria procurar uma casa filatélica para avaliar a coleção. Se o valor for muito alto, fica mais difícil vender a coleção na totalidade. Então seria mais fácil dividir a coleção para venda, por países, por anos, temas,etc., sugiro pedir esta informação também junto a uma casa filatélica.
Realmente é muito difícil dar uma opinião sem ver o material. Mas aqui no fórum tem muitos amigos que conhecem bem os selos da Alemanha, principalmente nos períodos da guerra, vamos aguardar pois tenho certeza que darão um norte maior as suas dúvidas.
Abraços
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Agenor em Qua Mar 12 2014, 16:22

cleberht,

concordo com a opinião do Zampa, mas você pode também consultar um catálogo online, sugiro www.stampworld.com lá você encontrará cotações para selos novos e usaos divididos por paises.
Agenor

Mensagem por israpaulo em Qua Mar 12 2014, 16:42

Coloca umas 5-6 fotos para a gente "sentir" a colecao, e podermos falar algo mais concreto.
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por cleberht em Qua Mar 12 2014, 18:34

Ok, farei isso! Assim fica melhor de vcs terem uma idéia dos selos da coleção. Já que sou novo no forum terei que descobrir como anexar as fotos!  Very Happy 
cleberht

Mensagem por Glauber em Qua Mar 12 2014, 18:42

Cleber, como é nov no fórum, por força de requisitos pré-definidos do mesmo, não poderá inserir imagens por um determinado período (creio que 15 dias). Então sugiro que enviei as imagens para um amigo aqui do fórum para que este possa colocá-las aqui.

Mas....... por que não continua a coleção de teu avô? Wink

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por cleberht em Qua Mar 12 2014, 18:54

Obrigado pela dica Glauber,
sinceramente não tenho interesse por selos, até iniciei a compra de selos do Brasil nos anos 80 por alguns anos, mas acabei não prosseguindo.
Meu Pai é criador de Pombos-correio desde novo e ele está com 82 anos agora. Esses são outros que terei que destinar para outro criador, mas espero que demore muito ainda!
Abço
cleberht

Mensagem por Glauber em Qua Mar 12 2014, 20:35

Cleber, tomara que tenha que se desfazer da criação dos pombos-correio, apo muito tempo ainda.
Quando uma pessoa pede ajuda para vender selos, tenho uma certa preocupação, porque os comerciantes vão ofertar um valor baixo. Afinal de contas, eles buscam o lucro (quanto mais melhor).
Faca uma sondagem por catálogos, além de um certo inventário das peças com seus respectivos valores. Daí, quando apresentar a alguém e este propor um preço, você vai ter um parâmetro.

Ah! Geralmente, selos novos tem valores mais altos que usados.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por cleberht em Sab Mar 15 2014, 20:49

Senhores,
hoje acabei buscando a coleção na casa de meus pais! Estou surpreso com a coleção, pois além dos ditos selos da Alemanha, há selos de vários países, Bélgica, Argentina, Espanha, Cuba,Finlândia, USA, creio que alguns deles possam ser raros.
Agora que estou com 45 anos e já se passaram mais de 30 anos que eu não tocava nestes selos, creio que está na hora de começar a estuda-los e ver realmente o que tenho em mãos, que ao meu ver pode ser um tesouro!
Vou precisar muito da ajudar de vcs amigos que já estão na Filatelia há anos!
Além das dicas de postas os selos com fotos, quais outras sugestões podem me dar? Creio que eu deva ter mais de 5.000 selos para separar, catalogar, classificar e depois avaliar o valor.
Gde Abço
cleberht

Mensagem por Psique10 em Sab Mar 15 2014, 22:50

Cleber, se você acredita que tem um tesouro em mãos ou que alguns selos podem ser raros , creio que você deveria fazer um esforço para continuar a coleção, a filatelia trás muita cultura para quem a pratica além de muito prazer ao colecionador e também é utilíssima como terapia.
Quanto ao valor dos selos vai depender muito do estado de conservação em que se encontra. O selo pode ser muito caro mas se o estado de conservação dele não for pelo menos bom o preço dele cai consideravelmente, a não ser que seja raríssimo.
Psique10

Mensagem por odilo em Dom Mar 16 2014, 00:07

Caro Cleberht,
As dicas que recebestes são muito boas. Principalmente a de continuar a coleção que mais gostas e com os outros selos vai trocando e vendendo para obter o que falta. Mas para isto, tens razão em dizer que deves conhecer melhor o que tens, antes de sair trocando ou vendendo.
Como estas em Porto Alegre, embora sendo uma cidade grande, se fores até a Associação Filatélica > http://www.sfrg.com.br/  num dos dias de reunião e levares um pequeno classificador com alguns selos, eles vão poder te dar as informações que procuras.
O Norman, que cuida da Biblioteca também faz parte do nosso fórum.
Se leres algumas das minhas mensagens aqui no fórum e as discussões do respectivo tópico, tenho certeza que vão te ajudar a decidir o que fazer.

Falando de pombos-correio, por acaso tens algum Pingeograma ?

Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por cleberht em Dom Mar 16 2014, 10:55

Agradeço a colaboração de todos!
Realmente poderá me trazer muita cultura em desvendar a história dos selos que possuo! A única forma é começar a estudá-los. A maioria estão em boas condições!
Na caixa junto aos selos encontrei alguns cartões postais datados de 1930 e 1934 com foto do início do 3º Reich e escritos todos em alemão! Muito interessante, agora é saber o que dizem!
Obrigado
cleberht

Mensagem por Ulrich Schierz em Qua Mar 19 2014, 08:42

Olá Cleber,

Também moro em POA - coleciono Alemanha / Deutsche Reich dentro do qual cai o período de guerra. Se quiser, faça contato e poderíamos nos encontrar para dar uma olhada mais de perto deste teu material.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por cleberht em Qua Mar 19 2014, 09:56

Hallo Her Schierz,
favor enviar nº de contato em mensagem privada.
Abço
Cléber
cleberht

Mensagem por Ulrich Schierz em Qua Mar 19 2014, 10:45

Já passei um PM
Ulrich Schierz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares