série netinha - classificação

Ir em baixo

série netinha - classificação

Mensagem por somricardo em Qua Mar 05 2014, 15:10

neste tópico vou postando o que conseguir fazer sobre esta série, primeiramente algo que vejo falar nos catálogos mas até então não tinha visto exatamente por não ter classificado ainda esta série, é o tipo de papel, liso ou tramado. Então classificando com o auxílio de uma luz azul, é possível ver a trama do papel, algo mais ou menos como a imagem a seguir...

não achei uma outra imagem melhor mas isto mostra o que seria a trama, como num tecido, os fios se cruzam vertical e horizontalmente, então temos a trama ou uma espécie de malha do papel, no caso do papel liso não temos esta trama...

somricardo

Re: série netinha - classificação

Mensagem por somricardo em Qua Mar 05 2014, 22:20

Fiz um resumo com a imagem de cada selo e o número rhm destes, aqueles que não tem número é porque não existe na filigrana em questão, além de servir como resumo que já ajuda na classificação, também me serviu como mancolista desta série, as marcações em verde são os selos que já consegui, os amarelos consegui porém são selos em estado muito ruim e que irei substituir assim apareçam outros, em vermelho os que me faltam... espero que possa servir de ajuda aos amigos.

http://1drv.ms/1dtw1rK
http://1drv.ms/1dtw6Mh

somricardo

Mensagem por odilo em Qua Mar 05 2014, 23:17

Olá Ricardo,
Meus parabéns por este estudo. Realmente ficou muito bom e mais fácil de entender todos os detalhes desta série.
Obrigado por compartilhar este teu trabalho.
Um abraço,
Odilo
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Qui Mar 06 2014, 05:37

Muito bom Ricardo, esse estudo vai ajudar a todos que querem se aventurar a estudar essa série, que é um verdadeiro desafio.
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Mar 06 2014, 11:11

Parabens !!!
Ernane Ferreira

Mensagem por somricardo em Sex Mar 07 2014, 11:41

não constam aí os selos que são variedades, como a quantidade de selos que tenho desta série é pequena, não tenho como fazer estudo de muita coisa, quando tiver alguma novidade vou postando...

obrigado a todos que estão vendo e parabenizando...
somricardo

Mensagem por J.RODRIGUES em Sex Mar 07 2014, 22:43

Olá Colegas, espero que tudo na paz com todos, e muito bom Ricardo,Parabéns..Já é um bom começo para essa série larga, mas chega lá... abraço.......J.RODRIGUES

J.RODRIGUES

Mensagem por H Roberto em Sab Mar 08 2014, 13:28

Obrigado por compartilhar teu trabalho...acho ser uma mão na roda pra quem pretende por em ordem a bagunça. Primeiramente vou precisar comprar algum material mas chego lá.
H Roberto

Mensagem por thylamys em Sab Mar 08 2014, 21:43

Excelente!!!
thylamys

Mensagem por Selonarth em Ter Jul 22 2014, 20:33

Olá somricardo,
li esse seu post e achei maravilhoso.

Faz um certo tempo que venho buscando informações mais palpáveis para entender muito bem o que vem a ser papel tramado, e, sinceramente, apenas tendo um catálogo a mão fica muito difícil.

Tenho tentado buscar muitas informações a respeito desses selos, possuo alguns e um tanto para classificar, mas a falta de tato para lidar com esse tanto de variação e a ausência do conhecimento necessário, acabaram me deixando algum tempo de molho.

Com essa sua dica vou tentar fazer uma análise de alguns dos selos que tenho disponível, e quem sabe, não consigo achar um que tenha o papel tramado.

Além dessa técnica que você orienta, existe alguma outra forma de fazer uma análise do tipo de papel? talvez um "SCAN" do material com zoom para fazer uma análise mais criteriosa? não sei, ainda não tentei, mas fico desejoso de conhecer sobre o assunto..

Parabéns e obrigado pelas informações!

Selonarth

Mensagem por mp_rj em Ter Jul 22 2014, 21:30

Belíssimo trabalho!!!! Parabéns!!!
mp_rj

Mensagem por Helder em Qua Jul 23 2014, 08:15

Legal a iniciativa, vlw Ricardo!
Helder

http://menrva.xyz

Mensagem por somricardo em Qua Jul 23 2014, 16:31

obrigado amigos, como afirmei antes, não possuo uma quantidade muito grande desses selos então não tenho informações adicionais sobre a série, espero ter ajudado, outra coisa, olhando agora o primeiro post, a imagem que coloquei aparece na diagonal (a trama) mas nos selos a trama é na vertical/horizontal e não inclinada como a imagem. Na maioria dos selos é possível ver a olho nu este trançado, recebi mais alguns assim que classificar e caso apareça alguma novidade posto para todos.

abraços,
Ricardo
somricardo

Mensagem por Selonarth em Qua Jul 23 2014, 16:47

Ricardo,
será que seria possível você fazer um Scan ampliado do lado gomado do selo, a fim de facilitar o processo ensino-aprendizagem?

Selonarth

Mensagem por somricardo em Qua Jul 23 2014, 18:12

a trama é vista no lado impresso e não no gomado...
somricardo

Mensagem por Selonarth em Qua Jul 23 2014, 22:18

Caramba,
e eu pensando que era visto no lado gomado.
Quanto tempo perdido então eu tive tentando classificar meus selos (RETRABALHO).
Obrigado pela paciência e informação, que agora irei guardar para aplicar.

Selonarth

Mensagem por reintjedevos em Qui Out 02 2014, 05:55

Is there a place where the various types of paper are described???

Or even better depicted!?
reintjedevos

http://www.galeoptix.nl/fila.druktech.htm

Mensagem por walkar em Sab Mar 24 2018, 22:44

Ricardo, estou me aventurando a classificar as centenas the selos da Netinha que tenho. Suas planilhas certamente vão ajudar muito! Teria como re-postar as imagens que mencionas no seu primeiro comentário, com as imagens do papel? Grato, Walter
walkar

Mensagem por walkar em Ter Set 04 2018, 22:15

Amigos e amigas filatelistas... Estou entrando em desespero ao tentar classificar os selos desta série (e olha que acabei de classificar os da série vovó...). Alguém pode dar uma orientação de como distinguir os tipos de papéis? As planilhas do Ricardo ajudam muito, mas empaquei nos tipos de papel, principalmente tentando classificar os que tem filigrana Q, em que muitos podem ter classificação distinta dependendo do papel (médio liso, médio tramado, fino).

Então, quem se habilita a me arrancar do beiral do abismo classificatório?? Fotos são bem-vidas, como métodos para diferenciar os papéis (ou identificar boas referências de papel da série). Tenho micrômetro, lupas, câmara macro, filigranoscópio a base de líquido de isqueiro ou líquidos filatélicos para este fim (não encontro benzina retificada nos EUA), lâmpadas UV, microscópio, scanner, vassoura de palha, bombril... Algum instrumento ajuda na diferenciação?

AJUDA AÍ, minha gente!!!
walkar

Mensagem por odilo em Ter Set 04 2018, 23:22

Olá Walkar,
Este nosso amigo que postou antes de ti é o que entende de papel.
Veja nas mensagens dele se consegues pegar alguma dica sobre os tipos de papel.
Infelizmente eu não tenho conhecimento (ainda) de como diferenciar os diversos tipos de papel. Alguns eu consigo medindo com o Micrômetro (grosso, médio e fino). O cebolinha também sei, pois realmente parece mesmo casca de cebola de tão fino.
Mas se consegues ver a filigrana e os traços ou somente a marca dos traços (o catálogo chama de vinco), penso que tens 90% de chance de acertar na classificação.
Depois me manda tua mancolista (pelo e-mail: trauer42@yahoo.com.br). Tenho muita coisa sem carimbo. Quem sabe conseguimos trocar alguma coisa.
Ou o número do selo que gostarias de ter como referência para comparar com outros.
Abraço,

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por walkar em Qua Set 05 2018, 18:46

Oi Odilo, obrigado pelas palavras de encorajamento! Depois te passo uma MP com a mancolista. Acompanho sempre com interesse seus posts. És uma pessoa muito autêntica e sábia. Desci do beiral... Por enquanto! Very Happy

Tentarei alguma coisa com o micrômetro. Tens idéia da espessura para o que seria papel grosso, médio ou fino? Vou tentar identificar alguns selos, baseado nas planilhas do Ricardo, que possam servir de referência dos papéis. Já seria uma boa ajuda.

Os cebolinhas realmente são mais fáceis de distinguir.

Abraços, Walter
walkar

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: