Emissões Nocivas, Indesejáveis e Condenadas (lá vem este assunto chato de novo....)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Emissões Nocivas, Indesejáveis e Condenadas (lá vem este assunto chato de novo....)

Mensagem por andreioc em Qui Fev 20 2014, 20:48

Recebi uma cópia do boletim informativo do Clube Filatélico e Numismático de Santos. Muito bom mesmo. Um artigo interessante sobre emissões nocivas e que reproduzo abaixo parcialmente. Bem, segundo a FIAF os selos da minha coleção de "Selos Diferenciados" são todos INDESEJÁVEIS... Sad  

E eu que pensava que era uma coleção invejável mas na verdade é indesejável , rsrsrsrsrs.

Se bem que pelos critérios quase tudo é nocivo, condenado ou indesejável.

Logo após foi aprovado pela Federação Interamericana de Filatelia (FIAF), um regulamento contra as emissões nocivas, que reproduzimos abaixo, com pequenas modificações:

REGULAMENTO CONTRA AS EMISSÕES NOCIVAS, DA FEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE FILATELIA

As emissões nocivas se dividem em dois tipos:

CONDENADAS: Aquelas emissões que figuram na Lista de Emissões Nocivas (que doravante se chamarão de Emissões Condenadas), as quais em nenhuma hipótese serão aceitas em exposições patrocinadas ou auspiciadas pela FIAF ou organizadas por suas entidades filiadas, sejam de caráter nacional, interamericano ou internacional.

INDESEJÁVEIS: Aquelas emissões que serão aceitas com reservas nas exposições acima citadas.

São emissões condenadas:

- As que não sejam colocadas normal e integralmente à venda nas agências de correio do país emissor.

- As que tenham tiragem sumamente reduzida em relação às emissões normais do país emissor.

- As que, sob qualquer pretexto, sejam objeto de venda restringida, que impeça a venda livre e em quantidades ilimitadas, ou cuja venda seja condicionada à aquisição de   blocos comemorativos, folhas miniatura, etc.

- As que incluam algum valor vendido em forma especial, bloqueado à venda livre, seja por não ser colocado à venda conjuntamente com a restante da emissão ou por se lhe aplicar um sistema especial de venda.

- As que tenham sobretaxa superior a 50% da taxa ou valor facial, salvo quando se trate de sobretaxa a favor de um desastre nacional, para o qual se requeiram fundos especiais.

- As não-picotadas quando vendidas simultaneamente com as picotadas.

- As que sejam integral ou parcialmente cedidas a particulares para sua comercialização, por contrato ou outro sistema especial de impressão, distribuição ou comercialização.

- As que tenham sido emitidas por particulares, em ou fora do território nacional do país emissor, sem autorização da Administração Postal respectiva.

São emissões indesejáveis:

- As comemorativas com muitos valores desnecessários.

- As comemorativas de valor facial muito elevado.

- As impressas em material não tradicional.

- As que incluam blocos comemorativos ou folhas-miniatura impressas com pequenas quantidades de um mesmo selo.

- As que sejam impressas intencionalmente com o desejo de explorar o colecionador, na forma de blocos, tiras ou folhas completas.

- As que apresentam erros intencionais.

- As provas de qualquer tipo - cor, gravação etc. - feitas originalmente com finalidades comerciais não postais.
andreioc

http://www.seloshow.com

Re: Emissões Nocivas, Indesejáveis e Condenadas (lá vem este assunto chato de novo....)

Mensagem por Sergioselos em Qui Fev 20 2014, 21:20

De acordo com esses critérios, como seria classificados os Blocos da Brasiliana 83?

Re: Emissões Nocivas, Indesejáveis e Condenadas (lá vem este assunto chato de novo....)

Mensagem por Glauber em Qui Fev 20 2014, 22:17

Andrei, apesar termos muitos comentários a respeito, sempre é um ótimo tema a ser debatido.

andreioc escreveu:
(...) condenadas:

1. As que não sejam colocadas normal e integralmente à venda nas agências de correio do país emissor.

(...) indesejáveis:

2. - As impressas em material não tradicional.

Fiquei com alguns questionamentos:

Em relação ao ponto 1, poderia nos dar exemplos? E quanto ao ponto 2, isso te atinge em cheio? etc.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Rosalin em Sex Fev 21 2014, 02:02

Selo do Corinthians. de tecido, grosso, caro, feio e estraga a tira do classificador. Razz 
Rosalin

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Fev 21 2014, 08:25

Andrei, gostei muito da sua publicação. Também me chama muito a atenção o 2 - As impressas em material não tradicional.
Hoje em dia são tantas emissões com materiais não tradicional como tecido, cortiça e outros que fiquei admirado com esta informação.
Obrigado
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Agenor em Sex Fev 21 2014, 08:36

gostei da publicação,

PS.;

lógico que palestrino vai achar feio o selo do Corinthians, pudera né?
Agenor

Mensagem por samu em Sex Fev 21 2014, 11:32

Já agora vou lanchar mais uma acha para a fogueira:
- Esse artigo é deveras interessante mas centra-se um pouco mais para a competição ou para exposições.
Uma das questões mais debatidas também é que a filatelia está lentamente a morrer porque as camadas mais jovens não aderem muito a este género de colecionismo então como as influenciar a colecionar?
Será que dentro das emissões emitidas todos os anos não puder-se-ia fazer uma ou duas a incentivar mais os jovens? Nem que seja com desenhos que eles gostem?
Não creio que um jovem olhe para os selos da filatelia clássica como olhos de boi, D. Marias ou Penny Black com interesse...
Então como ultrapassar uma questão como essa?
Fica para reflectir Wink

samu

Mensagem por andreioc em Sex Fev 21 2014, 20:19

Sergioselos escreveu:De acordo com esses critérios, como seria classificados os Blocos da Brasiliana 83?

Puxa, é verdade. Pela classificação proposta seria : Condenada

Chocado  Shocked 
andreioc

Mensagem por andreioc em Sex Fev 21 2014, 20:25

Glauber escreveu:Andrei, apesar termos muitos comentários a respeito, sempre é um ótimo tema a ser debatido.

andreioc escreveu:
(...) condenadas:

1. As que não sejam colocadas normal e integralmente à venda nas agências de correio do país emissor.

(...) indesejáveis:

2. - As impressas em material não tradicional.

Fiquei com alguns questionamentos:

Em relação ao ponto 1, poderia nos dar exemplos? E quanto ao ponto 2, isso te atinge em cheio? etc.

Abraço,

Oi Glauber !   Eu acho que todos os selos emitidos pela empresa (privada) Stamperija seriam exemplos de emissões condenadas.

Com relação a selos impressos em material não tradicional.... Eles não definiram o que é "material não tradicional" logo a regra é vaga. De qualquer forma acho a maior diversão colecionar estes selos e não paro de jeito nenhum... e vou colocar eles em uma exposição da FIP e ganhar uma classificação alta: basta colocar eles no verso da folha para que não fiquem a vista..  Twisted Evil   ...
andreioc

Mensagem por andreioc em Sex Fev 21 2014, 20:26

samu escreveu:Já agora vou lanchar mais uma acha para a fogueira:
- Esse artigo é deveras interessante mas centra-se um pouco mais para a competição ou para exposições.
Uma das questões mais debatidas também é que a filatelia está lentamente a morrer porque as camadas mais jovens não aderem muito a este género de colecionismo então como as influenciar a colecionar?
Será que dentro das emissões emitidas todos os anos  não puder-se-ia fazer uma ou duas a incentivar mais os jovens? Nem que seja com desenhos que eles gostem?
Não creio que um jovem olhe para os selos da filatelia clássica como olhos de boi, D. Marias ou Penny Black com interesse...
Então como ultrapassar uma questão como essa?
Fica para reflectir Wink

Oi Samu, eu não pdoeria concordar mais ! É isso mesmo. Exemplo: adorei o selo de Natal da Monica de 2013.... show de bola..
andreioc

Mensagem por David T L em Sab Fev 22 2014, 19:37

Entre os países que se notabilizaram pelas emissões nocivas, temos os Emirados Árabes Unidos, quando cada emirado emitia seus próprios selos, principalmente os selos dos anos 60 e 70 do Sec XX. Tenho vários desses selos, os quais são muito bonitos, apesar de rótulo dado a essas peças.

David T L

Mensagem por Ulrich Schierz em Dom Fev 23 2014, 12:32

Quando a pergunta do Glauber, temos um bom exemplo nas emissões da então DDR. entre os anos '60 e '80 nas séries comemorativas (em geral 4 selos), aparentemente de forma aleatória, um dos exemplares era com tiragem bem reduzida. Dificilmente chegava a todas as agências dos correios mas eram comercializadas, principalmente, por comerciantes na RFA. Como a relação da moeda entre as duas "Alemanhas" era de 5x1, assim a DDR tinha uma bela fonte de divisas.

Quanto a este tipo de emissões condenarem coleções a participarem de exposições, para aqueles que adotam os critério da Federação isto é, claro, obrigatório. Eu pessoalmente me confronto muito com este problema. Na minha coleção de Automóveis Mercedes-Benz, cada folha do álbum está dividas em dois segmento. O superior (+/- 1/3 da folha) está reservado para descrição das características do modelo) Na inferior vão os selos sob protetores. Mas há um sem número de emissões, até fantasiosas (como KOMI, Ferr Islands, Krymea, Tadjikystan, e outros) com todas as características de um selo mas exatamente "condenadas" - na realidade são até fantasias. Este eu utilizo para, no segmento da descrição, mostrar como imagem elucidativa, o modelo. Muitas vezes não houve ainda emissão de um selo para este modelo e a ilustração auxilia na identificação.

Para aqueles que desejarem, posso enviar cópias (por e-mail) destas folhas para que entendam este meu critério. Ah", m tempo - não tenho pretenções de expor esta coleção em mostras filatélicas. Fiz, sim, algumas exposições em parceria com concessionárias da marca como um elemento de marketing da loja.

Desculpem o romance.

Abraços

Ulli

Ulrich Schierz

Mensagem por Psique10 em Seg Fev 24 2014, 11:36

Também tenho muita dor de cabeça com isso e no meu caso o a coleção de Xadrez que estou  montando para a Sulbrapex, não tem como não usar selos de Cuba para essa coleção já que Cuba teve um dos maiores gênios da história do Xadrez, R. Capablanca, além disso Cuba e a antiga URSS que tem mais selos de Xadrez emitidos e não me recordo de nenhum selo ou peça da Russia que traz a imagem ou o nome do cubano Capablanca, então decidi usar sim esses selos mas o menor número, e bem diversificado e em maior número os que não entram nos indesejaveis ou condenados e vou usar sim e não espero um bom resultado com minha coleção por causa desses selos e peças.
Psique10

Mensagem por israpaulo em Seg Fev 24 2014, 11:58

usa assim:

carimbo:

maximum card:

erro de picote:

todos esses podem ser usados!!!!

esse envelope ta demais:

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Psique10 em Seg Fev 24 2014, 12:22

Obrigado Paulo, essa peça com inversão de picote eu comprei já e é uma das joias da minha coleção, apesar de eu não ter pago tão caro tinha a opção oferta e ofertei pouco mais da metade do valor e ganhei. Laughing
Psique10

Mensagem por Glauber em Seg Fev 24 2014, 12:31

José Augusto (Psique10), não vejo por que não usar selos de Cuba e/ou da União Soviética, além de outros países, principalmente do Leste Europeu, em sua coleção.
O que não deve-se usar são selos CTO, além de outros exemplos.
Ah! Como mostrou o amigo Paulo Duek, carimbos comemorativos devem também ser mostrados, com moderação.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: