Dúvidas com carimbos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvidas com carimbos

Mensagem por Psique10 em Sex Jan 17 2014, 15:48

Boa tarde amigos, estou com uma dúvida que acho simples sobre carimbos e acredito que quem coleciona carimbos pode esclarecer.

Como eu posso diferenciar um carimbo de ferro de um de borracha?
Psique10

Re: Dúvidas com carimbos

Mensagem por amaury luiz possidente em Sex Jan 17 2014, 16:40

Essa pergunta é interessante...eu creio que pelo fato do metal ser resistente ao tempo sua marca fica bem batida,sem falhas, ao passo que a borracha pode desgastar algumas partes com o tempo e sua marca fica às vezes faltando pedaços...não estou me referindo à borrões.
amaury luiz possidente

Dúvidas com carimbos

Mensagem por Ulrich Schierz em Sex Jan 17 2014, 17:39

Olá amigos,

Conforme descrito em um artigo publicado por um colecionador alemão, os carimbos de borracha são sempre estáticos - não permitem alterar informações utilizando a mesma base. Na filatelia estes são em geral os carimbos especiais (registrando um determinado acontecimento e com tempo determinado, podendo mesmo ser por um só dias). Em geral a borracha, pois nunca se consegue aplicar o carimbo 100% plano, tende a desgastar e borrar a superfície na qual é aplicado. Os carimbos de metal (atualmente também são utilizados plásticos de engenharia) tem duração mais longa e, geralmente, estão combinados com elementos que podem alterar as informações, tal como dia da semana ou data. Na maioria das vezes estes carimbos são utilizados no serviço postal nas máquinas de franqueamento, mas também nos carimbo datadores. Nestes últimos na maioria das vezes, são de borracha, Mas, certamente, os carimbos de metal permitem uma nitidez ampla pois, sendo manuais são aplicados com maior cuidado e nas máquinas sempre são aplicados na condição de planos, com o mesmo momento força em toda a superfície. Também nos casos onde se faz necessário a numeração sequencial de documentos ou produtos são sempre utilizados carimbos de metal.

Não sei se esclarece a dúvida, foi o que encontrei na literatura a respeito.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Psique10 em Sex Jan 17 2014, 17:51

Esclareceu bastante amigo, e vai ser útil para qualquer um que tiver dúvida a respeito. Pensei nas justificativas com carimbos especificar também o tipo de carimbo, acho que também poderia contar pontos para conhecimento filatélico.
Psique10

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sab Jan 18 2014, 12:15

Boa pergunta José e esclarecedora resposta Ulrich. Eu li certa vez, creio que foi um artigo do Paulo Comelli, não me lembro bem da fonte, que os carimbos de borracha tendem à "vazar" a tinta pelas bordas do mesmo. Nesse sentido, uma das formas de identificar uma fraude em carimbologia é saber diferenciar uma marca postal aplicada com carimbo de metal de outra aplicada com carimbo de borracha. Mas, confesso que não tenho certeza quanto à fonte dessa informação, pois li o tal do artigo quando era adolescente e não me preocupei em memorizar a autoria do mesmo (coisa de moleque desmiolado, hehehe).

Outro detalhe interessante é que os carimbos em metal, desde os oitocentos, têm um custo de confecção muito alto. Portanto, quando estudamos alguma marca postal (carimbo) que foi confeccionada para um uso não-regular e que foi utilizada em um região muito circunscrita, como por exemplo, uma agência postal, provavelmente ela foi confeccionada em borracha e não em metal. Nesse sentido, cito como exemplo, um carimbo de censura que foi usado na cidade de Joinville (SC), durante a década de 1930. Segundo a catalogação feita por Meiffert, trata-se de um carimbo em borracha. Outro exemplo são os carimbos de censura do correio militar da FEB que também foram confeccionados em borracha, como é possível ver no Memorial Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

No link a seguir, um exemplar do carimbo de censura citado:

http://www.minhacolecaodeselospostais.blogspot.com.br/2013/12/de-blumenau-para-joinville.html
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Psique10 em Sab Jan 18 2014, 13:09

Wilson, você tem algum exemplar com carimbo de metal? Fiquei curioso para fazer uma comparação e perceber a olho nu a diferença.
Psique10

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sab Jan 18 2014, 13:22

Os carimbos regulares usados pelos correios são em metal. O link que criei na minha última postagem dá acesso ao meu blogue, em particular na postagem em que abordo o carimbo de censura citado por Jürgen Meiffert. A figura 1 mostra o verso de um cartão postal circulado em 1930, de Blumenau (SC) para Joinville (SC). Nele, é possível ver o carimbo de censura (na cor roxa, aplicado sobre o selo postal) que, segundo Meiffert, foi confeccionado em borracha. Abaixo do carimbo de censura, foi aplicado um carimbo de chegada em Joinville (-3 XI 30). Trata-se de um carimbo regular, obliterador/datador padrão dos Correios da época, produzido em metal.

Acredito que, você, José, terá um bom exemplo para comparação. Ainda sobre os carimbos regulares usados pelos Correios durante o século passado, foi publicado em 2013 um estudo, que infelizmente eu ainda não possuo um exemplar. Acredito que o autor, cujo nome não me lembro  No , deve abordar o uso de metal e borracha na fabricação de carimbos.

Zé Augusto, eu espero ter ajudado. O tópico que você abriu é muito pertinente. Um abração e até mais.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Psique10 em Sab Jan 18 2014, 13:28

Ta ajudando bastante também amigo, está me trazendo um conhecimento de uma área que sou quase totalmente ignorante. Embarassed
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: