coleção mundial representativa, vai encarar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Jan 06 2014, 16:17

eu sempre vejo aqui no fórum e em outros lugares muitos colecionadores que se dedicam a determinados temas ou países, gostaria de saber se tem colecionadores aqui no fórum, que como eu se dedicam a montar uma coleção representativa mundial, ou seja uma coleção que busque acumular selos de vários países sem necessariamente se dedicar a um só,
abraço a todos
guilherme ribeiro

Re: coleção mundial representativa, vai encarar?

Mensagem por odilo em Seg Jan 06 2014, 17:18

Olá Guilherme,
Eu tenho dois álbuns antigos com selos de diversos lugares do mundo. São, como dizes, representativos. Não tem todos os selos e geralmente somente os mais comuns ou fáceis de conseguir. Por conseguinte, os de preços mais baixos. Começa no anos de 1850 e vai até 1920. Estou já a algum tempo estudando uma forma de começar a montar folhas de álbum para cada um deles. Inicialmente estou fazendo um levantamento da América do Sul.
Como estas pensando em fazer tua coleção?
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Jan 06 2014, 17:58

eu ja venho montando as paginas há algum tempo, eu faço assim: em cada página coloco selos separados por país de acordo com cada período, eu separei em períodos para que nao ficasse selos recentes e antigos na mesma pagina, assim a coleçao ganha um tom mais linear e pode se visualizar mais facilmente a historia do país, separei assim: período classico, primeiros 20 anos do sec. XX (1900-1919), coloquei estes periodos em um grande espaço de tempo porque sao mais dificeis de conseguir e tambem porque nestes periodos tivemos menos emissoes, depois vou colocando por decadas: 1920´s, 1930´s e 1940´s, os mais recentes eu vou colocando de 5 em 5 anos em cada pagina, de 1950-1954, 1955-1959.... e por ai vai ate os anos mais recentes
guilherme ribeiro

Mensagem por alanbergh em Seg Jan 06 2014, 20:31

Olá Guilherme,

seria possível você colocar uma imagem de como fez a disposição?

A forma de colecionar é muito interessante e como tenho alguns selos internacionais pretendia expor de forma semelhante.
alanbergh

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Jan 06 2014, 22:57

quando eu voltar pra casa eu tiro umas imagens e posto aqui sim
grande abraço a todos
guilherme ribeiro

Mensagem por zod100 em Ter Jan 07 2014, 11:12

Guilherme,
Tenho pelo menos um selo de cada país existente hoje no mundo. Mutos paises tenho uma grande quantidade de selos. Separo eles em classificadores por continentes. Quando percebo que tenho mais de 60% de um determinado país, tento montar um album exclusivo para este país, principalmente para abrir espaço em classificadores.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por guilherme ribeiro em Ter Jan 07 2014, 13:42

as paginas que eu montei sao quase todas de países europeus, tenho poucas folhas dos demais continentes, mas nao me especializei em nenhum, o unico país que eu tenho album exclusivo é o Brasil mesmo
guilherme ribeiro

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Jan 20 2014, 00:50

desculpe pela demora e pela qualidade das fotos

guilherme ribeiro

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Seg Jan 20 2014, 07:05

Guilherme, a coleção que recebi do meu Pai era mais ou menos assim.
Ele colecionava tudo de tudo, tem varias folhas de selos do mundo todo em torno de 10.000. Como ele fazia? Ele cortava a cartolina no tamanho oficio, com uma guilhotina, usava pastas pretas de escritório, papel transparente de 4 furos (tamanho oficio) e ia colando os selos por ordem que conseguia, sem temas ou tempo de lançamento, o protetor ele recortava de plásticos de porta retratos ou de cartões, fazendo manualmente o protetor, ficou bem interessante e variada. Inclusive acredito ter selos raros e interessantes, ainda vou estudar mais, tem uma série de 30 selos da Armênia, novos e bem conservados.
Nunca me desfiz delas, apenas as vezes acumulo algo.
Na minha coleção eu fiz 4 albuns do Brasil, pois é o meu foco, tenho outros dois album Reich e machins. Minha coleção de fauna está meio parada....
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Jan 20 2014, 10:43

pelo o que voce contou, eu faço mais ou menos do mesmo jeito que o seu pai,
o que eu faço é basicamente colocar os selos nas folhas e anotar o nome e o ano das emissoes, como eu faço isso a lapis fica facil de desmontar ou colocar mais selos posteriormente nas folhas
guilherme ribeiro

Mensagem por Ulrich Schierz em Seg Jan 20 2014, 11:09

Olá Guilherme,

Interessante esta tua proposta. Eu tive um contato com um colecionador holandês que também se propôs a algo semelhante. Entretanto ele conseguiu combinar sua coleção abordando o tema com um aspecto específico - 5 selos de cada país e mostras 5 dirigente (governantes) do mesmo. Era uma folha por país descrevendo em rápidas palavras sua posição geo-política e descrição sobre o período de governo de cada um dos mostrados nos selos. Ficou muito interessante.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Motoka36 em Seg Jan 20 2014, 13:47

Acho q até os anos 60, grande parte das coleções seguiam esta metodologia.

Como as pessoas escreviam muitas cartas, sempre tinha algum vizinho ou amigo com parentes no exterior, ou mesmo no Brasil. Como o Estado de SP era formado por imigrantes basicamente, no fim dos anos 70 e 80 cansei de ver amigos que tinham dezenas de álbuns só com selos retirados de correspondências que vinham da Europa. Mesmo em casa, onde meu pai escrevia poucas cartas, pelo menos uns 30 selinhos do Japão por ano conseguia juntar fácil. O duro é que eram sempre os mesmos ordinários...

Abraços

motoka36

Mensagem por MCN2007 em Seg Jan 20 2014, 23:27

guilherme ribeiro escreveu:eu sempre vejo aqui no fórum e em outros lugares muitos colecionadores que se dedicam a determinados temas ou países, gostaria de saber se tem colecionadores aqui no fórum, que como eu se dedicam a montar uma coleção representativa mundial, ou seja uma coleção que busque acumular selos de vários países sem necessariamente se dedicar a um só,
abraço a todos

hahahah, muito bom o tópico que vc criou, é quase coisa de "louco". ñ sei se compreendi muito bem sua questão..

Há muitos anos quando resolvi me embrenhar na filatelia eu queria no mínimo um selo de cada país, e quase consegui eu acho, nem me recordo bem, fui afunilando, afunilando e hj coleciono algumas temáticas, como Psicologia e Escudos de Times de Futebol, além de alguns países, desde os 1os selos, são eles: Suécia, Dinamarca, Noruega, Aland, Faroe, Groenlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Estônia, Sérvia, Montenegro, Sérvia e Montenegro (ñ Iuguslávia)..., isso que lembro agora. É selo que não acaba mais, nem consigo mais dar conta de tudo.. pelo menos não coleciono Alemanha  Shocked 

Abraços, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por Agenor em Seg Jan 20 2014, 23:31

Guilherme,

como ajuntador de selos desde o 19...., estou como o Marcos, tenho um tantão...rsrs
me diga e se eu montar as folhas e colocar os selos aleatoriamente dividindo somente os países e chamar de miscelânea, será que fica bom?
Agenor

Mensagem por israpaulo em Ter Jan 21 2014, 05:17

Essa serie da Italia esta lindona, acho que tenho ela toda, vou montar uma pagina tb.
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por rafaelkonzen em Ter Jan 21 2014, 08:18

Guilherme, eu coleciono selos de todo o mundo. Tudo começou quando retornei à filatelia, depois de um hiato de mais de 15 anos, ao reencontrar minha coleção (melhor dizendo, "ajuntação"). Estava em uma dúvida cruel sobre qual tema fazer, pois não queria me desfazer dos selos que já tinha (na época, uns 2.000). Pesquisando na internet, vi vários comentários sobre não fazer uma coleção mundial, pois é impossível completar ela atualmente, com a quantidade de selos emitidos. Pesquisando um pouco mais, descobri que há, sim, um grupo de colecionadores que buscam juntar a maior quantidade possível de selos, e resolvi que seria este o meu caminho. Hoje, à unica coleção mais especializada que tenho é a do Brasil, que além dos selos emitidos regularmente, coleciono também variedades e curiosidades, e carimbologia do império.
Todos os meus selos ficam em álbuns, com protetores, e todos estão catalogados (baseados no Scott e, em alguns casos, no Michel). No momento já tenho em torno de 10.000 selos catalogados, e aproximadamente mais uns 5.000 para catalogar. É um trabalho de formiguinha, mas não tenho pressa, é meu "desestressante" caseiro.

Abraços e boa sorte.
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por guilherme ribeiro em Ter Jan 21 2014, 12:25

de tudo que voce escreveu a única diferença da sua coleçao pra minha é que eu nao coleciono carimbologia haha
guilherme ribeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: