Começando com os carimbos ...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Começando com os carimbos ...

Mensagem por redneckbr em Sab Nov 30 2013, 00:45

Coloco aqui minhas primeiras montagens de carimbos sobre selos do império. Ainda não me aventurei nos mudos cujas identificações julgo serem muito mais difíceis.

Sou novo no tema então comentários / críticas / opiniões sobre falsos são muito bem vindas.

Aproveito para agradecer nosso amigo Carlos Salgado que gentilmente me disponibilizou muito material para pesquisa.

redneckbr

Re: Começando com os carimbos ...

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Sab Nov 30 2013, 06:31

Belo trabalho, parabens, tentei iniciar os meus, mas tive que parar por outros contratempos, mas fiz o erro de iniciar pelo mudos, o que não surtiu efeito para um amador como eu...kkk  Gosto muito deste tema.

Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Nov 30 2013, 09:48

Oi Red,

Parabéns pela montagem.... Na minha opinião essa é a melhor forma de apresentação: o carimbo completo (carimbo e numeração) e depois apenas o carimbo com o selo.

Vá em frente, é realmente uma delícia lidar com carimbos e um grande aprendizagem, além de valorizar qualquer coleção.

Grande abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por redneckbr em Sab Nov 30 2013, 11:04

Carlos Antonio Prussak Ch escreveu:Belo trabalho, parabens, tentei iniciar os meus, mas tive que parar por outros contratempos, mas fiz o erro de iniciar pelo mudos, o que não surtiu efeito para um amador como eu...kkk  Gosto muito deste tema.
Prussak,

Os mudos realmente são dificeis. Depois que comecei a mexer com carimbos e tentar classificar alguns destes mudos passei a valorizar ainda mais as coleções e montagens que vejo dos colegas por aqui ... fico imaginando quanto trabalho e estudo tem por trás destas coleções!

Abs

redneckbr

Mensagem por redneckbr em Sab Nov 30 2013, 11:12

JOSE RENATO escreveu:Oi Red,

Parabéns pela montagem.... Na minha opinião essa é a melhor forma de apresentação: o carimbo completo (carimbo e numeração) e depois apenas o carimbo com o selo.

Vá em frente, é realmente uma delícia lidar com carimbos e um grande aprendizagem, além de valorizar qualquer coleção.

Grande abraço,
José Renato,

Adotei este formato depois de muito observar as montagens por aqui no fórum, também foi a que mais me agradou. Além do carimbo completo + numeração e depois o carimbo com selo optei por este formato onde o carimbo da montagem fica na mesma posição por entender que na montagem o destaque fica no carimbo e não no selo, como deve ser em uma coleção de carimbos.

Como você bem disse é realmente uma delicia lidar com carimbos. Mais um vício que "peguei" aqui no fórum !

Grande abraço.

redneckbr

Mensagem por O FILATELISTA em Seg Dez 02 2013, 11:10

Parabéns, está muito bonito!

O FILATELISTA

http://www.gamebrasil.net

Mensagem por Sergioselos em Seg Dez 02 2013, 14:29

Gostei. Fica bem legal assim.

Sergioselos

Mensagem por Convidado em Ter Dez 03 2013, 16:33

Parabéns pela coleção Red, belas montagens.

Convidado
Convidado

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Ter Dez 03 2013, 16:41

Admirável seu trabalho, parabéns pela coleção.

Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Convidado em Ter Dez 03 2013, 17:06

Red, vc tentou ver se encaixa o 1524 V. DIAMANTINA no Olho De Boi e no Inclinado ?

Abraços...............

Convidado
Convidado

Mensagem por redneckbr em Ter Dez 03 2013, 19:05

Iury Nobre escreveu:Red, vc tentou ver se encaixa o 1524  V. DIAMANTINA no Olho De Boi e no Inclinado ?

Abraços...............
Iury .... na verdade não ... para ser sincero nem tinha notado os dois carimbos bem semelhantes (Com e sem o V).

O do olho de boi não está com o encaixe perfeito e talvez você tenha matado a xarada. Vou tentar o encaixe e posto aqui.

Obrigado!

redneckbr

Mensagem por Convidado em Ter Dez 03 2013, 19:12

redneckbr escreveu:
Iury Nobre escreveu:Red, vc tentou ver se encaixa o 1524  V. DIAMANTINA no Olho De Boi e no Inclinado ?

Abraços...............
Iury .... na verdade não ... para ser sincero nem tinha notado os dois carimbos bem semelhantes (Com e sem o V).

O do olho de boi não está com o encaixe perfeito e talvez você tenha matado a xarada. Vou tentar o encaixe e posto aqui.

Obrigado!

Sim Red, pois se for o 1524 , torna o Carimbo mais RARO.

Convidado
Convidado

Mensagem por israpaulo em Qua Dez 04 2013, 06:27

Ta muito bonito. Parabens!!!

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por redneckbr em Sab Dez 14 2013, 00:47

Abraços...............

Iury,

Andei comparando os dois carimbos. O 1290 x 1524.

Sobrepondo um ao outro percebe-se que são praticamente o mesmo carimbo (senão de fato o mesmo). As cercaduras parecem ser idênticas. O tamanho e formato da letras também. A posição do "Diamantina" em relação a cercadura também é igual. A diferença é só o "V.".

Penso que reutilizaram o carimbo (ou "molde") e simplesmente sacaram o "V."

No caso dos meus 2 selos o carimbo está cortado antes do "V." o que não esclarece muito sobre o tema...

Por outro lado, olhando para a história de Diamantina, vê-se que Diamantina foi "Vila Diamantina" entre outubro de 1831 e março de 1838, quando virou cidade. Pouco mais de 5 anos antes do olho de boi e 7 do inclinado.

Esta informação por si só me fez pensar que o carimbo só poderia ser mesmo o 1290, sendo o 1524 um pré-filatélico ... mas, como bem sabemos, a filatelia nos prega peças ...

Fui olhar no site do RHM e vi que lá tem alguns "V Diamantina" sobre olhos de boi a venda, inclusive um carimbo "cortado antes do V." como o meu ...

Fiquei com mais dúvidas do que respostas ....

Por que o carimbo ainda seria usado tanto tempo depois da mudança de "status" da vila para cidade?

Será que existe alguma maneira de classificar em definitivo este carimbo "cortado antes do V."? Como o RHM os diferenciou para vendê-lo como sendo "V de Diamantina"? teriam sido aplicados com tintas ou cores diferentes?

Bora estudar mais um pouco.

Abraços

redneckbr

Mensagem por Convidado em Sab Dez 14 2013, 09:06

Sim Red, tenho um aqui sobre Olho De Cabra,mas o seu me intriga é a cor vermelha (é isso mesmo) e ainda não sei exatamente se é um ou outro como vc explicou, ainda tenho que estudar muito, os carimbos pré-filatélicos alguns foram usados ainda sobre os numerais o que valoriza mais ainda a peça, tem que ver direito o tamanho real das cercaduras, vê se tem algum mm a mais e se possível observar se o Papel do Selo é de Olho De Boi como no caso do seu de 60 Réis Inclinado, pois este tipo de Papel recebeu com mais frequência este tipo de Carimbo (Pré), vamos estudar com calma p/ engrandeçer a Filatélia.

Abraços..............

Convidado
Convidado

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Dez 14 2013, 13:45

Belissima coleçao adorei o terno inclinado :)quando tiver mais tempo olharei de mais perto selos e carimbos

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por redneckbr em Ter Dez 17 2013, 17:33

Iury Nobre escreveu:Sim Red, tenho um aqui sobre Olho De Cabra,mas o seu me intriga é a cor vermelha (é isso mesmo) e ainda não sei exatamente se é um ou outro como vc explicou, ainda tenho que estudar muito, os carimbos pré-filatélicos alguns foram usados ainda sobre os numerais o que valoriza mais ainda a peça, tem que ver direito o tamanho real das cercaduras, vê se tem algum mm a mais e se possível observar se o Papel do Selo é de Olho De Boi como no caso do seu de 60 Réis Inclinado, pois este tipo de Papel recebeu com mais frequência este tipo de Carimbo (Pré), vamos estudar com calma p/ engrandeçer a Filatélia.

Abraços..............

Iury,

Vou postar foto do dois selos em uma resolução melhor, acho que vai ajudar na análise.

Com certeza o tema requer ainda muito estudo, coloquei minhas primeiras impressões ao comparar os dois carimbos. Acabei de pegar um paquimetro digital em mãos, deve ajudar nessas medidas!
Uma pergunta .... o quão precisas são as imagens no Paulo Ayres ? Percebo sempre alguma diferença milimétrica entre as imagens do catalogo e os carimbos nos selos mas entendo que estas diferenças podem ter sido causadas por diversos fatores ... de cara penso na pressão com a qual o carimbo foi aplicado sobre o selo ou até mesmo a temperatura ambiente no momento do carimbo (estou falando besteira ?) no caso do carimbo ser feito de metal (creio que assim eram à época, ou falei besteira de novo?)

Quanto ao papel .... não domino muito o assunto .... mas posso compará-lo, com o microscópio, aos meus olhos de boi e a outros inclinados. Já fiz esta comparação entre os próprios olhos de boi, num microscópio de 600x. É muito legal porque dá para observar as fibras do papel e o relevo do talho doce (Comparação de leigo Very Happy). Assim que os fizer compartilho aqui com os amigos.

Grande abraço!

redneckbr

Mensagem por redneckbr em Ter Dez 17 2013, 17:37

Mitch Macgregord escreveu:Belissima coleçao adorei o terno inclinado :)quando tiver mais tempo olharei de mais perto selos e carimbos

Mitch,

Aguardo ansioso sua análise!

Tem um destes carimbos (ainda não vou dizer qual para não influenciar as opiniões) que considero, vamos dizer assim, o "menos verdadeiro" entre eles .... por conta da cor e principalmente pela boa qualidade com a qual ele aparece ....

Grande abraço

redneckbr

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Dez 17 2013, 17:48

Posta imagem do terno com boa resoluçao e so o terno e carimbo para que eu olhe :)belissimo terno mesmo

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Convidado em Ter Dez 17 2013, 18:47

redneckbr escreveu:
Iury Nobre escreveu:Sim Red, tenho um aqui sobre Olho De Cabra,mas o seu me intriga é a cor vermelha (é isso mesmo) e ainda não sei exatamente se é um ou outro como vc explicou, ainda tenho que estudar muito, os carimbos pré-filatélicos alguns foram usados ainda sobre os numerais o que valoriza mais ainda a peça, tem que ver direito o tamanho real das cercaduras, vê se tem algum mm a mais e se possível observar se o Papel do Selo é de Olho De Boi como no caso do seu de 60 Réis Inclinado, pois este tipo de Papel recebeu com mais frequência este tipo de Carimbo (Pré), vamos estudar com calma p/ engrandeçer a Filatélia.

Abraços..............

Iury,

Vou postar foto do dois selos em uma resolução melhor, acho que vai ajudar na análise.

Com certeza o tema requer ainda muito estudo, coloquei minhas primeiras impressões ao comparar os dois carimbos. Acabei de pegar um paquimetro digital em mãos, deve ajudar nessas medidas!
Uma pergunta .... o quão precisas são as imagens no Paulo Ayres ? Percebo sempre alguma diferença milimétrica entre as imagens do catalogo e os carimbos nos selos mas entendo que estas diferenças podem ter sido causadas por diversos fatores ... de cara penso na pressão com a qual o carimbo foi aplicado sobre o selo ou até mesmo a temperatura ambiente no momento do carimbo (estou falando besteira ?) no caso do carimbo ser feito de metal (creio que assim eram à época, ou falei besteira de novo?)

Quanto ao papel .... não domino muito o assunto .... mas posso compará-lo, com o microscópio, aos meus olhos de boi e a outros inclinados. Já fiz esta comparação entre os próprios olhos de boi, num microscópio de 600x. É muito legal porque dá para observar as fibras do papel e o relevo do talho doce (Comparação de leigo Very Happy). Assim que os fizer compartilho aqui com os amigos.

Grande abraço!

Posta que eu vou fazer uma análise visual, só da imagem do Selo.

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:10

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: