Selos canto de folha - Quem coleciona?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selos canto de folha - Quem coleciona?

Mensagem por odilo em Seg Out 28 2013, 21:48

Olá amigos e amigas,
Vou abrir este tópico aqui para discutirmos esta questão de se colecionar ou não selos de canto de folha ou da margem da folha.
Como sempre, a regra para o que colecionar é o proprietário que define. Assim fica logo claro que este assunto é uma questão de gosto. Mas em se tratando de coleções competitivas, com regras pré-definidas, ai as coisas mudam um pouco.
Vou começar passando para este tópico a questão levantada lá no meu leilão que terminou no domingo dia 27/10 .
É que logo que o leilão for encerrado, o tópico será bloqueado e a discussão pode se perder.

Última edição por odilo em Seg Out 28 2013, 21:57, editado 2 vez(es)
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Re: Selos canto de folha - Quem coleciona?

Mensagem por odilo em Seg Out 28 2013, 21:54

Sergioselos escreveu ...

"Posso aproveitar a ocasião, pra tirar uma duvida?

Eu acho que não devo entender a diferença de um selo do canto e do meio da folha ( a não ser selos mais antigos, que foram feitos ate fora do pais e esta impresso a gráfica ), pois quando eu pego estes selos, eu destaco a margem, seja ela qual for, pra colocar eles no álbum.

Qual a diferença? Existem quatro cantos na folha, mas os selos são exatamente iguais aos outros... Se eu destacar toda borda de uma folha, de maneira que fique inteirinha, teria valor somente a borda?

Sergioselos "
odilo

Mensagem por cgfaria em Seg Out 28 2013, 22:16

Creio que a diferença apontada aparece naqueles selos da serie vovó, que vinham em cadernetas, os da beirada não tinha picote. Vi isso no Santos Leitão, se não me engano. E naqueles ETA, em que pela posição do picote dava para verificar em qual posição da folha estava.

Mas isso será que ainda tem observação atualmente pelos colecionadores? Ou será que valoriza mais ou menos um selos, pelo local em que esteja na folha?

cgfaria

Mensagem por pvcfernandes em Ter Out 29 2013, 08:40

A borda sozinha não tem valor, mas um outro ponto é a questão de filigranas de difícil distinção, tenho alguns vovó com a borda junto, ajuda muito distinguir qual filigrana exatamente é.

[]´s
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Sergioselos em Ter Out 29 2013, 09:44

Bom, o fato de colecionar ou não estes selos, ou de formar uma categoria à parte, eu entendo. O fato da identificação das filigranas eu tambem entendo.

O que eu não entendo, é no caso de selos modernos, qual a diferença de valorização desses selos.

Se a gente olhar a cotação dos blocos, e dos selos dos blocos destacados, por exemplo, eles tem o mesmo valor, e no meu entender isso é errado. Ou seja, se num bloco, não faz diferença, por que em um selo isolado, um pedaço de borda faria? (Salvo as exceções ja citadas).

Existe alguma matéria específica a respeito?

Mensagem por Marcus/RJ em Ter Out 29 2013, 20:20

Eu também não vejo diferença, faço a mesma coisa que o Sérgio.

Romeu, qual a diferença quando falamos de competição? Tem um valor a mais, mesmo com selos modernos como o Sérgio comentou?

Abs

Marcus
Marcus/RJ

Mensagem por andreioc em Qua Out 30 2013, 00:17

Sei que os filatelistas dos Estados Unidos valorizam estes selos de canto que eles chamam de "Plate Blocks". A diferença é exatamente o número que aparece no canto da folha. Nos selos atuais este hábito parece não fazer diferença.

A. A plate block is an attached block of four or more stamps (commonly between 4 and 20 stamps) from the corner or side of a pane which includes the selvage bearing the number of the plate used to print the sheet. When each stamp in a pane is a different design (like the State Flags sheet of 50), the entire pane is collected as a plate block.
The value of a plate block depends on the available supply and current demand for a particular block – in other words – the market value. Plate block collecting is a fun aspect of U.S. stamp collecting.
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por odilo em Qua Out 30 2013, 00:40

Eu ainda não participei de uma exposição competitiva, mas pelo que sei a raridade de uma peça conta pontos. Afinal, numa folha só vai existir um selo no canto superior direito, por exemplo.
Também é através das peças expostas que o conhecimento filatélico vai ser avaliado, por exemplo no caso de selos que tiveram duas emissões distintas. Uma normal e outra como personalizado. As vezes, só pelo selo isolado, não é possível dizer a qual das duas emissões o selo pertence. Raramente na borda aparece alguma figura ou dizeres que possa ter relação com o tema da coleção, o que certamente contaria alguns pontos.
Vamos esperar pelos temáticos, quem sabe eles tem mais a dizer, não é Glauber ?
Até mais,
Odilo
odilo

Mensagem por Glauber em Qua Out 30 2013, 02:28

Romeu e demais amigos, os selos de canto ou laterais da folha, para coleções expositivas (competitivas) podem ter algum significado caso tenham informações interessantes, tais como numerações, desenhos, campanhas governamentais,  erros de perfuração, erros de impressão, assinaturas (artista, presidente da empresa fabricante...), dados de empresas que os fabricaram, além de outros detalhes que valorizem a peça.

O que você, Romeu, referiu-se no final do último tópico, também é pertinente, ou seja, alguns detalhes podem diferenciar uma edição/tiragem de outra(s), ou selos parecidos, mas diferentes, como no caso dos personalizados.

Porém, fora esses e outros detalhes que possam surgir nos comentários, penso que os selos mais modernos não apresentam tanta variedade e a coleção de "selos de canto de folha (ou lateral)" não seja muito apreciada.

Por outro lado, selos com 'tab' ou vinheta, são bastante interessantes, colecionáveis e, na maioria dos casos, mais caros. Muitas folhas de selos podem ter uma vinheta diferente da outra e, portanto única. Contudo, grande parte das vinhetas podem estar no centro da folha.

Eis alguns exemplos:

Continuemos...

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Sergioselos em Qua Out 30 2013, 08:56

A discussão chegou num ponto interesante...

Ha de se diferenciar vinhetas de margens ou bordas, de canto e de lado, com ou sem informações, com ou sem complemento do desenho.

E quando existe na folha um complemento como nos selos das bandeiras, ou no comemorativo do olho boi?

Mensagem por Marcus/RJ em Qua Out 30 2013, 10:31

Glauber esse da transamazonica vale uma boa grana!!!!

Hj em dia com essa enxurrada de folhas descemos emitidas pelo Brasil a classificação e precificacao desses itens são de interessante discussão.

Última edição por odilo em Qua Maio 28 2014, 14:17, editado 2 vez(es) (Razão : Correção)
Marcus/RJ

Mensagem por Glauber em Qua Out 30 2013, 13:45

Sergioselos escreveu:
comemorativo do olho boi

Então, Sérgio e demais amigos,

Esse é mais um ótimo exemplo. Talvez um catálogo não venha distinguindo, em valores, um selo com e sem vinhetas. Porém, nesse caso, penso que essa parte da folha tenha um "charme" a mais. Concordam?

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por odilo em Qua Maio 28 2014, 14:33

Retomando este assunto ....
Tem dois aspectos a serem considerados de imediato: 1 - Valor para uma temática; 2 - Valor de mercado.
1 - Valor para uma temática, como já foi comentado pelo Glauber, " ....  os selos de canto ou laterais da folha, para coleções expositivas (competitivas) podem ter algum significado caso tenham informações interessantes, tais como numerações, desenhos, campanhas governamentais,  erros de perfuração, erros de impressão, assinaturas (artista, presidente da empresa fabricante...), dados de empresas que os fabricaram, além de outros detalhes que valorizem a peça. ... "
Complementando, teria que ajudar a demonstrar os conhecimentos filatélicos do expositor ou ter uma forte relação com o tema desenvolvido. Além do mais não se deve abusar deste recurso.
2 - Valor de mercado. É clássica a resposta: depende da oferta e da procura .

Teria ainda uma terceira colocação: Numa coleção particular, que não vai participar de uma competição, fica a critério do dono.

O que faltou dizer?
odilo

Mensagem por odilo em Qui Maio 29 2014, 17:02

E sobre este selo ai da Bélgica que chegou na carta do Mitch .... Montei com um fragmento que veio junto.
Alguém teria coragem de retirar só o selo?

odilo

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Maio 29 2014, 17:38

Eu não tive. Pena cheguei tarde quando comprei esta folhinha so tinha um selo.

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: