MINHAS COLEÇÕES - O ANO DE 1981 - lmellobarbosa

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MINHAS COLEÇÕES - O ANO DE 1981 - lmellobarbosa

Mensagem por lmellobarbosa em Qui Ago 01 2013, 17:36

Caros colegas,

Depois de certo tempo de aprendizado no fórum, sinto-me mais à vontade para expor a vocês meus primeiros passos na filatelia.

Resolvi começar fazendo uma coleção sobre meu ano de nascimento: 1981. O objetivo é reunir a maior quantidade de material produzido nele ou a respeito deste ano. Valem emissões completas deste ano por país, selos relativos a eventos importantes de 1981, grandes emissões conjuntas, omnibus, etc.

Nesta primeira postagem, vou expor algo que já completei: a emissão EUROPA de 1981.

Aguardo sugestões e críticas!

Até mais,
Leonardo.

Última edição por lmellobarbosa em Ter Out 14 2014, 10:38, editado 2 vez(es) (Razão : Atualização da hospedagem das imagens.)
lmellobarbosa

Re: MINHAS COLEÇÕES - O ANO DE 1981 - lmellobarbosa

Mensagem por Motoka36 em Qui Ago 01 2013, 18:37

Excelente..

Parabéns pelo tema e pelo material.

Abs

Motoka36

Mensagem por Agenor em Qui Ago 01 2013, 18:42

tema bem desenvolvido e acredito fácil de completar, parabéns.
Agenor

Mensagem por odilo em Qui Ago 01 2013, 19:47

Parabéns, bem organizado e bem limpo além de bem descrito.
Continue assim,
Sucesso,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Barros em Qui Ago 01 2013, 19:51

A apresentação está excelente. Parabéns!

Barros

Mensagem por Glauber em Qui Ago 01 2013, 20:02

Crítica?! Nesse caso, só há elogios. Parabéns pelo trabalho e coleção.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por zod100 em Qui Ago 01 2013, 20:04

Leonardo,
Sou suspeito para falar, o Tema Europa é uma das minhas coleções favoritas, parabéns pela coleção, muito bem montada.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por pvcfernandes em Qui Ago 01 2013, 21:49

Parabéns Leonardo, linda sua coleção... dá gosto de ver uma coleção assim bem organizada...

Obrigado por compartilhar conosco!!

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Qui Ago 01 2013, 22:25

Leonardo, excelente ideia de montar coleção do ano do seu nascimento. Está sensacional, parabéns.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por lmellobarbosa em Qua Ago 07 2013, 20:21

Obrigado a todos pelos elogios, críticas e mensagens de incentivo! Fazem-me crer que estou no caminho certo!

À primeira vista, pensei que fosse fácil fazer um "1981 na História", mas parece que foi um ano bem movimentado e há muita coisa por relatar. No momento, estou em busca de um envelope circulado, cartão postal ou aerograma, postado no Vaticano na data de 13 de maio de 1981 (dia em que o Beato João Paulo II sofreu um atentado a tiros). Já tentei Delcampe, EBay e BidStart, sem sucesso... alguém tem idéia de onde conseguir isso? O valor de catálogo de um item assim, de acordo com o Catalogo Enciclopedico Italiano, é 75 Euros.

Por hora, postarei as imagens de outra parte de minha coleção: o casamento de Charles e Diana, também ocorrido em 1981 (sei que o Zod tem uma coleção bem similar). Como anteriormente, aguardo os comentários!

Até mais,
Leonardo.

Última edição por lmellobarbosa em Qua Out 15 2014, 08:30, editado 2 vez(es) (Razão : Atualização da hospedagem das imagens.)
lmellobarbosa

Mensagem por lmellobarbosa em Qua Ago 07 2013, 20:26

Para complementar o post anterior, partilho com vocês esta tradução livre que fiz da matéria do NY Times que pode ser lida no original aqui.

A MAIOR EMISSÃO OMNIBUS DO ANO
por Samuel A. Tower

Um romance real deixou o mundo curioso e o resultado é uma fonte de comemorativos celebrando o casamento do Príncipe Charles, herdeiro do trono da Grã-Bretanha, com a Lady Diana Spencer, na próxima semana. A ocorrer na Cathedral de St Paul, e cognominado "o casamento do século", o evento produziu uma das maiores emissões omnibus do ano.

O Império Britânico não existe mais, mas em certa época a Grã-Bretanha dominou boa parte do mundo. Suas ex-colônias e suas poucas possessões atuais que estão na Commonwealth estão a celebrar o evento em conjunto com os ingleses, assim como ex-possessões que não fazem parte da Commonwealth. Também estão a fazê-lo países sem laços com a Grã-Bretanha. A duradoura monarquia britânica, com sua história, tradições, e a pompa que a circunda, é um símbolo poderoso.

Aproveitando a ocasião com 3 selos cada estão 22 países da Commonwealth que são servidos e representados pela Crown Agents, uma agência que atua em muitos países no campo da filatelia e em outras áreas. Há dois outros grupos de nove países cada, um representado pela Inter-Governmental Philatelic Corporation de Nova York, outro pela Philatelists, Ltd. da Inglaterra. Entre si reunem a maior parte do Caribe. Cada um dos três grupos segue um formato específico.

O Príncipe Charles Philip Arthur George, filho mais velo da Rainha Elizabeth II, serviu tanto à Força Aérea Real quanto à Marinha Real. É um entusiasta dos esportes e representou a Rainha por todo o mundo.

Lady Diana, filha caçula de um nobre, Conde Spencer, é parente distante do Príncipe Charles - prima em sétimo grau. Ela também possui parentes na América, entre eles os Presidentes Washington, Adams, Cleveland e Franklin D. Roosevelt. Ela lecionou num jardim de infância em Londres, dividindo um flat com algumas amigas.

Romance, realeza e a união de ambos proveram o formato da trinca dos 22 países. O romance foi expressado com flores. O valor mais baixo de cada série de três, com um fundo lilás, retratou um típico buquê de casamento inglês feito com flores do país emissor.

O valor mediano da série, com fundo dourado, é dedicado à "profissão principesca", e o mostra em varios uniformes e atividades, frequentemente no país emissor.

O valor mais alto dos três, com fundo cinza e prata, é o mesmo para todos os 22 países. Ele reproduz a fotografia do Príncipe e Lady Diana tirada no dia em que o noivado foi anunciado. Todas as fotografias são ovais, inseridas numa moldura heráldica feita a partir da insígnia dos Cavaleiros da Ordem da Jarreteira usado pelo Príncipe e pelo brasão da Lady Diana, sob as penas do Príncipe de Gales.

O mais marcante dos buquês aparece no selo de 5 pences de Tristão da Cunha. Ele consiste em cow pudding, salsão, planta coral e tussac. Bauhinia blakeana, a flor nacional, compõe o buquê de Hong Kong, enquanto lírios brancos e samambaias asparagus, flores de casamento tradicionais de Samoa Ocidental, formam seu buquê. Bermuda usa lírio-japonês e Santa Helena antúrios.

Orquídeas brancas de Vanuatu, anteriormente Novas Hébridas, e orquídeas e hibiscos das Ilhas Cayman compõem mais dois buquês. Fiji combinou orquídeas Frangipani, botões de macieiras e catléias. As Ilhas Virgens Britânicas fizeram um buquê de ipê-de-jardim e a Ilha Norfolk um de hibisco da Ilha Philip. As Ilhas Pitcairn combinaram dorcas, gladíolos selvagens, canas, pulauas e cambará-de-jardim, enquanto gladíolos também foram utilizados por Lesoto.

A Ilha de Ascensão utilizou o lírio de ascensão e Barbados o orgulho de barbados, evidenciando um ufanismo não compartilhado por Brunei, Ilhas Falkland, Dependências das Ilhas Falkland, Gâmbia, Maurício, Serra Leoa, Ilhas Salomão e Suazilândia. Todos estes usaram o que foi descrito como "flores locais".

No valor mediano, Ilha de Ascensão, Bermuda, Brunei, Gâmbia, Maurício, Ilhas Pitcairn, Santa Helena, Samoa Ocidental, Serra Leoa e Ilhas Salomão mostraram o Príncipe como coronel em vários regimentos e em uniformes da Marinha Real e seu braço aeronáutico.

O Príncipe como atleta foi ilustrado por Barbados, mostrando-o trajado para o pólo; pelas Ilhas Falkland, mostrando-o com uma jaqueta de equitação, cavalgando; pelas Dependências das Ilhas Falkland, mostrando-o esquiando; por Fuji, mostrando-o velejando, e por Lesoto, mostrando-o sobre um cavalo.

O Príncipe em suas funções principescas foi fotografado por Hong Kong, que o mostrou na cerimônia de outorga do olho do dragão durante uma visita à colônia; pela Ilha Norfolk, assistindo a um evento ao ar livre e por Swazilândia, mostrando-o após uma caminhada nas montanhas.

A realeza do Príncipe aparece na emissão de Tristão da Cunha, mostrando sua investidura como Príncipe de Gales e numa emissão das Ilhas Virgens Britânicas, mostrando-o com a Rainha-Mãe Elizabeth nos paramentos da Ordem da Jarreteira. O Príncipe relaxado foi retratado por Vanuatu, enquanto brinca com seu cachorro Harvey no castelo Balmoral; e pelas Ilhas Cayman, numa fotografia recente dele a nada fazer.

Outro grupo, representado pela Inter-Governmental, consistiu em Antígua, Dominica, Gana, Granada, Granadinas de Granada, Maldivas, Santa Lúcia, Ilhas Turks e Caicos e Uganda.
O formato consiste em três selos de cada país, todos verticais, todos multicoloridos e todos ostentando retratos ovais emoldurados por uma fita ondulada e encimados pelas penas do Príncipe de Gales.

Neste formato, o primeiro selo dos três, de menor valor, ilustra o casal real e é idêntico para todos.

O valor mediano retrata palácios e castelos reais e estruturas históricas. O Palácio de Buckingam é mostrado por Maldivas; o Palácio de Kensington, onde os recém-casados instalar-se-ão em Londres, é mostrado pelas Ilhas Turks e Caicos; a Casa Clarence por Santa Lúcia e o Castelo de Windsor por Dominica.

Granadinas de Granada retratou o Castelo Balmoral, Antígua retratou o Castelo Glanis, e Granada a Casa Holy Rood. A Catedral de São Paul e a Torre de Londres aparecem nas edições de Gana e Uganda.

O valor mais alto em cada conjunto retratou o Príncipe de Gales numa função militar nas edições de Dominica, Gana, Granadinas de Granada e Ilhas Turks e Caicos. Ele está praticando ski, pólo e atividades equestres nas edições de Antígua, Granada e Maldivas. Santa Lúcia mostrou-o vestindo um kilt e Uganda escolheu uma fotografia informal.

O formato do grupo representado pela Philatelists Ltd. toma uma tangente e mostra iates reais do passado e do presente em selos horizontais multicoloridos. Adicionalmente, há uma "selo romântico" comemorativo de tamanho duplo que mostra o Príncipe e Lady Diana nas pontas, separados por uma mensagem de congratulação do país emitente.

Há uma constante no conjunto distribuído por cada país, assim como havia nos outros grupos. É o iate real "Britannia", que provê a ligação para as núpcias da próxima semana. Em cada caso o "Britannia" é o valor mais alto.

Kiribati, anteriormente Ilhas Gilbert, mostrou o "Mary" do século XVII e o "Royal George". Nevis retratou o "Royal Sovereign" de 1701 e o "Royal Caroline". Iates não tão antigos foram ilustrados por Montserrat, São Cristóvão, Tuvalu, anteriormente Ilhas Ellice, São Vicente, Granadinas de São Vicente, Seychelles e Zil Eloigne Sesel, que é ilha exterior de Seychelles.

No Pacífico distante, Aitutaki e Niue emitiram conjuntos dele, dela e de ambos com variações de poses da Lady Diana e do Príncipe Charles em uniforme e trajes civis. Penrhyn historiou em cinco selos o Príncipe da infância à escola à adolescência tardia e maturidade.

Na África, Djibouti mostrou o casal em dois selos, com Lady Diana usando um véu de noiva em um selo. Togo também mostrou o casal real.
Anguilla mostrou a Casa Althorp, lar da família de Lady Diana. O Palácio de Buckingam, o Castelo de Windsor e a Catedral de São Paul, com cada selo incluindo um retrato do casal.

Guiana, um país da Commonwealth anteriormente chamado Guiana Inglesa, tomou parte nas emissões do casamento
sobrecarregando "Royal Wedding" e novos valores nos regulares de 1971 que mostram orquídeas.
lmellobarbosa

Mensagem por Isara em Sex Set 20 2013, 12:15

Lindíssimas coleções! Adorei a do tema Europa. Sou iniciante e não conhecia essa temática. Achei muito interessante, vou dar uma pesquisada no ano de 1985, que é o ano do meu nascimento, e descobrir qual era o assunto do tema Europa. Parabéns também pela produção das folhas do álbum. Serão uma das minhas fontes de inspiração quando montar minhas páginas. Obrigada por compartilhar.

Abraços.
Isara

Mensagem por lmellobarbosa em Sex Set 20 2013, 12:34

Obrigado pelo elogio, Isara! Sinta-se livre para "inspirar-se", e se quiser o arquivo Word original é só falar.

O tema Europa de 1985 foi Música Européia. Boa sorte na coleção, há belíssimas estampas.

Até mais,
Leonardo.
lmellobarbosa

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 20 2013, 12:54

Linda coleção ! meus parabens !! Selos bonitos
Ernane
Ernane Ferreira

Mensagem por Isara em Sab Set 21 2013, 13:26

Olá Leonardo.
Quero o arquivo Word sim. Muito obrigada por disponibilizar. Mando meu email por PM, então.
Surprised
Isara

Mensagem por lmellobarbosa em Qui Set 26 2013, 19:35

Algo bom em fazer uma coleção referente a um ano é que tem-se a liberdade de navegar entre os mais diversos temas. Que tal futebol, por exemplo:

Sei que tem muito texto e pouco material, mas sou iniciante, dêem-me um desconto, poxa... Very Happy 

Até mais,
Leonardo.

Última edição por lmellobarbosa em Seg Out 13 2014, 15:56, editado 2 vez(es) (Razão : Atualização da hospedagem das imagens.)
lmellobarbosa

Mensagem por Agenor em Qui Set 26 2013, 19:48

está reclamando do quê? ficou ótima essa montagem e texto bem explicativo.
parabéns,
Agenor

Mensagem por lmellobarbosa em Dom Set 29 2013, 18:52

Muito obrigado pelo elogio, Agenor. Espero poder, um dia, me aproximar dos mestres que temos aqui no fórum.

Outra linha que adoto na minha coleção de 1981 são os anos completos. A visão (de longuíssimo prazo) é conseguir 1981 completo para todas as entidades pertencentes à UPU naquela época. Será que consigo?

Por ora, como no post anterior mostrei que o Brasil dominou o futebol internacional no ano de interesse, vou começar a série de anos completos com nosso país tropical:

Até mais,
Leonardo.

Última edição por lmellobarbosa em Seg Out 13 2014, 16:14, editado 2 vez(es) (Razão : Atualização da hospedagem das imagens)
lmellobarbosa

Mensagem por israpaulo em Seg Set 30 2013, 03:09

Karaka!!!! parabens!!! Muito legal!!!
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Seg Out 14 2013, 16:46

Meus parabéns pelas coleções!
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Seg Out 14 2013, 16:59

Realmente muito bem apresentada, muito original e muito bonita sua coleção. Parabéns.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Marcus/RJ em Seg Out 14 2013, 17:17

Eu não posso dizer mais nada, vc retrata o maior ídolo da história do meu time... Very Happy 

Faça uma exposição na Brasiliana que ganhará um prêmio! (se não ganhar o premio pelo menos terá muitas visitas)!

Parabéns, está muito bonita.

abs

Marcus
Marcus/RJ

Mensagem por lmellobarbosa em Seg Out 14 2013, 19:39

Obrigado a todos pela força!

Quanto ao Zico... bem... não sou flamenguista. Sou tricolor de coração!

Mas há uma feliz coincidência: tanto minha escola de Graduação (IME) quanto a em que realizo meu Mestrado (UNIFEI) foram retratadas em selos brasileiros de 1981 (a UNIFEI no selo em homenagem a Theodomiro Carneiro Santiago, seu fundador).

Breve postarei novas páginas...

Até mais,
Leonardo.
lmellobarbosa

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Out 14 2013, 19:49

Gostei. A apresentação ficou bem limpa e bonita...

Parabéns!!!

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por lmellobarbosa em Qui Out 17 2013, 20:33

Cumprindo a promessa, mais uma!

Que tal um pouco de história internacional?

Um obrigado especial ao amigo Timo, pela ajuda nesta coleção.

Até mais,
Leonardo.

Última edição por lmellobarbosa em Seg Out 13 2014, 16:19, editado 2 vez(es) (Razão : Atualização da hospedagem das imagens.)
lmellobarbosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: