Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Convidado em Sex Jun 14 2013, 10:54

Os Correios lançam, hoje, 14, às 17h, em Manhuaçu (MG) – na Rua Hilda Vargas, 141 – selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio, que em 1896 liderou um movimento emancipacionista e proclamou a República do Manhuaçu. A República Manhuaçu durou apenas 22 dias.


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

CORREIOS LANÇAM SELO PERSONALIZADO ALUSIVO AO CORONEL SERAFIM TIBÚRCIO

Mensagem por jbueno em Sex Jun 14 2013, 11:00

Yuri, essa República de Manhuassu, eu não conhecia, preciso fazer uma pesquisa a respeito. JBueno

jbueno

Data de inscrição : 14/01/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Convidado em Sex Jun 14 2013, 11:21

A República Manhuassu durou exatos 22 dias. Nesse período o país de Serafim Tibúrcio ganhou moeda e legislação próprias. As fronteiras foram cercadas por jagunços e índios puris e botocudos. Manhuaçu tinha área de 18 mil km² (hoje são 629 mil km² e 71,5 mil habitantes) e a economia se concentrava na produção de café. Ninguém podia entrar no território republicano sem autorização do então presidente coronel Serafim Tibúrcio, que estabeleceu como sede da República o casarão onde morava e atualmente funciona a Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, no Centro da cidade. O estado independente que ele criou tinha praticamente o tamanho de Sergipe.
A notícia da revolta chegou ao governo de Minas Gerais, chefiado na época por Crispim Jacques Bias Fortes, levada por um inimigo do coronel, o agente dos Correios Alcestes Nogueira da Gama, que mais tarde chefiaria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) no governo de Getúlio Vargas. Nos registros recolhidos por Flávio Mateus, houve três tentativas frustradas do governo do estado de restabelecer a ordem política em Manhuaçu. Em todas os policiais foram mortos a tiros, fatos noticiados no Diário Oficial de Minas Gerais na época.
Serafim Tibúrcio só foi deposto depois da interferência do Exército, que mandou a Manhuaçu 380 homens armados com carabinas, revólveres e canhões para enfrentar os aliados do coronel. “Dessa vez não houve resistência. Tibúrcio deixou a República e rumou para o Espírito Santo. Há quem diga que o ato teve apenas a intenção de ridicularizar o governo de Minas, que havia negado ajuda ao coronel quando ele foi candidato a prefeito de Manhuaçu”, explica o professor.
Tibúrcio chegou à região ainda jovem, como tropeiro. Natural dos arredores de Ponte Nova, começou a ganhar dinheiro como coletor de impostos. Ganhou a confiança dos coronéis que dominavam a cidade e logo virou delegado de polícia. Visionário, comprou a primeira máquina de limpar café da região e prestava serviço a todos os cafeicultores. Foi um dos homens que ajudaram a consolidar a construção dos prédios para que a sede do município fosse transferida de São Simão (atual Simonésia) para a Vila de São Lourenço do Manhuaçu, em 1877.
Em 1892, por indicação dos coronéis e também pela vontade popular, ele se tornou presidente da Câmara Municipal (cargo equivalente a prefeito). Fez benfeitorias na cidade, mas também usou do poder político para se enriquecer e distribuir terras aos simpatizantes. Era um jeito de garantir votos na eleição. A maneira de governar não agradou aos coronéis, que passaram a se sentir ameaçados pelo poder de Tibúrcio e começaram a sonegar impostos e a não pagar aluguéis. “Busquei esses registros nos cartórios de protesto. São documentos escritos à mão, em caneta tinteiro”, conta Flávio Mateus.
Preocupado com a forte oposição política, Tibúrcio foi até a capital mineira (na época, Ouro Preto) pedir ajuda ao então governador Crispim Jacques Bias Fortes para intervir no município, mas teve o pedido negado com base no artigo 61 da Constituição vigente na época, que, entre outras determinações, previa que o estado não podia intervir na administração municipal. “A brecha na Constituição permitia que políticos criassem leis, escolhessem vereadores a dedo e fizessem o que quisessem. O poder político dos coronéis virou algo fascinante. Os grandes donos de terras, padres e todos aqueles que conseguiam entrar para a política faziam com que toda uma sociedade andasse de acordo com seus interesses. Mas foi essa Constituição que deu início ao declínio político do coronel Tibúrcio”, afirma o historiador.
Serafim Tibúrcio teria retornado da capital revoltado e achou uma Manhuaçu diferente. Um dos seus inimigos mais ferrenhos, o padre Odorico Dolabella, havia expulsado as famílias que ocupavam terrenos doados pelo coronel a tropeiros que chegavam a Manhuaçu. “A alegação do religioso era de que as pessoas estavam construindo prostíbulos naquelas áreas”, diz o professor.
Em 1895, nas eleições para prefeito, Serafim Tibúrcio venceu nas urnas, com 636 votos à frente do segundo colocado, Frederico Dolabella, que foi conduzido ao poder por indicação dos coronéis rivais. Frederico Dolabella governou Manhuaçu até 1905, acompanhado do irmão, o vigário Odorico, que soube articular um quadro em que ganhava apoio, enquanto Serafim Tibúrcio perdia sustentação.
Depois do revés, Tibúrcio se refugiou em fazendas nas proximidades de Caratinga. Foi nessa espécie de exílio político que ele elaborou a estratégia de retomada do poder. Contou com a ajuda dos índios e dos jagunços, que também haviam sido expulsos da cidade pelos coronéis, por intermédio do padre Odorico. “Contam os registros que a tropa liderada por Tibúrcio chegou ao município no início de maio de 1896. Foram dias e noites de confronto nas ruas e praças, até a proclamação da República Manhuassu, num ato histórico em Minas Gerais que pouca gente conhece”, esclarece Mateus.
Revolucionário e ambicioso
Na época da revolta armada em Manhuaçu, o Brasil era uma jovem República, declarada sete anos antes, em 15 de novembro de 1889, pelo marechal Deodoro da Fonseca. Serafim Tibúrcio era um homem inteligente. Ele participou do processo de transição entre a monarquia e república e soube se adaptar às mudanças para tirar proveito político.
Serafim Tibúrcio acompanhou os ideais da República. Como um dos partidários do então governador de Minas, Cesário Alvim, disseminou ideias do movimento republicano entre o povo. Era dono de um jornal na cidade, o que o ajudou a propagar seus propósitos. “Tibúrcio era um homem de visão política e econômica privilegiada. Acreditava que poderia abrir caminhos para facilitar a chegada dos carregamentos de café aos portos no litoral capixaba”, conta o historiador.
Na República Manhuassu, o réis, moeda oficial, foi substituído pelo boró, criado pelo coronel Serafim Tibúrcio e que em tupi-guarani significa peso. Há registros de que tenham sido cunhadas moedas, mas nenhuma foi encontrada pelo pesquisador. Na República Manhuassu a constituição foi apenas verbalizada, já que o império político de Tibúrcio durou somente 22 dias. Assim que tomou posse como presidente da República Manhuassu, ele mandou incendiar o único cartório da cidade. “Não houve tempo para a instalação plena do novo regime político”, comenta.
Duas cidades da região, Reduto e Realeza, têm seus nomes ligados ao período da revolta armada. A primeira, no dicionário Aurélio, quer dizer local de concentração de tropas. Foi nessa localidade que os oficiais do Exército ficaram escondidos em 1896 até receberem ordem de invadir Manhuaçu. Na época, o local era apenas um pequeno aglomerado de fazendas. Já a vizinha Realeza era onde as pessoas se refugiavam para falar do império do coronel Serafim Tibúrcio. “As pessoas diziam que Manhuaçu havia se transformado numa grande realeza do "Coronel”.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Agenor em Sex Jun 14 2013, 11:29

Iury,

parabéns pela bela matéria, essa (república) história eu não conhecia.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por zod100 em Sex Jun 14 2013, 11:50

Muito interessante esta história.

_________________
Coleciono: Alemanha, Itália, Croácia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Rússia Antiga, Tunísia, Nepal, Sri Lanka, Índia, Canadá, Chile, Equador, Brasil
Temas: Carimbos do Império do Brasil, Cogumelos, Trens, Borboletas, Rosas, Mercosul e Tema Europa(mint)
avatar
zod100

Idade : 50
Localização : Resende/RJ
Data de inscrição : 17/02/2008

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Marcus/RJ em Sex Jun 14 2013, 11:58

A Republica emitiu algum selo? rsrsrs

Fora a brincadeira, muito legal a história Yuri!
avatar
Marcus/RJ

Idade : 39
Localização : Rio de Janeiro / RJ
Data de inscrição : 24/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por somricardo em Sex Jun 14 2013, 14:29

legal mesmo, fiquei curioso em saber se foi possível em tão pouco tempo emitir alguma coisa como moeda e selo?
avatar
somricardo

Idade : 33
Localização : Sergipe
Data de inscrição : 25/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Convidado em Sex Jun 14 2013, 17:27

A Moeda foi o BORÓ :


Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Benny David em Sex Jun 21 2013, 08:31

Em tempo: no site da Sociedade Philatelica Paulista já tem a foto do selo "400 anos da Força Naval sob Comando de Jerônimo de Albuquerque", vejam !
avatar
Benny David

Idade : 43
Localização : São José dos Campos
Data de inscrição : 17/05/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Jun 21 2013, 10:36

Valeu Iury pela aula de história. Obrigado.
avatar
Marcelo Zampa Filgueiras

Idade : 51
Localização : São João Nepomuceno - MG
Data de inscrição : 07/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por pvcfernandes em Sex Jun 21 2013, 10:47

Beleza de texto, não conhecia essa história... O Brasil é cheio de surpresas... parabéns pelo texto Iury
avatar
pvcfernandes

Idade : 43
Localização : Indaiatuba - SP
Data de inscrição : 12/11/2011

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por somricardo em Sex Jun 21 2013, 17:33

Iury Nobre escreveu:A Moeda foi o BORÓ :

obrigado Iury, não conhecia esta...
avatar
somricardo

Idade : 33
Localização : Sergipe
Data de inscrição : 25/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Correios lançam Selo personalizado alusivo ao Coronel Serafim Tibúrcio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum