Retirando pontos de ferrugem do selo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por pvcfernandes em Ter Jun 04 2013, 14:09

ah Sérgio só para constar uso uma colher de sopa rasa...rs Não muda muito, mas...rs

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Sergioselos em Ter Jun 04 2013, 15:24

Ja ia colocar cheia....rsrsrsrsrs

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 09 2013, 18:11

Depois de dar voltas e voltas, testando várias substâncias para lavar os selos, testei o ja consagrado permanganato mais acido cítrico, depois de alguns ajustes e alguns testes, cheguei em tempos e concentrações bem adequadas.

Minha opinião: PERFEITO! Não testo mais nada para lavagem.

Vou testar agora aquele jeito do Roger clarear os selos.

Testei os selos de taxas (exceto os que não podem molhar), e agora estão parecendo selos novos... aqueles mais escuros e amarronzados ficaram bem clarinhos, parecendo novos. Ah, fiz um teste tambem numa folhinha filatélica (sem selo). O tempo,é muito maior, mas o resultado é um espetáculo.

Obrigado a todos pelas dicas.

Mensagem por Roger_R em Dom Jun 09 2013, 20:33

E quais foram as medidas de agua, permanganato e limao?

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 09 2013, 20:37

Nas minhas soluções, eu usei 8 comprimidinhos de permanganato em 2 litros de agua, e uma colher de sopa cheia de acido cítrico em 500 ml de agua.

Mais ou menos 5 minutos em cada solução, banho em agua limpa 30 minutos trocando a agua 3 vezes.

Foi o que pra mim, e com o meu material funcionou melhor.

Comecei com as soluções mais fracas, mas nada acontecia.

Mensagem por David T L em Ter Ago 06 2013, 08:14

Ótimas dicas.

David T L

Mensagem por Psique10 em Ter Ago 06 2013, 13:02

Sobre a retirada da ferrugem dos selos, ainda não se sabe ao certo tudo pois só o tempo vai dizer se ela volta ou não e tem uma ferrugem dentro do papel, não pode ser vista senão com um produto químico mas infelizmente essa ferrugem não sai.
Psique10

Mensagem por odilo em Ter Ago 06 2013, 13:51

Eu aconselho fazer notações dos selos que sofreram o tratamento. Assim com o passar do tempo e verificando possíveis alterações, se terá uma melhor resposta. 
Eu não troco o meu tratamento por nenhum outro, pois ao longo dos últimos 30 anos foi o que melhor resultado apresentou sem causar deterioração dos selos.
Mas continuem com as experiências, pois só elas nos dão conhecimento.
Até mais,
Odilo
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por pvcfernandes em Ter Ago 06 2013, 16:28

É o meu método Romeu, alias foi o Odilo e outros foristas com suas dicas aqui no fórum que aprendi... Os quais agradeço muito!!

Uma experiência que tive recentemente e achei fantástica foi usar um comprimido inteiro direto no selo com pouca quantidade de água, pouca mesmo, menos de meio copo de água e uma pitada de sal... depois de uns 3 minutos deixando o comprimido dissolver sobre a ferrugem, acrescentei na mistura uma colher de ácido cítrico. Em pouco tempo a água voltou a ficar transparente e o selo limpinho....

Fiz isso com um selo áereo de 300 reis que estava quase jogando fora... O quadro dele era, pontos de ferrugem por todo selo, ferrugem em todo o picote e um ponto de ferrugem daqueles que abrem um buraco no selo, estilo queimadura. (Há um estudo dos tipos de fungos que provocam essa ferrugem aqui no forum, há tipos diferentes de fungos e ferrugens, mas creio que todos morrem do mesmo jeito)

Como não tenho foto dele antes não dá para ter uma ideia, mas vejam como ficou após minha lavagem Kamikase...rs

Ainda sobrou um pouco daquele tipo de ferrugem preta, agora esta mais para ferrugem mesmo..rs Talvez mais uma passada saia, porém para um selo que estava quase descartando, até que ficou legal...rs

Assim que conseguir outro naquele estado farei novamente e registrarei para postar aqui....

pvcfernandes

Mensagem por CLAUDIO BERNARDON em Qua Ago 07 2013, 09:13

Bom dia,

Nunca escrevi sobre a retirada de ferrugem em selos, até porque, utilizo o mesmo método a muito tempo (agua/permanganato/limão), que é o que a maioria faz.
Mas vendo que alguns estão aumentando doses, etc, cabe aqui, o que muitos já escreveram: CUIDADO!!!
Todos os produtos que utilizamos (permanganato/cloro/ ou até água oxigenada), são Oxidantes fortes, por isso eles "retiram" a ferrugem, mas, se utilizarem uma concentração muito elevada, provavelmente estaremos, a longo prazo comprometendo o selo.

Senhores: utilizem concentrações baixas e caso necessário aumentem o tempo de contato.

Att

Cláudio

CLAUDIO BERNARDON

Mensagem por Isara em Sab Set 07 2013, 17:14

Fiquei muito tempo com meus selos guardados em um classificador (uns 5 anos), sem qualquer proteção individual. A mais ou menos um mês fui dar uma olhada no classificador e descobri que as folhas estavam todas amareladas em volta dos selos, com alguns selos colados nas folhas. Lendo os tópicos aqui no fórum descobri que deveria ter guardado os selos em protetores antes de coloca-los no classificador. Então agora, pela primeira vez, vou tentar utilizar essa dica do permanganato de potássio que vocês explicaram tão bem.

Minha dúvida é: devo passar todos os selos que estavam no classificador por esse processo? Alguns apresentam regiões amareladas (principalmente nas pontas), mas outros possuem apenas pequeníssimos pontos amarelados, que só percebi ao analisar muito bem. Vale apena lavar esses selos também? Se guardá-los em um novo classificador, dessa vez com protetores (comprei Maximaphil na Filatelia 77) corro o risco de outros selos serem contaminados com a ferrugem?

Gostaria muito de saber a opinião dos colegas mais experientes.
Muito obrigada. Abraços.

Isara
Isara

Mensagem por pvcfernandes em Sab Set 07 2013, 18:04

Isara, sim, uma vez contaminado o processo não para... são fungos que tem no papel dos seus selos, são pequenas colônias, se vc usar o processo agora neles exterminará essas "colônias"... E se não cuidar agora, eles irão contaminar outros selos sadios que tiverem contato...

Primeiro retire os selos colados do classificador, recorte as folhas do classificador onde estão esses selos e jogue inteiro na água e deixe um tempo para soltar esses selos... depois pode seguir o processo ensinado aqui neste tópico (permanganato x ácido cítrico (ou limão)

Boa sorte!!

pvcfernandes

Mensagem por Psique10 em Sab Set 07 2013, 23:16

Esses  pequenos pontinhos amarelados como diz é a ferrugem que está se iniciando. Caso não queira recortar as folhas dos classificadores para retirar os selos colados, tente retira-los com vapor d'água, deixando o vapor penetrar entre o selo colado e a folha mas tem que ter paciência porque pode levar alguns minutos para soltar o selo.
Psique10

Mensagem por Isara em Dom Set 08 2013, 10:54

Obrigada pvcfernandes e Psique10. Consegui descolar todos os selos do classificador. Já coloquei o classificador no lixo. Deu perda total. Essa semana vou tentar encontrar o permanganato de potássio. Acho que vou realizar o processo com suco de limão e ver como funciona.

Vocês conhecem esse vídeo? "Como remover manchas de ferrugem em selos" de Diogo Almeida, no Youtube.
A concentração que ele usou de água está correta? Li aqui que o comprimido deveria ser dissolvido em um litro de água...

E posso mergulhar mais de um selo ao mesmo tempo?

PS: Tentei colocar o link do vídeo mas apareceu a seguinte mensagem: "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails." Como faço para ter essa permissão?

Abraços
Isara

Mensagem por Psique10 em Dom Set 08 2013, 14:59

Respondendo as suas perguntas:
A concentração de água está correta?
R: Depende da quantidade de selos para ser removida a ferrugem se for poucos selos(menos de 10) não precisa usar 1 litro de água mas sse forem muitos selos + de 20 + ou -) pode usar até 1 litro.
Posso mergulhar mais de 1 selo ao mesmo tempo?
Pode sim, mas de preferência use uma vasilha de vidro transparente exclusiva SÓ PARA OS SELOS se precisar compre uma.
Não vi o vídeo mas entendi o que quis dizer, provavelmente não te era permitido por o link porque ou não era registrada lá ou tinha direitos autorais reservados.

Faça a experiência primeiro com selos baratinhos porque o selo na água perde a goma e o papel rasga facilmente por isso deve fazer a experiência com selos baratinhos e se possível selos com menos de 1,00 de valor de catálogo pois se rasgar, não perderá quase nada. Qualquer falha ou defeito no selo pode desvaloriza-lo, como a goma, falta de picote(s) na denteação, aminci ou adelgaçamento,ferrugem ou pontos dela, riscos, furos, dobras, charneira ou marcas no verso, etc.
Psique10

Efeito do tratamento na goma

Mensagem por Kleber de Araújo em Sab Set 21 2013, 21:55

Tenho uma dúvida. Com esse processo de retirada da ferrugem (permanganato e ácido cítrico) como fica o estado da Goma? Ela sai no tratamento? Se sim, há alguma maneira de impedir isso?
Obrigado.

Sergioselos escreveu:Nas minhas soluções, eu usei 8 comprimidinhos de permanganato em 2 litros de agua, e uma colher de sopa cheia de acido cítrico em 500 ml de agua.

Mais ou menos 5 minutos em cada solução, banho em agua limpa 30 minutos trocando a agua 3 vezes.

Foi o que pra mim, e com o meu material funcionou melhor.

Comecei com as soluções mais fracas, mas nada acontecia.

Kleber de Araújo

Mensagem por odilo em Sab Set 21 2013, 22:07

Olá Kleber,
Sim, a goma vai sair, pois primeiro tens que retirar a goma do selo e só depois fazer o tratamento com permanganato e ácido cítrico. Finalmente passar o selo em água limpa e só então colocar no mata-borrão para secar.
Até mais,
Odilo
odilo

Mensagem por Kleber de Araújo em Dom Set 22 2013, 00:18

Oi Odilo. Obrigado pela resposta.
Eu li um artigo em que o autor diz que em vez de colocá-los debaixo de água, é possível mergulhá-los em tricloroetileno e a goma não será comprometida. Já ouviu falar disso?
Obrigado.
Abraço.
Kleber.

Kleber de Araújo

Mensagem por Agenor em Dom Set 22 2013, 00:25

Kleber,

só a título de informação:

"
Tricloroetileno
Origem: Wikipédia

Tricloroetileno (também chamado de tricloreteno), TCE, é uma substância cuja fórmula química é (C2HCl3). Sua aparência é a de um líquido claro não inflamável, com cheiro adocicado e irritante. O Tricoloroetileno é também conhecido pelos nomes de Tri, Triclor e Tricki

É um hidrocarboneto clorado comumente usado como um solvente industrial e principalmente para o desengorduramento de peças metálicas, ainda que também como ingrediente em adesivos, líquidos, líquidos para remoção de pinturas e para corretores de escrita ("papel líquido") e removedores de manchas.

Foi usado como analgésico volátil, administrado através de inalação em Obstetrícia."

Agenor
Agenor

Mensagem por pvcfernandes em Dom Set 22 2013, 15:07

O Artigo é esse: http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br/artigos/atecnicos/ferrugem.htm

Já li, mas nunca procurei essa substância no mercado. Comprava lotes de um vendedor que os selos vinham todos perfumados, pensava que a pessoa jogava talco ou algo assim, mas pode ser todos selos tratados com esse produto.

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por odilo em Dom Set 22 2013, 16:30

Eu também nunca usei este produto, uma vez que nos selos anteriores a 1950, a goma não é uma grande exigência. Além do mais, pelo que o artigo menciona, as vezes não tem outra solução a não ser com permanganato ....
Vejam a citação no artigo citado :
"A secagem deve ser feita em seguida, sobre urn mata-borrão branco, corn a parte impressa do selo virada para baixo, isto é, para o mata-borrão base. Para os selos novos, o processo é mergulhá-Ios alguns instantes em tricloroetileno: (*) a goma será preservada. Com este processo, as rnarcas de alguns fungos desaparecerão; noutros, a sua proliferação será estancada. Se as manchas persistirem (o que geralmente acontece), não resta outra solução senão dar aos selos novos o mesmo tratamento dos selos usados, perdendo-se, naturalrnente, a goma... "
odilo

Mensagem por pvcfernandes em Dom Set 22 2013, 19:30

Romeu, sabe que fiquei interessado nessa parte que diz:

Com este processo, as rnarcas de alguns fungos desaparecerão; noutros, a sua proliferação será estancada..

Seria uma solução para que a ferrugem não volte mais?

Eu ainda prefiro o uso do permanganato, mas será que se usarmos essa substância após, não evitaria a volta desses fungos?

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por odilo em Dom Set 22 2013, 20:39

A questão dos fungos voltarem ou não a atacar os selos, na minha opinião, tem duas abordagens.
Uma é colocando os selos tratados em protetores ou envelopes de papel manteiga e guardá-los em lugar fresco e seco ( temperatura  < 25ºC e umidade relativa do ar < 65% ).
A outra é tratar o papel do selo. Neste quesito não entendo muito bem. Talvez quem trabalhe com fabricação de papel possa ajudar. Mas pelo que diz o artigo, tratando com tricloroetileno evitaria a volta dos fungos. Nesta linha também se pode usar talco com fungicida de largo espectro.

Aqui no Brasil foi e ainda é muito usado o talco para neutralizar a cola dos selos. Tem filatelista que usa talco com fungicida. Assim estaria neutralizando não só a cola mas também ao ataque de fungos.
E por fim, só manusear os selos usando pinça. Se tiver que pegar no selo para destacar de uma folha ou conjunto, use luva com um pouco de talco. Assim o selo não vai ficar com suas impressões digitais.

Espero ter ajudado,
Odilo
odilo

Mensagem por odilo em Seg Set 23 2013, 22:51

Em breve vou disponibilizar aqui fotos dos selos destas imagens, depois de tratados com o permanganato e o bissulfito de sódio.
São estes os selos antes do tratamento ...

Aqui o verso destes selos com as suas marcas de ferrugem ...

Até mais,
Odilo

Última edição por odilo em Ter Set 24 2013, 09:12, editado 1 vez(es) (Razão : Redimensionamento das fotos.)
odilo

Mensagem por odilo em Ter Set 24 2013, 09:03

Olá amigos,
Embora os selos ainda não estejam bem secos, mas já dá para mostrar os resultados do tratamento recebido.
Vejam a diferença entre antes e depois.

Agora o verso destes selos ....

Comentários ?
odilo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum: