Retirando pontos de ferrugem do selo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Psique10 em Dom Dez 28 2008, 12:41

Para retirarmos a ferrugem dos selos, precisamos de uma poção de Permanganato de Potássio, água e limão. Todo filatelista sempre tem algum selo com ferrugem, mesmo que não seja aquela ferrugem forte com aparência bem característica de cor alaranjada, avermelhada para marrom, mas além deste grau avançado do processo da ferrugem, sem percebermos temos em nossas coleções grande quantidade de selos já com início da contaminação de ferrugem. Devemos observar atentamente os selos no verso e constataremos que muitos deles já estão com manchas amareladas que se não cuidarmos a tempo elas após pouco tempo já terão definitivamente comprometido o papel.

O Dr. Kazuo Kato e Dr. Alex Paulo Picanço em estudo chamado “A Ferrugem nos selos, uma telemicose” , dizem e comprovam que o elemento que provoca a ferrugem nos selos não é o ferro e sim um fungo que ataca qualquer tipo de papel. É o melhor estudo que conheço sobre ferrugem nos selos, escrito na década de 70. ( Na Biblioteca da SPP tem este estudo aos interessados) O método que conheço, de retirar a ferrugem dos selos realmente retira a ferrugem e conserva o selo por muito mais tempo, imune a mesma, mas a marca invisível que a ferrugem já causou no papel permanece para sempre, é irreversível, mas só pode ser vista se molharmos o selo com água ou benzina, aí então ela aparece enquanto o selo estiver molhado, depois ficará novamente invisível. Para evitar este estágio do processo da ferrugem deve-se limpar o selo logo que as manchas amareladas estão começando a aparecer.

1)- Em primeiro lugar colocamos uma poção de Permanganato de Potássio em um recipiente de vidro ou plástico, com aproximadamente um litro de água. A quantidade de Permanganato de Potássio pode ser correspondente a uma colher pequena de café, não muito cheia, isto se o Permanganato for em pó, ou podemos comprar na farmácia em cartelas com pequenos comprimidos, colocando apenas um para cada litro de água.

2)- Em seguida molhamos os selos na água limpa e colocamos no recipiente preparado com Permanganato e deixamos que a solução atue por 3 ou 4 minutos.

3)- Depois, retiramos os selos que estarão com a aparência escurecida pela ação do Permanganato, lavamos em água limpa e colocamos em outro recipiente já preparado com meio litro de água e o sumo de meio limão espremido (ácido cítrico) e deixamos atuar por mais 3 ou 4 minutos.

4)- Após este período de tempo os selos já voltaram a apresentar a sua cor natural, pois a mistura de água com limão já retirou aquela cor amarelada deixada pelo Permanganato. Agora lavamos novamente os selos em água limpa e deixamos secar sobre folhas de jornal ou papel guardanapo ou papel de rolo de parede.

Devemos tomar todo o cuidado ao manusearmos os selos enquanto eles estiverem molhados, pois estarão muito frágeis nesta condição. Quando os selos estiverem quase que totalmente secos, colocamos os mesmos dentro de livros ou listas telefônicas, para que sequem finalmente prensados entre as folhas e fiquem bem lisos e com boa aparência.

Devemos tomar o cuidado de marcar as folhas em que colocarmos os selos pois muitas vezes não conseguimos encontrá-los depois. Outro cuidado que deveremos tomar quando utilizarmos o processo de limpeza da ferrugem: Não colocar em imersão os envelopes que estiverem escritos com tintas a base de água, que era comum antes do aparecimento das canetas esferográficas, bem como não a limpeza de selos azuis ou rosa, selos estes de 1850 a 1900, pois até então as cores eram propositadamente feitas para perderem a coloração caso fossem lavados com a intenção de reaproveitamento dos selos. Após este trabalho, teremos nossos selos novamente com características de selos perfeitos.

Existem outros métodos rápidos utilizando pequena quantidade de água sanitária ou qualquer outro similar diluído com água, ou utilizando líquido de Daquin, encontrado a venda nas farmácias, que ao ser passado sobre a ferrugem, esta desaparece consideravelmente, mas não estou acostumado a utilizar estes processos, porque após algum tempo a ferrugem reaparece ou deixa o papel amarelado.

O filatelista cuidadoso deve sempre que adquirir selos de altos valores, colocá-los na benzina para verificar se os mesmos contém marcas de reparos ou algum tratamento químico, conseqüência da retirada de ferrugem, feito em alguma época anteriormente. Uma coisa é certa: Se não retirarmos a ferrugem dos selos, esta destruirá totalmente os selos e eles perderão o seu valor na sua totalidade. É melhor que o selo fique saneado, mesmo com sinais quase que imperceptíveis, do que perdê-lo totalmente.

Para retirar a ferrugem de envelopes, o processo é o mesmo, mas devemos ter vasilhas maiores e conforme o caso as quantidades também têm que ser maiores, mas nas mesmas proporções descritas. Para evitar que o envelope se descomponha ou soltem os selos, podemos colocá-lo entre duas telas de nylon presas com clips, durante o processo de tratamento, somente retirando das telas quando os mesmos estiverem quase secos, aí então colocaremos os envelopes abertos ou fechados se for o caso, entre folhas absorventes, com pesos em cima para que fiquem bem prensados. Caso os selos se soltem, podem ser recolocados sobre as cartas, mas nunca utilizar cola bastão tipo Pritt ou semelhante, nem cola tipo tenaz, pois estas não soltam mais; devemos colar com colas vegetais tipo goma arábica ou mesmo fixar os selos com charneiras em caso de não achar a cola apropriada.

O bom filatelista deve tomar alguns cuidados preventivos antes do aparecimento da ferrugem, para que a coleção se conserve por muito mais tempo. Devemos guardar nossas coleções em locais secos, arejados e longe do sol ou de seu calor. Periodicamente devemos folhear nossas coleções para não ficarem contaminadas com ácaros ou bolor, provocados por umidade, mas também não podemos guardar em locais totalmente secos e hermeticamente fechados, sem ar algum, pois os selos neste caso perderão o PH necessário na sua composição, ficando assim ressecados e quebradiços, quase que esfarelando, se auto decompondo após longo período de tempo. Talvez seja pior o efeito do ressecamento do papel do que o da umidade.

Quando utilizarmos protetores plásticos tipo Havid, devemos tomar o cuidado de cortarmos um pouco maior, aproximadamente 3m/m maior do que os selos, para dar maior proteção aos selos, pois em diversas ocasiões em que parte dos selos ou picotes ficaram para fora do protetor, estas partes foram contaminadas com a ferrugem. Quando utilizarmos as charneiras para fixação dos selos, deveremos umidecê-las utilizando sempre um pano úmido e uma leve encostada da charneira neste pano bastará para que fique em posição de serem utilizados, o que não podemos fazer é usar a saliva para esta finalidade, pois a saliva tem ácidos que com o tempo danificam o selo.

Não devemos folhear as coleções próximo de janelas em dias chuvosos, pois o ar estando úmido contribuirá com o aparecimento da ferrugem nos selos. Os selos são fabricados sobre o suporte papel, que não é eterno, podemos apenas aumentar ou diminuir a duração deles; portanto devemos tomar todas as providências para que permaneçam perfeitos o maior tempo possível. É comum escutarmos falar que nos papéis antigos era comum o aparecimento da ferrugem, que os papéis e gomas atuais são melhores, mas constantemente vemos selos de períodos recentes já com marcas de amarelamento, que é o início do processo da ferrugem. Devemos verificar bem aquilo que adquirimos, pois selos com ferrugem podem contaminar nossas coleções, álbuns ou classificadores.
O Sr. Sérgio Marques da Silva é presidente da Sociedade Philatélica Paulista.
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Dez 15 2011, 17:08

é bem completa esta esplicaçao interessante
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 42
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Psique10 em Sex Dez 16 2011, 08:56

Atualmente, o melhor método que conhecemos aqui no SB, é o método Bomba. Esse parece ser mais eficiente.
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Dez 16 2011, 09:19

este funcionou (bomba) aqui .
avatar
Ernane Ferreira

Idade : 29
Data de inscrição : 25/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Psique10 em Sex Dez 16 2011, 17:44

Não disse que era eficiente?
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Rosalin em Sab Dez 31 2011, 17:14

Essa "receita " serve para apenas 1 selo ??? até quantos posso usar ?
avatar
Rosalin

Idade : 24
Localização : Dourado -SP
Data de inscrição : 09/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Jan 01 2012, 10:23

Olhe amigo quanto ah isso não sei. testei com 7 selos aqui fiz no limao msm
avatar
Ernane Ferreira

Idade : 29
Data de inscrição : 25/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por odilo em Seg Jan 02 2012, 14:07

Olá amig@s,
Eu costumo juntar os selos que vão receber o tratamento para a retirada da ferrugem. Então preparo as soluções em pequenas bacias ( diam=30cm) e utilizo peneiras de plástico para colocar o selos dentro do banho. Assim não preciso "pescar" eles. Como uso uma concentração relativamente forte, 3 a 4 minutos basta em cada banho. Na peneira eu coloco em média 10 selos de cada vez. Assim posso processar de 100 a 200 selos.
Meu limite são as folhas de mata-borrão para secar os selos.
Até mais,
Odilo

_________________
Romeu Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 76
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Rosalin em Seg Jan 02 2012, 15:13

Obrigado pela dica Odilo ^^
avatar
Rosalin

Idade : 24
Localização : Dourado -SP
Data de inscrição : 09/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Psique10 em Seg Jan 02 2012, 22:44

Valeu pela dica Romeu.
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Rosalin em Ter Jan 03 2012, 21:59

Fiz a lavagem hoje e fiquei muito feliz com o resultado . a maioria teve eliminação total da ferrugem. Nos outros ficaram marcas quase imperceptíveis. irei aplicar Vanish neles, assim que puder comprar. Agora , selos com contaminação avançada, não dá para salvar . Pelo menos eu não consegui.

Lavei 100 por comprimido
avatar
Rosalin

Idade : 24
Localização : Dourado -SP
Data de inscrição : 09/10/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Jan 03 2012, 22:22

Rosalin escreveu:Fiz a lavagem hoje e fiquei muito feliz com o resultado . a maioria teve eliminação total da ferrugem. Nos outros ficaram marcas quase imperceptíveis. irei aplicar Vanish neles, assim que puder comprar. Agora , selos com contaminação avançada, não dá para salvar . Pelo menos eu não consegui.

Lavei 100 por comprimido

amigo nao precisa ser vanish. generico tmb serve rs
avatar
Ernane Ferreira

Idade : 29
Data de inscrição : 25/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:17

Sei que não devia, mas eu fiz um teste hoje... Água e Cloro de piscina.
Como era um par vertical deu pra fazer bem a comparação. Notem o carimbo.

[img] [/img]

_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:19

[img] [/img]

_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jun 02 2013, 19:19

interessante tem imagem do selo antes de lavar?

_________________
Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 42
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:21

O da direita não foi lavado. O par serve de comparação.

_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jun 02 2013, 19:22

o carimbo ficou mais forte entao?

_________________
Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 42
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:25

O da direita não foi lavado. Nem a olho nu, nem com UV, notei nehuma alteração, nem no papel, nem na tinta, nem no carimbo. Depois desse ja lavei mais uns 20, sem nenhum desbotamento.


_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jun 02 2013, 19:27

mas nao coloca no sol entao rsrsrs. Sim seria interessante fazer este teste sobre selos mais velhos

_________________
Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 42
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:28

Tinha um mais antigo... vou ver agora no afinsa que ano ele é...

_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jun 02 2013, 19:31

siminteressante de ver se os selos do brasil tipo cruzeiros ou madrugas ou outros sobreviveriam a este teste pois o tipo de tinta e papel nao foi o mesmo

_________________
Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 42
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:33

Um de 1937, e um de 1951. Um impresso em Off-set, e o outro fotogravura.

_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 02 2013, 19:38

Os mais antigos de portugal (Dom Luis não aguentam nem agua pura),pois desbotam.

Vou fazer uma "CAMARA DE GÁS" e colocar alguns selos la dentro.

Seria uma "cama" de cloro, uma tela pra separar o contato com o cloro, e o selo em cima. (copiei do Roger a idéia, só mudei o produto).

_________________
Coleciono Brasil comemorativos novos, regulares usados, Portugal, Colonias de Portugal e Machins. Sempre procurando trocas pra fazer.
avatar
Sergioselos

Idade : 50
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 22/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jun 02 2013, 19:39

interessante eu nao me conheço em quase nada na lavagem ^^

_________________
Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
avatar
Mitch Macgregord

Idade : 42
Localização : Florianopolis (Brasil)
Data de inscrição : 06/03/2009

http://selorium.blogvie.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por H Roberto em Dom Jun 02 2013, 19:44

O da esquerda é o que foi lavado e parece estar com as cores mais vivas.
Tempos atrás já me disseram que deixar o selo na salmora por alguns minutos
dá nova vida às cores e ajuda a conservar assim por mais tempo como as lavadeiras fazem com roupas coloridas.
Teria o sódio as mesmas propriedades do cloro? Os dois entram na composição do sal. Vou fazer uma experiência
com um selinho qualquer.
avatar
H Roberto

Idade : 69
Localização : Santa Maria - RS - Brasil
Data de inscrição : 22/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Retirando pontos de ferrugem do selo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum