Selos Carimbados ou Novos?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Selos Carimbados ou Novos?

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Fev 22 2014, 22:15

vai de cada um. eu faço por selo tipo independente de usado ou novo.

Ernane Ferreira

Mensagem por zod100 em Sab Fev 22 2014, 22:30

Todas as minhas coleções de países (fora o Brasil) eu uso selos novos e usados. Na s temáticas prefiro só selos novos.

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Fev 23 2014, 07:17

Eu uso carimbados e novos, não vejo problema, porém eu prefiro os carimbados, desde que bem batidos, concordo com a filatelia européia, que prega que o selos deve ser carimbado para demonstrar que teve uso e cumpriu o seu fim e não algo apenas comercial. mas algumas emissões, por exemplo das temáticas de fauna, as vezes é difícil achar carimbados.
Gosto muito dos carimbados na minha coleção do Brasil, acho que deixa um algo a mais... Porém cada um coleciona e arruma sua coleção conforme gosta.
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por amaury luiz possidente em Sab Mar 08 2014, 01:55

Desde quando eu comecei à colecionar uma questão me veio à mente:
O selo novo é realmente um selo?
Deixe eu explicar a minha dúvida:
Na verdade, se raciocinarem bem, tudo criado para uma finalidade só existe como meio se for utilizado para o fim.
Até ai tudo bem, só que na filatelia o selo usado teve o seu curso normal, enquanto que o selo novo ainda se trata de um objeto à ser utilizado.
Eu acho que para a filatelia isso é mto importante, tanto que os alemãos preferem colecioná-las usados, tenho uns dois ou tres amigos que mantenho contato na Alemanha que dizem que não consideram o selo enquanto novo, é mera "figurinha".
Isso tudo pode parecer mera bobeira minha, mas isso sempre me intrigou, tanto que eu prefiro colecionar selos usados.
amaury luiz possidente

Mensagem por Psique10 em Sab Mar 08 2014, 17:41

Não é uma bobeira não Amaury, é uma grande verdade que eles preferem colecionar usados, mas quando abri o tópico me referia as coleções competitivas, eu também em minhas outras coleções que são livres, misturo novos com usados mas a ideia é com o tempo trocar os usados por novos para ficar mais bonita a coleção e mais estética também e se não viram as coleções de europeus no site da Exphonet.com ainda observem que só há selos novos, salvo as peças que são circuladas.
Psique10

Mensagem por amaury luiz possidente em Sab Mar 08 2014, 18:12

Uma das curiosidades que eu tenho aqui no forum é ver sua coleção de xadrez.Deve ser bem legal.
amaury luiz possidente

Mensagem por Psique10 em Sab Mar 08 2014, 18:29

Ela não está pronta ainda Amaury mas até onde já montei está desenvolvida mas já percebi alguns erros e precisa de uns ajustes ainda, mas posso mostrar a parte que está sem ajustes ainda só tem um problema...não posso por aqui no SB porque não consigo mais entrar no Imageshake nem no Photobooket mas posso enviar em anexo para você, mas lembre-se falta alguns ajustes e tem mais da metade das folhas para montar ainda a principio desejo montar para 2 quadros porque depois vou ter que acrescentar mesmo rsrsrsrsrsrs.Me envia o seu endereço por MP que eu mando para o seu e-mail.
Psique10

Mensagem por FernandoSilva em Sab Mar 08 2014, 18:52

Justamente pela dificuldade que o Prussak comentou, parei de colecionar MINTs e tenho dado preferência aos novos. O grande problema é manter a goma, por isso os novos (sem goma), são melhores e muitoooo mais baratos.
É triste comprar um selo MINT e ele já chegar grudado, exigindo uma lavagem. Como nosso clima é quente, é fácil o selo grudar durante o transporte.
Abraços!
FernandoSilva

Mensagem por Psique10 em Sab Mar 08 2014, 18:54

Concordo plenamente. Também prefiro os novos aos mints.
Psique10

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Sab Mar 08 2014, 19:11

Hoje fui na olho de boi para adquirir o RHM C3 e o C4, e resolvi adquirir os dois carimbados, inclusive com dois belos carimbos do Rio de Janeiro, porém no meu álbum do Brasil tenho selos carimbados, novos e MINTs. Depende de como consigo eles, kkk... abraços.
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por FernandoSilva em Sab Mar 08 2014, 19:13

Prussak,
Tem aquela questão de qualidade do carimbo, que o Odilo levantou em sua primeira mensagem nessa sala. Se o carimbo é bem legal, como esses seus, vale a pena para quem curte carimbo.
Eu tenho colocado em meus alguns apenas carimbos do império (por enquanto). Penso em colocar usados para tapar buracos no restante.
Abraços,
FernandoSilva

Mensagem por Cadmo Soares Gomes em Sab Jul 12 2014, 12:47

Este é um daqueles temas sobre os quais não parece existir consenso.
Quando era muito jovem, comecei minha coleção e, sob orientação principalmente de comerciantes de selos, colecionei selos novos. Muitos anos depois, passei a apreciar mais os carimbados, pois entendi que aqueles haviam cumprido a sua função, sendo diferentes de figurinhas compradas em banca de jornal (que é como passei a ver os selos novos). Não via mais graça nenhuma em colecionar algo que não havia dificuldade nenhuma para conseguir, bastando pagar. Infelizmente, a coleção já estava avançada e, assim, mantive a coleção de Brasil com novos até o ano 2000.
A partir do séc. 21 comecei a coleção de Brasil-usados. Mil vezes mais difícil de conseguir, mas que alegria que é quando coloco mais um no álbum!
Cadmo Soares Gomes

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Jul 12 2014, 13:44

Cadmo Soares Gomes escreveu:Este é um daqueles temas sobre os quais não parece existir consenso.
Quando era muito jovem, comecei minha coleção e, sob orientação principalmente de comerciantes de selos, colecionei selos novos. Muitos anos depois, passei a apreciar mais os carimbados, pois entendi que aqueles haviam cumprido a sua função, sendo diferentes de figurinhas compradas em banca de jornal (que é como passei a ver os selos novos). Não via mais graça nenhuma em colecionar algo que não havia dificuldade nenhuma para conseguir, bastando pagar. Infelizmente, a coleção já estava avançada e, assim, mantive a coleção de Brasil com novos até o ano 2000.
A partir do séc. 21 comecei a coleção de Brasil-usados. Mil vezes mais difícil de conseguir, mas que alegria que é quando coloco mais um no álbum!

Cadmo,

E é nesse seu interesse, e de muitas outras pessoas também, é que fez surgiu uma indústria dos CARIMBOS FALSOS (No Brasil e no mundo).

E olha que isso começou já em final do Século 19 e proliferou mais ainda no Século 20. Agora nesse nosso novo Século isso se tornou uma epidemia...

Se por um lado ficou mais fácil (e muito mais fácil) fazer carimbos falsos, ficou bem mais fácil - cientificamente - identificar esses carimbos. Mas para isso a prática é fundamental.

É sempre uma luta de quem faz o melhor trabalho: O falsificador ou aquele que desmarcara esse sujeito.

Esse é um dos assuntos que mais travo com alguns colegas do Forum em outros ambientes (facebook, email), porque não interessa a todos!!!

Mas fiquemos atentos, pois os falsificadores e comerciantes filatélicos oportunistas (desonestos) descobriram que esse nicho de carimbos faz brilhar os olhos de muitas pessoas. Mas não confiem cegamente no que vê, pois uma grande parte de todos os carimbos é falsa.

Carimbo vale muito mais que selo novo - FATO! Carimbo raro vale muito mais ainda - OUTRO FATO!!!!

E carimbos é safra (risos). Tem carimbos que ficam desaparecidos por décadas e de repente surge uma leva. Coincidência? Acorda colecionador!!!!!!!

No meio filatélico brasileiro é conhecido pelo menos dois falsificadores no nosso meio, que usam comerciantes desonestos (e as vezes despreparados) para passar suas raridades. Lucros e fortunas gigantescas surgem por trás dessa prática.

Ou seja, vai comprar algo raro ou caro, consulte alguém que saiba um pouco mais que vc. E desconfie sempre dessa indústria de CERTIFICADOS!!!

Um abraço e "take care",

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por FernandoSilva em Sab Jul 12 2014, 16:30

Já ouvi de muitaaa gente que tem um comerciante por aí que fica fazendo certificado e propagando essa cultura, mas que nem sempre atesta a verdade. Desconhecimento? rsss...
FernandoSilva

Mensagem por Convidado em Dom Jul 13 2014, 10:40

Vc está falando de Carimbologia do Império ?

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Dom Jul 13 2014, 10:52

FernandoSilva escreveu:Já ouvi de muitaaa gente que tem um comerciante por aí que fica fazendo certificado e propagando essa cultura, mas que nem sempre atesta a verdade. Desconhecimento? rsss...

P/ Certificar Carimbos não tem uma descrição por Ex = Tinta , e o que se envolve o processo da mesma , é complicado falar deste sentido , mas que tem muito falsos sim , conheço alguns no Ebay , sendo que lá é uma válvula de escape p/ eles , então se deve estudar pelo menos a data e comparar com algumas cartas p/ saber se bate com a época de impressão destinos etc...

Convidado
Convidado

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jul 13 2014, 14:33

Amigo Iury isto que diz é a base de base, pois a tinta do carimbo, a marca, o tipo do papel da carta, pois esta também nos da muita informação, a impressao e muita coisa ainda, pois falsificaçao pode ser de artista ou mesmo fajuta.

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por odilo em Dom Jul 13 2014, 21:52

Nos selos da república também temos muitos casos em que o selo carimbado pode não ser falso, mas não foi circulado.
Sobre isto escutei uma discussão de que quando houve a mudança dos carimbos datadores de ferro para os novos de borracha, teve alguns espertos que conseguiram estes carimbos datadores emprestado por um tempo para estudar eles. Depois de certo tempo devolveram. A maioria foi então encaminhada para o Museu dos Correios em Brasilia. Alguns que estavam danificados foram dados baixa no almoxarifado/patrimônio e dai foram vendidos como "ferro velho". Alguns destes serviram para "salvar selos novos sem goma". Nestes casos somente pelo exame da tinta é possível verificar ou então pela localidade, quando muito frequente. 
Mas estes são geralmente selos comemorativos e um ou outro regular, quando o preço do carimbado for mais alto que o novo sem goma.
É bem provável que também tenham usado estes carimbos para "fabricar" envelopes de história postal.
Eu consegui resolver os problemas de conservação dos meus selos, somente a partir de 1998. Assim que aqueles que pegaram ferrugem antes desta data eu tive que fazer a limpeza para salvar muitos deles. Eu comecei a comprar selos direto nos correios em 1970, assim que passei a colecionar eles no estado Mint. Abaixo de 1955, ai já é mais difícil e caro conseguir selos Mint. Não tenho vergonha de dizer que na verdade o que coleciono são "figurinhas" que tiveram ou ainda tem um valor, pelo menos o facial. As variedades, quando encontro, são naturalmente bem vindas.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: