Selos Carimbados ou Novos?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Selos Carimbados ou Novos?

Mensagem por Psique10 em Dom Dez 28 2008, 01:49

A utilização de selos carimbados ou novos depende do gosto e das facilidades de cada um, embora não se recomenda que numa mesma coleção se misture selos novos com usados, salvo as raras exceções em que o selo usado é mais cotado do que seu exemplar novo, ou seja, mais importante, raro, difícil de ser encontrado.
Tal recomendação é válida principalmente numa temática que fica empobrecida e menos atraente com carimbos inexpressivos, os quais, às vezes, cobrem toda ou parte da vinheta do selo.
Psique10

Re: Selos Carimbados ou Novos?

Mensagem por iktius em Dom Mar 08 2009, 12:00

hola Psique10
he leido todos tus post y no me queda mas que FELICITARTE por ellos, son muy utiles para los nuevos coleccionistas....
saludos

iktius

Mensagem por Psique10 em Dom Mar 08 2009, 14:55

Gracias amigo, e eso miesmo que quiero hacer.
Psique10

Mensagem por odilo em Sab Mar 09 2013, 00:07

Olá amig@s,
Estou retomando este debate, porque vai chegar um momento em que nós vamos ter que realmente tomar uma decisão.
Ou fazemos a coleção ou algumas séries com selos novos ou só com usados.
Quando a opção for por selos usados, devemos tomar certas precauções para não termos dores de cabeça no futuro.
Além da qualidade do selo (primeira escolha) temos que considerar o carimbo sobre o mesmo.
Nos selos usados são exigidos carimbos bem batidos, legíveis, sem borrão e com data da época da emissão quando for o caso.
Se o carimbo não for legível, o valor do selo pode chegar a zero.
Assim que se deve ler sempre as anotações nos catálogos para verificar a qualidade que é referência para o valor dos selos usados.
Como se isto não bastasse, o carimbo é muito mais fácil de ser falsificado que o selo.
Portanto quando o preço do selo usado for mais caro que o selo Mint, tenham estas observações em mente.
Não é por outra razão que aqui no fórum estamos reclamando dos correios que não carimbam mais os selos nas cartas.
Observem que esta tendência esta acontecendo em todo o mundo.
Assim, fiquem atentos para os selos modernos com carimbos bem batidos, alguns podem ser falsos ou mesmo carimbos de favor.
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Sab Mar 09 2013, 09:57

Bem lembrado Odilo, é uma complicação só... recebi várias sem carimbos..kk e enviei outras que foram tmb...

Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Marcos villaca em Dom Mar 24 2013, 04:00

Acho que o importante e nao misturar selos carimbados e selo novos. Obviamente os novos possuem maior valor comercial mas tb custam mais caros. Completar uma colecao de selos modernos carimbados e muito mais dificil que uma de selos novos. Acho que com o tempo os selos modernoscarimbados terao o mesmo valor dos selos novos. Conheco filatelista que compram selos novos e pedem para os correios carimba-los. Tal procedimento e um profundo disperdicio de dinheiro. Minhas colecoes tradicionais (paises) sao com selos carimbados.

Marcos villaca

http://www.paginadocolecionador.com.br

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Mar 24 2013, 11:59

amigo nao recomendo selo mint. A dor de cabeça de manter eles no estado é muito maior do que nas dos usados. O Valor destes selos por 1940 nao importa tanto devido ao fato do valor de revenda. E o preço de compra deles é bem alto alguns grande maioria pode ser encontrada a preço baixo.
Não recomendo. Depois que enferruja mesmo com hawid etc .... voce ver ele estragando bate uma tristeza
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Dom Mar 24 2013, 15:29

Olá amig@s,
Bem lembrado Ernane, moramos num país tropical. Tem lá suas vantagens, mas para conservar os selos novos com goma e em perfeito estado MINT temos que gastar um pouco mais.
Sobre os carimbos, vejam o tamanho dos carimbos modernos do Brasil. Além disso a tinta que usam não pega em alguns selos devido a cobertura com certos vernizes. Para fazer um envelope com carimbo de primeiro dia e mais o datador tem filatelista aqui que passa bem de leve bom bril sobre a região onde vai ser colocado o carimbo. Então sim a peça fica com todo o carimbo visível.
Até mais,
Odilo
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por RomeuNatale em Dom Mar 24 2013, 21:03

Como já disseram outros amigos, aí acima, não se misturam nas coleções selos novos com usados. É inadmissível! Porém, temos algumas coisas a levar em consideração, algumas que pensei durante todos os anos em que sou filatelista.

Eu sempre entendi que o selo só pode ser considerado como tal se cumpriu o seu destino, o de portar cartas ou, pelo menos, de estar disponível para tal. Por exemplo, eu não considero os cinco blocos da Brasiliana 83 como sendo selos postais, no máximo são bailarinas de alto preço, tanto que não os tenho na minha coleção de blocos, estão a parte a espera de alguma negociação. O mesmo vale, para mim, selos que foram lançados com o mesmo propósito, o de explorar colecionadores e eu, como filatelista, só os considero como figurinhas, daqueles tipos vendidas em bancas de jornais.

Eu coleciono os ordinários (incluindo clássicos) novos e usados, independente do que o tempo fez com eles. Também acredito que qualquer tentativa de preseração forçada (química, etc) tira a originalidade dos selos e passam a ser apenas itens de coleção e não material filatélico. É exatamente o que acontece com as antiguidades, sejam moedas ou móveis, por exemplo.

Esta é a minha humilde opinião e que levo a risca!
RomeuNatale

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Mar 24 2013, 21:19

Boas considerações amigo Romeu...
Hoje se pensarmos em valor de preço, não considero a filatélia um investimento, pois não se ganha dinheiro com selos, ... o colecionador não deve pensar em ganhar dinheiro e sim pensar na sua coleção... na melhor forma de organiza-la, o que colecionar, como manter etc... vi várias coleções de vocês amigos, e como colecionador sei que ela não tem preço para cada um que a montou... como adoro a coleção que estou montando... apesar de discordar em relação a selos novos e carimbados... gosto mais dos carimbados e dos que tens carimbos legiveís... estou começando a pensar na carimbologia e aí irei refazer toda ela... abraços...

Mensagem por Psique10 em Dom Mar 24 2013, 21:43

Entrando no debate também, penso que os selos com carimbos legíveis devem estar principalmente em peças filatélicas, não necessáriamente em selos isolados de peças. Explico meu ponto de vista. Os carimbos legíveis em selos fora de peças podem atrapalhar a visão do tema (desenho) do selo , prefiro parte dos carimbos não no canto e aprecio também um carimbo fraco que quase não apareça no selo desde que não atrapalhe a visão do tema.
Psique10

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Mar 24 2013, 22:17

Prezados amigos.

Colecionar selos novos ou usados é, inicialmente, uma questão pessoal. Geralmente, condena-se a mistura entre selos novos e usados em uma mesma coleção, porém na prática isso é bem complicado. Por exemplo, as minhas coleções tradicionais são formadas por selos usados, contudo, determinadas séries ou anos eu dificilmente obtenho selos usados de qualidade e nestes casos eu não tenho pudores em inserir na coleção selos usados.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Mar 24 2013, 22:20

eu tenho novos e usados nao vejo problema nisso .
Ernane Ferreira

Mensagem por Psique10 em Dom Mar 24 2013, 23:17

Quanto ao uso de novos e usados juntos, também não vejo problema.
Psique10

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Seg Mar 25 2013, 06:17

Como já mencionado neste tópico, os selos novos são complicados de manter, ainda mais na região Sul, e em CTB, que hoje pela manhã tem sol, depois chuva, nubla, chuvisca, faz frio, calor tudo duma vez só...

Mensagem por Psique10 em Seg Mar 25 2013, 15:28

Concordo Prussak. Aqui na minha cidade no sul do país também é difícil de manter, mas não é tão frio como Curitiba, a variação de tempo é um pouco menor só.
Psique10

Mensagem por pvcfernandes em Seg Mar 25 2013, 21:41

Eu coleciono os dois em separado... in natura sem carimbo mint ou novo e carimbados ou usados... os dois se completam na minha visão....

Outro problema dos mint é que nem todo mint realmente é mint pode ser um regomado....rs

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por redneckbr em Ter Mar 26 2013, 11:58

Psique10 escreveu:Quanto ao uso de novos e usados juntos, também não vejo problema.

Só tenho coleções clássicas (nenhuma temática) e, nestas coleções, misturo novos e usados sem dó ...

Talvez dentro das regras de uma exposição / competição isso não seja aceitável (Não sei, nunca participei) mas para minha coleção pessoal está bom demais ! Prefiro ter uma coleção mais completa que misture novos e usados do que me limitar ou gastar mais para evoluir minha coleção.

Gostaria de entender mais dos colegas porque vêem esta situação como inaceitável ! É por gosto pessoal ? Por causa de regras nas exposições ? Boas práticas?
redneckbr

Mensagem por Agenor em Ter Mar 26 2013, 12:55

eu sou igual a muitos colecionadores, misturo novos e usados, etc. eu não entendo porque ficar com selos com goma ou sem, eu não vou mais utiliza-lo? essa é minha opinião.
Agenor

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Mar 26 2013, 19:05

Bons questionamentos Redneckbr! Eu ainda não tive oportunidade de participar de uma exposição oficial, porém costumo ler e ouvir muito sobre montagens de coleções para exposição. No caso das coleções temáticas, recomenda-se o uso de selos sem carimbo ou mints, pois as marcas postais, quando presentes em uma coleção, devem estar de acordo com o tema abordado pela coleção. Exemplo: na segunda folha da minha coleção sobre os Jogos Olímpicos no mundo antigo, menciono os Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas. Se eu inserir nela um selo ou uma peça filatélica qualquer obliterados, as marcas presentes nesses deverão estar em concordância direta (de preferência) ou indireta com o conteúdo escrito na folha em questão. Ah, mas eu tenho um belo envelope circulado entre a Argentina e o Brasil com um belo selo alusivo ao centenário dos Jogos de 1896, porém a obliteração aplicada sobre ele é datadora e não tem relação alguma com o assunto tratado na folha! Eu perderei pontos, pois, antes de qualquer coisa, em uma coleção temática, o que é visto primeiro em itens "carimbados" é a coerência entre os carimbos e os assuntos tratados nas coleções. Creio que, aí reside a orientação para o uso de selos "menta" (mints) nas coleções temáticas para exposição.

Nas minhas coleções temáticas eu procuro seguir esse princípio, porém nas demais, dou preferência, incialmente, aos selos usados. Porém, quando não dá para obtê-los, como já postei anteriormente, não tenho pudor em inserir selos novos.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por pvcfernandes em Qua Mar 27 2013, 07:13

redneckbr no meu caso é gosto pessoal eu gosto muito de história postal e monto minha coleção de forma que ela por si só conte sua história.... Mas não vejo problemas em misturar novos com usados, não pratico, mas acho que cada coleção é pessoal e cabe ao colecionador decidir o que ira em cada quadrante de sua coleção. O importante é agradar ao colecionador.

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por lmellobarbosa em Qui Abr 04 2013, 07:59

Psique10 escreveu:
... salvo as raras exceções em que o selo usado é mais cotado do que seu exemplar novo, ou seja, mais importante, raro, difícil de ser encontrado...

Mudando um pouco o rumo da conversa, além da raridade, que fatores podem levar um selo usado a ser mais valioso que um novo?

Faço a pergunta porque desejo adquirir a série dos semi-postais do Vaticano de 1933 (Sc B1-B4), e o catálogo Scott 2009 diz que eles valem US$ 39.25, novos, ou US$ 43.00, se usados.

A propósito, alguém aí tem esses para venda ou troca?  Wink

Até mais,
Leonardo.
lmellobarbosa

Mensagem por pvcfernandes em Qui Abr 04 2013, 08:30

Leonardo, essa questão foi levantada aqui: http://selosdobrasil.forumeiros.com/t3548-selo-usado-mais-caro-que-novo

Em regra são selos que teve emissão reduzida e poucos circulados...

O difícil em comprar um usado nessas condições é saber se o carimbo é verdadeiro. Há comerciantes que visam apenas o lucro... todo cuidado é pouco ao comprar selos assim.

Boa sorte!!

pvcfernandes

Mensagem por lmellobarbosa em Qui Abr 04 2013, 08:38

Obrigado pela dica!

Tenho que ser mais atento ao fazer as buscas no fórum... Embarassed

Até mais,
Leonardo.
lmellobarbosa

Mensagem por carol c em Sab Fev 22 2014, 20:47

Estava hoje lendo este tópico mais que antigo.
Eu particularmente tenho minha coleção toda misturada. Quero é poder apreciar o selo. Se o carimbo não impedir isso, pra mim tá valendo!!
Abraços.
carol c

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: