Protegendo selos e coleções contra a umidade

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Protegendo selos e coleções contra a umidade

Mensagem por andreioc em Sex Dez 26 2008, 12:38

Oi amigos,

Coloco a disposição de todos um guia sobre o uso de silica gel. Trata-se daqueles saches usados para absorção de umidade. Uso ha mais de dois anos com muito exito. Pra fazer o download acesse minha web page: http://www.seloshow.com

Última edição por andreioc em Dom Out 30 2011, 22:38, editado 1 vez(es)
andreioc

http://www.seloshow.com

Re: Protegendo selos e coleções contra a umidade

Mensagem por Glauber em Sex Dez 26 2008, 16:20

Amigo, realmente é um ótimo artigo. Ensina-nos muito bem, inclusive com pormenores e tira as dúvidas mais frequentes.

Obrigado! Wink Wink Wink

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Luiz Claudio em Ter Abr 28 2009, 02:12

Amigos,

Tenho pesquisado e lido muito a respeito de como proteger uma coleção de selos contra umidade mas ainda não consegui chegar a uma conclusão satisfatória.

Muitos sugerem o uso da Silica Gel nos armários em que guardamos nossas coleções, outros indicam pequenos aparelhos elétricos denominados Aparelho Anti-Umidade ou Desumidificador e ainda há quem defenda o uso daqueles Anti-Mofos que são vendidos em supermercados (fotos dos 3 abaixo).

Pois bem, minha dúvida se refere ao quesito confiabilidade desses métodos. Eles realmente funcionam ou não passam de artifícios sem efeito pratico nenhum?

Pergunto isso pois no meu ponto de vista esses recursos só funcionariam em ambientes herméticamente fechados, ou seja, em ambientes não vedados (armários, estantes, gavetas, etc) isso tudo não passaria de um placebo ineficaz.

Como moramos num país tropical essa preocupação tem me acompanhado já a algum tempo, mas ao mesmo tempo em que eu cogito utilizar algum desses métodos penso que vou estar apenas jogando dinheiro fora.

Qual é a opinião de vocês sobre o assunto?

Abraços.
Luiz Claudio

Mensagem por ScorpionDz em Ter Abr 28 2009, 06:10

Hi Andrei
thank you for this blog link
i collect joint issue too Smile and it'sa real pleasure when you find the issue of each coutry!
tell me where can i show you some of my joint issues,adn i'll do it
thanx
Ismaïl
ScorpionDz

Mensagem por Rnbastos em Ter Abr 28 2009, 10:53

Luiz Claudio escreveu:Amigos,

Tenho pesquisado e lido muito a respeito de como proteger uma coleção de selos contra umidade mas ainda não consegui chegar a uma conclusão satisfatória.

Muitos sugerem o uso da Silica Gel nos armários em que guardamos nossas coleções, outros indicam pequenos aparelhos elétricos denominados Aparelho Anti-Umidade ou Desumidificador e ainda há quem defenda o uso daqueles Anti-Mofos que são vendidos em supermercados (fotos dos 3 abaixo).

Pois bem, minha dúvida se refere ao quesito confiabilidade desses métodos. Eles realmente funcionam ou não passam de artifícios sem efeito pratico nenhum?

Pergunto isso pois no meu ponto de vista esses recursos só funcionariam em ambientes herméticamente fechados, ou seja, em ambientes não vedados (armários, estantes, gavetas, etc) isso tudo não passaria de um placebo ineficaz.

Como moramos num país tropical essa preocupação tem me acompanhado já a algum tempo, mas ao mesmo tempo em que eu cogito utilizar algum desses métodos penso que vou estar apenas jogando dinheiro fora.

Qual é a opinião de vocês sobre o assunto?

Abraços.

Exato... em ambientes nao-fechados, haja anti-mofo pra "chupar" a umidade do ambiente todo!!!!
Smile

Embora eu seja novo no hobby, isso também me preocupa... em como manter essa coleção "inteira" por longos anos...... Smile
Rnbastos

http://www.krull.com.br

Mensagem por MCN2007 em Ter Abr 28 2009, 20:52

Olá a todos,

O Sr. Romeu de Florianópolis pode ensinar muito sobre este assunto, já conversamos algumas noites sobre a 'maldita' ferrugem que acomete os selos. Ele tem excelentes dicas..

Saudações, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por andreioc em Ter Abr 28 2009, 21:14

Luiz e amigos,

A preocupação com a umidade é sem dúvida muito importante.

A silica gel tem poder de absorver a umidade (na verdade o fenomeno chama-se adsorção). Veja nas fotos abaixo o que acontece em uma embalagem ziploc sem silica gel e com silica gel. A silica absorve umidade rapidamente, baixando a umidade relativa de 53% para 21% (na verdade até mais pois este modelo de higrometro não mede umidade relativa abaixo de 20%). A silica gel tem um limite de absorção e depois de algum tempo satura (perde capacidade de absorver). Dentro de ambientes abertos a capacidade de absorção se esgota rapidamente. Confirmo que a silica gel somente é eficiente em ambientes herméticos.

Mantenho meus selos em caixas plasticas hermeticas. Uso saches de silica dentro das caixas. Tenho 3 medidores de umidade (higrometros) e comparo a umidade nas caixas, no ambiente da casa e no exterior. A silica mantem a umidade da caixa dentro de niveis aceitáveis (mantenho entre 45% e 65%) e também importante: evita variações buscas de umidade. Tambem uso sacos plasticos ziploc pois assim posso manipular os selos sem expo-los a umidade. Uso classificadores com folhas plasticas pois os de papel vão sofrer com a umidade (amarelando e enferrujando). Nos dias muito umidos (umidade relativa acima de 65%) não manipulo selos no ambiente aberto. Parece radical mas tenho como missão manter os selos em perfeitas condições.

Isso tudo somente vai ter resultados se os cuidados forem mantidos ao longo dos anos.

andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por Luiz Claudio em Ter Abr 28 2009, 23:19

andreioc escreveu:Luiz e amigos,
A preocupação com a umidade é sem dúvida muito importante.
A silica gel tem poder de absorver a umidade (na verdade o fenomeno chama-se adsorção). Veja nas fotos abaixo o que acontece em uma embalagem ziploc sem silica gel e com silica gel. A silica absorve umidade rapidamente, baixando a umidade relativa de 53% para 21% (na verdade até mais pois este modelo de higrometro não mede umidade relativa abaixo de 20%). A silica gel tem um limite de absorção e depois de algum tempo satura (perde capacidade de absorver). Dentro de ambientes abertos a capacidade de absorção se esgota rapidamente. Confirmo que a silica gel somente é eficiente em ambientes herméticos.
Olá "andreioc",

Obrigado pelo seu relato minucioso. Eu conheço as propriedades da silica gel e sei que ela funciona direitinho, bem como os demais processos que eu citei, porém minha verdadeira dúvida era se realmente eles adiantariam alguma coisa quando utilizados em ambientes não vedados.

Já cansei de ouvir e ler relatos onde esses recursos são altamente recomendados para armários, estantes, gavetas, etc e isso sempre me doeu nos ouvidos pelo motivo já exposto acima. Sua afirmação de que a sílica gel só funciona em ambientes herméticos confirma o que eu já desconfiava, e com certeza isso também se aplica aos outros métodos.

andreioc escreveu:Mantenho meus selos em caixas plasticas hermeticas. Uso saches de silica dentro das caixas. Tenho 3 medidores de umidade (higrometros) e comparo a umidade nas caixas, no ambiente da casa e no exterior. A silica mantem a umidade da caixa dentro de niveis aceitáveis (mantenho entre 45% e 65%) e também importante: evita variações buscas de umidade. Tambem uso sacos plasticos ziploc pois assim posso manipular os selos sem expo-los a umidade. Uso classificadores com folhas plasticas pois os de papel vão sofrer com a umidade (amarelando e enferrujando). Nos dias muito umidos (umidade relativa acima de 65%) não manipulo selos no ambiente aberto. Parece radical mas tenho como missão manter os selos em perfeitas condições.
Gostaria muito de ver isso, por acaso você tem alguma foto dessas suas caixas plásticas? De que tamanho são?

Hoje minha coleção está guardada em 4 classificadores grandes (daqueles alemães com 64 páginas cada), 1 pequeno (32 páginas), 6 porta-envelopes, 2 pastas com plásticos e mais algumas pastas daquelas altas. É muita coisa pra colocar em caixas...

Mantenho tudo isso num armário comprado exclusivamente para esse fim, colocado estratégicamente longe de janelas e/ou outras possíveis fontes de umidade, manuseio meus selos apenas em dias não chuvosos e somente com auxílio de pinças, estou providenciando protetores para todos e nunca permito que um material contaminado fique junto aos demais... Mas tenho conciência que esses cuidados ainda são muito poucos.

Probleminha sério esse!!!

Gostaria de ouvir também os demais amigos do fórum pois acho que esse é um assunto de interesse geral. Como vocês guardam e quais os cuidados que tomam para proteger suas coleções?

Abraços.
Luiz Claudio

Mensagem por Luiz Claudio em Ter Abr 28 2009, 23:21

MCN2007 escreveu:Olá a todos,

O Sr. Romeu de Florianópolis pode ensinar muito sobre este assunto, já conversamos algumas noites sobre a 'maldita' ferrugem que acomete os selos. Ele tem excelentes dicas..

Saudações, Marcos N.
Olá Marcos,

Será que você ou o Sr. Romeu poderiam nos passar essas dicas aqui no tópico?

Abraços.
Luiz Claudio

Mensagem por MCN2007 em Qua Abr 29 2009, 14:05

Vou entrar em contato c/ ele.
MCN2007

Mensagem por odilo em Qua Abr 29 2009, 22:52

Olá amigos,
Com as referências do Marcos, não posso deixar de me manifestar.
Afinal a umidade mais cedo ou mais tarde acaba por provocar a ferrugem dos selos. Mais rápido se forem selos gomados.
Atualmente eu uso um desumidificado numa sala de 21 m² e regulo o umidostato para 65%. Através de um conjunto de termometros de bulbo seco e bulbo úmido, vou controlando para que a umidade fique entre 50 e 65%.
Quando durante a tarde a umidade externa chega perto dos 60%, então abro as janelas para ventilar e entrar ar fresco. Assim ocorre uma renovação do ar.
Outro dado é a temperatura. Procuro manter a temperatura da sala abaixo de 30º. No verão tenho que usar junto um condicionador de ar, pois o desumidificador acaba aumentando a temperatura acima dos 30ºC.
Claro que isto tem um custo que se reflete no gasto de energia que nos últimos 12 meses variou de 143 a 80 kWh por mês. É claro que a sala não é só para os selos.
Outro dado importante que se deve evitar são os choques ou variações bruscas de temperatura. Quando a temperatura cai muito rapidamente, mais de 6ºC, a umidade no material, selo, papeis, tecidos, etc. pode se transforma em água, caso a umidade do ar inicial esteja acima de 90%.
Se o selo tem goma, então ela pode ser ativada.
Mesmo com protetor, não vai colar o selo, mas a goma vai amolecer e sendo prensada acaba "vitrificando" a goma.
Por enquanto é isto.
Vou recuperar uns endereços onde os colegas podem fazer suas pesquisas.
Qualquer dúvida, podem se manifestar, aqui ou por MP.
Até mais,
Romeu

Última edição por odilo em Qui Abr 30 2009, 17:18, editado 1 vez(es)

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por odilo em Qui Abr 30 2009, 17:15

Olá amigos,
Consegui recuperar algumas informações e cursos sobre conservação de acervos que podem ser útil aos amigos filatelistas. Afinal os selos, envelopes e albuns são de papel. Vejam a apostila sobre: Monitoramento da temperatura.
http://www.patrimoniocultural.org/demu/bibliografia/arquivos/
Boa pesquisa e coloquem aqui suas opiniões e experiências, pois os técnicos também não tem muita certeza sobre as condições ideais para se preservar papeis. Muitas orientações tinham como base paises de clima mais frio que o nosso. Agora estão revendo tudo.
Até mais,
Romeu

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Ajuda... estou restaurando uma coleção de selos!

Mensagem por Frank Urben em Dom Ago 30 2009, 18:23

Oi pessoal...sou novo no fórum. Estou a procura de informações a respeito de restauração de coleção de selos.
Eu herdei uma coleção imensa de selos de meu pai (mais de 4 livrões e dezenas de livrinhos..rs.. repletos de selos). O problema é que esses albúns, por terem sido esquecidos nas gavetas da casa de meu pai, muitos selos neles colaram e também foram atacados pela conhecida "ferrugem de selos". Como eu posso combater esse mofo e como posso descolar esses selos sem danificá-los???

Se alguém puder me ajudar com informações, sou de São Paulo. Meu e-mail : urbendesign@yahoo.com.br

Grato,

Frank Urben

Frank Urben

Mensagem por odilo em Qua Maio 04 2011, 00:00

Olá amig@s,
O inverno deve chegar e com ele as bruscas quedas de temperaturas.
Assim é bom lembrar um pouco sobre os problemas da umidade relativa do ar.
Um pouco técnico para nós filatelistas, mas penso que vão entender.
http://www.qmc.com.br/condens.html
Qualquer dúvida, estejam a vontade para perguntar.
Até mais,
Odilo

odilo

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Maio 04 2011, 12:21

eu tomei providencias comprando desumidificadores aqui
dimimuiu bastante e colocando hawid nos selos
att,
Ernane Ferreira

Mensagem por Psique10 em Sab Maio 21 2011, 17:58

Eu não uso protetores Hawad, pois acho muito bom os fabricados aqui no Brasil.
Psique10

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Maio 22 2011, 15:53

Psique10 escreveu:Eu não uso protetores Hawad, pois acho muito bom os fabricados aqui no Brasil.
plenamente concordo
Ernane Ferreira

Mensagem por Psique10 em Dom Maio 22 2011, 16:35

Obrigado pela concordancia Ernane. Very Happy
Psique10

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Maio 22 2011, 17:00

Psique10 escreveu:Obrigado pela concordancia Ernane. Very Happy
thanks
Ernane Ferreira

Mensagem por mp_rj em Seg Maio 23 2011, 21:56

Eu tambem não vejo nenhuma diferença entre o Hawid e o Maximaphil
mp_rj

Mensagem por zod100 em Seg Maio 23 2011, 23:01

Eu vejo sim... rsrs ....
Um você compra em reais e o outro em euros. Fora isto, são praticamente iguais.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por mp_rj em Seg Maio 23 2011, 23:04

zod100 escreveu:Eu vejo sim... rsrs ....
Um você compra em reais e o outro em euros. Fora isto, são praticamente iguais.
abraços
Paulo Daróz - zod100

hehehehehehehehe
Essa diferença eu também noto... principalmente no bolso.... rsrsrsrsrs

Abraços!!!!

Marcelo
mp_rj

Mensagem por odilo em Seg Maio 23 2011, 23:23

Olá amigos,
Além do preço tenho notado as seguintes diferenças:
1. O Hawid já vem com uma cola o Maximaphil não tem cola.
Vejo vantagem em não ter cola, pois se uso nos classificadores, não colam na base.
2. A medida indicada pelo Hawid, por ex. 30, corresponde a altura do selo em mm. Este protetor é 2 mm maior que a altura do selo. Logo tem 32 mm de altura. A espessura da solda é constante em todas as tiras.
3. No Maximaplhil nem sempre a indicação do tamanho corresponde a altura do selo. Em muitos casos é a altura total da parte livre para colocar o selo. Assim para selos de 30 mm de altura temos que usar o tamanho 32 ou 33. A espessura da solda não é regular, mesmo ao longo da tira.
4. A espessura do material do Hawid é pouco maior que a do Maximaphil.
Até mais,
Odilo

odilo

Mensagem por Psique10 em Ter Maio 24 2011, 09:51

Não é pelo preço não, é que prefiro dar valor ao produto nacional.
Psique10

Mensagem por Ernane Ferreira em Ter Maio 24 2011, 12:36

Psique10 escreveu:Não é pelo preço não, é que prefiro dar valor ao produto nacional.
cheers cheers cheers
Ernane Ferreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: