Breve estudo dos selos EUROPA dos Estados da ex-Iugoslávia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Breve estudo dos selos EUROPA dos Estados da ex-Iugoslávia

Mensagem por Glauber em Qui Dez 18 2008, 18:07

Olá, amigos!
Creio que a filatelia, além de simplesmente colecionar selos, é pesquisar, observar, aprender, compartilhar momentos de crescimento didáticos etc. Então, abro este espaço com um pouco da história filatélica dos países que compunham a ex-Iugoslávia:

Selos dos novos estados da ex-Iugoslávia

Todos nós ficamos perplexos um dia com as estampas dos selos destes estados da ex-Iugoslávia. Eles tornaram-se as tradicionais Eslovênia, Croácia, Macedônia e outras, é fácil saber de onde vem os selos de Srpska, FYROM, Republic Hrvtska, Sandzak ou Crna Gora, por exemplo!
Esta página tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre todos estes países — ou “regiões” —, para desenvolver uma informação sobre os selos EUROPA que eles emitiram, e especialmente reconhecê-los.

Desde 1969, a Iugoslávia emitiu selos EUROPA-CEPT de maneira regular. Observe que são selos de um país que se diz comunista, que emite EUROPA-CEPT; é certo também que é só um país da Leste Europeu sem fronteiras com a União Soviética, exceto a discreta Albânia.

Aqui um selo do tema Europa de 1984:


Começam a surgir os novos Estados

Com a guerra entre os Estados iugoslavos, todos começam a emitir selos nos anos 90. O país está desarticulado, indo para um caminho de sossego ou não, e muitos países sentem-se autônomos para decidir muitos aspectos. O primeiro a emitir EUROPA é a Croácia, em 1992. A emissão está gravada com um pequeno logotipo da CEPT. A série foi reemitida com o pequeno logotipo depois. Abaixo uns selos, com e sem o logotipo. Desde então a Croácia emite a cada ano dois ou mais selos EUROPA.
Os selos da Croácia são reconhecidos como "Republik Hrvatska"



Outros selos da Croácia:


Uma parte a Croácia, na região de Knin (considerando o formato deste país, difícil de indicar se está um tanto no Sul, no Nordeste, etc. Vamos dizer que está no meio!) fez uma separação e uniu-se a Sérvia. Até então, esta região forma parte integral da Croácia. EUROPA foi emitida em 1996 e 1997 como "Srpska Krajina". Eles tem uma grande cotação, entre 10 e 15 Euros cada par.



Depois que teve declarada sua independência, a Eslovênia regularmente emite EUROPA desde 1993.
Alguns selos:


Então a Macedônia torna-se independente e emite selos EUROPA desde 1996. O nome completo da Macedônia é FYROM (Former Yugoslav Republic Of Macedonia).



Talvez o "país" mais complicado de todos seja a Bósnia. Em 1992, o país está dividido entre os Sérvios, Croatas e Bósnios. Isto porque há três administrações postais na Bósnia-Herzégovina:
Bósnia: Só os selos da Administração Postal da Bósnia são reconhecidos pelo PostEurop. Esta administração emite EUROPA desde 1995.
Bósnia (Administração Sérvia): Emite selos desde 1997.
Bósnia (Administração Croata): Emissão de EUROPA desde 1993. Também chamada Bosnia Mostar, ou Muslim Bósnia. O nome completo é "Bosnian Croato-muslim federation", com “Mostar” como a principal cidade (exceto, é claro, Sarajevo a qual tem estado dividida entre as duas).

Bósnia é o nome curto da Bósnia-Herzegóvina.
Os selos foram feitos fora da "Bosna I Hercegovina" e, no início, levavam o logotipo ao lado:



Bósnia - Administração Sérvia: Reconhece-os com o nome de ou, desde 1999, com o logotipo . A tradução Cirílica para letras Latinas fica "Republika Srpska".



Bósnia - Administração Croata. Os selos levam um pequeno logotipo "HPT", ou mais recentemente "Hrvatska posted d.o.o. Mostar", o nome da principal cidade desta região.




É difícil encontrá-los? O mapa permite localizar estes países:



Durante este tempo, a Iugoslávia sempre existiu oficialmente, mas, de fato, transformou-se em Sérvia e Montenegro. É chamada de F.R.Yougoslavie (Federal Republic). Note que a chamada entidade territorial da Sérvia contém Voïvodine e Kosovo, onde houve um triste acontecimento pouco tempo atrás...
F.R.Yougoslavie emitiu selos de 1992 a 2002. Entretanto, pouca coisa distingue-os dos selos emitidos antes da Iugoslávia (na sua antiga forma).

Selos da F.R.Yougoslavie (Eles não são reconhecidos pelo PostEurop):


Em 2003, F.R.Yougoslavie é admitida no Conselho Europeu, e então no PostEurop. Emite EUROPA, a qual é então reconhecida por esta Organização Internacional. O país é chamado desta data em diante por Sérvia e Montenegro. Os selos deste país são frequentemente emitidos em séries com vários exemplares e os selos de maiores valores carregam o nome da "Srbija I Crna Gora"; os selos com menores valores (franquia interna) levam o nome em caracteres Cirílicos:

Aqui estão alguns selos do tema EUROPA:


Em paralelo, Kosovo, no período de Guerra emitiu selos, sob a tutela da NATO (OTAN) ou ONU, porém, nos primeiros selos, há as inscrições Kosova:

ONU


1999. Estes selos são emitidos sob a tutela das NATO (OTAN):


Todos os selos do Kosovo não são oficiais, e não são itens filatélicos. Somente cinderellas:



Montenegro tem também selos em seu favor, nos quais estão escritos: Crna Gora, em Cirílico. Literalmente, Crna Gora significa Black Mountain (Monte Negro). Aqui estão os selos EUROPA que foram emitidos:



Emissão privada (2000)



Assim como Kosovo, os selos de Montenegro são cinderellas. São emissões privadas como podemos ver. Por isso, não têm valor filatélico.

E para finalizar, vamos citar as cinderellas de Sandzak. Esta localidade emitiu selos, os quais não são hábeis para selar correspondências. Sandzak é uma região localizada nas fronteiras da Sérvia & Montenegro e Bósnia Herzegóvina.
Aqui, folha emitida em 1994, com o tema EUROPA:



Agora, você está um pouco ciente sobre os selos das ex-Repúblicas Iugoslavas. Você não quer ver mais profundamente em seus selos sobre estes países, e obter informações sobre os mesmos? Eu, sim!


Fonte: http://membres.multimania.fr/europa_cept/ex-yougoslavia_a.htm
Tradução: Glauber Silmott

P.S.: A página não foi totalmente traduzida, suprimindo-se, assim, algumas citações e imagens. Porém, meu objetivo é fazer com que saibamos um pouco mais sobre a história filatélica duma região, até recentemente, bastante conturbada.

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas.
avatar
Glauber

Idade : 42
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Grande Professor

Mensagem por Gonzaga em Qui Dez 18 2008, 22:31

Grande Professor

Obrigado pela aula grátis

Abs
Gonzaga
avatar
Gonzaga

Localização : São Paulo
Data de inscrição : 18/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Breve estudo dos selos EUROPA dos Estados da ex-Iugoslávia

Mensagem por lsalema em Sex Dez 19 2008, 16:26

Como disse o Gonzaga: GRANDE PROFESSOR, não é que ele acertou.

Valeu Glauber pelas informações. Very Happy

Um abraço,
avatar
lsalema

Idade : 51
Localização : Rio de Janeiro / RJ
Data de inscrição : 22/03/2008

http://lsalema-sdumont.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Breve estudo dos selos EUROPA dos Estados da ex-Iugoslávia

Mensagem por Glauber em Dom Jun 16 2013, 23:56

Amigos, fiquei com uma grande dúvida. O Kosovo é um país independente ou ainda faz parte da Sérvia? Sei que há alguns anos atrás, esse "país" estava sobre a administração da ONU, que, inclusive, emitia selos postais.

Observando alguns sites de leilões, podemos ver que há selos do Kosovo, emitidos em 2013 e anos anteriores sem haver nada relacionado com a ONU. Exemplos: =-1&searchOptionForm[searchMode]=extended&searchOptionForm[termsToExclude]=&searchOptionForm[searchTldCountry]=net&searchOptionForm[searchInDescription]=N&searchOptionForm[searchTranslate]=N]Delcampe.net/selosdeKosovo

Alguém tem informações sobre isso?

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas.
avatar
Glauber

Idade : 42
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Breve estudo dos selos EUROPA dos Estados da ex-Iugoslávia

Mensagem por lmellobarbosa em Ter Jul 16 2013, 04:11

Caro Glauber,

O Kosovo declarou-se independente em 2008, mas sua independência não foi reconhecida por boa parte do mundo, inclusive pelo Brasil.

Independência reconhecida por Afeganistão, Albânia, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Estados Unidos, Estónia, Finlândia, França, Honduras, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malásia, Nauru, Noruega, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Senegal, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.

Independência não reconhecida por Andorra, Argentina, Arménia, África do Sul, Angola, Azerbaijão, Brasil, Bósnia e Herzegovina, Bolívia, Camboja, Cazaquistão, República Popular da China, Chile, Cuba, Eslováquia, Espanha, Egito, Quénia, Roménia, Rússia, Síria, Gabão, Gana, Grécia, Geórgia, Irão, Iraque, Israel, Índia, Indonésia, Jamaica, Mali, Marrocos, México, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Lesoto, Líbia, Kuwait, Tanzânia, Togo, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Vaticano, Venezuela, Vietname, Zâmbia, Zimbábue e Sérvia.

Como todos sabem que a Rússia é contra a independência, e ela tem poder de veto, a ONU não reconhece a independência do Kossovo. Por consequência, o país também não é membro da UPU.

Considero, assim, que os selos de Kosovo são, no momento, cinderelas.

Até mais,
Leonardo.
avatar
lmellobarbosa

Idade : 36
Localização : Itajubá - MG
Data de inscrição : 04/03/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Breve estudo dos selos EUROPA dos Estados da ex-Iugoslávia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum