Filatelia x dinheiro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filatelia x dinheiro

Mensagem por Alvaro Goulart em Sab Abr 06 2013, 22:12

Fico me perguntando o porque de que as pessoas quando herdam uma coleção pensam logo em negocia-las para tirar algum lucro e ao invés disso não entram no fabuloso mundo da filatelia? Vejo diversas postagens aqui de pessoas tentando vender coleções que herdaram de algum parente. Algo semelhante já aconteceu comigo quando mostrei a minha coleção a alguns amigos e parentes, a primeira pergunta que fizeram: TEM ALGUM SELO VALIOSO AÍ? SÓ PENSAM EM $$$$$$$?
Alvaro Goulart

Re: Filatelia x dinheiro

Mensagem por RomeuNatale em Dom Abr 07 2013, 00:27

Olá, Alvaro. Parabéns pela postagem. Realmente é pertinente.

Eu acredito que o problema está no filatelista, geralmente. Normalmente o filatelista não ensina os filhos/netos/sobrinhos os caminhos da filatelia. Então, quando herdamcoleções, não sabem o que fazer, principalmente num mundo onde ninguém tem tempo para nada, é um corre-corre frenético atrás do nada, por isso não conseguem enxergar a beleza da filatelia!

Por exemplo, eu herdei a minha coleção do meu pai que por sua vez herdou do meu avô. Porém, eu fui ensinado desde pequeno o que era esse mundo mágico, por isso nunca pensei em vender a coleção, que na verdade não é minha, é da família. Por outro lado, os meus filhos nunca se interessaram realmente, nem mesmo o David ao qual eu passei os comemorativos e a maioria dos clássicos (só fiquei com os ordinários, blocos, Inglaterra, Alemanha e França [menos os comemorativos]). Se eu não tivesse sido ensinado desde cedo, provavelmente eu não me interessaria por filatelia e acabaria vendendo a coleção.

Outro exemplo é o da nossa jovem colega Giselle, que também herdou a coleção e não colocou a venda, começou a classificar os selos.

Filatelia é para poucos!

Última edição por RomeuNatale em Dom Abr 07 2013, 01:49, editado 1 vez(es)
RomeuNatale

Mensagem por ronaldo marcio em Dom Abr 07 2013, 00:43

Basicamente é uma questão de cultura mesmo. É como ter livros clássicos em casa e vendê-los!
ronaldo marcio

Mensagem por pvcfernandes em Dom Abr 07 2013, 10:26

Concordo com todos... Acho que a maioria que herda uma coleção, se esta não foi passada de pai para filho, poucos tem interesse em prosseguir...

Como o caso do Romeu o avo dele passou para o Pai dele, que por sua vez passou a ele, e não apenas deu de mão beijada, mas ensinou e iniciou ele... Ao meu ver a maioria que aparece ofertando a venda sua coleção devem ter encontrado ela em algum porão ou sótão...

Mas há os que por algum outro meio que não seja a herança, busca a filatelia e iniciam nesse mundo fantástico...

Como infelizmente há também os que montam uma coleção, tem conhecimento filatélico ou adquiri apenas com intuitos mercantilistas...

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Abr 07 2013, 12:54

Queridos amigos.

Eu também concordo com o que vocês postaram. Além disso, gostaria de acrescentar algo ao debate: há, ainda hoje, um imaginário no qual filatelia é sinônimo de dinheiro. Ou seja, criou-se um mito em que toda a coleção de selos postais é financeiramente valiosa. Logo, a primeira coisa que vem à cabeça de muitos que herdam uma coleção é um suposto valor que esta poderá ter. De certa forma, nós, filatelistas de um modo geral somos responsáveis por isso. Afinal, quantas vezes já não vimos coleções que, entre os selos e envelopes existente, há aquela etiquetinha ordinária, sobre a qual foi manuscrita o valor de catálogo dos selos reunidos?

Certa vez, quando comecei a frequentar as reuniões da Associação Filatélica de Joinville, foi oferecido um jantar a um colecionador português que estava de visita a Joinville. Infelizmente, eu não consegui ir ao evento, mas prestei muita atenção aos comentários feitos pelos sócios que foram ao jantar. Um desses comentários foi referente a uma fala do tal colecionador, que gabou-se de ter gasto não sei quantos "mil" Dólares em selos aqui no Brasil e que, a esposa dele não ficasse sabendo disso! Entenderam? Como que as pessoas que não são ligadas ao colecionismo filatélico não irão pensar em dinheiro se alguns de nós adoram contar vantagem e gabar-se que têm uma "valiosa coleção de selos"?
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por somricardo em Dom Abr 07 2013, 13:09

há ainda aqueles que por não terem noção alguma do valor real de alguns selos (talvez disponham apenas do valor de catálogo que por si só é absurdo), possuem nas mãos 2 ou 3 selos de 20 anos atrás e quando os dispõe para venda referem-se a estes como selos valiosíssimos de décadas atrás.
somricardo

Mensagem por Psique10 em Dom Abr 07 2013, 16:27

Mas há os que por algum outro meio que não seja a herança, busca a filatelia e iniciam nesse mundo fantástico...

É esse o meu caso e apesar de não ter ninguém que de continuação a minha coleção( se bem que estou tentando convencer uma das minhas sobrinhas), nem penso em vender, pra mim além de hobby ela é terapeutica e trás a cultura que eu sempre me interessei, como foi dito é como livros clássicos (tenho vários aqui ).
Psique10

Mensagem por Norman em Dom Abr 07 2013, 18:13

Desde a virada do século XX o comércio filatélico nutre o mito de que filatelia é, intrinsica e inevitavelmente, um investimento. E isso só é verdade em alguns casos muito raros, muito específicos. Quando falamos de investimentos em filatelia normalmente estamos falando sempre em peças muito raras, na faixa milhares de dólares/euros. O resto é material normal, que obedece a uma dinâmica econômica que em nada caracteriza investimento. É pura oferta e procura. Daí vem essa ilusão que tem todo herdeiro de coleção de selos de que tirou a sorte grande e a tentação inicial de vender, vender, vender.

Para evitar isso, precisamos manter a humildade e reconhecer o real valor de nossas coleções, e orientar os possíveis herdeiros sobre isso enquanto ainda estamos vivos. Sei que minha coleção consumiu e consome uma quantidade bastante razoável de dinheiro até hoje, mas não tenho ilusões de que minha esposa vai passar a viver num iate de 30 metros em Mônaco se eu cair duro amanhã e ela vender a coleção. Na verdade, se quando eu esticar as canelas a procura por variedades em madrugada republicana estiver em baixa, mal vai dar para pagar o funeral.
Norman

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Abr 07 2013, 18:50

Filatelia é investimento apenas para os comeciantes filatélicos que compram coleções fechadas com BOAS PEÇAS a preço de banana podre e vendem por preços de Catálogo.

Afora isso, para nós pobres mortais, é investimento com retorno BEM REDUZIDO ou zerado.

Ninguém compra selo por 30 e vende por 40. Isso é balela..... Tanto é que os Olhos de Boi e Inclinados - os mais raros e caros do Brazil - estão com os mesmos preços em "dolar" há decadas...

Sobre selos raros: Se comprou caro, vai ter prejuízo na hora da venda, não tenha dúvida disso. Se comprou barato, provavelmente o selo tem algum defeito. O mercado é assim, implacável e cruel....

Porisso filatelia tem que ser APENAS prazer e divertimento.

Um abraço,

Última edição por JOSE RENATO em Dom Abr 07 2013, 20:11, editado 1 vez(es)

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Abr 07 2013, 19:31

90 % dos selos (mundo) nao passam de 1 dolar.......
prefiro ter selos com algum defeito e pagar pouco
Ernane Ferreira

Mensagem por H Roberto em Dom Abr 07 2013, 20:26

Concordo com o José Renato.. apenas um prazer e divertimento, ou seja um hobby mas acho que nem por isso devemos fazê-lo com desleixo. Ou faz bem feito ou não faz. Tenho minhas orquídeas e se não cuidá-las com carinho e
atenção morrem. Um aeromodelista precisa aprender a operar seu brinquedo
e mantê-lo em condições de voar caso contrário só dará vexame (preciso voltar a operar meu helicóptero T37) .
Assim penso também vale na filatelia. Já imaginaram eu promover um churrasco aqui em casa e mostrar minha coleção com as mãos engraxadas e com resíduos de sal ou mostrar o brinquedinho ai abaixo depois de tomar
umas geladas
H Roberto

Mensagem por somricardo em Dom Abr 07 2013, 20:33

sobre comprar por 30 e vender por 40, realmente existe alguns poucos, a exemplo de quem comprou os blocos brasiliana de 83, as frutas microsserrilhadas, as folhas da turma da mônica do ano 2000. são realmente raridades os selos que se vendem alguns anos depois por 2 ou 5 vezes o valor comprado na época, mas existem, e esses passam a impressão de que filatelia em toda extensão é um tesouro. concordo que filatelia é apenas e unicamente hobby.

eu também sou um dos que começou por ver e achar bela uma coleção, não por herança, espero apenas no futuro (bem distante) ter para quem passar a coleção.
somricardo

Mensagem por israpaulo em Dom Abr 07 2013, 20:51

Vou dar aqui minha opiniao.

Eu acho que ganhar dinheiro com filatelia, nao se ganha nao.

Mas acho que um dos fatores na escolha do tema/pais da colecao, fundamental para nao fazer vc ter porcaria na mao.

Vamos supor que vc escolheu Brasil imperio. E logico que se comprar uns selos feinhos, nao vai valer nada.

Por outro lado, se vc investir em pecas especiais, multiplos, estudar carimbos, na hora que resolver vender, vai ter algo em maos que pelo menos diminui sua perda no caso de vc ou algum descendente vir a vender a colecao.

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por pvcfernandes em Dom Abr 07 2013, 21:08

Concordo com o Xará, ter uma coleção com belos exemplares, bem classificada, diminui o risco de perder dinheiro...

Sobre comprar por menos e vender por mais... Quem compra pelo ML deve notar vendedores que compram de outros vendedores menos "mercantilista" por um preço bom em leilão e colocam a venda por um preço bem maior do que pagou as vezes superando o dobro do que pagou..

Uma dica que deixo veja com quem o vendedor andou comprando, muitos compram no ML mesmo e revendem no ML por um preço maior...

Quem faz também subir os preços, somos nos colecionadores, evitando valores abusivos e péssimos vendedores colaboramos com uma filatelia menos mercantilista.... Por incrível que parece há ainda comerciantes bons, que de certa forma promovem a filatelia....

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por marlucio em Dom Abr 07 2013, 22:10

A discussão é extremamente pertinente. Mas fica pergunta: o prazer do colecionismo (seja ele qual for) pode ser mesurado por cifras?
marlucio

Mensagem por H Roberto em Dom Abr 07 2013, 22:23

Por cifras acredito que não mas pela satisfação pessoal ...comprometimento consigo mesmo acredito que sim.
H Roberto

Mensagem por odilo em Dom Abr 07 2013, 23:46

Difícil é avaliar em $ o prazer de colecionar.
Porém é mais fácil de avaliar como terapia ocupacional, terapia contra o stress e relaxamento, entre outras.
Sem contar que este tempo que passamos com os selos esta entre os mais saudáveis.
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Abr 08 2013, 05:42

concordo com o israpaulo, nao acho que um colecionador possa obter lucro e ao mesmo tempo continue com sua coleçao, acho que ele pode no maximo diminuir seu prejuízo vendendo seus repetidos ou selos que nao lhe servem como fazemos nós aqui do forum.
guilherme ribeiro

Mensagem por Marco em Ter Abr 09 2013, 10:11

Está aí uma discussão interessante! A pergunta do marlucio é difícil de responder...
Tenho visto que a filatelia (como outras atividades) expressa o que as pessoas têm de melhor e de pior. A dimensão do prazer, lazer, terapia, cultura, gratuidade, encantamento, generosidade... E o lado estritamente mercantil, perverso, ambicioso, os espertalhões, falsários, etc, etc. Outros sentimentos estariam no meio do caminho: vaidade, egoísmo... O que é mais desconcertante é que uma mesma pessoa pode agrupar características contraditórias.
Uma saudável provocação. Dizem que, se colocassem um psiquiatra num convento (aí não importa a religião, é apenas exemplo), 95% dos habitantes iriam embora... Smile Até que ponto o mesmo poderia valer para a filatelia?? lol!
Marco

Mensagem por andreioc em Qua Abr 10 2013, 12:36

Esta é uma das melhores discussões que li já em foruns. Uma conversa franca, educativa e pertinente. Para adicionar: vi uma das peças raras da filetelia Brasileira ser vendida há pouco tempo no leilão da Corinphila. O valor foi realmente muito alto. Achei na internet o valor que esta peça foi negociada muitos anos antes. Se o colecionador tivesse colocado o dinheiro a juros em um banco teria MUITO mais. A "valorização" em dolares possivelmente não cobre nem a inflação dos EUA. Quero dizer que, de meu ponto de vista, nem as peças muito raras podem ser consideradas investimentos financeiros. Seria no máximo uma "reserva de valor" alternativa. Filatelia é diversão, lazer e educação.
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por Psique10 em Qua Abr 10 2013, 13:34

Não conheço nehum tópico para por essa pergunta, então vou postar aqui mesmo. Que é que vocês acham de fazermos uma lista com dicas de como usar e/ou vender a coleção caso queira para quem da família ou próximo recebesse a nossa coleção futuramente? Normalmente quem recebe uma coleção por herança não sabe o que fazer com ela.
Psique10

Mensagem por saraiva em Qua Abr 10 2013, 14:17

Psique10 É uma boa proposta.

saraiva

Mensagem por odilo em Qua Abr 10 2013, 15:29

Olá Psique10,
Veja o que postastes a algum tempo atrás ....
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1405-o-que-fazer-com-a-heranca-de-um-filatelista?highlight=filatelista

Mas vale retomar o tema aqui mesmo.
Eu penso que a melhor dica é ter anotado o valor de quanto se pagou por determinado selo, quando não foi pelo valor facial.
Assim, quem herdar a coleção ou o ajuntamento de selos vai ter uma noção de valor.
Fiquem atentos para inflação que esta de volta. Em 12 meses já passa de 6% .
Assim, se conseguirem selos do ano passado pelo valor facial em R$ já pode ser um pequeno ganho.
Quem quiser atualizar o valor facial de um selo tem o site : Cálculo Exato. Nele se pode fazer algumas simulações bem interessantes para os selos da época do Real.
Isto já é um bom começo para se ter uma ideia de quanto se gastou ou investiu em selos no passado.
Sucesso nos cálculos
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Psique10 em Qua Abr 10 2013, 15:54

Obrigado Romeu, eu me lembrei que tinha lido um artigo assim em algum lugar mas não achei que havia postado no fórum. Peço desculpa aos colegas por ter repetido e não sei se merece ser apagado já que houve respostas. Deixo a decisão como a atitude a cargo da moderação.
Psique10

Mensagem por pvcfernandes em Qua Abr 10 2013, 19:15

Por outro lado a ideia do Pisque pode ser bem mais interessante e ajudar a organizar o forum.

A ideia é usar a ideia dele, criando um tutorial e acrescentando dicas para novatos, preços, catálogos, etc, dar um norte para quem chega aqui achando que tem um tesouro... Fixar esse tópico e incluir nas regras a obrigatoriedade de ler tal tópico... Também pode criar um outro tópico e único para tal finalidade, que é para quem quiser apresentar seus selos de herança, extinguindo de vez tópicos repetidos sobre achado, herança, venda etc...

Fica a ideia....

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: