duvida com posiçoes das filigranas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

duvida com posiçoes das filigranas

Mensagem por guilherme ribeiro em Seg Mar 11 2013, 01:01

examinando meus selos repetidos do brasil, eu percebi que ha variaçoes nas filigranas inclusive nos comemorativos, eu tinha visto um post sobre as posicoes das filigranas aqui no forum mas agora acabei nao encontrando, estou com 2 duvidas:
- os selos com filigrana invertida sao considerados variedades?
- quando um selo possui filigrana vertical quando ela é considerada invertida, quando sobe ou desce?
guilherme ribeiro

Re: duvida com posiçoes das filigranas

Mensagem por guilherme ribeiro em Sex Mar 15 2013, 01:53

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t3251p120-grupo-de-estudo-das-series-vovo-ate-vultos-celebres
neste topico o RomeuNatale retratou muito bem a posiçao das filigranas nos regulares, sera que com os comemorativos ocorre o mesmo?
guilherme ribeiro

Mensagem por odilo em Ter Ago 18 2015, 13:58

Olá amigos e amigas,
Pelo visto esta dúvida do Guilherme ainda não foi respondida.
Hoje de manha estive separando uns selos aéreos e me deparei com o A-34 (nº RHM), Bandeira Nacional de 7-6-1934. Encontrei um com filigrana "N". Porém não esta na posição que o catálogo mostra (posição horizontal), esta na vertical.
Então a pergunta continua: Nos selos comemorativos a posição da filigrana faz alguma diferença ?
O catálogo RHM não considera uma variedade.
Mas os filatelistas, consideram um variedade ou as diferentes posições de uma filigrana nos selos comemorativos do Brasil ?
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Ago 18 2015, 15:01

Não é minha praia, mas essa Página 11 da discussão tem muitos detalhes interessantes:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t3251p150-grupo-de-estudo-das-series-vovo-ate-vultos-celebres

Veja essa frase do Romeu Natale (que anda muito sumido):

...como bem disse o meu xará, acredito que nunca vai se encerrar o estudo de filigranas. Primeiro que ele nunca foi feito prá valer, aqui no Brasil. Segundo que são muitas diferenças e, inclusive, acabei encontrando selos com filigranas não catalogados; descobri que determinados selos não são tão raros assim; que outros eu duvido da existência, etc. E ampliando ainda mais, durante esses estudos de filigranas, comecei a encontrar muitas variedades de papéis e denteação. Cores então, nem se fala!...

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Timbres em Ter Ago 18 2015, 16:07

SIM!  Definitivamente são variedades. Em todos países do mundo que existe filigrana em posição diferente do "normal" os selos são considerados variedades e as vezes tem um valor bastante elevado em comparação ao selo "normal."

RHM é um entidade dedicado aos fins lucrativos...e nada mau nisso, mas não havendo uma organização buscando os interesses puramente filatélicos (que podem tornarem-se lucrativos), a filatelia sofre.

Se fossem meu esses selos, seriam guardados no meu álbum com as informações das distinções que fazem estes selos diferentes e distintos ... e algum dia o mercado chegará a reconhecer estas emissões.  

Eu acho que o Sr. Peter até reconheceria  que estes selos são distintos, mas não cumprindo a medida de lucro, RHM não da a atenção devida (na minha opinião) ao elemento filatélico.

Agora, tendo dito isso, existe um bloco com filigrana invertida que tem recebido reconhecimento:  

E não esquece que os selos do Roosevelt são distintos pela filiagrana.  Então a filigrana é SIM um elemento muito importante na determinação de um selo e faz o selo um selo diferente
Timbres

Mensagem por odilo em Ter Ago 18 2015, 18:10

Obrigado amigos pelas respostas.
Vou prestar mais atenção.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Ago 18 2015, 18:38

Boa noite, pessoal. Timbres tem razäo: as filigranas em posicöes distintas carcterizam selos diferentes, que no caso dos brasileiros poucas vezes säo registrados em catálogo. E ele tb recoloca uma questäo que muitas vezes aparece neste forum: por que certas variedades säo catalogadas, e outras näo?

Algum tempo atrás sugeri a criacäo, neste forum, de um banco de variedades (tipo wiki, onde todos podem participar e os moderadores organizam), justamente para quebrar esse "monopólio da catalogacäo", que no Brasil é agravado pelo fato de o catálogo vigente ser publicado por um comerciante filatélico. Pra quem se interessar:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t6863-sugestao-variedades-brasileiras-em-banco-de-dados

Espero que um dia a coisa comece a funcionar, senäo vamos ficar, anos a fio, a repetir as mesmas perguntas e as mesmas queixas. Abs

Fabio Monteiro

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Ago 18 2015, 19:59

Fabio Monteiro escreveu:Boa noite, pessoal. Timbres tem razäo: as filigranas em posicöes distintas carcterizam selos diferentes, que no caso dos brasileiros poucas vezes säo registrados em catálogo. E ele tb recoloca uma questäo que muitas vezes aparece neste forum: por que certas variedades säo catalogadas, e outras näo?

Algum tempo atrás sugeri a criacäo, neste forum, de um banco de variedades (tipo wiki, onde todos podem participar e os moderadores organizam), justamente para quebrar esse "monopólio da catalogacäo", que no Brasil é agravado pelo fato de o catálogo vigente ser publicado por um comerciante filatélico. Pra quem se interessar:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t6863-sugestao-variedades-brasileiras-em-banco-de-dados

Espero que um dia a coisa comece a funcionar, senäo vamos ficar, anos a fio, a repetir as mesmas perguntas e as mesmas queixas. Abs

Perfeito!!!!

O catálogo é apenas meia boca, feita por gente preguiçosa e que tem seus interesses. Porisso a mesmice de sempre.

Se houvesse um interesse REAL, o impressor atual poderia fazer livros especializados em:

- Império
- República
- Comemorativos
- Fiscais

E mais alguns com temas principais e depois alguns volumes com temas menores como: Telégrafos, Taxa Devida, etc....

Mas cada volume teria que ser bem vasto e aprofundado, com exemplos de cada variedade de papel, carimbos, filigrana, etc, etc...

Passou da hora da filatelia quase moribunda renascer no Brasil.

Enquanto tiver tiver como está é daqui para pior....

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

DUVIDA FILIGRANA CASA+MOEDA

Mensagem por claudio garcia em Sab Maio 07 2016, 13:37

BOA TARDE! AGUEM PODERIA ME AJUDAR COMO DEFINIR O FILIGRANA CASA+DA+MOEDA  SE ESTA EM HORIZONTAL OU VERTICAL, JA QUE AS PALAVRAS SE FORMAM NAS DUAS ORDENS?! OBRIGADO Smile
claudio garcia

Mensagem por RomeuNatale em Sab Maio 07 2016, 18:52

Boa noite, Cláudio. Veja no tópico sobre filigranas dos ordinários que tem as amostras do você está querendo. Se não tiver, assim que eu puder eu posto. Estou com problema na Internet.
RomeuNatale

Mensagem por claudio garcia em Seg Maio 09 2016, 18:11

RomeuNatale escreveu:Boa noite, Cláudio.  Veja no tópico sobre filigranas dos ordinários que tem as amostras do você está querendo. Se não tiver, assim que eu puder eu posto. Estou com problema na Internet.

boa noite Romeu!!! Vou procurar esse tópico, obrigado por enquanto!!!!!!
claudio garcia

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: