Marcas postais de chegada em envelopes circulados do estrangeiro para o Brasil.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Marcas postais de chegada em envelopes circulados do estrangeiro para o Brasil.

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Mar 10 2013, 11:44

Prezados foristas.

Ao comentar a minha última atualização no blogue "Minha Coleção de Selos Postais", o Mitch chamou a minha atenção para um aspecto importante das correspondências circuladas: as marcas postais de chegada. Elas também são conhecidas como "carimbos de chegada" e registram a entrada das correspondências no país ou nas suas cidades de destino.

Particularmente, notei que, as cartas circuladas entre a Alemanha e o Brasil durante as décadas de 1930 e 1940 receberam um padrão de marcação de chegada interessante: todas as correspondências aéreas ou registradas que possuo receberam marcas de chegadas, geralmente aplicadas durante a chegada ao país; já as cartas simples, somente alguns exemplares que possuo foram marcadas.

Daí a minha dúvida: os funcionários do D.C.T. recebiam alguma instrução foram acerca das marcações de chegada? Elas eram obrigatórias para as cartas aéreas ou registrada? Opcional para as correspondências comuns?
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Re: Marcas postais de chegada em envelopes circulados do estrangeiro para o Brasil.

Mensagem por J.RODRIGUES em Seg Mar 11 2013, 11:11

Olá Wilson, até 1955 e obedecendo U.P.U e também a acordos multilaterais, era sim necessário o carimbo de chegada, tanto do ponto de vista da fiscalização, do pagamento das taxas, e estatisticamente falando,idem, a lei de 1943 ( determinava todos um conjunto de regras para recebimento e entrega das correspondências) O carimbo funcionava como referencia, de outra, nessa reformulação ,as superintendências dos correios eram em numero de seis, e uma delas estava incumbida do recebimento das malas, fosse por via marítima, aérea, terrestre em todo território nacional
da distribuição de encomendas, pacotes, cartas..etc..., se uma ou outra carta porventura não tenha o carimbo de chegada podemos considerar um caso a parte do servidor e suas obrigações desse serviço, mas tambem nesse conjunto de regras haviam as penalidades a qualquer infração.
Até a década de 50/60 a cultura do carimbo de chegada importava em muito, depois disso ?????
abraço

J.RODRIGUES

Re: Marcas postais de chegada em envelopes circulados do estrangeiro para o Brasil.

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Mar 11 2013, 13:51

Esta coisa de carimbo é muito interessante. Acho que deve depender das regras tanto do pais que envia quanto as regras do pais de chegada e o entendimento entre eles deve ser algo de muito interessante estudar isso mas também bem variavel dependendo da época e dos paises

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por J.RODRIGUES em Ter Mar 12 2013, 00:39

é mitch.... o amigo esta acenando a tudo que falei, acordos, convenções
e os regulamentos internos, lógico que vale um estudo para história postal.
mas vai ter capítulos e mais capítulos tal estudo.

J.RODRIGUES

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Mar 12 2013, 03:35

^^ um bom livro

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Mar 14 2013, 08:01

Queridos amigos J.R. e Mitch.

Muito obrigado pelos comentários e perdoem-me pela demora desta resposta. Eu estou interessado em mexer nesse vespeiro da história postal. Acho muito interessante esses aspectos ligados às marcas de chegada. Na próxima Sexta-Feira, dia 15/03, vou à biblioteca da universidade em que trabalho dar uma checada na legislação da época mencionada pelo J.R. e ver o que descubro. A minha ideia é produzir, inicialmente, um pequeno artigo de pesquisa sobre o assunto, com alguns dados históricos básicos.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Timbres em Qui Mar 14 2013, 11:01

...até que chegamos nesse ponte hoje em dia em que recebemos cartas sem carimbo qualquer...........triste para os carimbologistas do futuro
Timbres

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Mar 14 2013, 17:02

Wilson de Oliveira Neto escreveu:Queridos amigos J.R. e Mitch.

Muito obrigado pelos comentários e perdoem-me pela demora desta resposta. Eu estou interessado em mexer nesse vespeiro da história postal. Acho muito interessante esses aspectos ligados às marcas de chegada. Na próxima Sexta-Feira, dia 15/03, vou à biblioteca da universidade em que trabalho dar uma checada na legislação da época mencionada pelo J.R. e ver o que descubro. A minha ideia é produzir, inicialmente, um pequeno artigo de pesquisa sobre o assunto, com alguns dados históricos básicos.

Meu amigo do meu lado preparo um envio que farei nas ferias em Junho com varias cartas do mundo com carimbos de chegada e sem para tentarmos ver os limites das datas ^^

Mitch Macgregord

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: