Apresentação de um Baiano

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação de um Baiano

Mensagem por Gaspari2 em Dom Nov 16 2008, 20:26

Estou hoje iniciando a minha participação nessa comunidade. Sou baiano de Salvador, fui "ajuntador" de selos dos 8 aos 20 anos, tendo ficado com a coleção suspensa por 15 anos, tempo suficiente para esquecer muita coisa, porém, por prescrição médica após dois internamentos por arritmia cardiáca e excesso de stress, voltei à filatelia encarando-a como uma bela atividade de lazer e hobby, nesses 3 últimos anos de minha volta, venho desenvolvendo a minha coleção, desta vez com mais ordenação e profissionalismo, atualmente tenho mais de 2 mil peças de História Postal Século XIX, umas poucas dezenas de História Postal da Primeira Guerra Mundial e uma pequena coleção de selos do império que me toma uma grande parte do tempo na classificação de carimbos, essa a maior razão do meu ingresso nesse fórum, o de conseguir ajuda e ajudar, na medida do meu parco conhecimento, a promover o colecionismo de carimbologia do império. Nas minhas classificações uso as obras de Paulo Ayres; Botelho; Glauco Silva e o manual de carimbos mudos de Klerman e tenho interesse em conhecer outros trabalhos em carimbologia. Desejo, pois, contatos com outros colecionadores desses temas.Rubens Vieira (Gaspari2)

Rubens Vieira - Engenheiro Agrônomo e Advogado, sendo Colecionador em Salvador - Bahia com área de concentração em História Postal da Primeira Guerra Mundial e do Século XIX, principalmente em Inteiros Postais. Na filatelia nacional é colecionador principiante de Carimbologia do Império.

Gaspari2

Re: Apresentação de um Baiano

Mensagem por Selene em Seg Nov 17 2008, 00:10

Olá!
BIENVENIDO al foro Very Happy
(la filatelia muy buena para quitar poquito el stress)
Saludos.

Selene

Mensagem por Glauber em Seg Nov 17 2008, 17:14

Olá, amigo Rubens!!!

Fico muito feliz com tua presença, pois também sou baiano do interior e a felicidade por saber que há mais um amigo do meu estado é muito grande.

Por isso, BEM VINDO ao SB!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Abração,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por RNunes em Seg Nov 17 2008, 17:55

Bem vindo ao SB, amigo Vieira.
No que poder ajudar aqui de Portugal...

RNunes

Mensagem por Gonzaga em Seg Nov 17 2008, 19:16

Seja bem vindo ao forum

Abs

Fábio

Gonzaga

Mensagem por MCN2007 em Seg Nov 17 2008, 23:01

Olá Rubens,
prazer em conhecê-lo. Sou filatelista de Curitiba, coleciono selos Mint de alguns países da Europa.
Neste exato momento, eu estava a procurar um material que um novo contato tem interesse e me propus a ajudá-lo. Não conheço muito sobre este material ao qual me refiro, se chamam "metermarks", e pelo que entendi são carimbos de grandes empresas, como companhias telefônicas, automotivas, etc.. sobre cartas Talvez o amigo conheça muito melhor do que eu, já que está envolvido com a Carimbologia.
Bem, e aproveitando que acessou e se cadastrou no fórum, conheces algo deste material? E sabes como posso encontrar tal material?

Se precisar de selos brasileiros, fique à vontade para contactar-me.
Saudações Filatélicas, Marcos N.

MCN2007

Obrigado pela Recepção

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 09:55

Selene escreveu:Olá!
BIENVENIDO al foro Very Happy
(la filatelia muy buena para quitar poquito el stress)
Saludos.

Amiga obrigado pelas boas vindas, tentei identificar a sua origem, mas não encontrei no seu perfil, gostaria de saber qual o seu país ? Tem vários países aqui na América Latina que estou ainda fraco em peças de História Postal Século XIX, daí o meu interesse em saber, aguardo notícias suas.

Gaspari2

Obrigado pela Recepção

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 10:13

Glauber escreveu:Olá, amigo Rubens!!!

Fico muito feliz com tua presença, pois também sou baiano do interior e a felicidade por saber que há mais um amigo do meu estado é muito grande.

Por isso, BEM VINDO ao SB!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Abração,

Obrigado Glauber pelas boas vindas. Recebi sua MP, realmente aqui na Bahia o colecionismo precisa de uma associação. A antiga sede da Associação Filatélica da Bahia ficava na Av. Sete, com a entrada por uma escada de madeira bem ingreme, lá nós recebiam 2 figuras amabilíssimas septuagenárias (isso quando ainda eu mal tinha uns 15 anos, há mais de 20 anos atrás), o Sr. Corcenza (não sei se de fato era assim que se escrevia o nome dele, era o senhor de aparelho nos ouvidos) e salvo a melhor memória, o Sr. Oswaldo (de cabelos pintados, negros, lembro que a parede ficava manchada de tintura escura, no local aonde de vez em quando tirava um cochilo e encostava a cabeça). Bem, com calma falaremos mais via MP, só lhe solicito mais um tempo, estou esta semana um pouco atarefado, mas tenha certeza que vamos conversar muito sobre como fomentar a filatelia baiana. Sua cidade eu conheço, nos tempos de solteiro andei um pouco por aí, "meninas bonitas da pele cor de jambo ao redor da praça cheia de algarobeiras deliciando picolés nesse sol escaldante de verão" - Lindas lembranças. Tinha um conhecido que possuía muitas máquinas agrícolas, ramo ao qual me dediquei alguns anos da minha vida enquanto Engenheiro Agrônomo, vício esse abandonado já no meio tempo da faculdade de direito, o nome dele é Sr. Odilard (acho que é assim que escreve).

Bem, finalizando, aguarde notícias minhas via MP.

Gaspari2

Obrigado pela Recepção

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 10:25

RNunes escreveu:Bem vindo ao SB, amigo Vieira.

Agradeço as boas vindas amigo. De Portugal, tal como o Brasil, tenho notado a dificuldade de obter boas peças de História Postal Século XIX a preço mais em conta. Realmente a nossa filatelia e a portuguesa são um pouco pobres no que se refere à quantidade disponível de peças de História Postal, cujas razões (cultura, clima, analfabetismo da população, deficiência de transporte e etc)ainda prometo um dia abrir um tópico para trocarmos algumas idéias aqui nesse fórum, e essa falta de peças acabou provocando uma sobrelevação nos valores, de fato um selo comum numa peça do século XIX do Brasil, para um mesmo selo comum numa peça da mesma época da França ou Itália por exemplo temos uma diferença de valor de mercado de aproximadamente 10 VEZES ou mais !

Como o tópico é de apenas apresentação, quem sabe, se interessar a alguns podemos tentar discutir isso mais um pouco com alguns exemplos práticos. Talvez de Portugal eu precise de alguma informação sobre catálogo de Inteiros Postais século XIX, se o amigo pudr me ajudar agradeço.

Att, Rubens

Gaspari2

Obrigado pela Recepção

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 10:28

Gonzaga escreveu:Seja bem vindo ao forum

Abs

Fábio

Obrigado amigo pelas boas vindas ofertadas. No decorrer do desenvolvimento de nossas atividades nesse fórum, com certeza nos conheceremos melhor. S precisar de alguma coisa estou à disposição do amigo.

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por zod100 em Ter Nov 18 2008, 10:49

Olá,
Seja muito bem vindo ao Forum. Pelo que ví, teremos muito assunto para conversar, pois gosto muito de selos clássicos, e coleciono Carimbos do Império do Brasil. Tenho a maioria dos catálogos de carimbos do Império em cd ou dvd.
um abraço,
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por RNunes em Ter Nov 18 2008, 11:33

Gaspari2 escreveu:
RNunes escreveu:Bem vindo ao SB, amigo Vieira.

Agradeço as boas vindas amigo. De Portugal, tal como o Brasil, tenho notado a dificuldade de obter boas peças de História Postal Século XIX a preço mais em conta. Realmente a nossa filatelia e a portuguesa são um pouco pobres no que se refere à quantidade disponível de peças de História Postal, cujas razões (cultura, clima, analfabetismo da população, deficiência de transporte e etc)ainda prometo um dia abrir um tópico para trocarmos algumas idéias aqui nesse fórum, e essa falta de peças acabou provocando uma sobrelevação nos valores, de fato um selo comum numa peça do século XIX do Brasil, para um mesmo selo comum numa peça da mesma época da França ou Itália por exemplo temos uma diferença de valor de mercado de aproximadamente 10 VEZES ou mais !

Como o tópico é de apenas apresentação, quem sabe, se interessar a alguns podemos tentar discutir isso mais um pouco com alguns exemplos práticos. Talvez de Portugal eu precise de alguma informação sobre catálogo de Inteiros Postais século XIX, se o amigo pudr me ajudar agradeço.

Att, Rubens

Realmente as boas peças são realmente muito caras. Por vezes no Ebay aparecem a uns preços mais simpáticos.
Sobre catálogo de Inteiros Postais século XIX, assim que tiver novidades, eu digo.

RNunes

Ficarei no aguardo de novidades suas

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 11:37

Realmente as boas peças são realmente muito caras. Por vezes no Ebay aparecem a uns preços mais simpáticos.
Sobre catálogo de Inteiros Postais século XIX, assim que tiver novidades, eu digo.

Ok amigo, muito obrigado pela pronta resposta, ficarei no aguardo de novidades sobre esse catálogo de inteiros postais.
Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 12:48

Amigo Marcos, primeiramente gostaria de lhe agradecer a recepção. Bem, em relação ao seu pedido, não poderei lhe ajudar muito, minhas peças em carimbologia são restritas a Império brasileiro. Coisa muito antiga. Senti que o amigo talvez esteja com dificuldade de indicar com precisão o que seja metermarks, esse colecionismo eu já havia tido contato com outros colecionadores, já há certo tempo atrás, alguns anos passados, e nos questionávamos se aqui no Brasil haveria algum exemplo disso, e acredito que não, e vou tentar explicar ao amigo, não sem antes analisarmos a acepção da palavra técnica.

Primeiro cabe aqui uma ligeira digressão, não sei se o amigo ao se referir “pelo que entendi são carimbos de grandes empresas, como companhias telefônicas, automotivas, etc.. sobre cartas” estaria se referindo às cartas comerciais, pois, de fato, algumas delas acabam levando carimbos identificadores dessas empresas, alguns carimbos de expedição e outros de recepção, esse tipo de material é bastante apreciado no colecionismo moderno de História Postal, veja esses exemplos:

De expedição

ou de recepção

Porém acredito, que o seu interesse é sobre outro tipo de material, aí devemos é buscar o verdadeiro significado da palavra técnica Meter Marks.

Tomo aqui a liberdade de transcrever o seu significado, segundo a posição exemplificativa de dois sites especializados, que mantenho a sua citação na língua inglesa para não perdermos a sua real interpretação http://www.martin-nicholson.info/topicalstamps/front.htm]http://www.martin-nicholson.info/topicalstamps/front.htm e [url]http://www.1840on.co.uk/NEWS%20PAGES/marks%20fdc%20news%20page.htm[http://www.1840on.co.uk/NEWS%20PAGES/marks%20fdc%20news%20page.htm[/url]

A definição do site Martin-nicholson:
Meter stamps are legal postage stamps acting as a receipt for prepayment of a fee to use the mail system. The term 'meter stamp' identifies a franking unit comprising two standard elements, the postage paid and the date and place of posting or postmark. The third optional element is the slogan or picture and this is the element of particular interest to topical or thematic collectors. Various other names - such as franking machine labels, meter labels, meter permits and meter marks - have been used instead of meter stamps with meter marks being particularly widespread in Europe.
A definição do outro site:
These are cancellations used by Organizations or Companies who have a machine to process their own mail. They have their name on a part of the postmark as well as the fee paid and the date. Because the meter mark is designed to show the postage charge, stamps do not actually have to be applied. Hence, most meter Mark FDC's are done to order and the payment panel is set to zero and the stamps are applied to cover the postage and to get them tied to the cover by a postmark. The stamps then receive either a CDS or a Special Handstamp. Meter Marks must be relevant to an issue for it to have any value. I personally only like the ones where all three of the components tie up (the cover is the Meter Mark organization's own and the handstamp or the CDS is relevant to both.”
Assim, em conclusão, temos que meter marks significam as marcas postais de empresas que possuem autorização dos serviços postais para elas próprias franquearem suas correspondências. Os metes marks, em poucas palavras, são franquias mecânicas apostas sobre as correspondências, que possuem basicamente 3 componentes, o valor franqueado, a data e local de expedição e a identificação da empresa, esse é o principal componente.
Veja os exemplos:

Primeiro um modelo do Correio Inglês com o espaço para identificação da empresa não preenchido.

e agora um francês

Acredito, que aqui no Brasil não temos esse tipo de ocorrência, pois as maquinas de franquias são privativas das agências postais, não há esse tipo de convênio com as empresas que as permitam franquiar mecanicamente as suas correspondências, o que ocorre são os convênios para produção dos envelopes pré-pagos, a marca é única e já vem impressa nos envelopes e são bastante comuns hoje em dia, estando presente em quase a maioria das correspondências que recebemos.

Se for de seu interesse, posso ajudar o amigo com algumas peças apenas nas correspondências em que há carimbos de expedição e recepção de empresas.

Att, Rubens

Última edição por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 19:21, editado 1 vez(es)

Gaspari2

Mensagem por MCN2007 em Ter Nov 18 2008, 18:53

Olá Rubens,
agradeço sua disposição em ajudar-me com relação a este material o qual procuro.

Vou colocar aqui o endereço de algumas imagens que a própria pessoa interessada me enviou de sua coleção. São cartas e fragmentos de cartas. É um material muito interessante, mas eu confesso que nunca prestei muita atenção ao carimbo, até pq ñ é o meu interesse de colecionismo, mas à partir de agora será diferente..

Acredito que as peças das imagens que nomeou de 'expedição' e 'recepção' são como estas das imagens que envio. Se o amigo tiver mais deste material, escreva-me, assim entro em contato com a pessoa interessada e envio as imagens p/ ele.
Abraço, Marcos N.

MCN2007

Mensagem por Gaspari2 em Ter Nov 18 2008, 19:35

Pois é amigo, vivendo e aprendendo. Não sabia que havia esse tipo aqui no Brasil. Mas veja que não são atuais, são provenientes das antigas máquinas de franquia já aposentadas. Hoje são os automatos, a exemplo desse aqui que acabei de receber hoje numa correspondência;

Vou ficar observando correspondências antigas e qualquer coisa lhe falarei a respeito.

Em relação às correspondências com carimbos de empresas em recepção e expedição, de fato são materiais diferentes.

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por MCN2007 em Qua Nov 19 2008, 01:09

Ok, agradeço Rubens,
Abraço, Marcos N.

MCN2007

Obrigado pela Recepção

Mensagem por Gaspari2 em Qua Nov 19 2008, 13:55

zod100 escreveu:Olá,
Seja muito bem vindo ao Forum. Pelo que ví, teremos muito assunto para conversar, pois gosto muito de selos clássicos, e coleciono Carimbos do Império do Brasil. Tenho a maioria dos catálogos de carimbos do Império em cd ou dvd.
um abraço,
Paulo Daróz - zod100

Amigo lhe agradeço as boas vindas ofertadas, realmente de carimbologia do império ainda sou iniciante e com certeza precisarei de sua ajuda. E por falar em ajuda, poderia me dizer que obras sobre carimbologia o amigo tem, se tiver alguma que eu não tenha, vou ficar grato em receber uma cópia.

Aguardarei notícias,

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por zod100 em Qua Nov 19 2008, 20:25

Olá Rubens:
Tudo bom? eu tenho os catálogos Paulo Ayres, Glauco Silva e Joaquim Botelho, todos digitalizados. Qualquer coisa, entre em contato.
um abraço,
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Sobre os Catalogos

Mensagem por Gaspari2 em Qua Nov 19 2008, 20:39

zod100 escreveu:Olá Rubens:
Tudo bom? eu tenho os catálogos Paulo Ayres, Glauco Silva e Joaquim Botelho, todos digitalizados. Qualquer coisa, entre em contato.
um abraço,
Paulo Daróz - zod100

Esses eu tenho também, o seu de Botelho está completo ? Já adquiriu o Klerman ?

Não existe nada igual ao Klerman no que se refere a carimbos mudos. É um ótimo trabalho.

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por lsalema em Qui Nov 20 2008, 15:25

Prezado Rubens,

Seja muito bem vindo ao SB, é um prazer tê-lo aqui conosco.

Precisando de algo que esteja ao meu alcance não hesite, estamos aqui para ajudar e ser ajudado e também é claro, o principal, fazer amigos.

Um forte abraço,

lsalema

http://lsalema-sdumont.blogspot.com

Obrigado pela Recepção

Mensagem por Gaspari2 em Qui Nov 20 2008, 23:53

lsalema escreveu:Prezado Rubens,

Seja muito bem vindo ao SB, é um prazer tê-lo aqui conosco.

Precisando de algo que esteja ao meu alcance não hesite, estamos aqui para ajudar e ser ajudado e também é claro, o principal, fazer amigos.

Um forte abraço,

Amigo, lhe agradeço as boas vindas, antes de entrar aqui nesse Fórum já havia lido e utilizado, por sugestão de uma mensagem sua, o link dos selos Russos, período da URSS.

Também me coloco à disposição do amigo,

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por RNunes em Sex Nov 21 2008, 10:55

Gaspari2 escreveu:

Ok amigo, muito obrigado pela pronta resposta, ficarei no aguardo de novidades sobre esse catálogo de inteiros postais.
Att, Rubens

Amigo Rubens,

Como prometido, aqui vai:

Catálogo de Inteiros Postais Portugueses
José da Cunha Lamas e A. H. de Oliveira Marques
Ed. CTT de 1985
2 volumes - 1º Portugal, 2.º Ex-colónias

RNunes

Mensagem por Gaspari2 em Sab Nov 22 2008, 10:40

Amigo Rubens,

Como prometido, aqui vai:

Catálogo de Inteiros Postais Portugueses
José da Cunha Lamas e A. H. de Oliveira Marques
Ed. CTT de 1985
2 volumes - 1º Portugal, 2.º Ex-colónias

Amigo, quanto está custando essa publicação, os 2 volumes ? Como faço para adquirí-las ?

Att, Rubens

Gaspari2

Achei um !!

Mensagem por Gaspari2 em Sab Nov 22 2008, 10:51

Amigo Marcos,

Achei um meter marks aqui em casa, estava num antigo álbum temático de gatos, dê uma olhada:

é de 1983, Alemanha. É até bonitinho o sujeito.

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 19:49

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: