Folhinhas???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Folhinhas???

Mensagem por Carlos_SP em Sab Fev 23 2013, 02:08

Seriam FO, FA ou emissão particular? Não faço ideia. Pesquisei de tudo que é forma no google.

http://www.ebay.com/itm/Brazil-1958-1959-2-Philatelic-Souvenir-Sheets-Sao-Paulo-Philatelica-Paulista-/121067804266?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c3034166a

Última edição por Carlos_SP em Sab Fev 23 2013, 11:39, editado 1 vez(es)

Carlos_SP

Re: Folhinhas???

Mensagem por Motoka36 em Sab Fev 23 2013, 08:08

Emissões particulares

Mensagem por Carlos_SP em Sab Fev 23 2013, 11:40

Motoka, obrigado. Imaginei que fosse algo assim, mas fiquei em dúvida se não poderia ser a FA. Não sei ainda a diferença de uma para a outra. O que sei foi o que achei aqui mesmo no SB.

Carlos_SP

Mensagem por Motoka36 em Sab Fev 23 2013, 11:46

As FA e FO foram emitidas pelos Correios.

Estas outras folhas que se vêem aos montes no mercado são emissões privadas.

Interessante que muitas delas, como as q vc mostrou, são emissões bem organizadas, até com numeração.

Abraços

Mensagem por Glauber em Sab Fev 23 2013, 12:02

De acordo com o RHM:

F-O = Folhinha Oficial e F-A = Folhinha Autorizada

"Folhinhas Filatélicas são PEÇAS FILATÉLICAS, pois era possível utilizar o selo adesivo ou fixo como porte no envio de um cartão ou mesmo colar a folhinha numa carta.
a diferença entre o valor nominal e o preço de custo da folhinha destinava-se a financiar o evento. Isto, entretanto, não ocorre com os editais, considerados souvenires filatélicos, sem qualquer valor de postagem. Os editais são como que um tipo de certidão nascimento do selo postal." (Fonte: RHM - 58ª Edição. 2012. pag. 542)

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Jorge Bom em Dom Jan 12 2014, 10:39

Alo
Como classifico esta peça filatélica.. não é FO ou FA, e sim uma homenagem ao Presidente Truman.

[img] [/img]
Jorge Bom

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Jan 12 2014, 12:35

Considero apenas como uma peça filatélica... nem FO, nem FA, apenas uma peça filatélica e claro teria lugar em qualquer coleção...
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Roger_R em Dom Jan 12 2014, 12:49

As folhinhas divulgam eventos e são emitidas pelo  Correios (a Folhinha Oficial) ou por particulares, sob autorização do Correios (a Folhinha Autorizada). Normalmente, são numeradas e o selo relativo ao evento é  sobreposto à folhinha, juntamente com o carimbo comemorativo de lançamento do selo. As folhinhas não valem como franquia, apesar de seladas e carimbadas..
Há um terceiro tipo de folhinha, que é a Folhinha Comemorativa ou Especial (esta sua folhinha é um exemplo), que pode ser emitida por qualquer entidade. Esta folhinha, normalmente, é impressa pela entidade quando o Correios lança um selo comemorativo ligado à entidade. No caso, em 1947 foi lançado este selo em comemoração à visita de Truman ao Brasil. Pelas armas em baixo relevo e pelo DF no carimbo (não consigo ler tudo do carimbo), pode ter sido emitida pela Camara dos Deputados (ele fez um discurso lá, por ocasião da sua visita ao Brasil).

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por guilherme ribeiro em Dom Jan 12 2014, 14:50

muito boa sua colocaçao Roger, mas eu acredito que as folhinhas tinham sim valor pra franquia, inclusive uma vez ja vi uma que estava colada sobre envelope e tinha circulado, era evidentemente uma peça feita por filatelista mas mostra o valor para franquia que elas tinham
guilherme ribeiro

Mensagem por Jorge Bom em Dom Jan 12 2014, 15:14

Alo Obrigado
O carimbo "Visita do presidente Truman - Rio de Janeiro DF e tem as armas do Brasil e USA.
Jorge Bom

Mensagem por Roger_R em Dom Jan 12 2014, 15:43

Jorge: do lado esquerdo, em baixo - essa parte que eu qeria ler.

Guilherme: a definição de folhinha diz que não tem valor de franquia.
Mas enquanto eu escrevia isso, pensei na mesma coisa: depois de selada e carimbada, o que me impede de escrever um destinatário ou mesmo igual a que voce viu - colar sobre um envelope - e remeter? A definição é meio furada, né?

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

Mensagem por Jorge Bom em Dom Jan 12 2014, 16:03

Outro exemplo.
[img] [/img]
Jorge Bom

Mensagem por Jorge Bom em Dom Jan 12 2014, 16:05

[img] [/img]
Jorge Bom

Mensagem por guilherme ribeiro em Dom Jan 12 2014, 16:31

achei aqui onde eu tinha visto a definição de folhinha:
http://www.oselo.com.br/newsdesk_info.php?newsPath=38&newsdesk_id=180
guilherme ribeiro

Mensagem por Roger_R em Dom Jan 12 2014, 17:45

Pesquisei aqui minhas folhinhas e leia meu texto assim:
em vez de "o selo relativo ao evento é sobreposto à folhinha, juntamente com o carimbo comemorativo" leia "o selo relativo ao evento é impresso na folhinha e chancelado com o carimbo comemorativo.

Assim, ela não tem valor de franquia.

Mas, como nas imagens acima, foi adicionado o selo. Ai então vale como franqueada, ok?

Aqui tem um bom dicionário filetélico: Penny Black

Roger_R

Mensagem por guilherme ribeiro em Dom Jan 12 2014, 18:17

nesse dicionario nao fala se a folhinha tinha ou nao valor de franquia, se eu nao me engano no catalogo rhm falava que elas tinham sim valor de franquia, mas voce tem razao porque as folhinhas mesmo que tivessem valor de franquia eram destinadas exclusivamente aos colecionadores, nao ficando disponiveis para o uso regular, entao todas as peças que existirem circuladas serao peças feitas por filatelistas mesmo que as folhinhas possam ter valor de franquia
guilherme ribeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: