fluído para isqueiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

fluído para isqueiro

Mensagem por pvcfernandes em Qui Fev 21 2013, 18:58

Há alguma restrição em usar fluído de isqueiros para estudar filigranas?

Diante da dificuldade dos colegas encontrar benzina retificada, lembrei hoje do fluído que é bem usado nos EUA, deixei a ideia em um tópico, porém precisa confirmar se seu uso é saudável ao selo... O fluído de isqueiro é nafta, ou melhor um hidrocarboneto como a benzina... a diferença esta na fórmula o naftaleno que é C10H8 e a benzina é C6H6 ou a retificada que é C6H14... a benzina possui mais moléculas de hidrogênio... talvez a nafta seja muito mais rápido para secar que a benzina.... só testando...

Eu quase comprei outro dia, porém notei que na tabacaria só tinha aromatizado... desisti da compra... não sei qual efeito teria no papel, além de deixar um perfume...rs Talvez engordurar... melhor não arriscar... estou procurando um neutro para testes...

alguém já usou?

Seria uma alternativa para quem procura e não encontra, já que qualquer tabacaria tem o fluido...

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Re: fluído para isqueiro

Mensagem por odilo em Seg Fev 25 2013, 00:25

Olá Paulo,
Sempre usei a benzina retificada. Outros produtos, só testando.
Use selos rasgados para testes.
Depois de usar o produto e estando o selo seco, verifique com a lupa se encontras alguma alteração no selo.
Molhe ele com água e verifique se não aparecem pequenas bolinhas de gordura ou óleo sobre o selo.
Desejo sucesso na experiência.
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por pvcfernandes em Seg Fev 25 2013, 16:32

Boa ideia Odilo! Vou fazer um teste comparativos e ver o que acontece, tenho muitos selos nesse estado que guardo para isso... Comprei um aromatizado, estou aguardando chegar um puro sem aditivos, o aromatizado por algum motivo é mais barato que o puro.

Testei em alguns selos o aromatizado... quatro problemas:

- o cheiro é muito forte (ainda mais com cheiro de perfume barato..rs), dor de cabeça garantida..rs A benzina é bem mais leve..rs

- Consequentemente o selo fica com aroma...rs

- Seca mais rápido que a benzina, tem que usar mais ( que acaba tornando uma solução mais cara)...

- a gordura que eu desconfiava, tem sim (pelo menos nesse aromatizado)... para falar a verdade no selo em si vc praticamente não nota, mas jogando o selo na água vc nota um pouco de gordura saindo...

Sabe que isso explica alguma coisa, muitos selos que recebo, tem um aroma semelhante e sempre que lavei esses selos saia algo na água, creio que usam o fluido aromatizado (por ser mais barato) neles...rs

Vou aguardar chegar o "neutro" e testarei mais...

Obrigado pelas dicas Romeu, vou aplicar nos meus testes futuros...

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por ElielCS em Seg Fev 25 2013, 16:46

Olá Paulo

Eu usei o fluido de isqueiro em alguns selos autoadesivos para descolar a goma e foi muito bom. Demora um pouco mais a secar do que a benzina e não notei a presença de gordura talvez porque não o coloquei na água depois. O cheiro sai relativamente rápido também, mas, como usuário de isqueiros a fluido que fui por muitos anos, sei que há muita diferença entre as marcas de fluido. Este que usei era um fluido comum e não tive qualquer problema com ele.
ElielCS

Mensagem por pvcfernandes em Seg Fev 25 2013, 19:51

Bacana Eliel eu encomendei um neutro, segundo o dono da tabacaria ele não tem aditivos, é nafta pura...rs vamos ver..rs

O que eu testei foi o contrário, ele secou mais rápido, mas o efeito é idêntico a benzina...

Para falar a verdade tenho minhas dúvidas se aquela mancha colorida que saiu do selo na água é realmente gordura... pode ser também outros produtos químicos, como o perfume por exemplo... de qualquer forma não sabemos o efeito que esses aromatizados tem no selo...

Tanto o nafta como a benzina são hidrocarbonetos... é para ter o mesmo efeito... mas esses baratinhos, que são os que vale a pena testar, não sei se tem nafta pura sem aditivos... Se a nossa gasolina é misturada imagine isso...rs deve ter de tudo nesse fluído..rs vamos testando...

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por Luiz Carlos em Dom Jun 23 2013, 19:53

Comprei um fluido para isqueiro, neutro, sem aromatizante. Fui no mais caro, cerca de 18,00. 
Funciona perfeitamente, não notei qualquer efeito no selo. A única coisa é que é extremamente volátil, evapora muito, muito rápido. Acho que vou colocar umas gotas e fotografar com uma câmera digital para poder estudar a filigrana com mais atenção, pois é rápido demais.
Luiz Carlos

Mensagem por Luiz Carlos em Dom Jun 23 2013, 19:54

Tem um cara do Piaui no Mercado Livre vendendo benzina retificada que disse ser apropriado para filatelia. Não testei.
Luiz Carlos

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Jun 23 2013, 20:11

Gente, já está provado que benzina retificada não estraga selo, nem a curto, nem a longo prazo.

Eu acho que vocês não deveriam usar nada diferente.

Benzina anda difícil, mas é melhor não usar outro produto, principalmente em selos mais idosos / valiosos. 

O meu receio é sempre o efeito desses produtos a médio e longo prazo. Eu sou meio paranoico com esses produtos sem estudos / comprovação de resultados.

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Sandra Regina Francisco em Dom Jun 23 2013, 20:18

Luiz Carlos, aqui no fórum, tem vários tópicos explicando o uso da benzina retificada para ver as filigranas.
É a mais usada para este fim.
Comprei, recentemente, 1 litro por R$ 18,00, mas devido ao cheiro muito forte, não consegui utilizar e deixei as filigranas de lado.
o Ernane, outro amigo do fórum, recomendou-me usar álcool ao invés da benzina, e disse que obteve bons resultados.
Ainda não testei, mas repasso-lhe a dica.

Abraços,
Sandra Regina Francisco

Mensagem por pvcfernandes em Dom Jun 23 2013, 20:39

Fluido de isqueiro é da mesma família da benzina, não temos o costume de usar, mas lá fora é bem usado.. inclusive tem os mesmos problemas da benzina, o cheiro forte, inflamável, etc... 

Porém pelo custo se for optar por algum derivado da nafta, a benzina é mais barata...

Sandra já testei álcool tbm, testei dois tipos de álcool, o comum e o isopropílico, ambos tem bons resultados sim...

O comum vc pode usar em selo comum sem goma, o isopropílico por ter ausência de água em sua composição experimentei em selos com goma, resultado é o mesmo da benzina, não estraga a goma e consegui visualizar as filigranas...

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por Sergioselos em Dom Jun 23 2013, 20:42

Tenho aqui fluido de isqueiro da Zippo.

Vou testar qualquer hora dessas depois eu falo.

Mensagem por redneckbr em Seg Jun 24 2013, 11:05

Em SP tenho comprado o litro da benzina retificada por R$ 25. Não achei caro uma vez que o litrão (pelo menos pra mim) dura mais de 1 ano .... da pra classificar selo pra burro !
redneckbr

Mensagem por ElielCS em Qua Jun 26 2013, 08:55

Olá redneckbr
Passa o endereço de onde você consegue a benzina em SP pra gente poder comprar também, por favor.
ElielCS

Mensagem por redneckbr em Qua Jun 26 2013, 10:33

Eliel,

Compro na Fruto de Arte - http://www.frutodearte.com.br/.

Fica na R Marquês de Itú, quase embaixo do minhocão.

Vi que eles também vendem a benzina pelo site ... mas não sei se é um boa idéia enfiar o litrão de benzina no correio ....

Abs
redneckbr

Mensagem por pvcfernandes em Qua Jun 26 2013, 11:15

A ultima vez comprei lá também... pelo correio eu acho complicado tbm...rs Laughing

pvcfernandes

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 26 2013, 11:36

Fluído de isqueiro não é nafta pura?

Se for, com certeza irá alterar a cor do selo e do papel.

A benzina é o benzo modificado e retificado, senão aconteceria o mesmo.

Água misturada com álcool 92% ou maior (menos o absoluto, esse nunca experimentei) é ótima para se ver a filigrana. Aqueles selos de muito difícil visualização da filigrana, também não será fácil vê-los nessa mistura.

Eu não coloco os meus selos em fluído para isqueiros de jeito nenhum!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 26 2013, 11:40

Corrigindo: BENZOL
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: