Álbum definitivo de carimbologia do império brasileiro

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Álbum definitivo de carimbologia do império brasileiro

Mensagem por Mitch Macgregord em Qua Jan 30 2013, 19:11

Sim o PA cataloga 10, mas existem mais que 10 de carimbos D.P e amigo Fernando para o que é de numeros devemos usar para os que estao catalogados os mesmos numeros ao menos se queremos, mas se tiver outros nao catalogados especificar que nao se encontra em estes catalogos o carimbo encontrado e dar uma numerotaçao so assim aumentamos a literatura aos poucos destes tema ^^

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Motoka36 em Qua Jan 30 2013, 20:40

Fernando,

Para os datadores, qq data vale o mesmo numero..
Por vezes encontramos datadores com tamanhos e formas diferentes, aí sim temos um novo achado..

Paulo Ayres omite alguns.

Abraços..

E não há dúvida de iniciante ou coisa assim neste forum.
A sua dúvida deve ser a de outros, e assim o forum vai contribuindo.

Motoka36

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 30 2013, 20:44

Vamos lá (adoro esses debates,hehehehe)
Fernando e Yuri
O carimbo DH (depois da hora)que circulam em data atual outrora era chamado DP (depois da partida) e posteriormente AVULSO.
Esses carimbos não respeitam cronologia por não serem datadas creio eu.
Renato
Eu sei, meu amigo, que existem mais do que o que postei, mas esses são os que tenho por enquanto.
Mitch
Obrigado pelos comentários oportunos.
Abraço à todos.

amaury luiz possidente

Mensagem por JOSE RENATO em Qua Jan 30 2013, 21:53

amaury luiz possidente escreveu:Vamos lá (adoro esses debates,hehehehe)
Fernando e Yuri
O carimbo DH (depois da hora)que circulam em data atual outrora era chamado DP (depois da partida) e posteriormente AVULSO.
Esses carimbos não respeitam cronologia por não serem datadas creio eu.
Renato
Eu sei, meu amigo, que existem mais do que o que postei, mas esses são os que tenho por enquanto.
Mitch
Obrigado pelos comentários oportunos.
Abraço à todos.

Amaury,

Foi só um lembrete meu amigo. Vou ver o que tenho aqui de carimbo DP e postar. Tenho pouca coisa...

Um abraço,

Última edição por JOSE RENATO em Qua Jan 30 2013, 22:12, editado 1 vez(es)

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 30 2013, 22:03

Legal Renato
Qdo possivel faça isso
Obrigado

amaury luiz possidente

Mensagem por Marco em Qua Jan 30 2013, 22:48

Amig@s,

A coleção do Amaury é mesmo estimulante. Seguem meus DPs. O carimbo sobre o par não está catalogado no PA (que é uma obra matriz, mas incipiente e com mais de 70 anos...). O PD (pago até o destinatário), como sabem, foi criado na convenção postal França Brasil de 1860 para as remessas com porte totalmente pago até a entrega.

Marco

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 30 2013, 22:54

Legal Marcos.O PD seria uma espécie de taxa devida?

amaury luiz possidente

Mensagem por Marco em Qua Jan 30 2013, 23:39

amaury luiz possidente escreveu:Legal Marcos.O PD seria uma espécie de taxa devida?

Não, ao contrário, PD era quando já estava tudo pago pelo remetente. Quando havia o que pagar, colocava-se o carimbo PP já na remessa ou, então, acrescentavam-se nos portos de passagem e chegada tampões numerais ou anotação manuscrita da soma devida... O destinatário que se virasse!

Marco

Mensagem por amaury luiz possidente em Qui Jan 31 2013, 00:24

Marco escreveu:

Não, ao contrário, PD era quando já estava tudo pago pelo remetente. Quando havia o que pagar, colocava-se o carimbo PP já na remessa ou, então, acrescentavam-se nos portos de passagem e chegada tampões numerais ou anotação manuscrita da soma devida... O destinatário que se virasse!
Interessnte.

Só uma coisa fica no ar:
A reforma postal com o advento do selo foi elaborada para finalizar o porte pago pelo destinatário.
Se já havia o selo, por que o carimbo PD, se o selo com o seu devido porte já caracterizava o porte pago?
Coisas da filatélia...

amaury luiz possidente

Mensagem por Roger_R em Qui Jan 31 2013, 09:20

Houve um período em que o selo era vendido pelo próprio carteiro e não na agencia. O interessado comprava o selo, apunha sobre o envelope e depois levava à agencia, onde o agente inutilizava o selo e remetia a carta, na maioria das vezes sem mesmo conferir o valor, enviando cartas abaixo do devido porte.
Foi promulgada uma lei em dezembro de 1844, de inicio imediato, onde o agente seria responsável pelo porte, pagando do bolso a falta de porte. A lei apresentava uma tabela tipo de porte (obrigatório ou facultativo), os locais de destino válidos e o tipo de porte correspondente; o valor para o peso da carta e a obrigatoriedade do agente verificar o porte, que seria confirmada com um carimbo em cor carmim. Como a lei foi de aplicação imediata, ainda não havia carimbo nas agencias. A lei dizia que nesta situação o agente deveria assinar à pena. Algumas cartas apresentam números - na verdade são calculos que o agente fazia sobre o prórpio envelope.

Para cartas de porte obrigatório, após validar o valor do porte, o agente carimbava (ou assinava) o PP: Post Paid.
Para as cartas de porte facultativo, o agente conferia e, se portada corretamente, apunha o PD - pagas até destino.
Se a franquia estivesse abaixo do porte, para qualquer tipo de porte, o agente não deveria apor o carimbo.

A França era muito desenvolvida em matéria de correio e em alguns casos já fazia cobrança antecipada do porte. Os demais casos prosseguiram pelos padrões antigos principalmente pelos franceses não aceitarem a reforma por ser de origem inglesa. A lei obrigando o agente a conferir o porte previu o porte a pagar (facultativo) principalmente porque o Brasil tinha grande interesse em manter intercambio comercial com a França. Assim, se a tabela permitisse que o agente fizesse remessa com porte a pagar, ele assim o fazia, muitas vezes causando problemas a serem resolvidos pela agencia de destino.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.

Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por JOSE RENATO em Qui Jan 31 2013, 19:25

E tenho menos que eu imaginava. Tenho apenas UNZINHO Carimbo DP, oval e só.

Eu achava que tinha mais....

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por amaury luiz possidente em Qui Jan 31 2013, 19:30

Legal Renato
Carimbo quase inteiro!

amaury luiz possidente

Mensagem por ahl em Qui Jun 16 2016, 21:20

amaury luiz possidente escreveu:
Marco escreveu:

Interessnte.

Só uma coisa fica no ar:
A reforma postal com o advento do selo foi elaborada para finalizar o porte pago pelo destinatário.
Se já havia o selo, por que o carimbo PD, se o selo com o seu devido porte já caracterizava o porte pago?
Coisas da filatélia...  

BOAS NOITES

O PD e o PP permitiam separar as condições de franquia obrigatórias e facultativas, de acordo com os limites constantes do acordo postal entre a França e o Brasil.
O PD significava que o porte estava pago até ao destino. O PP que estava apenas parcialmente pago, etc.
Os limites e as condições (pagamento facultativo/obrigatório/etc) variavam de acordo com os destinos e estão especificadas no decreto nº2.650 de 24 de Setembro de 1860 e respectivo regulamento e tabela. (decreto brasileiro)

ahl

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:04

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: