Selo fiscal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selo fiscal

Mensagem por Giselle Eras em Qua Jan 16 2013, 23:09

Boa noite ^^......

Vamos lá, só três perguntinhas Smile

Existe catalogo de selo fiscal???
Não encontrei nenhum dos meus no catalogo que tenho.
Sei que é variável, mas o que seria melhor, conservar os selos no papel original (imagem abaixo) ou separa-los???
Muitos filatelistas colecionam esse tipo de selo???

Giselle Eras

http://bykitsune.tanlup.com

Re: Selo fiscal

Mensagem por Agenor em Qua Jan 16 2013, 23:13

na minha opinião você deve conserva-los como estão. existem muitos selos desses em documentos. já tem no SB um tópico sobre esses selos. o José Renato ou outro colega poderá lhe fornecer mais detalhes.

obs.
acho que foram recortados de algum documento.
Agenor

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 16 2013, 23:15

Beleza de peças...fica mais bonito assim para que as assinaturas fiquem inteiras.
amaury luiz possidente

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qua Jan 16 2013, 23:23

Prezada senhorita Eras.

Embora eu não colecione selos fiscais, aprendi um pouco sobre o assunto com outros colecionadores. A Filatelia Fiscal é um segmento à parte da Filatelia dedicada aos selos e demais documentos relacionados à comunicação postal, como por exemplo, aerogramas e bilhetes postais. Daí, os selos fiscais não aparecerem nos catálogos de selos postais, como o RHM brasileiro.

Até onde sei, não há um catálogo nacional sobre selos fiscais. Contudo, há estudos publicados em periódicos filatélicos ou mesmo em livros. Nesse sentido, cito a o obra de Sérgio Laux - Os selos fiscais adesivos do Império do Brasil. Finalizando, acho mais interessante preservar os selos fiscais no fragmento, tal como na fotografia que você postou aqui no fórum.

Saudações e espero ter ajudado um pouco.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Jan 16 2013, 23:30

Professor
Os selos fiscais não foram empregados para lavrar documentos do tipo cartas de auforrias ou documentos de disquites ou cartas judiciais?
Eu pensava que ele não se enquedrava na filatelia por não serem enviados.
Estou certo?
amaury luiz possidente

Mensagem por Agenor em Qua Jan 16 2013, 23:32

além do citado acima pelo Amaury, esses eram usados para vários documentos: recibos de prestação de serviços, concessão de aparelho de radiodifusão, etc.
Agenor

Mensagem por Giselle Eras em Qua Jan 16 2013, 23:37

Agenor

na minha opinião você deve conserva-los como estão. existem muitos selos desses em documentos. já tem no SB um tópico sobre esses selos. o José Renato ou outro colega poderá lhe fornecer mais detalhes.

obs.
acho que foram recortados de algum documento.

Vou procurar melhor, ainda não vi esse tópico.
Sim, sim, foi retirado de documento, meu avô era dono de um cartório em Franca-SP, a assinatura do primeiro é dele, por isso tenho diversos selos como estes, usados e completamente novos....

amaury luiz

Beleza de peças...fica mais bonito assim para que as assinaturas fiquem inteiras.

Estou pensando em preserva-las ^^......

Wilson de Oliveira Neto

Embora eu não colecione selos fiscais, aprendi um pouco sobre o assunto com outros colecionadores. A Filatelia Fiscal é um segmento à parte da Filatelia dedicada aos selos e demais documentos relacionados à comunicação postal, como por exemplo, aerogramas e bilhetes postais. Daí, os selos fiscais não aparecerem nos catálogos de selos postais, como o RHM brasileiro.

Até onde sei, não há um catálogo nacional sobre selos fiscais. Contudo, há estudos publicados em periódicos filatélicos ou mesmo em livros. Nesse sentido, cito a o obra de Sérgio Laux - Os selos fiscais adesivos do Império do Brasil. Finalizando, acho mais interessante preservar os selos fiscais no fragmento, tal como na fotografia que você postou aqui no fórum.

Saudações e espero ter ajudado um pouco

Vou ver se tem algo na biblioteca daqui ^^......

Hum.... vai ser difícil hawhawhaw
Muito obrigada a todos, vou preservar os fragmentos e ver o que consigo descobrir sobre os selos ^^......
Giselle Eras

http://bykitsune.tanlup.com

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qua Jan 16 2013, 23:47

Prezado amigo Amaury.

Eu acredito que o J. Rodrigues poderá ser mais preciso do que eu na conceituação. Os selos fiscais são basicamente usados na comprovação do pagamento de um tributo ao Estado, em seus níveis municipal, estadual e federal. Eles não são, portanto, destinados ao pagamento do porte de correspondências. Contudo, eles fazem parte do universo filatélico, que vai além da comunicação postal. Daí, a Filatelia Fiscal ser um item à parte da Filatelia, inclusive com classe própria nas exposições oficiais. A seguir, um link para o regulamento da FIP para a Classe de Selos Fiscais:

http://www.fefibra.org.br/arquivos/regulamento_especial.pdf
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por Roger_R em Qui Jan 17 2013, 08:38

Quão extensa seria uma relação de selos fiscais brasileiros emitidos?

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: