Republik Maluku Selatan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Qua Jan 16 2013, 20:37

recebi um selo desse país (?) achei estranho e descobri essas informações no Wikipédia, alguém sabe me informar se esse país (?) emite selos regularmente ou está anexado a Indonésia?

República da África do Maluku


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

República da África do Maluku
República das Molucas do Sul
Republik Maluku Selatan

Território reivindicado pela República do Sul Maluku.

Capital: Ambon

Capital no exílio

Não especificado ( Holanda )

Governo República

Um presidente
-

Abril-maio ​​1950

Johanis Manuhutu

1950-1966

Chris Soumokil

1966-1992

Johan Manusama

1993-2010

Frans Tutuhatunewa

2010-presidente

John Wattilete

História

Estabelecido

25 de abril de 1950


Desestabelecida


No exílio desde 1966.


A República da África do Molucas ( Indonésia : Republik Maluku Selatan, RMS), também conhecido como a República das Molucas do Sul, foi uma auto-proclamada república na Ilhas Molucas fundada em 25 de abril de 1950. As principais ilhas foram Seram , Ambon , e Buru . [ carece de fontes? ] O RMS em Ambon foi derrotado pelas forças indonésias em novembro de 1950, no entanto, a luta armada continuou na ilha de Seram até dezembro de 1963. A derrota em Ambon resultou na fuga do governo RMS auto-declarado para a ilha Seram , e mais tarde a formação de um governo no exílio na Holanda, em 1966. Quando a resistência líder Christiaan Robbert Steven Soumokil foi capturado pelas forças indonésias em Seram e executado em 1966, um presidente no exílio foi inaugurada. O governo no exílio continua a existir, com John Wattilete , um advogado de 55 anos, empossado como chefe de Estado em abril de 2010.

O arquipélago indonésio é composto de mais de 15.000 ilhas. Holandês conquista exerceu controle colonial em todo o arquipélago no século 19, que estabelece uma administração unitária . As fronteiras da atual Indonésia foram formados através da expansão colonial finalizado no século 20. Após a ocupação pelo Império Japonês durante a Segunda Guerra Mundial terminou, em 1945, os líderes nacionalistas declararam unilateralmente a independência da Indonésia. Nem todas as regiões e povos da atual Indonésia imediatamente inscrito para o Estado proclamado Unitário da República da Indonésia. [1] resistência organizada início indígenas para a recém-declarada República da Indonésia veio das Ilhas Molucas do Sul com o apoio e ajuda do governo holandês e Militar . Os sul-molucanos contra-revolucionários inicialmente se agarrou a um tratado pós-colonial início prescrever uma forma federal de Estado. Quando esse tratado, acordado entre o governo holandês e do governo indonésio, que foi quebrado por sua vez, declarou unilateralmente a República totalmente independente das Molucas do Sul com a esperança de alcançar um estado autônomo.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por ElielCS em Qua Jan 16 2013, 21:32

Pois é Agenor, filatelia é cultura !
Aprendi mais uma!
avatar
ElielCS

Idade : 61
Localização : Valinhos - SP
Data de inscrição : 15/11/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Giselle Eras em Qua Jan 16 2013, 21:59

encontrei este texto, ñ sei se está totalmente correto pois utilizei o tradutor do google, espero que ajude Smile .......

Em sua discussão do Sul Molucas como uma entidade selo de emissão, as notas Linn, que, "durante 1950, nas Molucas do Sul se revoltaram contra o governo central indonésio e overprinted 17 holandeses e indonésios selos Índias 'Republik Maluku Selatan. Estes selos foram aparentemente colocados em uso local. A ilha principal, Amboina, foi ocupada pelas tropas indonésias em novembro de 1950, embora a resistência Molucas continuou nas ilhas exterior até 1955. Durante 1951-1954, uma longa série de questões molucanos sul foi comercializado nos Estados Unidos, mas não há nenhuma evidência de que estes nunca foram realmente utilizados nas áreas sob controle Molucas. Alguns 35.000 Molucas do Sul emigraram para a Holanda, e entre este grupo sentimentos nacionalistas ainda correm alto ".

Em "Legados do autoritarismo passado: violência religiosa na Indonésia Ilhas Molucas", um artigo no Pacífico Assuntos Internos, Jacques Bertrand atribui tendências separatistas nas Molucas do Sul para os fortes laços da região tiveram que a administração colonial holandês:

Quando a república declarou sua independência da Indonésia em 1945, muitos cristãos Ambonese resistiu, como temiam inclusão em um novo país com maioria muçulmana. A nova república lutou contra o holandês por quatro anos, quando eles voltaram para recuperar a posse de sua colônia após a derrota japonesa em 1945. Um acordo interino levou à criação de uma federação de Estados independentes, muitos dos quais foram parcialmente ou completamente sob controle holandês. Quando o holandês admitiu sua derrota e deixou a Indonésia, a República voltou a uma visão unitária do Estado e dissolveu a federação por meios políticos e militares. Amparado por algum apoio entre a comunidade cristã Ambonese, oficiais descontentes da antiga colonial holandês exército declarou a independência da República Molucas do Sul (Republik Maluku Selatan - RMS). A República da Indonésia rejeitou este novo estado, especialmente porque alguns Ambonese cristã havia participado da luta nacionalista contra os holandeses e apoiou a república. O Exército Nacional Indonésio (Tentara Nasional Indonesia - TNI), portanto, foi enviada à ilha para acabar com a resistência.

Como resultado do incidente RMS, a posição do Ambonese na República permaneceu ambíguo. Alguns nacionalista cristã Ambonese desempenharam papéis importantes sob o regime do presidente Sukarno como membros do Governo e líderes proeminentes do partido protestante da Indonésia. No entanto, depois de ser o centro das Índias Orientais Holandesas, Ambon Maluku e tornou-se áreas remotas do arquipélago.

Apesar da derrota das forças separatistas, seu sonho de autonomia está documentado nas colecções de selos muitos contendo os selos de propaganda coloridas de "Republik Maluku Selatan".

A nota em "South Molucas" no padrão postais Scott estados Catálogo Selo: "Parece que os selos da república chamado de Molucas do Sul foram de emissão privada e não tinha uso postal. Assim, elas não são reconhecidas como selos postais ". No entanto, esta questão cinderella reflete a instabilidade política na Indonésia no período após a Segunda Guerra Mundial.

O Governo provisório de Maluku Selatan, nenhum sul de Molucas, emitiu 130 Selos Diferentes Entre 1950 a 1954. Tais emissões Nao São reconhecidas Como Selos postais.
avatar
Giselle Eras

Idade : 30
Data de inscrição : 10/01/2013

http://bykitsune.tanlup.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Qua Jan 16 2013, 22:07

OK Giselle, agradeço as informações.

realmente Eliel, a todo momento encontramos coisas novas.

abs.,
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por giancarlo lombardi em Qua Jan 16 2013, 23:53

AGENOR POR ACASO FUI EU QUE TE ENVIEI OS SELOS QUE VOCE MENCIONOU DA RMS ?

ABRAÇOS

GIAN
avatar
giancarlo lombardi

Idade : 55
Localização : SÃO PAULO CAPITAL TATUAPÉ
Data de inscrição : 27/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Qua Jan 16 2013, 23:59

olha não sei te informar, comecei a separar vários que recebi na semana passada vindos da Ucrania, França, Brasil, etc., e não sei quem me enviou, é um só.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Fev 10 2013, 09:30

Recebi tmb do amigo Gian alguns desta republica, tmb estot tentando classificar, se tiverem informações adcionais ao que o Agenor e a Gissele , favor indicar..
avatar
Carlos Antonio Prussak Ch

Idade : 44
Localização : Paraná
Data de inscrição : 23/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Bruna em Seg Fev 25 2013, 12:04

Essa eh uma republica "auto-declarada" ou "auto-denominada". Seu governo vive no exilio. O territorio pertence/pertencia a Indonesia, declarando sua independencia em 1950, mas a guerra meio que continua...
avatar
Bruna

Data de inscrição : 16/02/2013

http://welovestampsbrasil.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Seg Fev 25 2013, 12:22

tem um governo paralelo que vive na Holanda.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Bruna em Ter Fev 26 2013, 09:45

Agenor, voce pode postar fotos dos selos que tem, pois a maioria denomidada com esta localidade nao sao selos postais e voce nao achara em nenhum catalogo. Eles sao uma "tapeação" (nao sao falsos porque pra falsificar precisa ter tido um original).
Eles vem em 3 tipos: 1. superimpressos (de originais da Indonesia, por exemplo), 2. de 2 ou 3 cores feitos pelo governo no exilio na Holanda (que circularam provavelmente pra chamar atencao da ONU para o problema), mas por pouco tempo., e 3. feitos na Austria a pedido de um comerciante chamado Henry Stolow (esses tem imagens bacanas de animais, plantas, UN, sao bem coloridos e podem vir em retangulos ou triangularmente - como nunca foram emitidos, sao mint).

Eh muito provavel que voce tenha o 3o. tipo. Elas foram feitas e bem vendidas para confundir colecionadores. Eu ja recebi uma colecao que continham alguns desses!!!
Poste seus selos aqui pra darmos uma olhada!
avatar
Bruna

Data de inscrição : 16/02/2013

http://welovestampsbrasil.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Ter Fev 26 2013, 11:20

Bruna,

eu só tenho um selo veja a imagem

no site www.worldstampalbum.com tem várias imagens de selos desse país (está como Indonésia).
são selos super coloridos formas: retangulares e triangulares, abordando os temas fauna e militarismo.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Timbres em Ter Fev 26 2013, 14:20

Maluku Selatan é um exemplo de um país fantasia. Apesar de muitos anos na luta para independência, Mauluk Selatan nunca obteve o seu desejo. As ilhas hoje fazem parte da Malásia. O povo simpático ao rebelião removo-se a Holanda e continua uma contingência deles lá até hoje.

Os selos foram emitidos na esperança de independência mas nunca alcançando o sonho e nunca sendo reconhecido como um país, os selos não foram "autorizados," sendo então relegados para a classificação de "Cinderellas" ou "fantasias." Mas eles tem uma historia muito interessante e uma boa quantidade destes selos emitidos hoje fazem parte orgulhoso de muitas coleções, principalmente os coletores de temas.

Aqui mostro alguns exemplos dos selos de Maluku Selatan.






E aqui, um exemplo fora do comum, com evidencia de ter sido cancelado - usado comercialmente!

avatar
Timbres

Idade : 60
Localização : Chicago, Illinois, EUA
Data de inscrição : 10/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por somricardo em Ter Fev 26 2013, 15:10

eu possuo a série de animais (selos retangulares) que fora postado pelo amigo Timbres
avatar
somricardo

Idade : 33
Localização : Sergipe
Data de inscrição : 25/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Ter Fev 26 2013, 15:35

no site www.worldstampalbum tem todos eles.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Bruna em Ter Fev 26 2013, 19:09

Sinto muito dizer, mas creio que todos sao tapeação ou fantasmas.
Vou escrever pra esse site pra perguntar porque eles colocaram sem 'nota de rodape' sobre elas.
O unico que acredito ser verdadeiro foi a ultima postada por Timbres, mas nao da pra ver direito o carimbo. Esse eu levaria para um especialista, pois existem pouco mais de 100 desse tipo, mas tem muitos falsificados no mercado. Vale a pena checar.

Esta republica durou menos de um ano antes de seu governo entrar no exilio, os unicos selos emitidos foram em 1950, com maluku selatan superescrito nos selos originais da indonesia ou das indias orientais holandesas.

Os outros dois tipos (mencionados no meu post acima) nao podem ser considerados selos postais (nem os feitos pelo governo no exilio nem os do Stolow) porque nao foram emitidos por uma autoridade fiscal. O primeiro caso trata de um governo no exilio, ou seja, cuja autoridade em si pode ser questionada. De qualquer maneira, os selos emitidos no exilio no geral sao mapas ou temas que buscam esclarecer o problema. (e o simbolo da moeda indonesia (Sen) eh usado. Esses podem ser colecionados como cinderelas.

O Solow era uma pessoa que mandou imprimir e vendeu selos fantasmas, entao nao preciso nem explicar. E os selos coloridos, com peixes, etc, inclusive com as nacoes unidas, foram obra dele. (os valores sao representados por um "K", cujo significado eu nao sei).

Infelizmente eu nao cosegui achar literarura ou citacao academica confiavel na internet sobre isso. Achei apenas dois, mas sao em alemao (voces podem usar o translator do google). Um eh um artigo da revista Spiegel e outro eh da Associacao de filatelia de Basel, na Suica. Os links estao abaixo:

http://www.spiegel.de/spiegel/print/d-46275104.html
http://www.briefmarken-bl.ch/eigene-artikel/briefmarken-ohne-land/maluku-selatan/index.php
avatar
Bruna

Data de inscrição : 16/02/2013

http://welovestampsbrasil.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Bruna em Ter Fev 26 2013, 19:12

Ps: desculpa Agenor, acho que esse das nacoes unidas nao eh tapeação, talvez seja cinderela...
avatar
Bruna

Data de inscrição : 16/02/2013

http://welovestampsbrasil.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Agenor em Ter Fev 26 2013, 19:17

OK esse está para troca, eu não coleciono esse país
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Bruna em Ter Fev 26 2013, 19:28

Mas especifique do que se trata, porque esse eh um classico que confunde a maioria! Eu tambem so fiquei sabendo depois que comprei um lote onde tinha 3 deles e fui pesquisar.
Com a permissao de voces, vou postar sobre isso no meu blog, porque vi que tem muita gente com duvidas, inclusive em outros forums...
avatar
Bruna

Data de inscrição : 16/02/2013

http://welovestampsbrasil.webs.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Luiz Carlos em Seg Mar 04 2013, 12:27

Não há dúvidas de que se tratam de emissões "não oficiais" não reconhecidas pela UPU. Entretanto, vale como curiosidade e muitas pessoas incluem em suas coleções (como eu), entretanto jamais podem ser utilizadas numa exposição filatélica sob risco de desclassificação.
avatar
Luiz Carlos

Localização : Vitória-ES
Data de inscrição : 18/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por odilo em Sex Ago 07 2015, 23:02

Olá amigos e amigas,
Este fórum é de mais.
Cheguei nesta discussão pesquisando sobre "Westirian" ou "Oeste do Irão" como aparece no Stampworld. Dai vi que "Sul das Molucas", faz parte da Indonésia mas não apresentam os selos. Então fui atrás de Sul das Molucas e ai cheguei aqui.
Hoje o Stampworld não mostra mais os selos. Talvez seguiram as indicações da Bruna.
Obrigado pelas informações.
Odilo

_________________
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
avatar
odilo

Idade : 74
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Republik Maluku Selatan

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum