Alegorias Republicanas e Próceres Republicanos + Efígie de Cabral

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Alegorias Republicanas e Próceres Republicanos + Efígie de Cabral

Mensagem por RomeuNatale em Seg Dez 05 2016, 12:56

Boa tarde, Cezar.

Os recursos áudiovisuais não são imprescindíveis, podemos fazer a palestra sem eles mesmo, com as amostras impressas em papel.

Abraços,

Romeu Natale
RomeuNatale

Mensagem por Cezar em Seg Dez 05 2016, 22:19

Prezado Romeu,
Muito obrigado. Vou verificar com o pessoal do o Clube Filatélico do Brasil se daria para agendar palestras lá.
Abraços,
Cezar

Cezar

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 15 2017, 07:38

Bom dia e um ótimo domingo a todos.

Estou disponibilizando a folha definitiva dos selos tipos da série objeto do tópico. É uma folha de luxo com o resumos dos dados históricos representados pela série impresso em seu verso. Ela está em alta resolução e está disponível a todos. Podem distribuir a vontade, apenas citem a fonte.

Página para imprimir (em PDF)

P.S.: Mais tarde eu posto a forma de colocar o acetato no local dos selos. Farei um PaP para facilitar.
RomeuNatale

Mensagem por andreioc em Dom Jan 15 2017, 10:21

Nossa Romeu, fanstástico. Obrigado por compartilhar.  Na minha visão de revoltado com a Historia da Republica no Brasil eu acho que a efigie da liberdade é na verdade uma representação da personagem que sempre existiu e comandou a República : a corrupção. No selo ela é até bonitinha, mas que é ordinária , isso também é, rsrsrsrs

Já imprimi e coloquei o unico selo que tenho , o Barão de 1000 Reis ardosia .

Duvidas:

Ardosia é algo proximo ao marrom, certo ?   No PDF do Romeu o selo é meio azulado (acredito que é uma variedade de cor, justamente tema de inicial do tpico). O meu é bem mais para um marrom claro (suponho ser o tipo normal).

Qual o sentido de se emitir dois selos de mesmo valor facil, mesmo personagem, mesma série ?  Refiro-me justamente ao selo do Barão do Rio Branco. Possivelmente emitidos em periodos bem diferentes ?

Por que no império os selos de mil Reis eram representados de duas formas diferentes 1000 e 1$000 ?  

andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por Psique10 em Dom Jan 15 2017, 11:46

Andreioc, gostei muito da sua visão sobre liberdade. Também tenho o selo ardósia que pra mim é azul mesmo, e como não há nome para as cores, salvo as primárias, penso que nós podemos dar o nome que quiser afinal o selo é nosso vai para nossa coleção particular talvez ele nem vá a público pra ter essa "frescura do nome da cor".
Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 15 2017, 14:40

Andrei, na verdade a história é bem diferente. Apenas segui a cartilha que o "mestre" ensinou. Medo das pedras dos mais conservadores. brrrrr

No monitor não se tem a cor real jamais. Por mais calibrado que esteja. A cor no arquivo PDF é a mais real dos selos tipos desta série.

No caso do mesmo valor e imagem terem cores diferentes, temos duas respostas prováveis, nenhuma oficial já que não existe registro a respeito. Não conseguiram preparar a cor desejada ou (e) não tinham pigmento suficiente para chegar nela (na cor). E algumas imagens estão bem ruins mesmo, são scans antigos. Lembra do bicho preguiça? Então.... hehehehe

Quando se tinha $ 1.000 era igual a mil Réis e quando se tinha 1$000 era um milhão de Réis.

A vida é dura!
RomeuNatale

Mensagem por andreioc em Dom Jan 15 2017, 15:33

AH, obrigado pelos esclarecimentos Romeu.

Puxa, com relação aos valores haviam então valores da série de 10 Reis até 10$000 (dez milhões de Reis) ? Deve ter sido então uma década de muita inflação. E a vida com inflação é mais dura, rsrsrsrs
andreioc

Mensagem por Psique10 em Dom Jan 15 2017, 17:25

kkkkkk
Psique10

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jan 15 2017, 18:13

É preciso aqui corrigir nosso amigo Romeu. Na realidade, 1000 reis, 1$000 reis ou $ 1.000 reis (este quase näo exisitia) eram a mesma coisa. 1$000 näo eram um milhäo de reis, porque entäo os selos do Baräo do Rio Branco, do Rodrigues Alves e do Nilo Pecanha, da série Próceres teriam um valor facial de 1, 5 e 10 milhöes (ou seja, contos) de reis, respectivamente, o que seria um absurdo. Mesmo porque o próprio Romeu imprimiu, nas suas belas folhas, os valores certos: 1.000, 5.000 e 10.000 reis para aqueles figuröes da República.

Que eu saiba, existe apenas um selo da República com o facial de um conto (= um milhäo) de reis, o RHM O-29 (Marechal Hermes). A abreviatura é clara: 1:000$000 reis, como se pode ver:

Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 15 2017, 18:23

É isso aí, Fábio, erro meu. A sua conotação é a correta. E diga-se de passagem, um conto de Réis (um milhão) era dinheiro a beça. Desculpem a falha.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 15 2017, 18:26

Andrei, a inflação era muito alta na época do Império até o final da primeira República. Imagine um selo de 30, 60 e 90 Reais nos dias de hoje. Esses são os Olhos de Boi na época.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jan 15 2017, 18:28

Só para apimentar a história: Deodoro nunca proclamou a República; foi o primeiro Presidente a renunciar; a inflação era galopante; nos vendemos aos ingleses desde sempre e por aí vai. Ou seja, começamos mal. Nem podemos exigir muito, o nosso passado nos condena.
RomeuNatale

Mensagem por Christian Bernardi em Dom Jan 15 2017, 18:41

Boa tarde a todos! Excelente observação Romeu!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jan 15 2017, 18:43

Só pra complementar: a inflacäo no Império era baixa, comparada aos padröes de hoje: 1,58 % ao ano. Fonte:http://www.monarquia.org.br/-/obrasilimperial/regimeImperial.html

Mesmo se considerarmos o site acima tendencioso, por monarquista convicto, é fácil constatar que a inflacäo do séc. XIX era bem mais baixa, näo só no Brasil imperial: havia selos de 10 reis no Império desde o inclinado de 1846 (RHM 4). Näo houve troca de moeda do Império para a República. Ou seja, aqueles 10 reis de 1846 säo os mesmos 10 reis da séria Netinha de 1941 (RHM 353), quase 100 anos mais tarde.

Agora tentem encontrar um selo brasileiro com o mesmo valor facial de 1941 para cá. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Christian Bernardi em Dom Jan 15 2017, 18:48

Olá amigo Fabio! Vou dar uma olhada no link, obrigado por compartilhar!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jan 15 2017, 19:04

Como eu mesmo desconfiei dos 1,58 % de inflacäo ao ano durante o Império, fui procurar outras fontes mais confiáveis. Encontrei este paper, que parece muito sério:

http://www.econ.puc-rio.br/pdf/td584.pdf

Na pg. 28 do mesmo encontrei uma frase que pode ajudar a calcular a inflacäo imperial:

A depreciação cambial de 50 pence/mil-réis em 1823 para perto de 27 pence/mil-réis em 1889 foi aproximadamente em linha com a inflação estimada no período.

Fiz entäo as contas e cheguei a uma taxa de inflacäo de 1,3 % a.a. entre 1823 e 1889! Ainda menor do que os ufano-monarquistas propagam...
Fabio Monteiro

Mensagem por andreioc em Dom Jan 15 2017, 20:42

Obrigado Fabio pelos esclarecimentos, muito bons como sempre. Estou aprendendo muito com esta série. Estava pesquisando sobre o desconhecido (para mim) Almirante Wandenkolk. Não acredito que uma pessoa desta importância esteja "esquecida" pela história. A biografia rica e nacionalista de Wandenkolk merece mais divulgação, como um filme ou livro. Está certo que Wandenkolk apoiou diretamente e de forma importante na proclamação do golpe (digo República) mas por outro lado bateu de frente e ajudou a derrubar o Marechal Deodoro quando este fechou o congresso. Depois bateu de frente com o poderoso Marechal Floriano e acabou sendo reformado, preso e exilado. Retornando a atividades Wandenkolk continuou lutando contra o mão de ferro e participou da revolta da armada e tentou suportar a revolução Federalista. Novamente não teve exito mas voltou durante a presidência de Campos Sales como chefe do Estado-Maior da Armada. E tudo isso em um periodo de 10 anos apenas. Interessante que ele figure em uma homenagem em selo justamente com pessoas que ele combateu duramente. Dá para ver que era um homem de principios, um nacionalista e um batalhador.
andreioc

Mensagem por andreioc em Dom Jan 15 2017, 20:51

RomeuNatale escreveu:Só para apimentar a história: Deodoro nunca proclamou a República; foi o primeiro Presidente a renunciar; a inflação era galopante; nos vendemos aos ingleses desde sempre e por aí vai. Ou seja, começamos mal. Nem podemos exigir muito, o nosso passado nos condena.

Concordo 100% Romeu. Ontem estava lendo os (famosos) decretos de 1842, 1844, etc.. que organizaram os Correios e depois acabei navegando mais ainda para ler jormais antigos da época do inicio da República e fico com certeza de que nada mudou !  Continuamos com os mesmos erros em tudo.
andreioc

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jan 16 2017, 04:36

Fabio Monteiro escreveu:Só pra complementar: a inflacäo no Império era baixa, comparada aos padröes de hoje: 1,58 % ao ano. Fonte:http://www.monarquia.org.br/-/obrasilimperial/regimeImperial.html

Mesmo se considerarmos o site acima tendencioso, por monarquista convicto, é fácil constatar que a inflacäo do séc. XIX era bem mais baixa, näo só no Brasil imperial: havia selos de 10 reis no Império desde o inclinado de 1846 (RHM 4). Näo houve troca de moeda do Império para a República. Ou seja, aqueles 10 reis de 1846 säo os mesmos 10 reis da séria Netinha de 1941 (RHM 353), quase 100 anos mais tarde.

Agora tentem encontrar um selo brasileiro com o mesmo valor facial de 1941 para cá. Abs do fabio

Acredito que era, sim. Mesmo porque muitas coisas se sobrepunham ao valor da moeda, como o ouro, o sal, etc. Acredito que preciso pesquisar sobre como era a divisão da moeda na época, já que só existia Réis. Assim que sobrar algum tempo irei fazer essa pesquisa, por enquanto vai ficar só nos selos mesmo e a história que usarei nas folhas será sempre a oficial, mesmo sendo mentirosa. Os mentirosos são poderosos, não quero desagrada-los.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jan 16 2017, 04:43

A propósito, Andrei. Ardósia é puxado para um azul acinzentado, quase esverdeado. Puxado para o marron é o sépia.

Como tudo foi escaneado e impresso com o perfil de cor do meu monitor e da minha impressora, provavelmente para você apareça dessa forma. É um bocado complicado essa visão de monitor, impressora e escaner. É sobre isso (também) que estou abordando no estudo que irei apresentar no Simposio desse ano, já que trato das cores nos selos dessa série.
RomeuNatale

Mensagem por andreioc em Qua Jan 18 2017, 23:35

Oi Romeu,

Por acaso lendo a revista COFI nº 220 de 2011 (capa do Padre Landell de Moura) vejo que cometeram um erro ao dizer que o Brasil nunca emitiu um selo relativo ao presidente Rodrigues Alves.

Nem dá para culpar o editor da matéria pois de formos olhar os catálogos de selos RHM e Shiffer eles não tiveram o trabalho de mencionar o nome dos proceres em cada selo. Mencionam o valor e a cor mas não o nome dos homenageados !!

Ou seja, as folhas que voce preparou são melhores que o catálogo RHM e mais precisas que a revista COFI.

A COFI errou também ao fazer um prognóstico qua a presidenta Dilma também viraria selo postal ao final do mandato.

andreioc

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jan 19 2017, 07:11

Bom dia, Andrei. Realmente os catálogos são péssimas fontes de informação e os Correios não ficam atrás. Você não tem idéia das dificuldades que estou passando para fazer o levantamento apenas dessa série para poder terminar de escrever o meu paper pra mandar para a IAP. Os que menos têm informação sobre os selos são os Correios. O catálogo do Schiffer pelo menos têm as datas dos DOUs, onde foram publicados os diversos editais para essa série. É a série brasileira que mais tem edital. Os editais vão de 1903 a 1917, não contei quantos foram, mas foram muitos. E se juntar todos, não têm todas as informações necessárias.

É cruel estudar selos brasileiros, principalmente os ordinários que poucos dão valor, mas que são os verdadeiros selos para portar correspondência, eles têm esse papel específico. Tanto que eu não coleciono selos novos, só usados e com carimbos legíveis. O monte que tenho novos são apenas para estudo e depois de estudá-los eu me desfaço.

Abraços,

Natale
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jan 19 2017, 13:37

Interessante que não foi emitido nenhum selo do Costa e Silva. Existe o selo C726 em que está ele, o Castelo e o Médici. E o único presidente evangélico que tivemos foi Ernesto Geisel, que era luterano. Os demais eram todos católicos, com excessão de Fernando Henrique que é ateu, apesar de hoje ele negar isso.

Outros presidentes notórios que não tiveram selos emitidos foram, Jânio Quadros, João Goulart e alguns outros mais antigos.

A história do Brasil sempre foi baseada em farsas, não se conta a verdade. Ela só aparece após muitos estudos e por historiadores autônomos.
RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Sex Jan 20 2017, 23:16

Infelizmente é assim a nossa história.
Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jan 21 2017, 04:20

Bom dia a todos. Eu corrigi a folha do álbum desta série. Confeccionei com perfil de cores genéricos para impressoras jato de tinta e laser. Espero que melhore o aspecto.

Baixar Folha Próceres para Impressão
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: