RHM 477 - qual a tiragem?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

RHM 477 - qual a tiragem?

Mensagem por Sandro Coletti em Seg Jan 07 2013, 19:24

Hoje tive o privilégio de comprar um RHM 477 usado para a minha coleção.
O carimbo borrado fez o valor do selo cair bastante, ficando acessível...
Tenho duas perguntas: (ou 3, vejamos)

1° - Porque o selo tem cotação tão alta? Gostaria de saber qual foi a tiragem dessa série (477 e 488).

B - Seria escárnio demais amenizar a tinta preta do carimbo para podermos "curtir" melhor a estampa?

III- Não sendo crime passível de morte amenizar a tinta preta do carimbo borrado, como eu poderia amenizar essa tinta? Qual produto químico eu deveria tentar primeiro? (em selos de menor valor da mesma época).

Entendam que de modo algum quero eliminar o carimbo de forma a "elevar" falsamente o status do selo para novo, é apenas para dar uma aparência melhor a uma peça tão rara.

Sandro Coletti

Re: RHM 477 - qual a tiragem?

Mensagem por RomeuNatale em Ter Jan 15 2013, 21:56

Sandro, a tiragem dos regulares é ilimitada, salvo algumas emissões específicas.

A cotação alta é porque a quantidade disponível do selo é pequena para a demanda. Pelo menos essa é a regra básica. Em alguns casos o selo é lançado e fica em circulação por pouco tempo e então é retirado de circulação e incinerado, o que acaba fazendo com que o selo fique escasso, ou às vezes raro.

A pergunta "B" é bem pessoal. Eu não faria isso, pois tira a originalidade do selo, sem contar o risco de destruí-lo, já que isso só seria possível com banhos químicos.

Eu desconheço qualquer produto químico para amenizar tinta de carimbo sem afetar a tinta da impressão do selo.

Espero ter ajudado.
RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Ter Jan 15 2013, 22:04

O xereta se intrometendo: a pergunta B é pessoal mas eu não faria.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Motoka36 em Ter Jan 15 2013, 22:07

Parabéns pela peça, Sandro.

Esses asão dois dos selos q não farei questão deter.

Acho q esse 477 cota 20 mil reais novo.

Com pequena parte deste valor compra-se ostres primeiros selos do Brasil, portanto ter um destes, só se cair no colo, ao acaso.

Sobre sua segunda pergunta, eu tbm jamais faria isso..

Abraços emais uma vez parabéns pela aquisição.

Quem sabe um dia encontro um desses num kiloware ?

Mensagem por Glauber em Ter Jan 15 2013, 22:30

Sandro Coletti escreveu:
III- Não sendo crime passível de morte amenizar a tinta preta do carimbo borrado, como eu poderia amenizar essa tinta? Qual produto químico eu deveria tentar primeiro? (em selos de menor valor da mesma época).

Nunca tente tirar o carimbo do selo. Como fora referido, isso tira a originalidade do mesmo. Além disso, o 'bichinho' cumpriu seu papel, ou seja, circulou, franqueando uma carta.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Jan 16 2013, 08:34

Adorei cada resposta amigos,
Muito obrigado pela explanação Romeu.
Obrigado pelas opiniões caros amigos.
Quanto a originalidade do selo, seria mais legal se ele não tivesse essa carimbo borrado, hahah.
Eu tenho espírito científico demais.
Ja estou levando um selo de mesma época para a Polícia Científica do Paraná para analisarmos no espectro-cromatógrafo a composição da tinta do carimbo. é no mínimo uma curiosidade de saber como se ameniza tinta de carimbo sem tirar a tinta do selo. O delegado me deu autorização (por amizade e serviços prestados sobre óptica científica) e eu não vou perder a oportunidade para saber mais.
Se der resultado positivo, manifestarei aqui.

Sandro Coletti

Mensagem por Sergioselos em Seg Abr 01 2013, 13:27

Encontrei dois desses, aqui nas minhas coisas, carimbados, eram de um colecionador antigo, mas não acredito que sejam 477, devem ser 483... COmo diferenciar? o que são os traços verdes, pois estes eu não vejo... A diferença esta só na filigrana? Ainda não tive tempo de ver se tem ou não filigrana

Mensagem por odilo em Seg Abr 01 2013, 18:38

Olá Sandro,
Também sou um pouco "científico" e curioso.
Além do mais, antes se ser perito temos que saber como os falsários agem ...
Então para não espalhar a dica, mandei ela por MP.
Se funciona? bem ainda não tentei com tinta de carimbo.
Um abraço,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por H Roberto em Seg Abr 01 2013, 19:47

Esse mesmo selo foi emitido no valor 400R$ ??
H Roberto

Mensagem por odilo em Seg Abr 01 2013, 20:01

Olá Sandro,
A mensagem é sobre como remover a tinta do carimbo.
Será não serve a dica que mandei?
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Abr 01 2013, 20:20

Amigos, estava eu pensando na questão de cotação e, do meu ponto de vista, não tem lógica este selo ter cotação próxima a dos inclinados de mais alto valor (Sandro, sem desmerecer sua aquisição, meus parabéns). Eu vejo alguns selos da série Vovó e Netinha de alto valor (na casa do milhar) como uma variedade e não um selo tipo. Para um selo regular com pouco mais de 60 anos ter uma cotação na faixa dos R$ 24.000, deve ter tão poucos que, para mim, não pode ser considerado uma emissão, e sim um erro (ou variedade). Acredito eu que, na hora da impressão, uma folha com outra filigrana deve ter se misturado entre as folhas originais e causou essa variação. Posso estar enganado, mas esta emissão (477 e 478) como várias outras com valores acima de R$ 1.000,00 deveriam ser considerados variedades (pelo menos no Catálogo de Selos do Rafael, seriam assim considerados, hehehe). Não tem lógica um selo que, a princípio, foi amplamente distribuido, não ter sido usado e acabou por ser valorizado. Incluo nesta lista ainda os regulares 195, 200, 243, 263, 265, 274, 293, 316, 349, 376, 402 a 404 e 433. Não cheguei a somar, mas se quiser adquirir todos estes selos, dá para comprar todos os selos do império com folga (e ainda sobra troco para investir em alguns selos da chamada filatelia fantasma).
Não sei qual a opinião dos amigos sobre isso, mas me incomoda muito classificar como selos tipo alguns itens que para mim seriam com folga classificados como variedades (na verdade, acho que faltou critério, muito antigamente, em definir o que é selo tipo e o que é variedade).

Abraços

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Claudio Carletti em Seg Abr 01 2013, 20:34

Amigo Rafael concordo com seu ponto de vista, antigamente não havia grandes controles da matéria-prima na Casa da Moeda, os recursos de impressão eram escassos, a mão-de-obra desqualificada. Acredito que qualquer papel que fosse aparecendo eles imprimiam selos, daí tantas variedades. Também acho que certos padrões de análise deveriam ser revistos.
Claudio Carletti

Mensagem por Sergioselos em Ter Abr 02 2013, 22:01

http://imageshack.us/f/546/dsc05816o.jpg/

Mensagem por pvcfernandes em Qui Out 24 2013, 21:50

Quantos milímetros tem a filigrana "O" (casa +) neste selo? Pergunto porque essa filigrana é um pouco mutante, já vi ela com 5, 6 até 8 mm.

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: