Gerenciador de Coleção

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gerenciador de Coleção

Mensagem por RomeuNatale em Qua Dez 26 2012, 11:47

Eu me vi forçado (por clientes) a voltar a programar (computador) e tive a idéia de criar um programa gerenciador para coleção de selos por países. Eu procurei e não encontrei nenhum programa do tipo desenvolvido para nós falantes do idioma lusitano. Porém, gostaria de saber a opinião dos amigos sobre quais devem ser as informações que deve ter um gerenciador desses. Por exemplo, a séria a que o selo pertence, data da emissão, cor, denteação, etc, etc. Resumindo, conto com todos dando as opiniões para criar um programa bem legal para todos. Irei disponibilizá-lo gratuitamente. Olhei o StampManager, mas não gostei do formato. Acho que algo mais claro, sem muita informação desnecessária na tela principal está de bom tamanho.

Conto com todos voces!
RomeuNatale

Re: Gerenciador de Coleção

Mensagem por rodrigo.amorim em Qua Dez 26 2012, 13:01

RomeuNatale escreveu:Eu me vi forçado (por clientes) a voltar a programar (computador) e tive a idéia de criar um programa gerenciador para coleção de selos por países. Eu procurei e não encontrei nenhum programa do tipo desenvolvido para nós falantes do idioma lusitano. Porém, gostaria de saber a opinião dos amigos sobre quais devem ser as informações que deve ter um gerenciador desses. Por exemplo, a séria a que o selo pertence, data da emissão, cor, denteação, etc, etc. Resumindo, conto com todos dando as opiniões para criar um programa bem legal para todos. Irei disponibilizá-lo gratuitamente. Olhei o StampManager, mas não gostei do formato. Acho que algo mais claro, sem muita informação desnecessária na tela principal está de bom tamanho.

Conto com todos voces!

Romeu, o meu trabalho final da faculdade foi um gerenciador de coleções, mas infelizmente perdi tudo num desastre que ocorreu com meu hd e não tinha versionado o código. Na minha aplicação tinha duas grandes entidades chamadas "Coleção" e "Peça".

Basicamente tinha os casos de uso de manter uma coleção, e esta teria uma lista de peças. No cadastro de cada peça tinha informações básicas, como série, data de emissão, valor facial e tinha colocado também uma relação com catálogos, onde o usuário poderia cadastrar o código daquela determinada peça para os diversos catálogos em que ela aparece.

Já sabe em qual linguagem pretende desenvolver? Posso ajudar na medida do possível, se animar.

Um abraço!
rodrigo.amorim

Mensagem por Rnbastos em Qua Dez 26 2012, 14:20

Se colocar no SourceForge, pode ser moleza ajudar gente querendo ajudar a programar... contanto que tenha um direcionador bom do "que" fazer, e "quem faz o que", pode ser muito rápido fazer um sistema "muito bom".
Smile
Rnbastos

http://www.krull.com.br

Mensagem por RomeuNatale em Qua Dez 26 2012, 14:57

Rnbastos, pois é! É isto que estou querendo, criar um projeto. Depois de pronto vamos para o Source!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Dez 26 2012, 15:02

Rodrigo: ""meu trabalho final da faculdade foi um gerenciador de coleções, mas infelizmente perdi tudo num desastre que ocorreu com meu hd

Pois é, camarada, na minha época foi a primeira coisa que aprendi: BACK-UP!

Desenterrei um monte de rotinas, programas, etc. Mas o que euquero é realmente u soft específico pra coleção de selos, coisa que não existe no Brasil.

A linguagem não importa! O princxipal é a lógica, por isso termos de saber o que os usuários finais esperam.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Dez 26 2012, 15:10

Eu tenho uma base de dados com umas 250 mil imagens de selos de todo o mundo e não é isso que eu quero. Toda ela classificada pelo Scott e Gibbons!

Qual a sua necessidade em um programa de gerenciamento de COLEÇÃO DE SELOS?

Apenas qero "atrelar" essa base a um programa que satisfaça a todos. Por exemplo, talvez a informação de "data de lançamento" não seja importante para você! É isso que quero saber!
RomeuNatale

Mensagem por Rnbastos em Qua Dez 26 2012, 15:16

Classificar por tema e/ou palavra-chave é uma boa. E possibilitar a edição dessas palavras-chaves por selo, claro... Smile
Rnbastos

http://www.krull.com.br

Mensagem por Roger_R em Qua Dez 26 2012, 15:32

Romeu, enviei PM a voce.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por odilo em Qua Dez 26 2012, 23:16

Olá amigos,
Atualmente eu estou usando o Colnect para gerenciar minhas coleções.
O sistema funciona como um grande catálogo online e permite gerenciar a coleção no item: Minhas lista > Coleção, Lista de trocas, Lista de desejos, Meu histórico. Dependendo do tipo de conta se pode ter a lista de vendas.
Vale a pena dar uma olhada para ver como esta atualmente o sistema.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por pvcfernandes em Qui Dez 27 2012, 00:30

Talvez não precise iniciar do zero... Eu uso um programa para gerenciar filmes para minha "filmoteca" chamado Ant Movie Catalog, ele é de código aberto ( Open Source), creio que pode usar ele como base para fazer um outro tipo de gerenciador, sobre o programa: http://www.antp.be/software/moviecatalog
Código Fonte: http://update.antp.be/amc/amc_sources.rar

Enfim pode ser usado como exemplo e adaptar ao colecionismo. Penso em um gerenciador que tenha espaço para a numeração de todos catálogos existentes independente da cotação deles... Gere listas como as que o Odilo citou, lista de faltas, lista de selos repetidos e quantidade para controle, etc...

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por RomeuNatale em Qui Dez 27 2012, 07:50

Fernandes, eu uso o Antmovie para os meus DVDs e CDs. Mas é muito mais complicado adaptar programas assim. Eu teria de estudar a lógica que o programador usou e adapta-lo às minhas necessidades. Em 2002 eu fiz para uma amiga, um programa de controle de artigos de revistas e vou adaptar esse, já que o princípio é o mesmo e já sei a lógica que foi usada nele, já que fui quem o desenvolveu. Eu tenho um banco de dados de selos (mundo todo) que é enorme (quase 4gb).

O meu foco mesmo é o programa, o estilo dele para que todos possam operá-lo de forma confortável e sem esforço. Mas, obrigado pela dica.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qui Dez 27 2012, 08:19

Odilo, eu conheço o Colnect e ele realmente é muito bom, mas e aqueles que não têm uma boa Internet? E se quiser classificar os selos quando estiver num sítio, praia, etc, onde você não tem acesso a Internet?
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 13:25

Como eu fiquei muito feliz em recuperar os meus arquivos, resolvi apresentar as primeiras telas do Catálogo/Gerenciador de Coleção que estou desenvolvendo. As telas ainda não são definitivas, ainda estou alimentando o banco de dados (se alguém quiser ajudar, eu aceito), ainda estou decidindo o que o gerenciador deverá ter como informação (aceito opiniões) e, resumindo, tudo está bem no começo e decidi me dedicar a esse projeto antes dos demais.

Gostaria de ouvir a opinião de voces! Toda a crítica é bemvinda, afinal esse aplicativo será de todos. Alguns detalhes que farão parte dele e que não aparecem são:

1) Imagem das filigranas, pelo menos em quadras;

2) Imagem do tipo de papel do selo;

3) Imagem da cor do selo, tanto o tipo quanto as variedades que eu conheço;

4) Imagem das denteações existentes;

5) Imagem das sobrecargas, quando for o caso;

6) Explicações sobre tudo o que existir sobre filatelia;

7) Estudos existentes de cada selo, com imagens e informações em geral;

Cool Opção de imprimir o catálogo de selos, as folhas para coleção, as denteações de acordo com cada selo e o catálogo de cores.

Como idéia inicial gostaria de colocar um módulo de Catálogo, separado do principal (que não poderá ser editado), para que cada um crie os seus valores dos selos, baseados em suas compras e pesquisas de preços.

Aguardo a opinião de todos, ela é muito importante.

TELA DO CATÁLOGO

TELA DO CATÁLOGO

TELA DO GERENCIADOR DE COLEÇÃO (VEJA QUE TEM SEPARAÇÃO POR TEMA, AO LADO)

Última edição por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 13:36, editado 1 vez(es)
RomeuNatale

Mensagem por pvcfernandes em Qua Jun 05 2013, 14:10

Romeu esta fantástico!! No que precisaria para lhe ajudar alimentar o DB? Imagens? informações? Poderíamos criar um mutirão aqui no fórum, dividir por partes e esse DB sair rapidinho...

Parabéns mais uma vez!!

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 14:15

pvcfernandes, obrigado pelo elogio.

Preciso de pessoas ajudando a digitar e alimentar o banco de dados com os detalhes dos selos (descrição, série, denteação, etc...).

Eu mandaria o programa de cadastramento e cada um se encarregaria de uma (ou algumas) séries. As imagens eu tenho a maioria, faltam pouquíssimas. Ainda estou criando o catálogo de cores. Vou usar as cores básicas dos selos que valerá para várias emissões, já que são iguais em vários casos.

Toda a ajuda será bemvinda e eu agradeço muito.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 14:30

Rodrigo Amorim! Apareça amigo!

Vamos desenvolver juntos isso! Estou desenvolvendo em VB 6.0, pois é mais simples e tem muitas ferramentas extras disponíveis. Comecei em C++, mas desisti e preferi em VB.

Vamos lá!
RomeuNatale

Mensagem por pvcfernandes em Qua Jun 05 2013, 14:32

Romeu, dando as coordenadas, pode contar comigo nessa digitação... Seria bom iniciar um grupo, dividir e cada um entregar uma parte, assim vc ficaria livre para desenvolver as outras partes do programa.

Vamos ai pessoal, vamos dedilhar no teclado...rs Laughing

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 14:35

Valeu, pvcfernandes! Muito obrigado! Com essa iniciativa tenho certeza que poderemos ter um bom software que vai resolver alguns de nossos problemas.

Muito obrigado mesmo!
RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Qua Jun 05 2013, 14:41

Romeu, posso te passar uma planilha do meu catálogo, se desejar. Já tenho lá muitas dessas informações.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 15:02

Roger, nem sei como poderia agradecer! Aceito sem o mínimo orgulho! Muito obrigado, camarada!

Você tem o meu e-mail, né?
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 15:20

A tela abaixo é a de cadastro dos selos:

RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Qua Jun 05 2013, 17:07

Não me lembro de ter seu e-mail. Passe-o para mim em MP e ainda hoje te mando a planilha com todas as informações que disponho.

Roger_R

Mensagem por Psique10 em Qua Jun 05 2013, 17:17

Pode contar comigo, mas como não sei como faze-lo diretamente ainda, posso passar as informações por MP pra você se aceitar. Percebi que ao classificar os meus comemorativos do Brasil, e usando 3 catálogos para isso 1949, 1986, e os dados do gerenciador de programas de selos comemorativos do Brasil que tenho, vi pequenas diferenças na medidas de denteação e cor do selo principalmente. É bom prestar muita atenção ao faze-lo que certamente vão aparecer diferenças desse tipo.
Psique10

Mensagem por Psique10 em Qua Jun 05 2013, 17:21

Me da seu e-mail também se não se importar e eu te passo os dados técnicos dos blocos e se quiser posso te enviar meus editais também.
Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 05 2013, 17:24

Obrigado ao Roger e ao Psique10!

Aceito toda a ajuda possível!

Psique10, aceito os seus blocos e editais, com certeza. Vou colocar o meu e-mail aqui mesmo, não tem problema nenhum prá mim. Já fica para quem quiser falar comigo.

goguedemagogue@gmail.com

Obrigado a todos!
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: