Folha com os aspectos dos selos Machins em luz ultravioleta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Folha com os aspectos dos selos Machins em luz ultravioleta

Mensagem por RomeuNatale em Sex Dez 21 2012, 06:21

Muita gente desconhece com ficam os aspectos de alguns selos sob luz ultravioleta (fosforescência). Os Machins, da Inglaterra, não são exceções, ao contrário, são os que mais possuem variedades de fosforescência. Para ajudar criei uma folha ilustrando como é a reação dos selos sob este tipo de luz. Espero que gostem.

Folha em PDF
RomeuNatale

Re: Folha com os aspectos dos selos Machins em luz ultravioleta

Mensagem por israpaulo em Sex Dez 21 2012, 08:49

Linda folha... Minha colecao de machins nao contem estudo de fosforecencia...Quero completar os selos tipos (quase 500 diferentes)
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por andreioc em Sex Dez 21 2012, 18:38

Oi Romeu, folha muito bonita e interessante. Como voce faz para fotografar ? Imagino que seja sem flash na camera (claro). Mas e a luz natural não interfere ? Voce usa algum tipo de filtro na camera ? E com relação a luz UV, qual o tipo que voce usa ? Muito obrigado desde já.
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por RomeuNatale em Sex Dez 21 2012, 20:28

Obrigado, israpaulo! Eu só montei a folha,os selos eu não sei quais eu tenho, pois ainda não comecei a classificar os Machins (minha grande paixão junto com os regulares do Brasil), mas agradeço o elogio. Obrigado mesmo!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sex Dez 21 2012, 20:46

Olá, andreioc! Meu caro, na verdade as fotos dos selos me foram enviadas por um correspondente da Inglaterra. Portanto não sei como ele fotografou. Só posso dizer que tentei de todas as formas, inclusive quando era gráfico (técnico em fotolito) e nunca consegui "capturar" o efeito que gera a fosforescência. Tanto que nos selos que eu estudo, eu fiz uma montagem no Photoshop, que dá para se perceber que não é como vemos na luz UV. Eu fiz apenas como ilustração e tentei aproximar as cores. (veja uma amostra abaixo)

Acredito que exista equipamento que consiga fotografar esses selos sob a luz UV, mas desconheço qual seja e a técnica empregada. Eu tentei de todas as formas, até mesmo em uma máquina de fotolito (antiga, é verdade) da marca Ravena (top na época, década de 1970) e não consegui mesmo. Tenho uma Pentax 6x7 com todos os acessórios e não consegui nada,nem mesmo montando uma caixa especialmente para isso (futuramente desenho o gráfico) e novamente nada. Desconheço a técnica e estou frustrado por causa disso, queria colocar no catálogo as fotos de todos os selos com os devidos "efeitos" da fosforescência. Mas prometo que irei revelar todos os segredos que eu aprender ou descobrir. Logo, logo falarei de um sobre fosforescência que irá magoar muitos "comerciantes" de selos. Resolvi ser o Mister "M" da filatelia.

Esta foi a montagem que eu fiz para ilustrar (mais ou menos) como aparece o selo sob UV. Acho que ainda falta acertar a coloração. Gostaria de aproveitar e pedir a opnião de voces sobre como ficou a montagem, se dá para demonstrar (mais ou menos) como os selos "se comportam" sob a UV.

RomeuNatale

Mensagem por odilo em Sex Dez 21 2012, 22:48

Olá Romeu, pelo que tenho visto nos selos reais, creio que esta perfeita a montagem. Da sim para se ter uma ideia perfeita do efeito.
Estou aprende muito aqui, obrigado.
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por somricardo em Sab Dez 22 2012, 01:03

após classificar um bom lote destes selos que recebi a algum tempo, as imagens realmente não deixam em nada a desejar quando comparadas ao selo sob a UV, está perfeito.
somricardo

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 23 2012, 07:35

Obrigado a todos. É muito bom ter amigos ajudando em nossa empreitada! Mas ela será para todos e espero fazer bem feito.

Hoje começarei a preparar as diferenças de fosforescência dos Machins e em seguida dos Tipos e Profissões.

Aos poucos a gente chega lá!

Abraços a todos e bom domingo!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Ter Dez 25 2012, 21:56

Olá, pessoal! Por acaso descobri um filtro para poder fotografar as fosforescências! Após inúmeras tentativas descobri um "filtro", ou um tipo de um. Há muito tempo desmontei um notebook histórico, pertenceu a Dom Pedro I, e retirei todas as partes do LCD (o monitor dele). Nos LCDs existem diversas camadas de folhas "plásticas" (desconheço o tipo de material, parece um tipo de plástico). Ao colocar um deles sobre os selos e ligar a UV, tudo ficou mais nítido, inclusive para a câmera. Como esse é o primeiro teste, vou tentar aperfeiçoar, não está tão nítido, mas dá para ver uma diferença grande na fotografia. Só deu para perceber com o flash ligado.

Aproveitei e indiquei, ao lado direito do classificador (eu que fiz o dito cujo, qualquer dia eu explico como se faz) os selos de Cr$ 0,80 com moldura UV, que não está catalogado. Se alguém tiver algum, por favor, me avise, pois esta informação é muito importante para avaliarmos a inscidência destes selos.

RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: