Falsos Para Fins Filatélicos - Tipos e Profissões

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Falsos Para Fins Filatélicos - Tipos e Profissões

Mensagem por pvcfernandes em Ter Dez 18 2012, 22:17

Estou gostando desse tópico estou nele como observador, vejo que o nosso amigo Romeu demonstra ter amplo conhecimento na área e o Cláudio como gráfico talvez poderiam responder algumas dúvidas. As vezes fico com a pulga atrás da orelha...

Com os processos modernos de impressão, há como fazer replicas perfeitas? Replicas que até um perito ficaria em dúvida? Tais replicas com o único intuito de fraudar a filatelia?

Sou praticamente novato, mais ou menos um ano voltei a colecionar, de lá para cá venho notando o aumento de novos comerciantes, peças ditas raras surgindo como água nos leilões e a venda em casas filatélicas... não estou afirmando que são falsos, mas haveria essa possibilidade?

Especialmente os selos mais modernos (anos 80 para cá...) feito em papel couché ou papeis mais atuais...

Haveria maneiras de descobrir a fraude?
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por odilo em Ter Dez 18 2012, 23:36

Olá amigos,
Também estou acompanhando e aprendendo muito com vocês. Realmente a falta de controle de qualidade mais sério nos correios faz com que estas coisas acontecem. Muito raramente recebo ofertas dos atendentes nos guichê dos correios de selos com algum defeito de fabricação. No entanto quando peço para ver as peças, dizem que já venderam.
Mesmo assim eu consegui uma porção de selos Personalizados com defeitos nas vinhetas e que foram vendidos como selos despersonalizados. Tiveram preguiça de retirar a vinheta.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por RomeuNatale em Sex Dez 21 2012, 06:08

Desculpem, amigos, não ter respondido ainda, mas o corre-corre de fim de ano está terrível! Ainda bem que omundo não acabou, pois estou com um monte de coisas para fazer e não poderia parar!

Retorno ainda hoje!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sex Dez 21 2012, 06:11

Claudio Carletti, te respondopor MP. Só vamos aguardar passar o corre-corre de fim de ano. Será muito bom conversar com um técnico em artes gráficas. Obrigado pela atenção.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Ter Dez 25 2012, 22:48

A todos!

Eu não compro "variedades" se eu não tiver um estudo profundo sobre ela. Se não existem históricos sobre elas, não me interessa. É muito fácil, principalmente hoje em dia, falsificar selos. Falsifica-se até cédulas de dinheiro, onde o papel é de seguraça (especial realmente), imaginem selos!

As variedades são impressões feitas em épocas diferentes. Por exemplo, a Casa da Moeda imprime um lote de selos para os Correios hoje e amanhã faz um novo pedido, para imprimir outra quantidade do mesmo. Se a chapa ou cilindro, se desgastou e precisou de "retoque" ou da confecção de uma nova, quase que, com absoluta ceteza, haverá alguma diferença que fará com que esse novo selo seja uma variedade do selo tipo.

Agora, aquelas diferenças "fabricadas" (são reais, não são falsificações, pois são feitas na CM) não me interessam, são apenas falsificações, mesmo não sendo.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 21:57

pvcfernandes, desculpe a demora em responder.

Sim, existe a possibilidade de falsificação de selos modernos e que nem um perito poderia detectar. Como disse o Cláudio, em outro tópico, a maioria dos selos, principalmente os blocos e os comemorativos, são impressos pelo processo de off-set. Esse é o processo mais comum de impressão que temos hoje (além do silk-screen). A rotografia (ou rotogravura) ainda são muito utilizadas, mas somente para tiragens muito grandes, senão não compensa o seu custo operacional.

Por ser um processo comum, a off-set se presta a ser usada para falsificações, só que o custo dela, para baixa tiragem, é muito alto, se bem que as "variedades" também têm o seu custo muito alto. Geralmente a falsificação de selos modernos é para fraudar os Correios. Mas existem algumas implicações que vão além da proposta do tópico, mas tentar resumir.

O maior impedimento em se falsificar selo é o papel, a goma e a denteação (não sei quanto aos novos autoadesivos). O papel é até mais fácil de resolver o problema, pois consegue-se comprar até mesmo papéis de segurança. A goma de hoje é a base de PVC e não reage com os químicos usados em off-set (tintas, solventes, etc), porém ela reage com água, que é usada para a secagem forçada dos impressos em off-set (apesar de existirem máquinas que usam álcool no lugar de água, mas o problema é o mesmo). Então a goma teria de ser aplicada após a impressão, o que também não seria tão difícil assim. Um dos métodos poderia ser a serigrafia (silk-screen), apesar de deixar um certo relevo quando imprime. Mas seria uma saída. Com relação a perfuração, existem máquinas pequenas que fazem isso e que usam cilindros. Elas usadas para picotar blocos, talões, etc. As antigas nostas fiscais recebiam essa picotagems. Porém existe um problema, é praticamente impossível de se "casar" os furos horizontal e vertical quando se encontram. E pior ainda, toda a borda da folha teria picote, obrigatoriamente.

Esses métodos que eu mencionei são métodos antigos e que foram usados nos selos que eu estou estudando agora. No entanto, hoje existem as máquinas Direct-to-plate (direto para a chapa), que elimina o fotolito (que é de alto custo) e grava a imagem/texto, diretamente na chapa usada em off-set. Isso resolve o problema da impressão dos selos. Além do baixo custo, esse processo possibilita baixas tiragens com alta qualidade. E isso é preocupante! Vou explicar mais para frente o que acontece com a perfuração.
RomeuNatale

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 30 2012, 23:21

Muito bacana sua explicação Romeu, não tinha essa noção, desconfiava de que poderia ser feito, mas vc deu uma ideia geral... Como mencionei anteriormente, noto um aumento de peças raras ou tida como raras, se são tão raras por que há tantas no mercado? Exemplo as Brasilianas 83...

Posso até estar falando besteira, mas não é peixe pequeno que faz surgir o milagre da multiplicação das raridades, duvido até de algumas lojas filatélicas...rs Very Happy
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 23:36

pvcfernandes, sem contar que esses blocos (Brasiliana 83) são uma grande farsa! Foram emitidos pelos Correios apenas para fins comerciais, sendo vendidos apenas sob encomenda, por um valor bem superior ao facil e nunca serviram para postar correspondência!

Foi exatamente nesse ano que parei com os comemorativos, porque já tinha virado palhaçada.

Eu comprei essas porcarias, na época, direto dos Correios, por um valor absurdo e que não têm valor filatélico. No máximo, são Cinderelas! Logo, logo, coloco os meus para troca. Os comemorativos ficaram com o meu filho, menos os blocos, que estão comigo.

Se não me falha a memória eu mostrei os de Cr$ 0,80 (TP), provas, falsos. E foi feito fora da CM (Casa da Moeda). Todo o cuidado é pouco.

Eu nunca imaginei que existissem tantas provas de selos no Brasil! Elas estão dando crias!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 23:40

pvcfernandes escreveu:Muito bacana sua explicação Romeu, não tinha essa noção, desconfiava de que poderia ser feito, mas vc deu uma ideia geral... Como mencionei anteriormente, noto um aumento de peças raras ou tida como raras, se são tão raras por que há tantas no mercado? Exemplo as Brasilianas 83...

Posso até estar falando besteira, mas não é peixe pequeno que faz surgir o milagre da multiplicação das raridades, duvido até de algumas lojas filatélicas...rs Very Happy

Esqueci de mencionar, sobre o seu comentário, onde eu grifei.

É por esse motivo que eu contesto o catálogo. Pô, se é tão raro por que todas as lojas têm tantos exemplares?

Interesses puramente comerciais. A filatelia no Brasil é uma piada de mal gosto, por isso somente os selos clássicos (até 1940) são aceitos lá fora. É lamentável, mas é a realidade!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sex Dez 23 2016, 21:55

Vamos levantar o tópico, já que temos novos estudos sobre o assunto e a fábrica de "variedades" continua na ativa.
RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Dez 23 2016, 22:34

Fico aqui aguardando sobre seus estudos dos métodos, papeis e tintas do Império.....

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por RomeuNatale em Sab Dez 24 2016, 00:12

Renato, não estudo Império, logo não poderei dizer nada sobre ele.

Quanto aos selos da Repúbliuca, a partir de 1890, pode contar comigo. Ah! Só ordinários.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jan 02 2017, 10:21

FELIZ 2017 A TODOS OS AMIGOS!

Voltando a ativa e escrevendo um artigo novo sobre fluorescência (erronemente chamada de fosforescência) e suas variações. Pelo que tenho percebido, as fluorescências em suas variações, não são fabricadas, são realmente falhas de impressão, papéis diferentes, cilindros gastos (eu ainda acho que elas não foram impressas em roto), chapas gastas e outros problemas vários. Vamos aguardar o resultado final.
RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Dom Ago 27 2017, 15:52

Olá a todos os amigos do Fórum!!!!

Já faz um bom tempo em que fiquei afastado da filatelia por motivos particulares, mais volto com ânimo para continuar minhas pesquisas e estudos sobre selos e suas variações.

Gostei demais Romeu deste estudo, e estou relendo cada linha que fora postado aqui por você e demais colegas.

Ontem resolvi tirar um tempinho para fuçar algumas "curiosidades, erros, variações". Já não sei nem que termo mais utilizar.......

Encontrei fatos curiosos em alguns de meus materiais sob luz fosforescente e que irei postar com mais calma.

Tenho ainda de verificar se não existe algum tópico já relacionado e evitar informações repetidas.

Grande abraço e estou ansioso pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos.

Parabéns aos amigos Filatelistas!

Selonarth

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: