Falsos Para Fins Filatélicos - Tipos e Profissões

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Falsos Para Fins Filatélicos - Tipos e Profissões

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 04:47

As variedades e acidentes são, em geral, muito valiosos para o filatelista, já que são peças, no mínimo, escassas. Diante disso houve uma verdadeira enxurrada desse tipo de selo, graças as novas tecnologias de desenho e impressão. Hoje são muito comuns selos sem denteação, cores diferentes do original, impressões invertidas, provas e muitas outras. Para o filatelista que não estuda aquela determina série, é quase impossível detectar algumas fraudes. Tentarei expor algumas fraudes que estão circulando pelas lojas e leilões da Internet. Algumas, inclusive, possuem Certificado de Autenticação (expertização) de renomadas casas filatélicas. Então todo o cuidado, ao adquirir essas peças, é pouco! Tenham absoluta certeza do que estarão comprando para não perderem muito dinheiro, pois essas são peças caras.

Neste tópico irei me deter apenas na série Tipos e Profissões. Tudo o que for dito aqui estará presente no catálogo dos selos regulares, que estou desenvolvendo. Para outras séries poderemos abrir tópico próprio para facilitar os nossos colegas de fórum. Sugestões e correções são absolutamente bemvindas.
RomeuNatale

Re: Falsos Para Fins Filatélicos - Tipos e Profissões

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 05:41

Recebi há uns 20 dias uma quadra do selo de Cr$ 0,80 (Garimpeiro), prova de cor, enviado por um amigo colaborador. Ele adquiriu a peça em uma loja conhecida (não irei mencionar o nome, por questões éticas) e pagou pela quadra R$ 360,00. Muito baixo o preço por se tratar de uma peça muito rara para a época. Vamos aos detalhes.

Provas de cor, papel, perfurações, formatos, desenhos, lay-out e outras, são bastantes raras nas emissões modernas, já que a tecnologia permite ter essas provas sem a necessidade de imprimi-las, seja por qual meio for. Em 1975/76 uma tecnologia avançada já estava disponível aos Correios brasileiros, então as provas impressas só aconteciam quando deviam ser apresentadas em alguma reunião, ou para alguma autoridade, etc. Resumindo, só em situações extremamente especiais. A quadra que me foi enviada foi esta:

Uma quadra realmente belíssima, se não fosse por um detalhe: é FALSA!

Mas por que eu estou dizendo que é falsa? Como eu sei disso? Será que não estou dizendo isso porque quero ficar com ela?

Essas perguntas são as primeiras que surgem na cabeça do dono do material analisado. Mas vamos enumerar os por quês:

1) Em toda prova de selos não existe denteação;
2) Provas de denteação em selos definitivos ou provas de cor/papel/desenho/etc, são desconhecidas nos selos brasileiros;
3) De 1970 em diante, os Correios (na grande maioria das vezes) registra as provas em documentos (como um edital). Antigamente a maioria vinha com as legendas "specimen", "sem valor", "proof", entre outras;
4) Uma prova de cor de selos modernos é feita em blocos. Divide-se a folha em colunas com as diferentes cores. Por exemplo, cria-se uma folha com oito colunas (oito selos na horizontal) e dezesseis linhas (dezesseis selos na vertical). Esta não será a folha definitiva, já que não terá as legendas e o número de controle da mesma (hoje, código de barras). Em cada duas colunas (par) aplica-se uma cor desejada, perfazendo quatro pares de cores diferentes. No total teremos quatro quadras de cada cor e em cada folha.

Quando se trata de valores a serem lançados, de uma única série, cada coluna será a de um valor do selo (não vou entrar neste mérito agora).

5) O tipo de papel é o definitivo, porém mais espesso e não tem a goma. A gramatura (espessura) do papel de prova, geralmente é de 120 a 180 gr.

Então na quadra enviada pelo amigo temos alguns pontos que mostram que é uma quadra falsa:

a) Está com denteação;
b) Não existe registro, de nenhum tipo, da cor da quadra;
c) O papel é fino, a mesma gramatura do selo definitivo;
d) O selo tem goma
6) Série não tão importante para ter prova. Se tiver, serão apenas de uma ou duas cores

Essa série teve algumas provas, de alguns valores. Foi na época em que os Correios haviam adquirido equipamentos novos e as provas se faziam necessárias. Nem todas foram documentadas, mas temos pistas de quais existiram. Sabemos que os selos de Cr$ 0,10, Cr$ 0,50, Cr$ 0,80, Cr$ 1,00 e Cr$ 1,30 tiveram provas de cor, papel e fosforescência. Abaixo duas amostras de dois valores que tiveram prova de cor (são de minha coleção, adquiridos na época de colecionador idôneo e atestada pelos Correios).

Logo,logo, teremos mais explicações de como estudar falsificações da série em questão.

OBS.: Eu tentei postar as imagens mas não tive permissão para tal. Se alguém tiver interesse em ver as imagens, posso enviar por e-mail.
RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Dez 09 2012, 09:49

Romeu,

Existe um tutorial ensinando como postar imagens.

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t2-como-inserir-imagens?highlight=postar+imagens

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 09 2012, 10:19

Tem um prazo tbm para novos usuários postar imagens e links.. de qualquer maneira pode pedir a algum moderador inserir as imagens para que seu texto fique completo...

E parabéns pela postagem, li e gostei muito, noto realmente um excesso de variedades a venda... com seu conhecimento sobre as impressões dos correios poderá criar um bom guia para os filatelistas não cair em erro.

[]´s
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Dom Dez 09 2012, 11:14

Prezado Romeu.

Muito obrigado pela aula! Aguardo por novas postagens.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 11:28

Obrigado a todos pelos comentários. Acho que não pude postar as fotos por causa da limitação atrelada ao tempo de convívio no fórum! Nada mais justo, numa época em que muitas pessoas usam fóruns para fazer algum tipo de falcatrua. Estou 100% de acordo com isso, pois mostra a seriedade do fórum! Parabéns aos administradores e moderadores.

Quero aproveitar e solicitar a algum membro que possa postar imagens, a gentileza de repostar o meu texto com os links das imagens. Eu posso mandar por MP. Agradeço antecipadamente.

Obrigado a todos!
RomeuNatale

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Dez 09 2012, 12:35

aguardo a publicação aqui de imagem
Ernane Ferreira

Mensagem por somricardo em Dom Dez 09 2012, 14:01

RomeuNatale pode me enviar por MP os links e eu faço as postagens para vc. abraços.
Ricardo
somricardo

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 14:10

somricardo, obrigado pela gentileza, agradeço imensamente! Mas não consigo enviar nem por MP, também. Eu até tinha postadoa explicação aqui, mas parece que ela não foi enviada, deve ter falhado o envio.

Eu vou aguardar o tempo necessário e editoa postagem original, colocando os links.

Obrigado da mesma forma, pela preocupação e gentileza.
RomeuNatale

Mensagem por odilo em Dom Dez 09 2012, 14:25

Obrigado amigo pelas valiosas informações e bom trabalho.
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 09 2012, 14:28

Romeu, uma forma de compartilhar as imagens nesse período de iniciação no forum e retirar detalhes dos links, como por exemplo: "http://" "www"

Exemplo:

selosefilatelia.com/PastaLancamentos2010/Album/06-selo.jpg

Para se tornar um link novamente, quem quiser visualizar terá que inserir o http://www antes do link

ficando assim: http://www.selosefilatelia.com/PastaLancamentos2010/Album/06-selo.jpg

E inserindo as tags [img]aqui o link da imagem[\img] ficará assim:

Espero ter ajudado!!

[]´s
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por israpaulo em Dom Dez 09 2012, 16:47

Coloquei as fotos...aproveitem...
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Glauber em Dom Dez 09 2012, 19:09

Uau!!! Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

Isso é que é aula de filatelia... Muito obrigado, Romeu, pela disponibilização do belíssimo trabalho. Estou ansioso pelas novas postagens.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 19:44

Obrigado a todos, em especial ao Paulo (israpaulo), por ter feit a gentileza de postar as imagens dos selos.

Amanhã irei falar sobre fosforescência sobre esses selos e os mitos que o cercam.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 19:49

Corrigindo uma informação que dei acima e que não procede:

Abaixo duas amostras de dois valores que tiveram prova de cor (são de minha coleção, adquiridos na época de colecionador idôneo e atestada pelos Correios).

Na verdade, apenas a quadra de Cr$ 1,00 está em minha coleção. A de Cr$ 0,80 pertence ao amigo filatelista André Kasseb, que a cedeu gentilmente para os meus estudos. Inclusive agradeço ao André por estar participand tão ativamente desta empreitada.

Desculpem a minha falha.
RomeuNatale

Mensagem por FernandoSilva em Dom Dez 09 2012, 20:12

Excelente artigo que o colega Romeu fez. Eu desconhecia absolutamente tudo de "prova". Bom ter me inteirado um pouco do assunto... isso reforçar que não vou colecionar este tipo de selo. Interessantes, mas exige ainda maior conhecimento, como a questão de constar no edital.
FernandoSilva

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 09 2012, 21:34

Fernando Silva, obrigado pelo comentário. Na verdade ele não sai no edital. É criado um documento interno dos Correios parecidos com o edital que conhecemos. Os Correios não informam quais as provas que foram feitas (prova não é emitida).

Este tipo de coleção é muito específica e requer um verdadeiro sacerdócio em seus estudos, sob pena de juntar um monte de papel sem valor por um preço enorme. Mas é uma coleção muito interessante e bonita. Tenho muito orgulho da minha. Enquanto o meu pai se dedicava ao Império, eu fazia o mesmo com os regulares. Meu pai foi muito amigo do então jovem Paulo Comelli, um dos meus inspiradores. Eles eram xarás de nome, ambos Paulo.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Ter Dez 11 2012, 09:21

A partir da década de 1970, mais especificamente em 1972, os selos brasileiros receberam um novo tipo de impressão de segurança: a fosforescência. Anterior a essa técnica, tínhamos a filigrana, que é obtida a partir da fabricação do papel e é uma técnica muito mais cara do que a da fosforescência.

Muitos catálogos dizem que os selos são em "papel fosforescente" ou "papel sem fosforescencia" e isso é um verdadeiro mito.

Não existe, pelo menos em filatelia, papel fosforescente!Existe fosforescência aplicada ao papel. A fosforescência é obtida a partir de impressões com esse tipo de tinta, que existem, inclusive, em diversas cores. Nos selos brasileiros foram aplicadas as de cor branca, azul e transparente (esta última mais comumente). As cores existentes em tintas fosforescentes, são cores bem claras (pastéis) para que possam reagir fotoquimicamente a luz ultravioleta (erroneamente chamada de luz negra). Enquanto a fluorescência reage a partir da emissão da própria luz, a fosforescência reage a partir de uma fonte externa e específica de luz (no caso a luz ultravioleta).

É importante sabermos isso porque se acreditarmos que o papel é fosforescente, então qualquer selo que foi feito com essa técnica e que não possui fosforescência é uma variedade de papel, o que não é verdadeiro. O papel pode ser o mesmo e ter ou não fosforescência.

Existem muitas variedades (na verdade, acidentes) de fosforescência, e algumas muito interessantes e que mudam bastante as características dos selos. Futuramente iremos ver como e quando isso ocorre e qual o resultado.
RomeuNatale

Mensagem por amaury luiz possidente em Ter Dez 11 2012, 20:48

2) Provas de denteação em selos definitivos ou provas de cor/papel/desenho/etc, são desconhecidas nos selos brasileiros;
Amigo Romeu
Diante dessa afirmação eu gostaria de lhe mostrar algo:
Já há alguns anos tenho em minha coleção de comemorativos do Brasil uma prova de cor/papel e denteação de um selo,à saber:

Comprei de um vendedor renomado,mas em face ao seu valor baixo (na época) não pedi certificação,o que me arrependo,pois creio que essa peça certificada deve marcar bem em data atual.
Acha que pode ser falsa?Já tinha conhecimento de tal peça?
Desde já,obrigado e desculpe se me intrometi na sua matéria.
amaury luiz possidente

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Dez 12 2012, 10:13

eu nao coleciono estes selos para mim varios tipos foram criados e montados
Ernane Ferreira

Mensagem por RomeuNatale em Qua Dez 12 2012, 11:53

Amaury, sinto não poder ajuda-lo pois não tenho conhecimento dos selos comemorativos, já que só coleciono e estudo os clássicos e os regulares. Eu até tenho a coleção de comemorativos (herança do meu pai) que acabei deixando para o meu filho. Mas o meu conhecimento deles é parco!

Aos poucos eu vou dar dicas de como identificar selos falsos e isso, acredito, deve valer também para os comemorativos. Qaundo afirmei sobre denteação e prova de cor, por exemplo, foi em relação aos regulares modernos, mais especificamente os da série Tipos e Profissões, já que existem alguns Vovós denteados e que são prova de cor, mas não era comum, é um fato raro.

E sempre que quiser, pode fazer perguntas que não atrapalha, não, pelo contrário, ajuda.

Obrigado por participar do tópico.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua Dez 12 2012, 11:57

Eu também acho isso, Ernane. Infelizmente o Brasil nunca foi muito sério no lançamento de selos. Nos comemorativos isso chega a ser absurdo. Basta ver os selos "personalizados", os blocos específicos para colecionadores (Brasiliana 1983, por exemplo) e tantos outros absurdos. Por essas coisas que a maioria dos filatelistas estrangeiros só se interessam pelos selos clássicos e regulares até 1940.

Obrigado pela participação.
RomeuNatale

Mensagem por Timbres em Qua Dez 12 2012, 13:09

Amaury,
Concordo com a apresentação do nosso amigo Romeu. Vários itens em seu selo de "prova" levantam uma bandeira vermelha para mim. Primeiro, se é verdadeiramente uma prova de cor, porque ele é perfurado? Isto é um passo extra que custa tempo e dinheiro... um passo que não seria tomado para uma prova de cor pois não tem sentindo algum. Em segundo lugar, ele não é carimbado com "SPECIMEN", (embora penso que um falsificador sério saberia isso e estranho que não aparece se o selo é falso).

Isso não quer dizer que seu selo é absolutamente falso... mas sem uma explicação sólida apenas nestes dois itens continuo com uma grande dúvida da sua veracidade (do selo...não a sua pessoa Very Happy )

Timbres
Timbres

Mensagem por amaury luiz possidente em Qua Dez 12 2012, 13:51

Romeu e Timbres
Obrigado
Não sou expert em provas,comprei apenas porque acho que enriquece a coleção.
Na época deveria ter pedido certificado,pois o vendedor é (era,pois faleceu) renomado na sua época...O falecido Olandin,que tinha uma loja perto da Rua do Ouvidor.
Quanto ao "specimen" acho que se tratava de prova de carater definitivo,para que pudessem saber da sua existencia. Provas de cor,picote,gramatura ou cor trata-se apenas de ensaios,e não levavam tal marca.Isso é apenas uma hipótese.
Grato e bela matéria,meu amigo Romeu,estou ansioso pelo sua conclusão.
amaury luiz possidente

Mensagem por RomeuNatale em Qui Dez 13 2012, 14:41

Amaury, disponha. Se possível, crie um tópico sobre provas em comemorativos e poste uma imagem em alta definição dos dois selos (frente e verso) para podermos analisar melhor. Às vezes pode ser uma variedade de cor e não uma prova, assim como existem acidentes em que o selo fica sem picote, porém é o selo normal, não uma prova.

Abraços.
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: