Tipos de selo - Ferrugem - Lavagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tipos de selo - Ferrugem - Lavagem

Mensagem por FernandoSilva em Seg Dez 03 2012, 11:23

Prezados colegas,

Tenho acompanhado inúmeras discussões sobre como remover a ferrugem. Em algumas delas vi comentários mencionando um ou outro selo que não podem ser lavados, em razão de papel ou tinta.

Estou precisando lavar alguns selos do império. Porém, tenho muito medo de submeter aos métodos aqui discutidos e perder o selo.

Por isso, para ter uma certeza maior do que farei, gostaria de contar imensamente com a gentil ajuda dos amigos, para me orientarem quais são os selos brasileiros que não podem ser lavados.

Certo é que os selos com goma não deveriam ser lavados, pois retiraria. O que quero saber é se poderia, por exemplo, lavar um inclinado ou um percé. O abacaxi pode ser lavado? Salvo melhor juízo, os olhos de gato não poderiam ser lavados.

Obrigado!

Fernando
FernandoSilva

Re: Tipos de selo - Ferrugem - Lavagem

Mensagem por pvcfernandes em Seg Dez 03 2012, 19:50

Olha império tem que ter coragem...rs Há poucos relatos sobre lavagens desses selos, não sei dizer qual ou quais não podem, sei que alguns selos soltam a tinta fácil, como os selos Taxas por exemplo, mas vc nota por ai que tem até olho de boi lavado quimicamente para aparentar ser mais conservado e elevar seu valor.

Há tipos de ferrugens também, há fungos diferentes:

...
Existem 32 especies destes fungos da celulose e, entre eles, encontram-se 14 espécies do tipo papirícola, que deixam sobre o papel os pigmentos que lhes são caracteristicos:
A - Ascomycetios: - o Chaetomium glogosum (manchas amarelas esverdeadas); - o Eidomella papyricola (manchas vermelhas e verdes).
B - os Fungiimperfecti: B- Esperopridalios: - o Peyronella glomerata (manchas castanhas).
2. Hyphalios:
a) os Dematiacios: - o PuI(ularia pullutans (manchas pretas); - o Cladosporium herbarum (manchas pretas); - o Stemphylium consortiale (manchas pretas); - o Stachybotris atra (manchas cinzentas); - o Alternaria tenuis (manchas violeta).
b) os Tuberculariacios: - o Fusariuin culmorum (manchas vermelhas): - o Fusarium sambucinum (manchas amarelas).
c) os Mucedinacios: - a Aspergillus terreus (manchas da cor beije); - a Botryclum piluliferum (manchas verdes); - a Vertici/Iius cinnabarnum (manchas da cor ocre).
Texto extraído do site: Clube filatélico do Brasil, texto: FERRUGEM!? DISSERAM FERRUGEM? por Guy Podevin Jornalista APPF e AIJP - Produtor-Realizador do Jornal Radiofonico Phllatélie pour Tous"

Para quem quiser ler recomendo esse texto também é uma ótima leitura.

Inclusive andei separando alguns que encontrei, encontrei dois tipos pelo menos visualmente de ferrugem, um a ferrugem é dispersa e bem comum já o outro é localizado em um ponto e fica muito escuro a ponto de que, se não cuidar aquele local acaba virando um buraco literalmente.

Desse ultimo tipo felizmente ou infelizmente tenho poucos, os que testei tive duas experiências distintas... A primeira consegui remover a ferrugem, a ferrugem some (usei liquido de daquim (solução de cloro com bicarbonato de sódio) + lavagem normal), mas o local fica como se tivesse aminci, ao colocar o selo na benzina vc nota ela lá.... Já a segunda não foi tão agradável, usei o mesmo processo, e o resultado foi um buraco no selo...rs sorte que estava próximo aos picotes, mesmo assim ficou estranho...

Se encontrar algum texto a respeito de selos do império posto aqui...

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Dez 03 2012, 19:58

Fernando e PVC,

Eu tenho um monte de selos "sujos" do Império, mas nunca tive a coragem de tentar fazer alguma coisa química com eles...

Temos que pensar que qualquer solução química pode gerar uma reação e simplemente acabar com o selo.

Quando se fabrica um papel qualquer, além da celulose, tem outros produtos que podem acelerar uma reação. E temos que colocar nesse meio a cola e os produtos usados na tinta do carimbo... Sabemos que muitas tintas usadas nos selos tinham produtos não autorizadaos pelo governo na época, pois eram experiencias feitas sem consentimento oficial dos impressores. Alguém falou disso aqui um dia desses.

Esse é um assunto que precisamos de mais aprofundamento. Eu não arriscaria, nesse momento, fazer nada com selos do Império.

O Odilo e o Mitch debateram isso um dia desses....

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Bruce K. E. em Seg Dez 03 2012, 23:11

Já coloquei um Olho de Cabra na água para retirar do fragmento. Não tive problemas. Agora lavar com produtos químicos eu nunca tentei. Sugiro que você pegue um selo com defeito ou algo assim e faça um teste nele.

Abraço!

Bruce K. E.

Mensagem por mp_rj em Seg Dez 03 2012, 23:32

Império?

MEDO!!!!!

kkkkkkkkkkkkkk
mp_rj

Mensagem por Bruce K. E. em Seg Dez 03 2012, 23:46

Com certeza fazer qualquer experiência com selos do Império não é muito agradável. hehehe
Bruce K. E.

Mensagem por João Davidonis em Ter Dez 04 2012, 01:24

Encontrei certa vez um RHM-37 DOM PEDRO II - BARBA BRANCA - 10 rs vermelho no meio daqueles montes de selos que estavam por "garimpar". Fato é que ele estava reduzido a menos da metade, então me veio a ideia de experimentar lavá-lo, pois não tinha coragem de fazer isso com os outros em melhor estado. Depois da lavagem (com método do Permanganato) a cor nitidamente desbotou, em certas partes foi removida. Crying or Very sad
Será a tinta? O Papel? Não sei, mas depois desse dia eu nunca mais toquei nos meus selos do império! Suspect

João Davidonis

Mensagem por Claudio Carletti em Ter Dez 04 2012, 08:18

Comprei alguns selos do Império, paguei R$10,00, aparentemente o estado era péssimo. Pelo valor não tive dúvida, submeti a um banho com 80% de água e 20% de alvejante, ficaram limpos, não desbotaram, alguns deles retirei mais de 10 charneiras coladas, achei que valeu a pena. Por último dei um banho com água filtrada com tiossulfato de sódio para neutralizar o cloro e os metais pesados, gostei do resultado, se quiserem posto as imagens dos selos aqui para análise.
Claudio Carletti

Mensagem por odilo em Ter Dez 04 2012, 08:48

Olá amigos,
Também não tenho o que dizer dos selos coloridos do império. Penso que de fato eles são frágeis.
No catálogo RHM tem algumas indicações de quais selos podem sofrer colocando só na água. Por exemplo, os selos cifra de 1884/88 com tintas a base de Anelina. Estes desbotam na água pura.
Tenho visto muitos selos Dom Pedro II (nº 48/60) bem desbotados. Devem ter sofrido algum tipo de lavagem química. Nestes nem pensar.
Já os anteriores impressos fora do Brasil, é muito raro ver um selo desbotado. Penso que nestes se pode aplicar o processo com permanganato + bissulfito.
Já os coloridos de 1854 só fazendo a experiência com algum danificado.
Os selos de 1868 ditos de papel azul, são assim porque usaram uma substância na massa do papel que em contato com a umidade ficava azul. Como aqui no Brasil a umidade do ar é, geralmente, maior que 80% , logo todos ficaram azul e solução foi abandonada. Mas os selos foram usados mesmo assim.
Quanto aos olhos de boi e inclinados com tinta preta, é só lembrar as razões que levaram a concepção dos inclinados. Assim vamos ver que os olhos de boi não devem sofrer com a lavagem. Isto porque era prática comum tentar lavar os selos para retirar o carimbo e assim reaproveitar os selos.
Mas fica ai o desafio, quem se arrisca?
Sucesso na experiência,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Convidado em Seg Dez 17 2012, 00:01

Será qual método posso usar p/ tirar um risco de caneta no selo?
Parece ser um risco de caneta esferográfica no D.Pedro II, abaixo do olho direito (Observem)

Convidado
Convidado

Mensagem por RomeuNatale em Seg Dez 17 2012, 00:05

Nós colecionamos história! História não se modifica! Por que querer mudar o que o tempo fez com o selo? Não entendo isso!
RomeuNatale

Mensagem por João Davidonis em Seg Dez 17 2012, 00:35

RomeuNatale escreveu:Nós colecionamos história! História não se modifica! Por que querer mudar o que o tempo fez com o selo? Não entendo isso!

Penso que a ideia não é "modificar" ou "mudar", mas sim, conservar.

João Davidonis

Mensagem por RomeuNatale em Seg Dez 17 2012, 08:46

Davidones, concordo que deve-se lavar para tirar a ferrugem, já que este tipo de fungo destrói o papel. O que não concordo é em lavar quimicamente, para deixar o papel mais alvo. Principalmente se não se souber qual o tipo de papel daquele selo. Já peguei lotes em que descartei quase todo,por ter selos alvejados, simplesmente mudadas as suas caracerísticas originais. Sem contar o risco da mudança da cor, às vezes apenas vira uma nuance que descaracteriza o selo.

Eu lavo o selo com água, sal até saturar a água e permanganato de potássio. E depois enxaguar bem em água corrente e limpa!

Alguns selos do Império e alguns regulares da república não suportam lavagem, pois foram impressos com tintas a base de água. Nesse caso não se usa o permanganato e nolugar coloca-se algumas gotas de azul de metileno ou violeta gerciana. Nos Impérios de papel fino, esses podem ficar azulados. Então, todo ocuidado épouco. Mas tirar um selo do Império de um fragmento é demais, né?
RomeuNatale

Mensagem por João Davidonis em Seg Dez 17 2012, 10:20

Concordo que deva se atentar ao risco de mudar as características originais dos selos, principalmente se tratando de império. Isso deprecia o valor, seja histórico ou monetário.

Quando você comentou "Mas tirar um selo do Império de um fragmento é demais, né?" foi referente a minha experiência do selo D. Pedro II, do comentário acima?

Bem, se essa era a questão, quando encontrei o selo identifiquei do que se tratava, porém, por ignorância mesmo não me atentei ao tipo de papel, se a tinta era a base de água ou não. Então tentei lava-lo, por experiência mesmo, uma vez que aquele "fragmento" estava bem danificado.

Abraço.

João Davidonis

Mensagem por RomeuNatale em Seg Dez 17 2012, 11:50

João Davidonis escreveu:Concordo que deva se atentar ao risco de mudar as características originais dos selos, principalmente se tratando de império. Isso deprecia o valor, seja histórico ou monetário.

Quando você comentou "Mas tirar um selo do Império de um fragmento é demais, né?" foi referente a minha experiência do selo D. Pedro II, do comentário acima?

Bem, se essa era a questão, quando encontrei o selo identifiquei do que se tratava, porém, por ignorância mesmo não me atentei ao tipo de papel, se a tinta era a base de água ou não. Então tentei lava-lo, por experiência mesmo, uma vez que aquele "fragmento" estava bem danificado.

Abraço.

Não, não, Davidones! Foi porque eu vi, uma vez, há muitos anos, um colega tirando Olhos de Cabra e Coloridos de cima de envelopes e de fragmentos! Quando eu vi isso, eu chorei! Sem contar que alguns tinham carimbos belíssimos. Mas eu também já fiz as minhas besteiras, como lavar selos do Império por motivo algum, e eles perderem a goma, ou parte dela. Quem viu também deve ter chorado! Tudo isso faz parte do aprendizado.

Abraços!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Seg Dez 17 2012, 11:54

A propósito! A melhor coisa que existe para conservar os selos da umidade é a silica gel. Colaca-se em pequenos saquinhos de pano e espalha-se junto aos selos. A cada seis meses basta colocar a silica, sem o saquinho, no forno pré-aquecido por 30 minutos e ela está nova outra vez. Ela absorve qualquer tipo de umidade e é fácil de ser encontrada.
RomeuNatale

Mensagem por João Davidonis em Seg Dez 17 2012, 13:29

RomeuNatale escreveu:
João Davidonis escreveu:Concordo que deva se atentar ao risco de mudar as características originais dos selos, principalmente se tratando de império. Isso deprecia o valor, seja histórico ou monetário.

Abraço.

Não, não, Davidones! Foi porque eu vi, uma vez, há muitos anos, um colega tirando Olhos de Cabra e Coloridos de cima de envelopes e de fragmentos! Quando eu vi isso, eu chorei! Sem contar que alguns tinham carimbos belíssimos. Mas eu também já fiz as minhas besteiras, como lavar selos do Império por motivo algum, e eles perderem a goma, ou parte dela. Quem viu também deve ter chorado! Tudo isso faz parte do aprendizado.

Abraços!

A sim, agora entendo. É por isso que considero a troca de experiências aqui no forum muito importante para não cometermos alguns equívocos que poderiam ser evitados.

João Davidonis

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: