Diferença entre selo MINT e NOVO

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Diferença entre selo MINT e NOVO

Mensagem por odilo em Ter Mar 18 2014, 09:11

Desculpe Paulo, queres dizes dezenas de porcentos ?
Ou é somente força de expressão?
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por israpaulo em Ter Mar 18 2014, 09:16

mais tarde estarei em casa e colocarei exemplos aqui, tem selos que cotam novos 0,10 euros e mais de 100 euros se estao em estado mint.
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por odilo em Qua Fev 07 2018, 01:32

Olá Paulo, já chegastes em casa?   Very Happy
(desculpa a brincadeira)

Voltando ao caso de selos MINT : Neste meio tempo cheguei a conclusão que um selo é dito MINT quando ele esta na mesma condição de quando saiu da casa da moeda ou da empresa que o imprimiu.
Se ele saiu sem goma, mesmo assim é MINT.
Mas depois ele passa por uma manipulação até chegar no nosso álbum.
Será que conseguimos ter ele na mesma condição de quando saiu da casa da moeda?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Glauber em Qua Fev 07 2018, 03:12

odilo escreveu:(...)Mas depois ele passa por uma manipulação até chegar no nosso álbum.
Será que conseguimos ter ele na mesma condição de quando saiu da casa da moeda?

Verdade, Romeu. Também já me questionei sobre isso. Ou seja, depois que o selo foi destacado, os picotes se destacam de maneira 'diferente', além das impurezas que nossos dedos deixam no selo. E então?

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Gnobre em Qua Fev 07 2018, 05:57

Olá Colegas,
Interessante esse tópico que foi redescoberto.
Também estou preocupado com o Paulo que nunca chega em casa kkkkkkkk

Essas são situações muito comuns de ocorrerem por exemplo, em um texto acadêmico. Exemplo: posso ter um autor usando os termos "moral" e "ética" com um sentido, e outro autor usando esses mesmos termos com outro sentido, com pouca ou até mesmo muita diferença. A única solução seria se definir previamente o sentido dos termos, ou citar uma referência que defina o sentido exato dos termos empregados.

Por analogia, se em algum lugar esses termos MINT ou NOVOS ou MNH ou algo similar são usados, pode haver variação da definição dos termos dependendo de quem o faz, assim o único jeito é perguntar qual a diferença entre os termos naquela situação específica, ou ver se existe uma definição clara no contexto, visando se evitar enganos. Pessoas inescrupulosas podem inclusive usar propositalmente dessas possíveis diferenças para se beneficiar.

Assim, essa é mais uma daquelas situações que, no meu entender, não existe uma resposta absoluta e geral, e cada caso deve ser visto individualmente.

Um abraço a todos,
Gnobre

Mensagem por israpaulo em Qua Fev 07 2018, 07:14

E o transito....rs....

Pra mim, MINT e o selo no estado em que foi produzido. Qualquer marca que ele tiver, pode ser de ferrugem, dobra, falta de goma, ja o torna novo.

Outra discussao interessante e a diferenca entre usados e selos com carimbo de favor.
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Gnobre em Qua Fev 07 2018, 07:52

israpaulo escreveu:...
Pra mim, MINT e o selo no estado em que foi produzido. Qualquer marca que ele tiver, pode ser de ferrugem, dobra, falta de goma, ja o torna novo.
...

Esse é um exemplo perfeito do que eu quis dizer, ou seja, deve-se definir antes a amplitude e significado do termo empregado em certo contexto.
Mesmo assim ainda podem haver dúvidas ... mas já é um avanço.
Abraços,
Gnobre

Mensagem por Psique10 em Qua Fev 07 2018, 13:03

Eu já classifico como usado todo selo com carimbo de favor que perdeu a goma (no caso de selos que receberam carimbo de favor e chegam a você para classificação).

Última edição por Psique10 em Qui Fev 08 2018, 13:49, editado 1 vez(es)
Psique10

Mensagem por alanbergh em Qua Fev 07 2018, 14:01

Oi, li todos os comentários e é fascinante o nível e conhecimento desde fórum.
Não sou dos mais conhecedores do tema mas gostaria de participar deixando minha opinião.

Nunca concordei com o termo MINT.

Não acho que seja possível ter um selo em prefeito estado como saído da gráfica. Precisaria ter uma caixa de vidro selada a vácuo logo após a máquina imprimir.

A celulose é matéria orgânica e, como muito bem falado aqui, uma dia deixa de ser como era devido a decomposição natural.

O termo moeda flor-de-cunho é aquela nunca posta em circulação e elas podem até terem vindo em saquinhos diretamente da Casa da Moeda para você, mas e a folha de selos?

Da gráfica segue para o centro de distribuição, de lá para agencias sendo manuseadas por muitos durante todo o processo de conferência. O gerente recebe e supri o caixa do atendente que te vende o selo e pelo que sei nenhuma luva foi utilizada até então. A folha pode até não ter entrado em circulação mas "circulou" por muita gente.

Poeira, gordura, ácidos, micro arranhões são inevitáveis e dizer que estão exatamente como saídos da gráfica não estão.

Ainda sim são selos novos, valiosos e quanto menos "defeitos" melhor.

Posso estar sendo radical, mas o meu pensamento é: o selo é novo, novíssimo. Se não o é, não é.
alanbergh

Mensagem por jcirne em Qui Fev 08 2018, 09:32

Interessante discussão...

O termo "MINT" no contexto de mercado actual, e ligado à filatelia, está associado na minha opinião ao estado "novo".
Vemos inúmeras referências a "MINT HINGED" por exemplo que é um selo novo com marca de charneira.
É uma utilização abusiva do termo? Talvez... Mas a verdade é que há muitas leiloeiras a utilizar dessa forma.
Por isso algum cuidado quando comprarem um selo "MINT".

Na Wikipedia encontra-se esta definição para o estado dos selos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Stamp_condition
jcirne

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: