A DIFÍCIL TAREFA DE DEFINIR O QUE COLECIONAR...

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A DIFÍCIL TAREFA DE DEFINIR O QUE COLECIONAR...

Mensagem por Agenor em Ter Out 16 2012, 18:48

preciso acertar na mega sena (como eu não jogo)kkkk
Agenor

Mensagem por AHC em Ter Out 16 2012, 21:11

É caro, mesmo. Mas dá uma vontade de sair comprando para ter tudo logo! Como diz o Agenor, é preciso acertar na mega sena (mas, diferentemente dele, eu jogo!).
AHC

Mensagem por ronaldo marcio em Ter Out 16 2012, 23:58

Coleção de selos é uma coisa infindável. Interessante como as coleções são organizadas de modos diversos. A riqueza na variedade das emissões , mesmo num só país proporciona isso, e fui por aí, separo tudo o que consigo do Brasil por temas, fica mais interessante (só o que sobra vai para a coleção anual), mas apareceu um problema, ganhei aqueles 30 peixes do leilão do Zod100 e estou em dúvida se coloco junto com o meu material de FAUNA (que até agora era só brasileira), se fizer isso universalizo, daí haja fôlego e folha de álbum....!
ronaldo marcio

Mensagem por Roger_R em Qua Out 17 2012, 09:55

Até algum tempo atrás eu colecionava somente comemorativo Brasil MINT. Meus selos se resumiam a 6 ou 7 volumes de álbuns Brasil, uma caixa de papelão com capas, plasticos e papel para montar os álbuns, uma caixa de sapato para as tranqueiras (pinças, lupas, cola, tesoura, hawid...) e 3 caixas de madeira com envelopes: uma com envelopes divididos por países, outra por temas e na terceira, os selos a classificar - eram (e ainda são) as caixas de juntamento. Meus trens, barcos, heráldica, uniformes, tartarugas e café vão para os classificadores. Só esse ano mesmo que parei de juntar tudo isso e parti para colecionar. Elegi esses temas pois eram as coisas que eu mais gostava e diferentemente dos outros temas, eu tinha o cuidado de colocar no classificador em vez de enfiar no envelope. O que diferencio entre juntar e colecionar são justamente as preocupações em encontrar peças faltantes, escolher a melhor entre duas peças, ter ou contruir o catálogo específico do tema, procurar as variedades da peça, classificá-las e montar o álbum.
Desde os 14 anos que junto selos (1969)... ai se vão mais de 40 anos. Então, tenho muita coisa mas tem também muito lixo. Quando pedia para alguém mandar carta selada, vinha mesmo um netinha ou outro ordinário qualquer (e ainda é assim). 20 e tantos anos depois, quando comecei a organizar tudo, mais ou menos em 1993, não foi difícil escolher meus temas principais. Brasil porque, óbviamente, havia muita coisa. E temáticos, o que curto mais: trens, aviões, corrida espacial e barcos. Café, meu objetivo expositivo (que estou quase mudando - tá muito difícil) e, finalmente, algumas coisas que de repente aparecem na tua vida: esse ano acabei deparando com duas oportunidades: um lote de selos do III Reich que no total, são perto de 480 selos na coleção e o lote tinha 200 selos. Montei o álbum e tá lá com selos faltantes para serem procurados, classificados e organizados. A segunda ocasião foi no meio do ano, quando conheci o Mitch aqui no fórum e ganhei um leilão com selos do Império. Já adquiri outro lotezinho do Filatelista e pronto: montado o álbum Império, adquirido o catálodo correspondente e tome lá classificação e organização de império. E assim também foi com uniformes e heráldica.
Além dos selos, coleciono marcadores de páginas, livros, canetas tinteiro, material de desenho (essa coleção é para dementes!), revistas, trenzinhos elétricos, cachimbos, DVDs de Star Treck e acho que só - tudo mais organizado que os selos, acreditem.
Mas, enfim, acho que definir o que colecionar não é uma é uma tarefa difícil. Tarefa difícil é classificar e organizar o que colecionar!

Editado: eu tinha terminado com a frase "puta romance" mas ficou muito feio. Então, estou alterando para "Nossa, que romance enorme que escrevi!"

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por JOSE RENATO em Qua Out 17 2012, 19:18

Roger,

Muito legal sua história....

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por somricardo em Qua Out 17 2012, 20:30

Roger, se material de desenho e coleção para dementes, o que se diz de coleção de cachimbos???? é a primeira vez que ouço falar em tal coisa. mas como gosto é igual a .................... cada um tem um né... rsrsrs

muito legal sua história mesmo, tenho apenas 3 anos de coleções, por enquanto somente moedas e selos, comecei com a ideia de 1 de cada país que ainda insisto em conseguir, por hora estou com 136 países/territórios/ex-países diferentes. e haja moeda rsrs, além do Brasil que tenho uma boa quantidade das moedas mais comuns, em selos a ideia era/ainda é, a mesma, ter um selo de cada lugar emissor, já vi que é um pouquinho mais trabalhoso que as moedas visto que há mais emissores, mas lá vamos nós, além disso como bom brasileiro também faço Brasil de ponta a ponta, sem muitos detalhes, 1 selo de cada lançado, novo ou circulado, (ninguém disse que seria fácil...), vendo alguns belíssimos selos soviéticos veio a desenfreada vontade de colecionar este local, então comecei apenas com os soviéticos e hoje já aumentou para os Russos anteriores a união soviética até o fim da URSS em 1992. ainda não adicionei a Russia atual. Além destes ainda junto alguns países: Vaticano, que começou apenas com os selos SEDE VACANTE, Egito, e temas: música, eletrônica/eletricidade, matemática/física, nus artísticos (também entram selos de nu não artístico kkkkk), educação, disney/cartoons, embarcações antigas.

e é um jornal é? kkkkkkk (melhor que o puta romance rsrsrs)
somricardo

Mensagem por Agenor em Qua Out 17 2012, 20:41

pô somricardo, então colecionas tudo..rsrs..antes dos selos colecionava: chaveiros, caixa de fósforos, maço de cigarros (já mandei embora),canetas, notas/moedas, albuns de figurinhas futebol (tenho alguns guardados), cartões telefonicos (esses são da amada).

e o pessoal que coleciona: saquinho de chá, papel de bala/chocolates,cartões de banco??? e por ai vai.
Agenor

Mensagem por ronaldo marcio em Qua Out 17 2012, 22:43

Quando tinha 9 para 10 anos colecionava aquelas tiras que se faziam com carteiras de cigarro dobradas e encaixadas umas nas outras, cada marca dava umas cores e desenhos diferentes quando dobradas...coisa de outros tempos mesmo!
ronaldo marcio

Mensagem por Roger_R em Qua Out 17 2012, 22:54

os cintos de carteira de cigarros... nessa época minha mãe ficava louca comigo porque além dos selos, tinha tampinhas de garrafas, flâmulas, brucutú (aquela coisinha do lavador de vidrois do fusca), adesivos, chaveiros... quanto lixo.
Acho que nascemos colecionadores, né?

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

Mensagem por zod100 em Qua Out 17 2012, 23:16

Além dos selos, também coleciono etiquetas de registro dos paises que recebo cartas, e tenho uma coleção de miniaturas de metal, que são apontadores de lápis.

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por weber em Qui Out 18 2012, 23:17

Aqui em casa tem coleção de selos, chaveiros, canetas de propaganda, imãs de geladeira, botões antigos de roupa. Já tive uma coleção de garrafas de vidro e tenho uma caixa cheia de santinhos das eleições passadas(coisa de criança) Laughing
weber

Mensagem por Roger_R em Qui Out 18 2012, 23:48

coisa de criança nada: guarda pra daqui uns tempos ver se fez besteira ou acertou. E depois continua guardando, pra saber qual político fez besteira ou não... ahhh queria ter uma coleção dessas.

Roger_R

Mensagem por henriquemero em Sex Out 19 2012, 11:31

Amigos,

Minha coleção começou quando eu ainda era criança. Na época, além dos selos brasileiros, eu também colecionava Fauna e Flora. Cheguei a participar de algumas exposições em Maceió, sempre ajudado pelos meus pais.

Com a adolescência, minha coleção foi interrompida para, na fase adulta, ser retomada, apesar de serem alternados momentos com maior e com menor intensidade.

Hoje, com o incentivo que busco aqui no Fórum, minha coleção está muito viva no meu cotidiano, embora a temática ainda seja uma interrogação.

Coleciono, atualmente, selos comemorativos novos do Brasil, que já me dão um trabalho danado, mas também muito prazer. Preparo cada folha do álbum, coloco os selos em protetores e deixo tudo bem catalogado, com o uso de pastas e suas folhas plásticas.

Estou iniciando os estudos e as aquisições de selos do Império. Em razão dos preços, a coleção será composta por peças carimbadas, mas ainda estou muito aquém do ponto que desejo atingir.

Preciso de uma dedicação maior para a análise das filigranas. Aliás, desejo muito adquirir um Filigranoscopio SAFE T1 ou T2, pois não gosto muito do uso da benzina.

Quanto aos temas específicos, como antes mencionei, ainda tenho uma forte dúvida sobre o que colecionar. Gosto muito de barcos e de história, de modo que meu ponto de partida seria por aí mesmo. Mas não cheguei a uma conclusão sobre a delimitação do assunto.

Eis algo sobre a filatelia em minha vida.

Abraços,

Henrique Méro
henriquemero

http://www.henriquemero.com.br

Mensagem por denior em Seg Jun 27 2016, 17:08

Sou apaixonado por canetas tinteiro, coleciono há anos.
Comprando pela internet, já comprei em vários sites mas tem um que indico para as pessoas, tem uma certa variedade e a qualidade:

jaqueslaffit.commercesuite.com.br/instrumentosdeescrita

denior

Mensagem por FRITZEN em Qua Jun 29 2016, 07:19

Mas não esqueçam de que não só de filatelia TRADICIONAL ou de HISTÓRIA POSTAL se pode colecionar ... certamente o rol de possibilidade aumenta exponencialmente quando adentrarmos na filatelia TEMÁTICA ... um novo e amplo horizonte se abre com infinitas possibildiades
FRITZEN

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: