A DIFÍCIL TAREFA DE DEFINIR O QUE COLECIONAR...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A DIFÍCIL TAREFA DE DEFINIR O QUE COLECIONAR...

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Out 14 2012, 11:16

Colegas,

Quando herdei a coleção de selos do meu pai há muitos anos, continuiei a colecão de TUDO de Brasil e além disso tinha alguns selos de outros países. Que ainda tenho...

Depois de adormecida por mais de 20 anos, resolvi voltar, e a minha dúvida foi: O que colecionar?

Minha primeira escolha era colecionar apenas os ordinários do Império, ou seja, entre os números 01 e 69!!!!! O que já é uma escolha cara e hercúlea, trabalho para duas vidas...

Mais alguns dias resolvi incluir Jornais e Telégrafos... afinal de contas era selos do tempo de D. Pedro, portanto Império também.

Aí lembrei das Cartas, Bilhetes, Envelopes, Cintas..... e a coisa está só aumentando. Razz

Depois vieram os Selos Fiscais, tão belos e majestosos quanto os selos do Império.

Como é difícil fazer esse limite do que colecionar!!!!!

Estou aqui com meus selos da República e fico aqui tentado a colecionar isso também...

Tenho Varig, Eta, Zeppelin, Taxa Devida, Blocos, Folhinhas, etc... e dá um aperto danado no coração o pensamento de desfazer disso... Ou seja, essa tarefa do limite DO QUE COLECIONAR é muito difícil.

Os Comemorativos até 1940 são lindíssimos.... Kkkkkkkkkkkk

Acho lindos também TODOS os selos mundiais até 1900!!!! Ou seja, se eu não colocar um limite, para estudo e aprofundamento, vou colecionar quase tudo...

Isso aqui é quase um desabafo. Vocês tem essa dúvidas também?

Grande abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Re: A DIFÍCIL TAREFA DE DEFINIR O QUE COLECIONAR...

Mensagem por israpaulo em Dom Out 14 2012, 11:19

e o grande dilema da humanidade....
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Agenor em Dom Out 14 2012, 11:33

todos nós apaixonados pela filatelia temos muitas dúvidas o que colecionar. e quando temos que enviar alguns selos em troca ou doação, parece que um membro da familia se foi..rsrs.., eu vou continuar tentando o Brasil e algumas temáticas.
Agenor

Mensagem por Psique10 em Dom Out 14 2012, 11:49

Eu já não tenho mais esse dilema Renato, e só fico com o dilema quando chego ao fim de uma coleção e penso em começar outra coleção, mas o que? Se aceita uma sugestão, sobre países, colecione uma época próspera, rica de algum país que te interessa como por ex. a França, Alemanha 2ª guerra por exemplo, ex-colônias européias, e sobre temas, escolha um tema que goste muito e se for algum tema muito abrangente como esportes, fauna, flora escolha alguma ramificação desses temas, eu por exemplo, gosto de esportes e escolhi 2 temas Copas do Mundo e Xadrez, não tente colecionar os selos de todo o mundo que vai chegar um momento que não vai dar conta. Boa sorte amigo.
Psique10

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Out 14 2012, 11:55

eu também nao tenho mais este dilema estou fixo nas coleções.

Ernane Ferreira

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Out 14 2012, 12:01

Psique10 escreveu:Eu já não tenho mais esse dilema Renato, e só fico com o dilema quando chego ao fim de uma coleção e penso em começar outra coleção, mas o que? Se aceita uma sugestão, sobre países, colecione uma época próspera, rica de algum país que te interessa como por ex. a França, Alemanha 2ª guerra por exemplo, ex-colônias européias, e sobre temas, escolha um tema que goste muito e se for algum tema muito abrangente como esportes, fauna, flora escolha alguma ramificação desses temas, eu por exemplo, gosto de esportes e escolhi 2 temas Copas do Mundo e Xadrez, não tente colecionar os selos de todo o mundo que vai chegar um momento que não vai dar conta. Boa sorte amigo.

Psique,

Obrigado pelas sugestões. Os selos que vc tem fazem quase parte da sua família, como disse o Agenor, e as vezes fica muito difícl desfazer. Vai entender.

Eu não tenho muito interesse por país específico, apenas por data (anterior a 1900).

Sobre tema, não fui "fisgado" por nenhum ainda....

Grande abraço,

JOSE RENATO

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Out 14 2012, 12:03

Ernane Ferreira escreveu:eu também nao tenho mais este dilema estou fixo nas coleções.

Ernane,

Sorte sua. Com uma pequena pitada de inveja..... Embarassed

Grane abraço,

JOSE RENATO

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Out 14 2012, 12:51

JOSE RENATO escreveu:
Ernane Ferreira escreveu:eu também nao tenho mais este dilema estou fixo nas coleções.

Ernane,

Sorte sua. Com uma pequena pitada de inveja..... Embarassed

Grane abraço,
Dica : veja o que mais gosta ou o que mais tem em sua coleção;
se for valores: Alemanha reich está em alta por aqui (pelo - no fórum)
Abraço

Ernane Ferreira

Mensagem por Agenor em Dom Out 14 2012, 12:54

Psique10,

não sei se é o lugar certo para postar imagens, mas como você coleciona Copas, já tem esses? o envelope só tenho um, mas o selos eu posso dispor de 2.
Agenor

Mensagem por Psique10 em Dom Out 14 2012, 19:34

Não tenho não.Não da para postar as imagens da coleção de Copas aqui, não cabe tudo, Tenho da Copa de 1930 até a de 2010, mas o que aparecer de interessante eu adicionoi na coleção que tem cerca de 90 folhas.
Psique10

Mensagem por Agenor em Dom Out 14 2012, 19:40

as minhas ainda estão nos classificadores, eu recebi também um bloco da Espanha e já coloquei no SB.
Agenor

Mensagem por Psique10 em Dom Out 14 2012, 20:42

Eu ganhei 2 blocos da Espanha campeã mundial, foram direto para a coleção. Lindos blocos.

Última edição por Psique10 em Dom Out 14 2012, 22:20, editado 1 vez(es)
Psique10

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Out 14 2012, 20:50

Psique10 escreveu:Eu ganhei 2 blocos da Espanha campeã mundial, foram direto para a coleção. Lindos blocos.

Vocês estão misturando os assuntos dentro do meu post!!!!!

Por favor abram posts para assuntos específicos.

Depois ninguém acha nada, pois fica tudo misturado.

Obrigado pela cooperação e compreensão!!!!!

JOSE RENATO

Mensagem por ronaldo marcio em Dom Out 14 2012, 21:24

JOSE RENATO escreveu:
Psique10 escreveu:Eu ganhei 2 blocos da Espanha campeã mundial, foram direto para a coleção. Lindos blocos.

Vocês estão misturando os assuntos dentro do meu post!!!!!

Por favor abram posts para assuntos específicos.

Depois ninguém acha nada, pois fica tudo misturado.

Obrigado pela cooperação e compreensão!!!!!

HEHEHE, já não basta a confusão das coleções ainda vcs querem bagunçar mais as dúvidas dele Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Como outros aqui já disseram, eu também não tenho esse problema. Selo pra mim é selo, apenas especifiquei, Brasil e França; o que vier eu guardo, todos me são interessantes pois considero-os como parte de uma só grande coleção, no entanto, no caso dos brasileiros, para ficar mais interessante eu separei por temas: assim, separo por: personalidades, artistas poetas e escritores, fauna, aviação, correios e selos, futebol , esportes, natal, ação de graças. Depois o que não se encaixa nesses temas eu classifico por ano, se tiver repetido vai para a coleção anual, mas eu considero um ano completo mesmo que esteja dividido em diversos temas.
ronaldo marcio

Mensagem por Agenor em Dom Out 14 2012, 21:36

ops..mil desculpas meu amigo, eu não vou mais inserir outros itens fora do tópico aberto, caso possível peço remover a imgem que eu postei.
Agenor

Mensagem por Psique10 em Dom Out 14 2012, 22:23

Desculpas, peço aos moderadores removerem ou excluirem minha postagem nesse tópico.
Psique10

Mensagem por odilo em Dom Out 14 2012, 23:52

Olá amigos,
A minha primeira coleção foi do Brasil quando ainda tinha uns onze anos. Mas com os estudos ela ficou para trás. Só ela, poque o gosto de colecionar ficou. Então mais tarde tive a oportunidade de comprar uns anos completos da Alemanha entre 1958 e 1969. Logo em seguida herdei uma grande quantidade de selos. Foi então que dei início a colecionar quase tudo do Brasil. Como ia encontrando selos de tudo quanto era país no material herdado, minha primeira providência for ir juntando os selos por país e colocando os envelopes numa pasta sanfonada com 25 divisórias. Então vieram mais aquisições em leilões e doações de amigos e parentes que ficaram contente em saber que eu colecionava selos. Assim eles tinham para quem doar.
Aos poucos pude ter uma noção melhor de que país eu mais tinha selos. Então parti para organizá-los primeiro em classificador e depois em álbuns. Foi então surgindo: Alemanha desde 1872. Suiça até 1945 e logo depois estendida até 1980. Nações Unidas entre 1969 e 1981. Mais recentemente, Portugal e Argentina. Dos Estado Unidos, ainda juntando num classificador para ver no que vai dar.
Quanto as temática, uma sobre transportes que é mais um ajuntamento do que coleção. Outra sobre profissões, que estou só ajuntando selos do tema. A mais recente é sobre os Machins, influenciado por alguns amigos.
Um projeto é montar uma coleção Universal, com os selos que tenho de cada país. Coisa simples, como aquelas que eram vendidas antigamente e como comentado aqui no fórum em outros tópicos.
Então José Renato, teu problema também foi o meu e com o tempo ele foi se resolvendo e eu ficando mais calmo.
Muito raramente me desfaço de peças que tenho só uma. Isto ainda é um grande problema.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Agenor em Seg Out 15 2012, 09:34

O meu dilema também e igual aos dos outros amigos. Tenho uma quantidade relativa de selos universais e que estou começando a separa-los, alguns colocarei para trocas por selos de meu interesse, dentro dos meus temas. Estou estou precisando de selos comemorativos do Brasil 1900/1940 já tenho alguns mas usados, o império, bem esse vou deixar por enquanto para uma outra oportunidade.
Agenor

Mensagem por Psique10 em Seg Out 15 2012, 11:06

Agenor tenho muitos selos universais, mas troco os que não tenho interesse por selos que coleciono, salvo os que futuramente posso começar a colecionar como literatura, e educação que é a área que trabalho e gosto além de religião.
Psique10

Mensagem por Agenor em Seg Out 15 2012, 11:19

Psique10, se for dentro das minhas temáticas podemos estudar uma troca, eu estou começando uma sobre os Papas, já tenho muito material que troco regularmente com um colecionador da Polonia.
Agenor

Mensagem por weber em Seg Out 15 2012, 12:37

Acho que o meu caso tem a ver com esse assunto.
Há pouco tempo defini as temáticas que pretendo começar a investir. Mas a falta de estrutura e de vontade, da minha parte, me impediu disso. Eu ainda possuo uma coleção de selos universais(acontece o mesmo com todo colecionador jovem). Acho que limitar a coleção é difícil porque necessita de bastante dedicação e TEMPO, o que não tem sobrado para mim. O que pretendo é me livrar da minha atual coleção através de trocas e ao mesmo tempo adquirir selos temáticos (é a saída mais lógica, eu acho Laughing ).
weber

Mensagem por H Roberto em Seg Out 15 2012, 12:56

Buenas meus amigos...aqui lendo as conjecturas..ponderações de vocês parece que esse problema não é privilégio de poucos. Como já sabem alguns entrei nessa brincadeira lá por 1975 comprando uma pequena coleção de um colega bancário. Tinha de tudo e nenhum tema definido e assim continuei comprando tudo que era selo que o correio lançava. Lá por 1990/95 parei com tudo visto uma rasteira da vida retornando à pouco. Também tenho selos de países da Europa..Ásia..Américas etc etc..esses não comprei mais nem me desfiz também. Tem um ditado que diz:"Não tenho tudo que quero porém amo tudo que tenho". Definir quais temas colecionar é algo que evito pensar.
Sei que tenho uma tarefa dificil pela frente porém com as dicas já recebidas dos amigos as idéias vão amadurecendo. Comprar alguns poucos classificadores..depois álbuns definitivos e separar os temas principais.
O que sobrar fica num álbum só. Vamos dar tempo ao tempo Wink
H Roberto

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Out 15 2012, 19:52

Cada história mais legal que a outra....

Obrigado pela participação e ensinamentos.

JOSE RENATO

Mensagem por AHC em Seg Out 15 2012, 23:42

Dúvidas cruéis... Quando retomei minha coleção, esquecida por uns 30 anos, tinha a ideia de fazer os selos brasileiros de 1969 para a frente (quando era criança, alguém tinha me dito que era a partir daí que os selos brasileiros ficavam mais bonitos, e fiquei com isso na cabeça). Depois, pensei que poderia fazer de 1960 para a frente. Aí comecei a ler mais sobre o assunto, e resolvi colecionar os comemorativos, desde 1900. Fui comprando os mais antigos, e aí comecei a frequentar este fórum, a acompanhar as discussões, e fui fisgado pelo império. Agora, estou focado nesta época, tentando completar os 69. Uma hora chego lá...
AHC

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Out 16 2012, 18:46

AHC escreveu:Dúvidas cruéis... Quando retomei minha coleção, esquecida por uns 30 anos, tinha a ideia de fazer os selos brasileiros de 1969 para a frente (quando era criança, alguém tinha me dito que era a partir daí que os selos brasileiros ficavam mais bonitos, e fiquei com isso na cabeça). Depois, pensei que poderia fazer de 1960 para a frente. Aí comecei a ler mais sobre o assunto, e resolvi colecionar os comemorativos, desde 1900. Fui comprando os mais antigos, e aí comecei a frequentar este fórum, a acompanhar as discussões, e fui fisgado pelo império. Agora, estou focado nesta época, tentando completar os 69. Uma hora chego lá...

Imperio é o vicio mais caro que conheço, e o mais prazeiroso também.

Boas compras...

JOSE RENATO

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: