Selos do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Programação Filatélica 2013

+9
israpaulo
Wilson de Oliveira Neto
guilherme ribeiro
Roger_R
rafaelkonzen
Rnbastos
alvano
Ernane Ferreira
Glauber
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Programação Filatélica 2013

Mensagem por Glauber Qua Out 03 2012, 15:50

Olá, amigos e amigas!

Os Correios do Brasil acabam de divulgar a Programação Filatélica Nacional para 2013, onde foram eleitos os motivos/temas dos nossos selos. Vale lembrar que os motivos escolhidos pela CFN (Comissão Filatélica Nacional), composta por um colegiado (ver aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]), não quer dizer que teremos essa quantidade de selos. Ou seja, um tema poderá ter apenas um selo, ou dois, ou três...; pode também aparecer em um bloco, com outros selos etc.

PROGRAMAÇÃO FILATÉLICA DO BRASIL 2013

TEMA ===> MOTIVO

1. ARTE E ARQUITETURA ===> A HISTÓRIA CONTADA NA PEDRA: A ARTE RUPESTRE NA AMAZÔNIA.

2. CULTURA POPULAR ===> ILÊ AXÉ OPÔ OFUNJÁ – TERREIRO HISTÓRICO DE CANDOMBLÉ.

3. DATAS COMEMORATIVAS ===> MAÇONARIA NO BRASIL; 350 ANOS DOS CORREIOS.

4. ESPORTES ===> SÉRIE RUMO À COPA 2014 E ÀS OLIMPÍADAS 2016; COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 – BRASIL.

5. FAUNA ===> FORMIGAS DO BRASIL: SAÚVAS, TOCANDIRAS, LAVAPÉS, CORTADEIRAS, CARNÍVORAS.

6. FLORA ===> BURITIS, SUA IMPORTÂNCIA, BELEZA E UTILIDADE.

7. NATAL ===> NATAL 2013.

8. OUTROS ===> CEMITÉRIOS BRASILEIROS; JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013.

9. PERSONALIDADES ===> CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE VINICIUS DE MORAES.

10. PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ===> ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA.

11. SÉRIE AMÉRICA ===> LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO.

12. SÉRIE MERCOSUL ===> INTERNET – REDES INTEGRADORAS.

13. TURISMO ===> MARCO ZERO, AMAPÁ: O MEIO DO MUNDO.

14. SÉRIE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ===> ALEMANHA, REPÚBLICA TCHECA, GEÓRGIA E QUÊNIA.



As pesquisas que orientarão a abordagem a ser adotada para cada emissão foram iniciadas e, em breve, será informada a distribuição dos lançamentos das mesmas ao longo do próximo ano. Também a Programação poderá sofrer alterações, durante o ano de 2013.

O que acharam, amigos?

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries regulares/ordinárias.
Glauber
Glauber

Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Ernane Ferreira Qua Out 03 2012, 16:54

Interessante
14. SÉRIE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ===> ALEMANHA, REPÚBLICA TCHECA, GEÓRGIA E QUÊNIA.

Gostei da idéia dos correios a respeito;
Ernane Ferreira
Ernane Ferreira

Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por alvano Qua Out 03 2012, 16:56

Desculpe a minha ignornancia Filatélica, mas a Hebe não será homenageada?
alvano
alvano

Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 28/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Ernane Ferreira Qua Out 03 2012, 16:57

alvano escreveu:Desculpe a minha ignornancia Filatélica, mas a Hebe não será homenageada?
Eu particularmente não sei, mais acredito que poderá ser homenagiada.

E alias cade os selos das olimpíadas ??
Ernane Ferreira
Ernane Ferreira

Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por alvano Qua Out 03 2012, 17:00

Ernane,

Os selos das olímpiadas, pelo que eu indaguei na agência, foi recebido mas não conseguiam inserir no sistema, pois a ECT bloqueou.

Não ouvi falar mais sobre....
alvano
alvano

Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 28/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Ernane Ferreira Qua Out 03 2012, 17:03

alvano escreveu:Ernane,

Os selos das olímpiadas, pelo que eu indaguei na agência, foi recebido mas não conseguiam inserir no sistema, pois a ECT bloqueou.

Não ouvi falar mais sobre....

Aqui também, eu vi os selos parece me que tudo será recolhido não pude comprar infelizmente.
Ernane Ferreira
Ernane Ferreira

Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Rnbastos Qua Out 03 2012, 17:39

Se não fizerem oficialmente a emissão, não poderiam vender mesmo.
Eles têm é que oficializar, realizar a cerimônia da emissão propriamente dita.
Imagine só... a gente tava reclamando do valor da emissão, e eles inclusive já devem ter tudo impresso, mas não vendem = no fim das contas, ao invés de lucro, vão amargar um belo prejuízo.
Rnbastos
Rnbastos

Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro / RJ
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.krull.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por rafaelkonzen Qua Out 03 2012, 18:07

Dos selos das olímpiadas, parece que foi problema de royalties. Sobre o selo da Hebe, se não me engano, segundo as normas dos correios, homenagem a pessoas preferencialmente nos centenários (bi, tri, etc) de nascimento, não falecimento.

Achei algumas informações no site dos correios:
As emissões de selos comemorativos ou especiais deverão ser alusivas aos seguintes temas:
I. Eventos ou manifestações culturais, artísticas, científicas e esportivas de repercussão nacional ou internacional, que apresentem interesse temático;
II. Acontecimentos históricos;
III. Ação governamental;
IV. Personalidades;
V. Chefes de Estado;
VI. Atletas que obtiverem a primeira colocação nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, promovidos por inspiração do Barão Pierre de Coubertin;
VII. Ganhadores de Prêmio Nobel;
VIII. Preservação do meio ambiente;
IX. Aspectos do turismo nacional; e
X. Valores da cidadania, direitos humanos e outros assuntos relacionados ao bem-estar da humanidade.

... condições para emissão:
I. Acontecimento histórico somente poderá ser assinalado pela emissão de selo, a partir do advento de seu centenário;
II. Selo homenageando personalidade deverá ser emitido, preferencialmente, no aniversário de nascimento do homenageado, evitando-se referência à data fúnebre;
III. Poderão ser homenageados em selo postal, em vida, somente os Chefes de Estado, os ganhadores de Prêmio Nobel e os atletas citados no inciso VI do art. 3º desta Portaria, observado ainda:
a. o Chefe de Estado será homenageado somente após o término do seu mandato ou conjunto de mandatos consecutivos; e
b. os atletas e os ganhadores de Prêmio Nobel poderão ser homenageados em até um ano após a ocorrência da premiação;
IV. Aniversário de cidade somente poderá ser focalizado em selo a partir do tricentenário, levando-se em consideração a importância da cidade no contexto econômico, histórico e sócio-cultural do País;
V. Emissões homenageando acontecimento histórico, personalidade e aniversário de cidade, já contemplados com selos comemorativos ou especiais, somente poderão ser realizadas com um intervalo mínimo de cem anos; e
VI. Instituições privadas, de caráter político ou religioso, e pessoas jurídicas de direito privado não poderão ser homenageadas com a emissão de selo comemorativo ou especial.

Abraços

Rafael
rafaelkonzen
rafaelkonzen

Idade : 47
Localização : Novo Hamburgo - RS
Data de inscrição : 03/04/2010

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Rnbastos Qua Out 03 2012, 18:30

Então, podemos esperar o selo da Hebe para daqui a uns 16, 17 anos.. hehehe
Rnbastos
Rnbastos

Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro / RJ
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.krull.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Glauber Qua Out 03 2012, 23:58

Bem, amigos... o que foi mencionado sobre a emissão dos selos das Olimpíadas e Paralimpíadas é verdade. Ou seja, o Comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 não entraram em acordo com os Correios, por isso não podem ser emitidos nem vendidos. Mas uma questão sempre fica em minha mente: o Governo Federal não poderia intervir nessa questão?

Já que o Governo está investindo bilhões nesses eventos e a ECT é uma empresa privada (do próprio governo), será que a Presidenta não poderia bater a mão na mesa e dizer: "Resolvam logo essa situação, pois quem paga somos nós!".

Quanto ao selo da Hebe, os temas foram escolhidos desde julho, por isso não entrou na programação. Porém, ela pode ser alterada, e poderiam fazer uma justa homenagem a Hebe. Mas lembro também que Chico Anísio também, até hoje, não foi...

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries regulares/ordinárias.
Glauber
Glauber

Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Roger_R Qui Out 04 2012, 00:44

Alguns boatos (?) sugerem que o governo deseja privatizar os Correios. Enquanto o boato vai rolando por ai, o sucateamento vai acontecendo. Ora... quem então vai se preocupar com lançamento?

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R
Roger_R

Idade : 69
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por guilherme ribeiro Qui Out 04 2012, 00:54

mas recentemente tivemos o selo em homenagem à Zilda Arns.
guilherme ribeiro
guilherme ribeiro

Idade : 31
Localização : ituverava sp
Data de inscrição : 03/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto Qui Out 04 2012, 08:56

Caro Glauber.

Eu concordo com o que você postou em sua última mensagem. O governo federal, que durante o segundo mandato de Lula defendeu com unhas e dentes a candidatura do Rio de Janeiro para ser a sede dos Jogos de 2016, poderia intervir na questão. Agora, cá entre nós, eu não vejo muito empenho público na organização do certame de 2016. Sinto a falta de uma política mais agressiva de divulgação dos Jogos entre o público brasileiro, que é um elemento essencial para o seu sucesso. Creio eu que, o quiproquó com os selos seja reflexo dessa falta de seriedade na preparação de um evento que pode ser muito bom para o Brasil.
Wilson de Oliveira Neto
Wilson de Oliveira Neto

Idade : 45
Localização : São Bento do Sul, Santa Catarina
Data de inscrição : 14/10/2011

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Ernane Ferreira Qui Out 04 2012, 09:19

Estou com a Carta para o Carlos Salgado com problemas foi registrada e com seguro. Percebo que nas agências também começam a correr os boatos que os Correios serão privatizados. Ruim para quem trabalha.
Ernane Ferreira
Ernane Ferreira

Idade : 35
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Glauber Qui Out 04 2012, 11:01

Wilson, muito bom seu comentário... Mas penso que o Governo não está emprenhado ainda nos Jogos de 2016, pois ainda falta muito tempo. E a Copa do Mundo de Futebol 2014 está sendo uma prioridade. Creio que tão logo acabe a Copa, os Jogos Olímpicos terão uma maior propaganda e notoriedade.

Quanto à privatização dos Correios, acho que não vai ocorrer, pois esse assunto já fora comentado em anos recentes e até agora nada. Lembro que há uns dois anos, havia atraso na entrega de correspondências em muitas regiões do Brasil e descobriram que foi uma tática de alguns setores da própria ECT e de políticos para sugerirem a privatização da empresa.
Mas isso foi descoberto e muitos diretores, chefes etc. foram exonerados de seus cargos e até demitidos. Acho que isso não passa de boato.

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries regulares/ordinárias.
Glauber
Glauber

Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por israpaulo Qui Out 04 2012, 16:07

Seria uma linda serie...astros da televisao.
israpaulo
israpaulo

Idade : 53
Localização : Israel
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por alvano Qui Out 04 2012, 16:17

Astros da Televisão?

Só será emitida uma série dessa quando o Silvio Santos nos deixar... (espero que isso demore muito pra acontecer, pois seria uma comoção nacional).
alvano
alvano

Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 28/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Glauber Seg Nov 26 2012, 13:37

Amigos, os Correios disponibilizaram a Programaçao com as definiçoes de quantidades de selos, blocos, folhas, etc., além de locais de lançamento, datas...

Link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O que acharam?

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries regulares/ordinárias.
Glauber
Glauber

Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por ronaldo marcio Sex Dez 14 2012, 01:11

É uma pena que as regras para lançamentos no Brasil sejam tão restritas. No restante do mundo tem de tudo, inclusive assuntos banalíssimos mas que se constituem em belas séries de coleção, afinal, esse acaba sendo, hoje em dia, o principal motivo para a emissão de selos postais.
ronaldo marcio
ronaldo marcio

Idade : 62
Localização : curitiba
Data de inscrição : 11/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Roger_R Sex Dez 14 2012, 08:32

Sei não, Ronaldo. O que sei é que há uma comissão para definir a programação do ano seguinte e que esta programação já está pronta. Mas sei também que essa programação não amarra outras emissõee e nem é definitiva, havendo janela para se fazer qualquer outra emissão a qualquer momento, bastando o aval de alguém dos Correios e o problema é jsutamente este: encontrar este alguém. A burocracia é tão grande, os caminhos são tão complexos, que nunca há tempo hábil para uma emissão fora do programa. Se o Silvio Santos morrer, certamente não vai haver selo em sua homenagem porque quando o processo for aprovado, a imagem terá que ser refeita porque vai ser comemoração de 50º aniversário da morte dele. Vide Olimpíadas (o processo para desatar o nó ainda está correndo lá dentro dos Correios) e falecimento da Hebe, que já vai pra missa de 100 dias.

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R
Roger_R

Idade : 69
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por ronaldo marcio Sáb Dez 15 2012, 00:33

Não é só nos correios, a burocracia estatal é absurdamente complexa em certos casos e em toda máquina do governo em qualquer nível. Mesmo com a informatização maciça, o problema são os caciques, tem muito cacique pra pouco índio, então por vezes, muita gente manda, noutras não se encontra quem seja habilitado para tal e por aí vai...esse negócio não foi feito para dar certo mas para dar cargos e empregos (falo dos altos cargos, não da turma que dá duro)
ronaldo marcio
ronaldo marcio

Idade : 62
Localização : curitiba
Data de inscrição : 11/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Glauber Ter Dez 25 2012, 14:31

Olá, amigos!

Os Correios do Brasil fizeram modificações na Programação Filatélica de 2013. São alterações na quantidade de selos em cada emissão, datas e cidades de lançamento, incremento de novos temas etc.

Observem o quanto teremos que gastar em selos em 2013.

Link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries regulares/ordinárias.
Glauber
Glauber

Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por somricardo Ter Dez 25 2012, 15:55

Glauber o link fornecido pede permissão para acesso ou melhor, me informa que eu necessito de permissão para poder visualiza-lo.
somricardo
somricardo

Idade : 40
Localização : Sergipe
Data de inscrição : 25/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por somricardo Ter Dez 25 2012, 15:59

olhando seu primeiro link (o segundo não consegui abrir) sobre os 350 anos do correio teremos 2 emissões, no início e no fim do ano???????? putz.... este caça-níquel é produtor viu...
somricardo
somricardo

Idade : 40
Localização : Sergipe
Data de inscrição : 25/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Glauber Qua Dez 26 2012, 01:17

somricardo escreveu:Glauber o link fornecido pede permissão para acesso ou melhor, me informa que eu necessito de permissão para poder visualiza-lo.

Xiiiiiiiiiii.... Ricardo, acho que para visualizar tem que estar 'logado' no Google. Não sei se a pessoa que deseja ver tem que ter conta no Google. Alguém pode me ajudar? Se é obrigatório ter conta Google, há outra maneira para ver? etc.

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries regulares/ordinárias.
Glauber
Glauber

Idade : 48
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Programação Filatélica 2013 Empty Re: Programação Filatélica 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos