Hawid

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hawid

Mensagem por bjardini em Qui Set 20 2012, 08:40

Ola, tenho mais algumas dúvidas....

1) Comprei o hawid brasileiro. Quero ter uma maneira de identificar o selo, mas não queria escrever no selo. Sabem se eu colocar um pequeno adesivo (daqueles de cartela de papelaria) atrás do hawid pode prejudicar o selo? Tem possibilidade da cola do adesivo atravessar o hawid? Acho q não, mas gostaria da opinião dos mais experts!

2) Até quando os selos do BR tem goma? Nos selos mais novos ou sem Goma tem necessidade de Hawid para proteger?

Obrigado a todos os experts mais uma vez

Abs
bjardini

Re: Hawid

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Set 20 2012, 08:48

Até os olhos de boi tem goma meu amigoo hawid nao protege so a goma, mas o selo da ferrugem tambem, assim que do contato, entao sempre bom usar hawid. Atençao com certos hawid fundo de cor preta , azul ou branco as cores podem se descolar destes e colar na goma. O melhor sao os tranparentes para os selos com goma e os de cor para os sem goma.

Espero ter ajudado

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Barros em Qui Set 20 2012, 09:18

Alguns blocos do Brasil foram emitidos sem goma. Tirando esses, todos os selos brasileiros tem goma. O hawid nacional tem o fundo preto pintado pelo lado de fora, razão pela qual eventual perda da cor não atinge os selos. Se vc colocar um adesivo no verso do hawid não afetará o selo, até mesmo porque o hawid é, em regra, preso em álbum com cola do tipo Pritt ou charneira.

Barros

Mensagem por bjardini em Qui Set 20 2012, 09:36

Excelentes respostas

Portanto vou usar o Hawid brasileiro para tudo, e vou usar uma etiqueta daquelas redondinhas de fechar carta atrás para identificar.
Obrigado
bjardini

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 09:15

Bem, como havia prometido, vou explicar como eu faço os meus prottores (Hawid). Vou postando a foto e escrevendo embaixo o processo de confecção. Vamos ao passo a passo.

[center]

Você irá precisar de um estilete com a lâmina nova; uma caneta de marcar CD de ponta fina; uma régua (de preferência de alumínio ou aço) e um lápis ou lapiseira com a ponta fina.

Os papeis que comporão o fundo, devem ser livres de ácidos, papeis neutros. Eu reciclo de amostras que os fabricantes enviam para as gráficas e/ou comerciantes de papel. Pode-se usar plásticos de outras cores, desde sejam neutros, sem ácido em sua composição. São conhecidos como "ACID FREE".

O plástico da frente, eu uso transparência, em folhas, para impressora laser. Todaas as marcas que eu conheço sao "ACID FREE", mas tenha cuidado em se certificar disso.

Agora vamos começar o processo de preparação. A primeira coisa é cortar o fundo e a transparência nas medidas escolhidas. O primeiro a ser cortado é o fundo. Medimos o selo, ou os selos que irão ser protegidos, e cortamos um pouco maior (eu deixo com 1mm ou 2mm) do tamanho do selo ou a distância entre cada um. Depois usa-se o próprio fundo para marcar o tamanho da parte da frente (transparência). Eu uso a lapiseira para marcar o papel e a caneta de CD para marcar a transparência.

O fundo e as tiras da transparência cortadas. Como esse eu vou fazer como se fosse uma folha de classificador, o fundo é alto e irá receber quatro tiras da transparência, uma embaixo da outra, em sequência.

Agora temos de cortar a fita dupla face (ainda não falei dela), que é o que vai permitir colar a transparência no fundo e dar o aspecto de Hawid. Esse é o ponto crucial de se montar o protetor. A dupla face tem de ser de altíssima qualidade, de espessura baixa e com os liners (película de proteção delas) transparentes. Para a dupla face não há a necessidade de ser "ACID FREE", pois a mesma não entrarão em contato com os selos.

Meça a largura do protetor que você irá usar e deixe a marca de corta da dupla face com dois ou três milímetros de altura. vai ficar como na foto abaixo.

Agora, com cuidado, você irá tirar um dos liners da dupla face e colar na transparência, bem rente a borda de baixo dela. Essa parte do processo também é crítico e requer muita atenção e habilidade. Mas, é uma questão de tempo pegar prática.

Após colar a tirinha de dupla face, corte as sobras dela e se prepare para colar no fundo. O processo é o mesmo de se colar a tirinha na transparência. Retire (o 2°) liner e cole com cuidado e atenção no fundo.

Tanto faz começar a colar a tirinha de dupla face na transparência ou no fundo. Eu colo na transparência apenas por questões de preferência, acho mais fácil.

Depois de juntar as duas partes, transparência e fundo, basta cortar os excessos e, se preciso, acertar os cortes angulares.

Abaixo alguns protetores prontos. O de fundo preto que está embaixo do de fundo branco, tem aquele corte porque nele vai um pedaço de folha naquele formato.

Dicas:

- Sempre use produtos (com exceção da dupla face) "ACID FREE"
- Use uma base de vidro, metal ou acrílico para fazer os cortes (eu prefiro o vidro)
- Utilize papéis de gramatura 150 para cima. As folhas finas só servem quando irá se colocar o protetor em um classificador ou colar na folha definitiva. Para ficar solto, deve-se fazer com folhas mais espessas.
- Sempre use o estilete com a lâmina nova para cortar as transparências. Eu corto vários papéis, em diversos formatos, e as suas transparências. Depois de ter cortado vários que eu faço a montagem.
- A melhor dupla face que eu conheço é a Scotch, da 3M.
- A transparência que eu uso é da Canson (importada), usada em impressoras a laser.

Já faço os meus protetores (dessa forma) há uns 30 anos e nunca tive problema. A única coisa ruim é quando se faz protetor de fundo claro (principalmente branco) a tendência é sujar muito ou o papel ficar amarelo, mas aí é só trocar. Pelos meus cálculos, com os preços dos materias praticados aqui em São Paulo, eu gasto R$ 55,00 para fazer 300 tiras de protetor com 21 cm de largura por 25 mm de altura. Sai por pouco mais de R$ 0,18 cada tira. Um custo muito baixo e o melhor é que pode-se fazer os protetores do tamanho e formato que se desejar.
RomeuNatale

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Dez 30 2012, 09:58

Muito boa explicaçao legal meu amigo ^^ da quase vontade de fazer tudo eu mesmo, mas aqui é mais facil encontrar hawid que encontrar o material necessatio para fazer eles ^^

Abraços e boas festas

E otima idéia e ilustraçao deste topico

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Bruce K. E. em Dom Dez 30 2012, 10:23

Romeu, excelênte explicação.

Já tinha pensado em algo próximo disso, só que ao invés de usar a fita dupla face estava tentando usar cola de isopor, você acha que pode dar algum problema essa cola?

Quanto ao papel "acid free" seria a mesma coisa que "papel alcalino"?

Abraço!
Bruce K. E.

Mensagem por andreioc em Dom Dez 30 2012, 11:20

Oi Romeu, muito interessante o processo. Obrigado por ter compartilhado. Quando tiver um tempinho vou fazer experiencias. Uma dica ao Bruce que perguntou. Eu comprei uma vez uma cartela dos correios (ano completo). As tiras plasticas eram coladas em fundo de papel (não tenho déia que tipo de cola foi usada mas foi uma péssima escolha). O que aconteceu é que os selos entraram em contato com o fundo da transparencia e ficaram com os dentes colados no papel.
andreioc

http://www.seloshow.com

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 30 2012, 16:32

Bacana Romeu, com sua técnica daria também para criar uma folha de classificador.

Em um outro tópico falaram que o adesivo dupla face poderia reagir com o selo e causar danos ao mesmo. Porém ao invés de comprar charneira ando colando meus protetores no album com pequenas tiras de fita dupla face, não creio que fará mal a curto prazo...

A Película plástica da transparência possui produtos químicos. Uma forma extremamente simples de retirar essa película é colocar álcool onde fica a película, restando apenas o plástico. O álcool vai reagir, e vai sair por completo...

Venho testando a criação caseira de protetores com transparência, desisti da colagem, experimentei usar dobras, funciona, mas precisaria de uma prensa para que o mesmo crie pressão e mantenha o selo firme dentro dela.

Complementando ao que o Andrei disse, tem um outro detalhe a cola de isopor não cola direito a transparência no papel, com o tempo se solta... se vc é do tipo que abre, fecha, põe e tira o selo no álbum, então esquece essa cola...rs Experiência própria... Very Happy

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Roger_R em Dom Dez 30 2012, 17:08

pvcfernandes escreveu:experimentei usar dobras, funciona, mas precisaria de uma prensa para que o mesmo crie pressão e mantenha o selo firme dentro dela.
Experimentou "prensar" com um ferro de passar roupas levemente aquecido?

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 30 2012, 17:39

Sim Roger, testei e fica perfeito, porém não sei se é minha mão pesada, nos meus testes acabei arranhando o plastico.. mas para um teste o resultado ficou excelente.

vou tirar uma foto e posto aqui....

pvcfernandes

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 30 2012, 19:19

Segue imagens....

Cortei um pedaço da transparência suficiente para cobrir um cifra de 500 cruzeiros e retirei a película quimica onde fica a impressão, restando apenas o plástico:

Depois dobrei o plástico manualmente na medida do selo e passei no ferro em temperatura média, suficiente para não suportar segurar com a mão...rs Porém entretanto e todavia, em todas as minhas tentativas incluindo essa, consegui belos arranhões no plástico. E não é poeira, limpei bem o local, creio que seja os pequenos sulcos que tem no ferro (calejado) que provoca isso. Tentarei comprar um ferro novo para testes. Como a transparência é refletiva não dá para ver bem os arranhões, mas tem por todo local onde passei o ferro. Preciso testar mais... Quem quiser experimentar...

E por fim, corto na medida e pronto. Coloquei ele nessa posição proposital, para mostrar que a pressão criada é o suficiente para mentar ele dentro do "protetor" caseiro. Porém acredito que usando uma prensa ou uma prensa térmica o resultado ficaria ainda melhor.....

Tenho que testar mais.... É isso ai...

[]´s
pvcfernandes

Mensagem por Roger_R em Dom Dez 30 2012, 19:46

Legal.
O alcool eu já tinha usado. Fica uma meleca nojenta mas o plástico fica limpinho.
O ferro dei a idéia mas não tinha tentado. Experimente depois "passar" com juma folha de papel em cima. Não deve arranhar.
Vou ver se tem curso de passadeira no Senai. kkkk

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 20:27

Bruce, todo papel alcalino é "ACID FREE", pode usar sem medo. A cola realmente não funciona. Já tentei até com a 3M, pedi várias orientações técnicas, mas não obtive êxito. Se bem que isso foi logo no começo em que comecei a preparar os meus "hawids". Pode ser que hoje já exista alguma, mas como a forma que eu faço nunca deu problema e funciona bem, nem me preocupei em fazer testes com colas, mesmo porque fazer com cola dá um trabalhão, além da sujeira.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 20:44

pvcfernandes e Roger, eu estava aqui tentando descobrir o por que de voces usarem o álcool e acabei descobrindo. Voces estão usando transparência para impressora jato de tinta, por isso aquela camada meio fosca e que reage ao álcool. Eu utilizo a transparência para impressoras a laser que não têm essa camada e são muito mais baratas do que a que voces estão usando.

Com relação a dupla face, não é qualquer uma que serve, como eu exppliquei no passo a passo. Existem dois tipos que se pode usar sem medo, a de papel e a de polyester acrílico (esse última é bem cara). As demais, de PVC e de PP não servem, pois têm o "tack" (poder de colagem) baixo e com o tempo descolam e podem grudar nas pontas dos selos. Já as demais que eu mencionei, não têm esse problema pois são de alto "tack". Outra dica, é que após colar a transparência no fundo, deve-se passar algo rígido apenas no local onde foi aplicado a dupla face com bastante pressão para que a colagem fique bem firme.

E lembrem-se, dupla face em fita (aqueles rolinhos tipo rolo de durex) nã servem, pois deixam parte da cola dentro do protetor e com o tempo (calor e reações químicas) "derretem" e atingem o selo. A dupla face em folhas, de papel ou polyester acrílico, são bem mais caras, porém são mais seguras, as minhas já duram uns 30 anos. A última vez que comprei foi em rolo de 32,8 cm de largura por 15 m (isso mesmo, metros) e isso faz 12 anos e continua como se tivesse sido comprada hoje, está do mesmo jeito. Eu ainda tenho uns nove metros, isso porque as filhas mais novas andaram usando para as suas brincadeiras.

Tentem fazer desse jeito e voces verão que vai dar certinho e não colocarão os selos em risco.

Última edição por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 20:55, editado 1 vez(es)
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 20:50

Andreioc, obrigado. Tente, sim, vale a ppena! Vais economizar uns bons R$s, que darão para comprar selos.
RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Dom Dez 30 2012, 21:03

Tem a marca desse dupla-face?

Roger_R

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 22:13

Roger, essa que estou usando é da marca Starpac e é muito boa. Mas usava 3M. Porém, não sei se a Starpac existe em folha, a que eu tenho, como mencionei, é de bobina grande. Mas vale a pena tentar. Abaixo está o link do site deles.

http://www.starpac.com.br/
RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Dom Dez 30 2012, 22:28

Vlw, obrigado.

Roger_R

Mensagem por Bruce K. E. em Dom Dez 30 2012, 22:47

Romeu,

Sem querer ser chato, mas qual problema você teve com a cola?

Os que eu fiz usando cola até o momento estão ok, não estão soltando. Vou dar mais um tempo pra ver como fica. O que eu mais temo é que a cola provoque alguma reação no selo.

Falando em cola... Qual você usa para colar o protetor no album?

Mais uma coisa, esse processo que você faz não poderia ser feito direto na folha do album, sem um papel de fundo?

Abraço!
Bruce K. E.

Mensagem por RomeuNatale em Dom Dez 30 2012, 22:58

Bruce K. E. escreveu:Romeu,

Sem querer ser chato, mas qual problema você teve com a cola?

Os que eu fiz usando cola até o momento estão ok, não estão soltando. Vou dar mais um tempo pra ver como fica. O que eu mais temo é que a cola provoque alguma reação no selo.

Falando em cola... Qual você usa para colar o protetor no album?

Mais uma coisa, esse processo que você faz não poderia ser feito direto na folha do album, sem um papel de fundo?

Abraço!

Bruce, obrigado pelas perguntas, são interessantíssimas e oportunas.

Um dos problemas da cola é exatamente o que você mencionou, ela reage no selo, com o tempo. Eu fiz vários testes, na época, e não foram satisfatórios. Não sei com as colas mais modernas, "inventadas" de uns 20 anos para cá, teria de testar. Vou tentar entrar em contato com a 3M novamente e com a Loctite, experts no assunto.

No álbum eu faço exatamente o que você pensou, colo a transparência direto nele e coloco o selo, fica supimpa! Amanhão vou tentar escanear uma folha para você ver como fica. Para o álbum não uso o fundo, como no protetor. Os protetores só uso para selos que não foram catalogados, para as peças repetidas e para as variações que não entram no álbum. Apesar de hoje eu produzir as minhas próprias folhas e colocar as variações que possuo, porém quando chegam novas que eu desconhecia, uso o protetor para elas, até refazer a folha em questão.

Cheguei a fazer um classificador, mas o trabalho é hercúleo. Então uso as folhas protetoras soltas. Se alguém quiser que eu explique como fiz o classificador, eu coloco o passo a passo, mas terá de ter bastante tempo e muuuuuuita paciência. É trabalhoso mesmo!
RomeuNatale

Mensagem por pvcfernandes em Dom Dez 30 2012, 23:10

Valeu pela dica Romeu, quando comprei pensei em pegar laser tbm, mas só achei as ink jet. Ainda tenho umas 40 folhas para usar...

Quanto as dupla face venho usando da 3M só que de rolinho, mas meu uso é para substituir a charneira, colo os protetores com ela... não conhecia esse outro tipo de dupla face. Vou pesquisar a respeito.

Obrigado!!

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por Bruce K. E. em Ter Jan 01 2013, 23:29

Romeu,

Essa dupla-face serve? Me parece ser a que você indicou no primeiro post.

http://www.scotch.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/GlobalScotchBrand/Scotch/Products/Catalog?PC_7_RJH9U523000U20I9KU0A4D8K74000000_nid=XCM4PNMT3NgsTF1RRQ4PQRglV1L0JDRPSWbl
Bruce K. E.

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jan 02 2013, 07:50

Bruce, essa dupla-face não serve. Ela não é de alta durabilidade e em pouco tempo pode soltar as partes, além de serem bastante frágeis, podendo-se até mesmo corta-la sem um estilete ou tesoura, só com as mãos.

Existe dupla-face em rolinhos iguais a esses, que se prestam para fazer o protetor, no entanto é muito mais trabalhoso cortar, aplicar e colar as partes, porque o rolinho só tem um liner(de um lado só) e isso dificulta o manuseio. As minhas primeiras eu fiz com dupla-face de rolinho, mas não soseguei enquanto não encontrei outra solução, pois o trabalho e a perda, são imensos.
RomeuNatale

Mensagem por Roger_R em Qua Jan 02 2013, 10:00

As vezes sinto falta de uma maquininha de furar papel mas não furo redondo mas um risco. Com isso, seria só enfiar uma tira de plastico nos rasgos feitos na folha, colar as bordas e pronto: teriamos uma folha de classificador.

Roger_R

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: