Tribuna Filatélica.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tribuna Filatélica.

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Set 11 2012, 11:45

Caros amigos.

Passei a tarde de ontem, dia 10/09, no Arquivo Histórico de São Bento do Sul. Especificamente, consultei as edições de 1963 e 1964 do jornal Tribuna da serra. Em certa altura do meu trabalho, encontrei uma coluna filatélica iniciada nesse periódico na edição do dia 20 de outubro de 1963, intitulada "Tribuna Filatélica". Seu responsável foi um certo Izân Husmann. Como a natureza da minha pesquisa não permitiu na hora a análise dos seus conteúdos, acabei salvando em PDF as edições do jornal em que foram publicadas essa coluna para, aos poucos, disponibilizar para o público filatelista disperso pela web. A coluna não possuiu uma publicação regular, porém fiquei muito empolgado em saber que na região em que moro houve jornalismo filatélico. Grosso modo, o colunista informava os leitores sobre as emissões mais recentes, além de "dar" dicas sobre o colecionismo filatélico. Porém, parei a consulta de ontem na edição de 12 de abril de 1964, estou sentindo falta de informações sobre a filatelia local, isto é, notícias sobre os clubes filatélicos na região, exposições, trocas, entre outras coisas. Estou pensando em produzir uma monografia sobre o assunto, contudo o tempo anda curto para isso. De qualquer forma, estou muito empolgado com a achado.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Re: Tribuna Filatélica.

Mensagem por Motoka36 em Ter Set 11 2012, 13:13

Caro Wilson,

Todos nós, se voltarmos 40, 50 anos no tempo, veremos nas publicações locais colunas sobre filatelia.
Na minha cidade, que não tinha 80.000 habitantes nesta época, chegou a ter dois clubes filatélicos, em determinada época !!!
Hoje, nenhum.. Infelizmente..
Se buscarmos os jornais dos aos 60 e 70, uma coluna semanal dedicada ao colecionismo em geral era bastante coum.

Abraços

Motoka36

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Set 11 2012, 13:26

Prezado Ernesto.

Exatamente! Porém, aqui no nordeste de Santa Catarina, essa foi a única manifestação de jornalismo filatélico que encontrei em mais de 60 anos de jornais consultados. Isso sem contar o fato de que, em Joinville, cidade vizinha, já existia um clube desde o final da década de 1940. Naturalmente, as publicações dessa coluna, pelo que pude perceber a partir de uma rápida olhada, seguem um padrão comum aos textos jornalísticos da época, ou seja, listagem de novas emissões, dicionário filatélico, origens da filatelia e assim por diante. Como mencionei anteriormente, sinto falta dos aspectos locais do colecionismo filatélico. Bom... enfim, eu quero ver se, com o tempo, eu dou uma boa investigada no assunto e produzo algo.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Motoka36 em Ter Set 11 2012, 15:42

Imaginei que Blumenau ou outras cidades catarinenses tivessem em seus periídicos colunas sobre filatelia. Pensei isso porque nos anos 80 circulavam nos jornais de Bragança Paulista colunas quase semanais sobre filatelia.
Pesquisando sobre a filatelia japonesa no meio da colônia, descobri que até os anos 80, havia a publicação de uma coluna, acredito que mensal, num dos jornais japoneses que circulavam pela colônia. À época, Jornal Nioppak, Jornal Paulista e São Paulo Shimbun circulavam, mas não consegui descobrir qual deles. Me parece que um dos editores destes jornais era filatelista e fazia a publicação. com sua morte, nos anos 90, esta coluna deixou de ser publicada.
Abraços e boa sorte em sua pesquisa.

Motoka36

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Set 13 2012, 08:06

Prezados Ernesto e demais amigos foristas.

Tenho novidades. O responsável pela coluna filatélica no jornal "Tribuna da serra", Izan Husmann, é avô de uma ex-aluna daqui de São Bento do Sul. Eta mundo pequeno! Pretendo bater um papo com ele para saber mais sobre o assunto. Ontem, dia 12/09, fui ao arquivo histórico prosseguir nas minhas pesquisas e notei que a coluna, provavelmente, encerrou suas atividades no final de 1964. Eu preciso confirmar isso, porém entre o final de 1964 e meados de 1965 não há registros acerca dessa coluna no jornal em estudos.

Contudo, agora vem a notícia mais bacana: em 23 de setembro de 1964 foi fundada a Sociedade Filatélica Sãobentense. Atualmente, essa entidade encontra-se desativada e eu já tinha ouvido falar sobre ela, porém com o falecimento da maioria dos seus sócios-fundadores, o clube esvaziou-se. A data da sua fundação é o aniversário do município de São Bento do Sul que, na ocasião completou 91 anos de existência. A fundação da SFS fez parte da programação alusiva ao aniversário de São Bento do Sul. Além desse fato, também ocorreu o lançamento de um carimbo comemorativo, emitido a partir de uma parceria entre a prefeitura municipal e o antigo Departamento de Correios e Telégrafos, e uma mostra filatélica. Inicialmente, os sócios da SFS reuniam-se todas as Segundas-Feiras no antigo Hotel Central.

O que vocês acham? Particularmente, eu aprecio muito a história da filatelia e é muito emocionante conhecer o passado filatélica da região onde eu moro. Não conheço outros filatelistas em São Bento do Sul e às vezes, sinto-me muito sozinho. Bom... isso já é outra história (risos).
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Motoka36 em Qui Set 13 2012, 10:16

Wilsom, sempre tive a imagem que na região Sul as coisas andavam melhores, mas vejo que não muda muito de São Paulo.
Como a família da minha esposa é do Paraná, tinha uma percepção que valores como a filatelia ainda eram mais cultuados nestas regiões.

Assim como vc, me sinto sozinho na filatelia aqui em Bragança Paulista.

Conheci somente espólio de ex-filatelistas, os quais infelizmente não foram mantidos pelos descendentes.

Abraços

Motoka36

Mensagem por mp_rj em Qui Set 13 2012, 11:12

Acho que isso acontece no Brasil como um todo.
Aqui no Rio de Janeiro, quando eu digo que sou filatelista, uns nem sabem o que isso significa, outros comentam: Nossa, mas vc é tão novo para ser filatelista!!!

A maioria pessoas tem na cabeça que colecionar selos é coisa de velho.
Claro que 1% sabe o que é realmente a filatelia.
Uma pena...
mp_rj

Mensagem por Agenor em Qui Set 13 2012, 18:58

já me falaram, não sei o que tanto você olha pra esses "papeizinhos" coloridos..isso não vale nada.
faço de conta que sou surdo.
Agenor

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: