ATMs - Etiquetas de Máquinas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ATMs - Etiquetas de Máquinas

Mensagem por Luiz Claudio em Seg Jun 23 2008, 17:26

Amigos,

Gostaria de saber se essas etiquetas (ATMs) são aceitas como parte de uma coleção temática.

Essas, destacadas abaixo, foram lançadas em Portugal no mês de maio/2008 com o tema "2008 - Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros".

Abraços.
Luiz Claudio

Re: ATMs - Etiquetas de Máquinas

Mensagem por Luiz Claudio em Sex Jul 11 2008, 07:33

Amigos,

Estou com outra dúvida...

Existem ATMs em uso atualmente no Brasil? Onde encontrar?

Abraços.
Luiz Claudio

Mensagem por Glauber em Sex Jul 11 2008, 16:59

Oi, amigo Luiz Cláudio!!!

Tenho esses ATMs de Portugal em cartas circuladas (uma prioritária e outra registrada).

Os ATMs (ou SVVs - Selos com Valores Variáveis) são aceitos, sim, exposições filatélicas. Afinal de contas, são peças filatélicas oficialmente reconhecidas e emitidas por diversas administrações postais (Espanha, Portugal, Costa Rica etc.).

Não sei como está a situação do Brasil, em relação a emissão de ATMs atualmente, porém, há algum tempo atrás, li (na internet) comentários de que existia apenas uma máquina distribuidora de ATMs, na cidade de São Paulo. As outras cidades estavam sem máquinas, pois quando quebravam, técnicos demoravam dias ou meses para dar assistência técnica e solucionar eventuais problemas. É uma questão que deve ser melhor aprofundada.

Abraços,
Glauber

Mensagem por lsalema em Sex Jul 11 2008, 18:02

Luiz Claudio escreveu:Amigos,

Gostaria de saber se essas etiquetas (ATMs) são aceitas como parte de uma coleção temática.

Essas, destacadas abaixo, foram lançadas em Portugal no mês de maio/2008 com o tema "2008 - Ano Nacional do Voluntariado nos Bombeiros".

Abraços.

Olá Luiz,

Tudo bem? As etiquetas (ATMs) podem sim ser usadas em coleção temáticas (exposições) desde é claro, que se use apenas o maior valor da série, ou seja, o último, porque são desenhos iguais. Quanto circuladas sobre envelope tem que estar com o carimbo comemorativo dos bombeiros.

PS1> No momento não existe nenhuma máquina sendo utilizada no Brasil, a última foi como o Glauber escreveu estava em São Paulo mas já foi recolhida. Conversando com um amigo aqui do Brasil que é colecionador fanático dos ATMs, me informou que irá entrar em circulação novas máquinas.

PS2> Dúvidas é só dizer. Sempre a dispor.

Um abraço,
lsalema

http://lsalema-sdumont.blogspot.com

Mensagem por Luiz Claudio em Sex Jul 11 2008, 18:28

Glauber e Lincoln,

Obrigado pela ajuda. Esses ATMs, por serem exatamente sobre a minha temática, me parecem ser aquisições importantes para a coleção.

Navegando pela internet descobri em Portugal um blog bastante interessante, do amigo Vítor Vieira, colecionador de ATMs, que ficou de circular pra mim algumas cartas com eles.

http://atmsportugal.blogspot.com/

Em troca fiquei de descobrir se o Brasil ainda emitia ATMs para devolver-lhe a gentileza, mas minhas pesquisas até o momento haviam sido em vão. Nem no site dos Correios consegui descobrir se eles ainda estavam em uso por aqui.

Agora que já sei que não temos mais máquinas ativas terei que dar a má notícia à ele, infelizmente, e tentar lhe retribuir de outra forma.

Obrigado mais uma vez!!!

Abraços.
Luiz Claudio

Mensagem por Gulfmann em Sab Set 06 2008, 23:22

I am looking for all different type Brazilian ATM postage labels,
both of unused pre-setted values, FDC, also good used covers,
please let me know your collections, and favorite topics?
See my daily updated worldwide ATM collections,
http://gulfmannATMcollection.blogspot.com

George WU
P. O. Box 4-155,
Yungho, Taipei 23499,
Taiwan,
Republic of China.

My email: gtmwu@hotmail.com

Gulfmann

http://gulfmanncollection.blogspot.com

Mensagem por Gulfmann em Seg Set 08 2008, 23:57

Republic of China (Taiwan) black bear ATM postage labels,
by Innovision ATM machine, with machine code 102,
from Taipei Postal Museum philatelic counter.

Denominations in domestic mail and international postal
rates in 8 values.

My ATM collections,

Gulfmann

Mensagem por Gulfmann em Ter Set 09 2008, 08:55

Republic of China (Taiwan) black bear ATM maxicard.

My ATM collection:

Gulfmann

Mensagem por odilo em Qua Jun 24 2009, 13:05

Olá amigos,
Alguém tem a imagem do selo-etiqueta do Brasil, RHM SE-7 a , emitida em 1997 onde o valor aparece R$ 0,22 ou outro valor em centavos. Notem que em vez de dois zeros só tem um zero antes da vírgula.
A imagem vai servir para um catálogo de selos.
Até mais,
Romeu

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Nomenclatura e imagens

Mensagem por diegosalcedo em Qui Jun 25 2009, 13:14

Olá.
Antes de escrever um pouco e dispor a imagem, quero pedir desculpas antecipadas se por acaso minhas palavras incomodarem um pouco.
Não concordo com que o uso de um léxico (termo, palavra, etc) seja "correto" ou "errado", deixo isso para os acadêmicos, aliás, deverás excelentes jogadores lexicais, talvez por isso, os e as maiores intelectuais deste país tenham tanta dificuldade em se aproximar do "grande público" (a massa brasileira), para usar um termo do pensador espanhol Ortega y Gasset (A Rebelião das Massas, Editora Martins Fontes, 2002, em Portugês).

Por que estou dizendo isso?

Por que uma das esferas, se assim me permitem dizer, no âmbito do colecionismo de documentos filatélicos, a prática do neologismo (a criação de novas palavras - léxicos de uma língua ou dialeto - ou a re-invenção de novos significados para termos antigos) é, com certeza, uma das maiores problemáticas que, principalmente, os iniciantes enfrentam, sendo este um dos grandes motivos pelo qual muitos desistem.
Esse é o ponto da minha reflexão:
se queremos, todos e todas, que surjam mais e mais neófitos desta prática secular (curiosos, ajuntadores, colecionadores, filatelistas, etc) devemos, dentre muitas outras coisas, facilitar a terminologia utilizada ou satisfazer suas necessidades de busca da informação nas obras de referência (consulta).

Diante disso, me aproximo ao que presenciei neste tópico, para que assim todos e todas possam entender o porque dessa minha ponderação com relação às nomenclaturas (por favor, jamais com o intuito de estar certo ou errado, mas, sim, compartilhar o que penso para que a nossa prática de colecionar, perdure ad infinitum, mas sempre agregando mais praticantes).

Me refiro, então, à abreviatura ATM.
A não ser que alguém me comprove que ATM está sendo utilizado pelos brasileiros como uma abreviatura da palavra Autômato, o que dificultaría quando alguma referência aos Semi-Autômatos tivesse que ser feita, penso que a utilização adequada para esse tipo de documento filatélico pode ser Selos-Etiqueta (SE), como está discriminado no Catálogo brasileiro, posto que é essa obra de referência que os iniciantes utilizam (mais adiante sugiro outra alternativa que mantem a abreviatura ATM).

Imaginem esta cena: alguma ou algum de vocês buscando um termo para saber como se chama uma peça que vocês tem em mãos e, então, percebem que a nomenclatura ou abreviatura utilizada por outras pessoas, não é utilizada no catálogo brasileiro. No mínimo, chama-se isso de frustração.

Vamos lá, até onde vai meu conhecimento técnico ou de colecionador sobre o assunto, mesmo que o pensador francês, Michel Foucault, tenha dito que não há nenhum lugar para ir ou chegar com "As Palavras e As Coisas" (Editora, Martins Fontes, 2002, em Português).

ATM é uma abreviatura alemã (Automatenmarken), assim como DAVA para os franceses ou FRAMA para os suíços, aliás, criadores das máquinas que imprimem esse tipo de documento.

No Brasil o termo oficialmente utilizado, a partir dos Correios, é Selo-Etiqueta de dois tipos:

AUTÔMATO => na emissão desse selo a máquina de emissão fica a disposição dos usuários, do lado de fora do balcão de atendimento dos correios e seu manuseio não precisa da ajuda do funcionário dos Correios. Daí vem o conceito "autômato" => máquinas que agem sem a ajuda dos humanos.
(Filmes que podem ajudar a entender o conceito: Blade Runner, Guerra nas Estrelas, O Exterminador do Futuro, Matrix, etc); (Livros que tratam sobre o assunto: qualquer um que tenha termos correlatos como "Cibercultura" ou "Culturas Pós-Humana", por exemplo Cibercultura de Pierre Lévy (2005, Editora 34, em Português, apenas para citar um).

SEMI-AUTÔMATO => a máquina fica dentro das dependências do Correio e sua utilização está restrita somente aos agentes do Correio.

Um expert nessa área sugere que, como nos demais países, o termo Autômato seja utilizado para ambos os tipos de selos emitidos, visto que, o Brasil é o único país que especifica um nome para cada tipo de documento. Talvez daí venha a utilização da abreviatura ATM, neste espaço virtual democrático.

Não tenho problema com isso, mas que então essa terminologia seja aplicada ao Catálogo brasileiro (esta é a minha sugestão), em conjunto com o Selo-Etiqueta (nome oficial dado pelo governo brasileiro), numa nota de rodapé, por exemplo, para que iniciantes encontrem o significado, tanto de ATM quanto de SE, nessa relevante obras de referência.
Fica a sugestão à Edição do Catálogo Brasileiro/RHM, 2009.

Link para figuras:
Figura de Autômato SE1

Figura de Semi Autômato SE2

Figura de Autômato SE7 - "Pomba Branca" (1997)

Figura de Autômato SE7a - "Pomba Branca" (1997)

CURIOSIDADE:
Para quem se interessar sobre o porque os Estados Unidos pode ser considerado uma potência mundial, mesmo diante de uma crise financeira, dê uma olhada nesse link. Tudo é patenteado, inclusive a criação dos Selos-Etiquetas ou ATM: http://www.freepatentsonline.com/5503436.html

É isso.
Abs
DS

OBS: Este texto também será postado no grupo do Yahoo (amigosdoselos).

diegosalcedo

Mensagem por odilo em Qui Jun 25 2009, 17:03

Olá amigos,
Obrigado pela foto do selo-etiqueta.
Concordo em tudo com que o Diego colocou.
Mas as vezes convém colocar o significado de certos termos em outras linguas ou nomenclatura para facilitar o entendimento. Até porque neste fórum tem estrangeiros também.
Assim no "nosso" dicionário pode constar também notas explicativas de certos termos em outros paises.
Até mais,
Romeu

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por EL TROQUI em Seg Ago 17 2009, 13:33

Tengo muchas ATM's de España en pesetas y euros mataselladas repetidas para cambiar por otras ATM's o sellos de otros paises, tambien tengo algunas ATM's de Portugal.
Si alguien está interesado, por favor contactar conmigo.
Saludos.
JUAN DIAZ LEIRA

EL TROQUI

Mensagem por lsalema em Qua Set 02 2009, 23:49

É bem verdade que no catálogo RHM as ATMs são conhecidas como selo etiqueta, já não posso dizer o mesmo de outros países que a conhecem como ATM, então, nada mais justo que quando citarmos este assunto explicar a informação acima e não simplesmente dar um parecer baseando-se apenas em um catálogo ou país.
lsalema

http://lsalema-sdumont.blogspot.com

Mensagem por Rodrigo Souza em Qua Set 09 2009, 23:19

Valeu pela explicação Diego!

Estava meio perdido tentando descobrir o que eram ATM, ou selo-etiqueta.

Abraços!
Rodrigo Souza

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: