Catalogo do Fórum SB

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Catalogo do Fórum SB

Mensagem por israpaulo em Seg Maio 21 2012, 03:45

Ola pessoal

Acho que a melhor coisa e escolher um periodo, ou uma categoria e comecar por ela.

Parece que muitos tem interesse em imperio e regulares.

Que tal comecar desde o olho de boi ate os regulares atuais. Esses teriam uma numeracao, e na proxima fase teriamos numeracao nova para os comemorativos.

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Maio 21 2012, 05:01

Podemos fazer como o maury uma pagina com as imagens de todos os vovos juntos e dentro do catalogo nao separamos ^^ assim nos encontramos
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por somricardo em Seg Maio 21 2012, 07:54

creio eu que fazer um catálogo com a sequência cronológica seria o mais interessante e aparte disto, fazer uma espécie de guia específico, exemplo:

catálogo completo seguindo a ordem de emissões desde olho de boi até rio+20 (rsrs)

parte específica: selos vovós (que já estão no catálogo mas sem tantos detalhes) agora somente eles com riqueza de detalhes, filigranas, formas de identificação, picotes, cores, enfim tudo que possa ajudar na classificação.

somricardo

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Maio 21 2012, 10:19

se vcs desejarem colocar preços eu posso ver isso para voces
Ernane Ferreira

Mensagem por pvcfernandes em Seg Maio 21 2012, 22:56

Minha sugestão e serem cautelosos em relação a direitos autorais, literaturas ou qualquer semelhança com algum catálogo comercial podem trazer problemas... alguma editora pode não gostar e ai já viu..rs

Outra ideia baseada no que o Rubens disse mais acima, é sobre fazer deste um catálogo impresso no futuro, seria interessante e a um preço justo, com ele, poderia por exemplo custear este forum em uma plataforma mais completa, dando a oportunidade não só de ser um forum do forumeiros, mas tornar um portal totalmente independente com mais possibilidades...

Poderia inclusive usar uma das licença da CC (http://www.creativecommons.org.br)...

[]´s
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por RubensBulad em Ter Maio 22 2012, 03:36

Excelente idéia!
RubensBulad

Mensagem por FernandoSilva em Ter Maio 22 2012, 12:53

Prezados,

Sou novo aqui, mas vou palpitar. =)

Goto muito de ordem cronológica. Mesmo tendo regulares complexos, como vovó, creio que seria interessante separar por ano.

Ano tal:

Selos regulares (por data de emissão):

Selo Selo Selo Selo...

Selos comemorativos e blocos (por data de emissão):

Selo Bloco Selo Selo Selo Bloco...

Abaixo de cada selo uma pequena resenha, que podemos fazer entre nós, cada um se comprometendo com um período, pois direitos autorais é coisa séria, que dá problema se alguém encrencar.

Por curiosidade, vejam na página da UOL hoje dois falsos dos palhaços Patati Patata sendo presos porque ganharam uns trocados.

O que acham dos palpites?

Algo que estou tentando descobrir e não consigo. Alguém tem uma ideia de quantos selos foram emitidos no Brasil?

Abraços,

Fernando
FernandoSilva

Mensagem por odilo em Ter Maio 22 2012, 15:35

Caros amig@s,
Claro que a ordem cronológica é importante e deve ser seguida. Nos comemorativos parece não ter problemas maiores.
Já nos regulares, que são emitidos conforme a necessidade dos correios, esta ordem fica prejudicada, pois as vezes são emitidos durante alguns anos com ou sem variações.
Que bom se os correios sempre informassem quais selos emitiram. Isto acontece ainda hoje. Veja os selos com novos picotes. Quando foram lançados?
Sempre foi assim, os correios emitem selos para a necessidade deles .... nós corremos atrás para tentar organizar eles numa sequência lógica, de acordo com nossa cabeça.
Veja o que ocorreu com os personalizados. Tirando a vinheta virou despersonalizado. Todos conhecidos como a série da sogra !
Vamos ver no futuro como vamos dar sequência a nossa numeração. Este é o nosso grande desafio.
Eu penso que a separação de acordo com o tipo da emissão é seguido por todos os catálogos.
Tem colecionadores que se dedicam somente a algumas destas emissões. E ainda tem os especializados numa só emissão!
Assim um catálogo deve contemplar todos os gostos.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Maio 22 2012, 15:52

Podemos fazer como o Maury ou o yvert da frança seja uma 1° parte onde colocamos a serie inteira de vovos, netinhas, cruzeuiro etc... com todos os selos , explicaçoes e variedades e depois colocar os selos por ano mas sem decorticar as variedades, pois teria sido feito na 1° parte
Mitch Macgregord

Mensagem por RubensBulad em Ter Maio 22 2012, 16:25

Acho que os personalizados deveriam ser separados dos comemorativos.
RubensBulad

Mensagem por J.RODRIGUES em Ter Maio 22 2012, 22:17

pvcfernandes escreveu:Muito interessante, é o que eu penso, nos aqui nos baseamos em um catálogo de uma família que são comerciantes filatélicos a gerações, qualquer especulação é mera coincidência... Laughing

Ao meu ver um catálogo imparcial teria que ser feito por alguma sociedade filatélica em reunião com as demais do Brasil, seria um catálogo oficial... acho que isso nunca ocorreu, não sei.. mas já que as sociedades não se mobilizam, nos filatelistas e inicializados podemos criar uma, por que não? Talvez um dia as sociedades filatélicas até adotem este catálogo e editam...

Online temos 3 catálogos (que eu conheço), o http://www.catalogocomselos.com.br/ citado acima, o http://www.kolbejunior.net/ de um membro daqui, muito interessante e bem organizado... e agora o postado aqui a pouco tempo: http://www.catalogocdd.com.br

Além disso temos nossos catálogos impressos...

Juntando especialidades de cada um, literaturas, catálogos antigos, novos e extrangeiros, podemos chegar em um catálogo verdadeiramente imparcial, não só com valores reais dos selos, mas com muita informação importante que muitas vezes descobrimos ao acaso, ou lendo literatura antiga. É algo demorado, mas possivelmente pode ser muito compensador...

Eu perto de vocês sou um mero principiante entusiasmado, mas no que puder estou ai para agregar...

Pisque10, creio que as variedades que o Rubens cita são as falhas de impressão, impresso em papel dobrado, etc.. se formos considerar essas falhas como variedades, temos muitas... especialmente quando a impressão gráfica era manual... deve haver milhares de selos únicos... eu creio que variedade são denteação diferentes, filigranas diferentes, tipos de papeis diferentes, etc...

[]´s

Gostaria de saber dos colegas, quem vai fazer principalmente essa diferenciação de papéis , isso vai longe , e prá esquentar o assunto
A Febraf ou Fefiesp acompanharia esse raciocinio?
bem, no que estiver a meu alcance para ajudar, estou nesse barco com os colegas.

J.RODRIGUES

Mensagem por odilo em Ter Maio 22 2012, 23:08

Olá amig@s,
Eu penso que nós não vamos reinventar a roda!
Também não vamos escrever um tratado ou enciclopédia sobre os selos do Brasil.
Se conseguirmos montar um catálogo básico e razoável para ajudar os jovens iniciantes e novatos, sem grandes recursos para comprarem livros e catálogos sobre filatelia, penso que o objetivo do nosso amigo Bruno estará alcançado. Não temos no Brasil um catálogo de selos para os jovens.
Por outro lado, temos a opção de incluir textos e estudos sobre determinados selos ou emissões produzido por nossos amigos do fórum.
Resenhas, comentários e indicação de literatura, também são bem vindos.
Assim quem tiver interesse vai poder seguir um caminho.
E depois, este fórum vai continuar sendo um lugar onde podemos debater nossas descobertas, dúvidas e conquistas.
Feliz coleção a todos.
Odilo

odilo

Mensagem por somricardo em Ter Maio 22 2012, 23:26

Odilo além de tudo que postou, que concordo contigo, também será um catálogo renovado a cada dia, ou seja, se hoje vamos por no ar um catálogo que certamente não será completo e terá seus defeitos, a cada dia certamente teremos algo novo sendo acrescentado, uma nova descoberta que será adicionada, então não deixará de crescer, como também não vai no futuro diminuir suas informações, como é feito por aí. a ideia é sempre aumentar o volume de informações e não fazer algo hoje e amanhã renovar este material removendo partes importantes.
somricardo

Mensagem por odilo em Ter Maio 22 2012, 23:42

Perfeito amigo, é isto mesmo.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por pvcfernandes em Qua Maio 23 2012, 00:42

Fazendo uma analogia ao que o Ricardo disse seria algo como os softwares opensource (software com código fonte aberto), por ser aberto todos podem modificar, descobrir melhorias e compartilhar... Um catalogo sempre em aperfeiçoamento!!

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por Psique10 em Sab Maio 26 2012, 15:35

Essa é uma idéia bastante convidativa Fernandes.
Psique10

Mensagem por rafaelkonzen em Sab Maio 26 2012, 17:29

Amigos, estou acompanhando esta discussão, mas por motivos de trabalho, pouco tenho participado do fórum. Acho muito interessante a ideia, e espero poder contribuir. Acho que o item mais importante a ser ressaltado é que não podemos utilizar nenhuma numeração de catálogo já existente, pois violaria direitos autorais (por mais que possamos discordar de políticas de editoria de A ou B, isso tem que ser respeitado). Desta forma, precisaríamos criar uma nova numeração. Claro que não dá para reinventar a roda, mas é um cuidado necessário.
Algumas considerações:
- acho que a melhor forma de numeração é a sequencial (por data de emissão), sem diferenciar regular, comemorativo, bloco, etc. Não sei se separaria os selos semi-postais, taxa, oficiais, etc. O scott separa, o rhm separa alguns, não todos.
- o grande desafio, ao meu ver, é definir o que é variedade e o que é nova emissão. Diferença na denteação e mudança de filigrana são características de variedade ou nova emissão? Nem mesmo os vários catálogos conseguem chegar a uma definição sobre isso. Por exemplo, pegando o RHM e o Scott (que eu tenho em mãos, não fiz o comparativo ainda entre Michel, Yvert e algum outro catálogo brasileiro que não existe mais), o Scott considera os numerais denteados como uma nova emissão, e o RHM variedade. No série vovó, netinha e bisneta, de modo geral, mudou denteação ou filigrana, é emissão nova, mas este critério nem sempre é mantido. Por exemplo, no C-60 (visita do presidente justo) existe o mesmo selo com filigrana armas, por que não é considerado uma nova emissão? O C-64 (sobretaxa aeroporto), com diferença de denteação, idem. Uma coisa que sempre me intrigou é quem resolveu contar os pontos do bloco B-2 pela primeira vez? Fala sério, hehehe... Já o C-158 e 159 (5º Recenseamento), mudou filigrana, nova emissão (neste ponto, o scott concorda, kakaka). Outra situação, por exemplo é o B-20 (natal 1966), que o scott classifica como "variedade do C-562, mas não coloca como bloco (o que para mim tb não é, é apenas um selo grande). Outro exemplo: o C-751, que para mim é variedade e não uma nova emissão, afinal tem somente alteração de cor (na verdade, eu gostaria de ver imagem dos dois lado a lado para ver a diferença, sinceramente, não sei qual eu tenho)... dá para fazer uma dissertação só com alguns questionamentos. Não estou aqui criticando quem faz o catálogo, afinal algumas escolhas devem ser feitas, e pelo que sei, a classificação feita até 1975 foi feita pelo sr. Schiffer, do qual foram comprados os direitos do catálogo (não sei se ele se baseou em algum catálogo anterior), e alterar uma numeração já conhecida é bem complicado, vai ter reclamação dos dois lados (sei disso pois já fui gerente de marketing de uma empresa de autopeças, e também tinhamos que fazer catálogo, e não foi uma nem duas vezes que inserimos um item no catálogo que depois vimos que estava errada (já existia peça identica, apenas não sabíamos que também servia para o determinado veículo... o que tinha de logista reclamando que tinham comprado peças duplicadas, não foi fácil). Desta forma, uma numeração totalmente nova seria o ideal, mas precisaríamos definir exatamente o que é uma emissão e o que é variedade (sinceramente, não sei bem como fazer). A princípio, acho que filigrana, denteação, fosforescência deveriam caracterizar nova emissão, mas neste caso, os numerais denteados deveriam ser uma nova emissão, ou uma variedade. Eu acho que são variedades, pela forma como foram feitos. Se isso fosse definido, algumas variedades (principalmente comemorativos) viriam a ser novas emissões e alguns itens do catálogo deixariam de ter um número unico e viriam a ser variedades (e ai, quem tem um desses, pode não gostar, acho eu). Variedade, para mim, é falta de cor, alteração no desenho, coisas do tipo.
Outra coisa que faria seria não catalogar os selos dos blocos com um número separado, mas sim como uma "variação" do bloco (tipo, bloco 1995 Homenagem Paisagista Marx, teria o número, fictício, de 3895, e os selos seriam 3895a, 3895b, 3895c, como o Scott faz).
Eu classificaria os personalizados junto, apesar de não colecioná-los, mas respeito quem coleciona, mas não classificaria os despersonalizados, isso seria uma variedade, se for o caso, mas nem classificaria, pois não tem como diferenciar um personalizado sem a personalização do despersonalizado).
Sobre as séries vovó, netinha e bisneta, tenho minhas dúvidas se separaria elas por data de emissão ou deixaria-as juntas. Tem vantagens nas duas opções. Mas para séries atuais, deixá-las juntas é complicado, pois não sabemos até quando serão emitidas...

Nossa, fiquei tanto tempo sem escrever e acho que me empolguei.

Um grande abraço a todos

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Maio 27 2012, 10:44

para mim tambem complicado acompanhar as postagens sem tempo ultimamente
Ernane Ferreira

Mensagem por pvcfernandes em Dom Maio 27 2012, 22:33

Pode ser até ""viagem"" da minha parte, mas quem sabe no futuro quando haver uma edição desse catálogo poderia se cogitar a ideia de editar um Vade Mecum...

Já imaginaram um Vade Mecum impresso com catálogos especializados e cronológicos todos juntos, além de artigos, textos e dicionários filatélicos... Creio que se algo assim existisse, seria bem interessante, mas ao mesmo tempo muito trabalhoso... e muito provável algum comerciante copiaria a ideia... se é que já não estou dando ideia...rs

[]´s

pvcfernandes

Mensagem por rafaelkonzen em Seg Maio 28 2012, 22:47

Amigos, fiz um esboço (apenas do império), e vou ser sincero, tenho encontrado sérias divergências entre os autores que consultei (e não foram muitos, hehehe). Segue abaixo tabela dos dados que levantei:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Ah9ysYrFucWpdC1EOXZwSnlMc2pQQ2FjX3VTQ3gzbnc

Algumas informações básicas:
- as colunas: a primeira seria a numeração do nosso catálogo (do império, provavelmente seria igual ou muito parecida com a do RHM); a segunda, é o ano (ou anos) da emissão, a terceira, a data de emissão, a quarta, o número RHM, e a quinta, uma descrição do selo. Na sexta coluna, observações, por enquanto, são informações divergentes obtidas de outros catálogos. Consultei o Scott, o Michel e o Catálogo Histórico dos Selos do Império do Brasil, do Marcelo Studart.
- interessante que tanto o Michel quanto Marcelo Studart consideram as emissões dos verticais como de 1849/1850, e não apenas como de 1850 como o RHM e o Scott, pois tem-se a informação de que o vertical 20rs circulou a partir de setembro de 1849, então, se esta informação for verdadeira, o correto seria colocar como VERTICAIS 1849/50
- nos coloridos, as informações mais discrepantes. O RHM não cita data da emissão, assim como o Scott. O Michel coloca datas diferentes do Marcelo Studart.
- no D. Pedro II percê, tanto Michel quanto Scott e Studart concordam que o correto seria 1876/77, por que, segundo eles, apenas o selo de 100 rs foi emitido em 1876.
- no D. Pedro II barba branca, o Michel concorda com o RHM nas datas, mas o Studart coloca as datas como 1878/79 e não 1877/78
- em algumas outras emissões, apenas diferenças de datas ou nomeclatura.

Acredito que nas emissões mais recentes, não tenhamos tantas divergências (exceto vovó, que acho que será um caos... se alterou tanto que acho que ninguém mais sabe o que é o que, hehehe). Pergunto: é mais ou menos isso que vocês imaginam? Construindo um formulário básico, depois é mais fácil ir acrescentando informações: denteação, filigrana, método de impressão (que para mim não tem muita relevância, sinceramente não tenho conhecimento suficiente para diferenciar um método do outro), e outras informações pertinentes.

Aceito sugestões, críticas, ou mesmo um "deixa quieto que não é assim". Se for mais ou menos isso, vou fazendo o resto e postando aqui.

Abraços

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Roger_R em Ter Jun 12 2012, 16:12

Posso me intrometer?
Antes eu só ficava corujando o fórum porque não gosto muito de ficar escrevendo mas gosto de ler as opiniões.
Tive que me registrar porque há algum tempo precisei demais de um catálogo e o único que eu tinha disponível era a versão 2010 do RHM e eu precisava dos dados dos selos de 2010 e 2011. Além de pensar como muitos: os valores do RHM são inflacionários e eu precisava de valores mais reais para os selos de outros anos.
Fiquei meio stressado com isso e criei meu próprio catálogo.
A questão de um mês vi aqui no forum uma discussão a respeito do lançamento da versão 2012 do RHM e vi que muitos sentiam as mesmas necessidades que eu - neste momento resolvi publicar meu catálogo e hoje ele está ai para uso público, a disposi
ção de quem quiser e com uma vantagem: a roda não precisa ser re-inventada: é o catalogocdd.
As caracteristicas dele estão no "sobre" da página.
Os preços estão bem mais próximos dos reais pois me baseio nos preços de um pequeno catálogo de preços distribuido pela Marek em 2008 (acho que é essa data). Os demais preços são baseados nas últimas ediçoes do Scott, Yvert e Michel - só a Yvert me autorizou a publicação do código. Todos proibiram a publicação da cotação (óbvio né?). Contatei todas as filatélicas brasileiras para ajudar na cotação dos preços em troca de publicidade. Nenhuma retornou o mail ou a ligação. Alias, minto: a Filatelica Online topou mas depois não entrou mais em contato. E uma outra (a Brasilia, se não me falha a memória) disse que já fornece as cotações à RHM. As demias não responderam pois, como eu já sabia de antemão, fazem parte das cotações RHM.
Assim, eu coto os preços no balcão ou na internet.
Com a RHM, nem conversei pois estive uma vez com o Peter na filatélica e a mim parecia estar diante do detentor dos direitos de publicação de catálogos no Brasil. Uso o catálogo dele como bibliografia mas só me utilizo dos dados que pertenciam ao Dr Francisco Schiffer, que é a base do catálogo RHM, do qual possuo a última versão - comparo as duas publicações para publicar o que interessa.
Assim, Rafael, a não ser que voce deseje construir um catálogo, o que acho um trabalho super prazeiroso de fazer, deixo o meu catalogo à disposição das sugestões para adequação aos desejos porque, aind aontem, estava olhando minha obra e não vejo mais nada que possa fazer para turbinar o site a não ser ir atualizando os preços, imagens e dados técnicos, o que estou fazendo dia a dia, um ano por dia.
Desculpem-me se pareci pretencioso ou arrogante mas juro que não foi e nem é minha intenção. Unica intenção minha é disponibilizar meu acervo pessoal porque sei o trabalho que deu (e ainda dá) construí-lo.

Rafael, não consegui ver o google docs. Mais tarde, em casa.

Abraços

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Jun 12 2012, 16:45

Caro amigo obrigado pelo comentario e pela disposição. Eu também ja tive a ocasião de falar com o Peter que me disse que se eu não estou de acordo com ele podia comprar a RHM que ele venderia sem problemas se eu tiver o dinheiro para comprar esta. E me disse que so assim poderei mudar os preços.
Mas passo, pois não estou aqui para criticar ele e mesmo se não estou de acordo com os preços dele nem com certas coisas da RHM ja comprei la e tenho alguns dos catalogos RHM.
Fico contente de ver que tem muita gente que pensa um pouco como eu e acho muito triste que a filatelia brasileira esteja dominada pelo que é de catalogo por uma ditatura, pois me informei faz um tempo para saber se tenho direito de crear um catalogo com alguns amigos dai do Brasil e a pessoa com quem falou me disse que no Brasil ninguem pode fazaer um catalogo que seja aceito e editado.
Indo mais longe me informei ainda mais e descobri que ao contrario dos brasileiros ai do Brasil eu que estou na França posso fazer um catalogo se ele é editado aqui e como todo livro internacional posso ai sim vender ele até no Brasil.
Acho também que os preços sao utopicos no RHM, mas ainda não encontrei o tempo e pessoas que tenham tempo para fazer isso.
Mas agora uma idéia me veio aqui na minha cabeça que talvez seja loucura, besteira ou até burrice, mas quero compartilhar.
Com todas as informações deste site e com conhecimentos de muitos dentre nos reunidos poderiamos crear uma utopia e eu aqui se temos todas as autorizaçoes e que tudo é finalizado posso editar.
Assim despachar entre os forumeiros e aos poucos mudar esta ditatura atual.

Isso é so um fio de idéia ou uma grande bobeira e loquice, mas.............
Mitch Macgregord

Mensagem por Roger_R em Ter Jun 12 2012, 18:44

É, Mitch, poder editar... até pode. Ter aceitação é que é o grande problema. Os dois últimos catálogos que conheço, fora o RHM, é o que citei antes, o Schiffer e o outro, o Tallert. O primeiro foi comprado pela RHM e o segundo, por uma outra filatélica e ambos terminaram. O RHM é a cara do Schiffer. O Tallert desapareceu.
A sua idéia considero excelente pois paguei pelo Michel 52 euros. Mais barato que o RHM 2010,que só tem selos de um país!
Acredito que informações temos suficiente. Fotolitos (ou sei lá como se chama isso hoje) é que iria dar um pouco de trabalho. Mas nada como uma equipe para distribuir a carga.
Se precisar, tôu dentro.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Jun 12 2012, 18:54

Legal mesmo devemos se fazemos equipes se acordar sobre a maneira de apresentar e quecada parte do catalogo seja bem detalhada como o Maury aqui da França saiu em 2 volumes um com imperio e bem detalhado selos, variedades, carimbos etc.... e outro volume os selosrsrsr

Acho que a coisa é fazer mesma coisa seja cada pessoa se ocupa de uma parte e detalha tudo tudo.

Exemplo uma pessoa faz os Dom Pedros mas nao fala so dos selos e cotas. Mas das chapas, dos tipos, das quebras, filigranas sutura, papel, legenda tudo mesmo e se no fim ficar varios volumes ai sim poderemos falar de catalogo enciclopedico e ai sim sera util.

Pois preço de impressao nao é caro o caro é o suor do trabalho ^^

Podemos nos dar o tempo necessario, mas devemos fazer e avançar.

Proponho então hoje de dividir as tachas.

começo a lista:

1 - Mitch Macgregord (Dom Pedros Barba Branca e Preta, assim que os Perces)
2 - ????? proposem meus amigos, mas so corajosos que possam caçar as informaçoes e temos o site do amigo Roger para ajudar quem aceita o desafio????
Mitch Macgregord

Mensagem por pvcfernandes em Ter Jun 12 2012, 20:06

Roger parabéns por seu trabalho!! Alias ando usando o seu catálogo online desde que descobri ele...

O RHM além das cotações fora da realidade, ele é tão simplificado que falta até selos...rs Andei comprando catálogos antigos para classificação que é muito mais completo... E as cotações me baseio no valor médio dos leilões, as lojas online nem todas fazem um preço justo... Geralmente considero o valor de um selo de 20 a 30% do valor cotado no RHM. Mas existem muitos comerciantes que vendem por menos de 20% do catálogo RHM...

Acho que o caminho é esse, seu trabalho individual esta sensacional, o seu se não me engano é o único que aborda outros temas como império, regulares, aéreos, etc...

Por valores, como vc mesmo disse será muito difícil ser aceito um outro catálogo, muitos comerciantes gostam do alto valor do RHM, então acho que o diferencial em um catálogo não seria a imposição de valores mas sim quantidade e principalmente a qualidade de informação que este passará ao leitor... Por mais que a RHM tente se impor, se for feito um catálogo mais rico em informações que o deles, com o tempo poderá ser até aceito...

Rhm é muito arcaico e não traz novidades nem aumenta seu nível em informações... além disso ele é um CRTL + C e CRTL + V dos catálogos antigos... mantém o mesmo padrão... Agora imagine o catálogo que poderá sair daqui, seria varias mentes trabalhando em um novo catálogo... Arcaico Vs Novo...

Sou principiante na arte de colecionar selos, mas estou a disposição e o que estiver ao meu alcance estou ai para colaborar!!

[]´s
pvcfernandes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: