Leilão no SB

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leilão no SB

Mensagem por odilo em Qua Maio 16 2012, 09:21

Olá amig@s,
Então vamos ter um Leilão aqui no SB?
Pois é, tudo surgiu numa conversa muito rápida no Chat do SB ontem a noite.
Como isto poderia funcionar?
Quem pode participar?
Isto seria permitido?
Os lances seriam dados on line usando o Chat?
Como se usa o Chat? onde entro e como ele funciona? Só participando para saber!
Quem vai fazer o leilão?
Será que teriamos interessados em participar e dar lances?
Vejam,
Por enquanto só temos perguntas e dúvidas.
Esta aberta a discussão. Colaborem com suas ideias e sugestões.
Até mais,
Odilo
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Re: Leilão no SB

Mensagem por Adriano em Qua Maio 16 2012, 09:59

Poderiamos começar com selos baratos, para fazermos um teste. Estou dentro.
Adriano

Mensagem por odilo em Qua Maio 16 2012, 10:22

Qual seria o melhor dia e hora para fazermos um teste?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 10:26

Ola
Eu estou dentro como comprador ja que comecei a pouco tempo e ainda estou "levantando informacoes", pesquisando... Acho que o grande barato da filatelia e isso...
O legal seria aos finais de semana ai todos podem participar. Meu ponto de vista seria fazermos o leilao por Paises, ai aquele interessados participariam sem "lotar" o chat. Outra ideia e como eu ja vi no Orkut, coloca os selos com uma data no inicio e outra no final e os participantes vao dando lances..... Se precisar de algo estou dentro...

Murilo Melatto

Mensagem por Motoka36 em Qua Maio 16 2012, 10:32

Odilo, bom dia.

Excelente idéia, no sentido de movimentar o forum. Porém gostaria de fazer observações pessoais sobre este assunto.
Minha opinião : não deveríamos utilizar este espaço para um leilão.
Até trocas ou pequenas vendas, acontecem aqui no SB, porém entre 2 usuários somente.
Um leilão obrigatoriamente envolveria vários usuários, e num médio prazo estas transações poderiam afastar as pessoas, pelos mais diversos motivos : lances não honrados, fechamento de horário, envio de mercadoria,etc etc.

Minha sugestão : utilizar espaços já conhecidos dos internautas, como o mercado livre por exemplo. Penso que a maioria aqui possui conta no ML, e colocar 1 ou mais itens-teste começando a R$ 1,00 por exemplo.

Divulgar preferencialmente entre os usuários do SB, e podemos por exemplo, divulgar aqui, e diminuir em muito o tempo de duração. Acho q o padrão do MErcado Livre é 10 ou 7 dias (desconheço este prazo, pois nunca anunciei em formato "Arremate") . Sugiro fazermos um teste com no máximo 3 dias, por exemplo. Penso que assim teríamos poucas pessoas "de fora" participando.

Enfim, fica aqui minha opinião e gostaria que outros colegas se manifestassem.

Abraços

Motoka36

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 10:40

Motoka 36

Espero nao competir com voce. ja que voce tem "bala na agulha" e colecionamos as mesmas coisas...rsrsr

Murilo Melatto

Mensagem por Motoka36 em Qua Maio 16 2012, 11:03

Murilo, fica tranquilo, que se decidirmos pelo leilão, seja qual o formato, tenho bons lotes do Japão e CCCP para fornecer...

Sobre esta nova atividade, toda iniciativa para movimentar o forum é bem vinda.
Penso que toda coleção tem uma parte de aprendizado para a criança que o pratica, que é a troca. A troca é a forma mais primitiva de comércio, e desenvolver estes aspectos numa criança por exemplo, é extremamente válido. Quando da última copa do mundo, vi filas de crianças com seus pais aguardando abertura das bancas de jornais, fiquei muito feliz de ver que o colecionismo voltava aos poucos. Quando eu era garoto, tínhamos hábito de colecionar algo, e as figurinhas eram o início de tudo nos anos 70 e 80. E quando trocávamos a figurinha do Zico ou Falcão repetido por 2 ou 3 figurinhas, a sensação de "pequeno lucro" era uma coisa inexplicável.

Espero que possamos iniciar estas atividades extra aqui, mas temos sempre que pensar no fundamento principal de termos este espaço, que é a amizade que a ferramente internet proporciona, aproximando pessoas dos quatro cantos do país, e até do exterior.

Vamos trocar mais idéias.

Abraços,

Motoka36

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 11:08

Eu concordo com voce Motoka.
Desde crianca meu pai sempre nos apoiava em colecionarmos algo. Ele mantem esse habito ate hoje, tudo o que e colecao que lanca nas bancas ele faz... trens, carrinhos, livros, fotos..rsr a casa deles e repleta disso......
Adquiri essa habito do meu pai, ja que pra minha mae e minha esposa tudo nao passa de "entulho".... meus 1.000 cds sao entulhos, meus 500 vinis tb.. e por ai vai..rsrs

Murilo Melatto

Mensagem por somricardo em Qua Maio 16 2012, 13:00

também tenho interesse em participar (como comprador) além do que já disseram, também pode ser ofertado lotes de selos comuns porém em quantidade, exemplo: lote de 200 ou 500 selos comemorativos, este seria um lote interessante para quem quer adquirir material para troca.

sobre o leilão ser aqui ou em outro site, certos problemas seriam os mesmos, lance não honrado ou produto não enviado, mesmo que o leilão seja no ML, mas o comprador e vendedor terão um problema em comum que será refletido aqui independentemente de onde o problema ocorreu.

o leilão deveria ter um tópico com o produto e regras, quem quiser participar vai dando lances, como resposta ao tópico, com um prazo para finalizar (com horário e tudo mais).

assim que alguém se manifestar em fazer estarei dando lance,

motoka de CCCP pode por um lote que tentarei arrematar ^^.

RubensBulad também poderia participar com uns lotes de selos universais não?? já que compra os kilowares deve ter quantidade de selos para fazer algum lote bem legal.

abraços, vamos por a idéia pra andar.
somricardo

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 13:01

Concordo com o que foi exposto aqui.

Coloquem lote de Japao / CCCP que vou tentar arrematar tb...rssr

Murilo Melatto

Mensagem por RubensBulad em Qua Maio 16 2012, 13:06

Sim, pretendo por uns kilowares com preço começando a 1 real, e mais algumas peças boas.
RubensBulad

Mensagem por Motoka36 em Qua Maio 16 2012, 13:18

Odilo, por que não fazemos um pequeno teste interno.
Como o Ricardo falou, lances não honrados podem ocorrer aqui ou fora. Aqui temos a "vantagem" de poder psicologicamente agir sobre o ganhador de forma que não haja furos.
Podemos por exemplo criar um tópico, dentro de uma seção Leilão SB.
Durante alguns dias expõem-se a mercadoria a ser leiloada. Neste período os interessados se manifestariam, por exemplo. Digo isso para não corrermos o risco de aparecer algum usuário-relâmpago de última hora, dar lance e depois cair fora.
Enfim, amigos, os fatores expostos por mim, mais uma vez, é para tentar manter a harmonia deste ambiente.
Como exemplificado por mim mesmo, o arremate pelo Mercado Livre por exemplo, tem a desvantagem da comissão, por exemplo. Esta não comissão pode (e deve) reduzri os preços das peças.

Enfim, vamos trocando idéias.

Abraços

Motoka36

Mensagem por odilo em Qua Maio 16 2012, 13:32

Eu penso que a maioria dos usuários do SB sabem que temos uma seção de Chat. Ele é on line e com temporizador.
Em vez de contar um, dois, três, vendido para o Sr. Fulano de Tal, poderíamos dar uns três minutos para aparecer um novo lance. Se neste tempo não aparecer, o último que deu o lance leva.
Aqui no fórum, neste tópico, ficariam os lances que iriam a leilão com descrição, data e hora do leilão.
Assim , quem oferece o lote teria que estar on line observando, para contar o tempo. Poderia depois de passado um ou dois minutos perguntar .... quem dá mais? ....
Assim até a família toda poderia estar junto participando.
Até mais,
Odilo
P.S. Dai é só rezar para o computador e a internet estarem funcionando no dia e hora combinado!

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por Motoka36 em Qua Maio 16 2012, 13:45

Odilo, não sei se acompanhar a tela do computador não desanimaria os que não têm muito tempo a acompanhar, ou aos de fora, por motivo de fuso ficaria difícil acompanhar. Como cada mensagem é acompanhada por um marcador de hora razovelmente confiável, poderia se estipular um fim, tipo 23:59:59 e o maior lance antes deste tempo seria o vencedor.

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Maio 16 2012, 13:51

pode ser pelo chat msm
e um horario razoavel
Ernane Ferreira

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 14:01

Torcer para que a net nao caia.. e minha filha de 1 ano nao peca colo..kkkkkk

Murilo Melatto

Mensagem por odilo em Qua Maio 16 2012, 14:04

Podemos fazer nos dois .... apenas que os lotes não seriam os mesmos.
Toda experiência é bem vinda.
Até pelo Orkut daria para fazer, só não sei ainda como funciona lá. Vou ter que estudar.
Até mais,
Odilo
odilo

Mensagem por pvcfernandes em Qua Maio 16 2012, 14:26

Não sei se poderei participar deste, dia das mães abusei dos cartões...rs Laughing Mas tem como exemplo em fazer leilão em território adverso, o leilão do orkut que o Ricardo indicou... muito interessante e dá certo...

Não falo para fazer lá, nem todo mundo tem e quem tinha deletou, enfim... então é mais fácil aqui mesmo...

Pode usar o exemplo de lá... ele faz assim por exemplo:

LOTE X -RHM 37, 38, 39, 40, 41, - Valor de catalogo R$ 53,00 -

LANCE INICIAL R$ 5,00

Lá usam espaço para comentários para dar lances, o maior lance vence quando terminar o prazo...

Aqui pode ser feito a mesma coisa, cria-se um tópico com a imagem dos selos, coloca-se informações sobre ele e indique o lance inicial...

as respostas dos tópicos pode ser apenas lances, não precisam comentar nada, só indicar números... os lances podem ou não ter limites nos valores dos lances, pode ser feito leilão com lances de apenas R$ 1,00 por vez, R$ 2,00 ou sem limites...

Só sugestão para pensarem!!

Edit: Odilo, lá no orkut funciona assim, vi seu tópico agora!!

[]´s
pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por somricardo em Qua Maio 16 2012, 14:33

é exatamente isto, pode estipular ou não valor inicial e valor dos lances múltiplos de 1 ou 2 reais ou sem limite (porém é bom estipular um limite mínimo de lance em 0,50 ou 1 real no mínimo senão daqui a pouco tem neguinho dando lances de 5 em 5 centavos kkkkkkk

a resposta ao tópico de leilão não só pode como DEVE ter apenas números nas respostas (lances), assim evita de ao invés de dar lance comecem a aparecer comentários sem necessidade.
somricardo

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 14:50

Concordo dessa maneira...

Murilo Melatto

Mensagem por Adriano em Qua Maio 16 2012, 15:15

Acho q será bem interessante. Poderíamos estipular sempre um mesmo dia da semana para o leilão, assim todo mundo saberá q naquele dia tem leilão. É um meio de acostumar os usuários com a atividade. Acho também q os lances nao podem ter centavos, senão pode nao ter vantagem para o vendedor e se torna um leilão chato, isso acaba desestimulando.
Adriano

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 15:18

Pra mim melhor dia seria de final de semana nao acham? ai todos pode participar.....

Murilo Melatto

Mensagem por somricardo em Qua Maio 16 2012, 18:59

que tal não ser apenas um dia? orkut, mercadolivre, entre outros, tem leilões com duração média de 7 dias, podemos reduzir mas um dia somente pra mim parece pouco, dois ou três estaria legal, tipo iniciar no sábado e terminar no domingo, com hora marcada pra término e valor mínimo do lance estipulado, tipo lances de 1 em 1 real ou mais e sem centavos. Quem será o primeiro a postar um lote de selos?
somricardo

Mensagem por Adriano em Qua Maio 16 2012, 19:05

Sim Ricardo, foi isso q pretendia dizer, me fiz entender mal. Começa sempre no mesmo dia com duraçao de 2 ou 3 dias. É isso ai. Poderia iniciar no fim de semana e terminar em dia de semana, assim não prejudica ninguem, pois uns tem facilidade em fds e outros durante a semana, alias como é meu caso rs.
Adriano

Mensagem por Murilo Melatto em Qua Maio 16 2012, 19:12

Concordo com voce Adriano.
Vamos dar inicio pessoal?

Murilo Melatto

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares