PROPOSTA DE NOVA ATIVIDADE MENSAL

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PROPOSTA DE NOVA ATIVIDADE MENSAL

Mensagem por zod100 em Qui Abr 26 2012, 21:46

Amigos,
Tudo bom? Escrevo para propor uma nova atividade mensal, que já existe e funcionou bem em alguns outros fóruns que participo. Consiste em promover trocas de 50 selos entre os inscritos na atividade, tentando ao máximo enviar selos dentro do pedido do companheiro com quem vamos fazer a troca. Não é uma corrente, funcionaq como troca direta, vou tentar explicar melhor:
- Os interessados fazem suas inscrições;
- Fazemos a lista dos inscritos e eu me prontifico a organizar os parceiros de trocas;
- Farei um sorteio e separarei os parceiros em cada mês, da seguinte forma ---> A envia carta para B e B envia para A; C envia para D e D envia para C, e assim por diante;
- Para o outro mês trocamos os parceiros e fazemos novamente os envios no mesmo esquema;
- O importante é enviar e receber as cartas dentro do mês da atividade, para no mês seguinte iniciarmos de novo;

O interessante desta atividade é que podemos rodar nossas duplicatas e receber material diferente, que de repente não interessa a quem está enviando e nos interessa.

Bom, aqui é só a ideia inicial, a partir daqui vamos ver o que pode-se ter de idéias e regras para acrescentar, tipo como será o envio(normal ou registrado).

abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Re: PROPOSTA DE NOVA ATIVIDADE MENSAL

Mensagem por rafaelkonzen em Qui Abr 26 2012, 22:12

Paulo, eu gostei, e sou parceiro.

Abraços

Rafael
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por israpaulo em Sex Abr 27 2012, 04:02

Estou dentro se tiver como regra uso de selos comemorativos no envelope...
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por RubensBulad em Sex Abr 27 2012, 08:22

israpaulo escreveu:Estou dentro se tiver como regra uso de selos comemorativos no envelope...

Idem.
RubensBulad

Mensagem por somricardo em Sex Abr 27 2012, 08:25

gostei da idéia, me proponho a ajudar como for possível e no que for necessário, concordo com o israpaulo no uso dos selos comemorativos apesar de que pra mim é difícil devido a não existencia destes em minha agência, porém caso dê tudo certo eu participo e me comprometo a comprar os selos com antecedência na agência filatélica e usar estes nos envios.

outro sim, acho que não se faça regra o envio apenas de selos dentro do tema colecionado pelo parceiro porém que se use ao máximo possível os selos de seus temas, um exemplo: eu coleciono principalmente união soviética, o Paulo Duek vai me enviar uma carta porém ele não possui selos deste país, então ele não tem por obrigação adquirir apenas para esta troca, apenas dar preferência aos temas e países do seu parceiro mas não obrigatoriedade.

acho que deve haver também um prazo para uma conversa entre a dupla, para acertarem o que será enviado, exemplo, o Paulo coleciona Brasil apenas MINT, eu não possuo selos do Brasil MINT para o envio de 50 selos, então temos um prazo (uma semana talvez) para que eu o informe que não tenho e ele me dê outras sugestões do que enviar, quem sabe ele me informa que não coleciona, mas gosta de selos de determinado tema que eu possuo e não saberia se ele gostaria de receber...
somricardo

Mensagem por Glauber em Sex Abr 27 2012, 10:02

Paulo e demais amigos,

Sempre as ideias de atividades em nosso fórum são excelentes. Mas devemos fazer as regras bem definidas, além do comprometimento de TODOS os participantes, para que esta atividade seja bem sucedida.
Como estamos num espaço virtual, não sabemos ao certo as atividades cotidianas de várias pessoas, o que acarreta em demora na resposta e envio, desaparecimento sem prévio comunicado, desistência de colecionar selos etc.
Outro ponto importante, e isso está relacionado com o comprometimento, é a qualidade dos selos. Não estou me referindo a selos regulares ou antigos, com algumas manchas (o que é desagradável), mas a selos com picotes faltando, amassados, adelgaçados etc. etc. etc.

Alguns pontos tem que estar muito bem definidos, como: serão selos novos ou usados? Ou os dois tipos? Deverão ser selos regulares, comemorativos ou os dois tipos? Data limite para envio das cartas? etc. etc. etc.

Sempre que há alguma atividade, eu procuro participar (mas não participo de todos), pois gosto de promover nosso fórum que é muito bom. Então, a minha preocupação é com o comprometimento dos participantes.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Abr 27 2012, 10:03

Gosto da ideia, porém me preocupo em não conseguir atender a um colega. Por exemplo, a pessoa indicada para a troca coleciona o tema bombeiros, infelizmente não terei 50 selos do tema indicado. Mas gostaria muito de participar.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por RubensBulad em Sex Abr 27 2012, 10:19

Glauber escreveu:
Outro ponto importante, e isso está relacionado com o comprometimento, é a qualidade dos selos. Não estou me referindo a selos regulares ou antigos, com algumas manchas (o que é desagradável), mas a selos com picotes faltando, amassados, adelgaçados etc. etc. etc.

Bem lembrado. Eu estava mesmo pensando em mostrar na minha caixa postal certos selos que eu recebi de trocas aqui do fórum (não vou falar de quem foi). Selos rasgados, selos detonadíssimos, amassados, com amincis gigantescos, arrancados grosseiramente do fragmento, e todos inúteis pra coleção, e foram todos para o seu devido lugar: o lixo, que é para o bem da filatelia.

Não falei nada sobre isso com as pessoas que me enviaram selos assim, agradeci pelos selos e acabei deixando isso passar, pois são colecionadores iniciantes. (sim, foi mais de uma pessoa). Saí no prejuízo, embora tenha ganho a amizade e isso é o mais importante. Mas nas próximas vezes, eu vou mostrar os selos no fórum e vou devolvê-los ao remetente. Por falta de informação não é, pois no fórum há um tópico enorme de textos sobre iniciação na filatelia que explica o que é um aminci. Não posso sair sempre no prejuízo, pois não sou rico e tampouco sou doador de selos.

O único ''defeito'' que eu aceito receber, seria proveniente de selos do século 19, ou de valor de catálogo elevadíssimo: Aí sim, margens curtas, um canto de picote faltando, ou um levíssimo aminci ou furinho de agulha são às vezes, naturais. Fora isso, principalmente com selos modernos, não dá.
RubensBulad

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Abr 27 2012, 10:58

selos comemorativos mint atuais ou antigos ?
Ernane Ferreira

Mensagem por pvcfernandes em Sex Abr 27 2012, 11:05

legal... poderia criar um padrão (selos novos ou usados porém inteiros, etc, etc) e talvez ao invés de selos determinados pelas pessoas (temas variados) poderia ser selos aleatórios selos que as pessoas tem repetidos... Eu não vejo problema em enviar selos que possuo repetidos e receber talvez os mesmos selos, mas ali no meio um ou mais que eu não possou... além disso tem o selo do porte..rs

Deixo esse site como dica para fazer sorteios:

http://www.random.org/lists/

No random.org basta inserir nessa opoção do link acima os nomes, ele faz um sorteio aleatório:

Exemplo:

1. uguinho
2. tio patinhas
3. luizinho
4. mickey mouse
5. zezinho
6. minie
7. pateta
8. pato donald

Assim o numero 1 faria par com o 2, o 3 com o 4 e assim até o fim da lista...

Se terminar em um número impar, quem sobrar, alguém poderá assumir dois no sorteio ou ele aguarda a proxima rodada...

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por zod100 em Sex Abr 27 2012, 12:08

Amigos,
A idéia é esta mesmo, buscarmos criar as regras para uma nova atividade. A ideia de um tema que o parceiro colecione é apenas para se tivermos alguns selos no seu tema em duplicata, deverá ser interessantea ele, mas não seria uma obrigação ser os 50 selos no tema do parceiro. É claro que deve haver um tempo entre os parceiros, para acertar as trocas por emails ou PMs, troca de endereços. A ideia é interessante também para promover amizades entre os colegas foreiros. Minha ideia inicial é esta, lançar uma semente para quem sabe no inicio de maio podermos esboçar um início desta atividade, quem quiser ajudar na criação das regras, use este tópico para fazer isto, quando a atividade iniciar, eu crio um tópico específico para a atividade. A idéia é que haja uma semana de inscrições no fim de cada mês, para acertarmos os parceiros do mês seguinte.
Aguardo mais sugestões.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Abr 27 2012, 12:14

PVC, você escreveu muito bem. Enviar os selos que temos repetidos, se por um acaso recebermos selos que já possuímos, sempre terá alguma novidade inclusa. Concordo com você,
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por somricardo em Sex Abr 27 2012, 13:08

então Zod100 acho que sobre regras ficariam algumas assim: (podem comentar, alterar, melhorar, é só uma sugestão)

quantidade 50 selos (falta decidir se serão novos ou usados ou ambos a escolha de quem envia)
Tipo de selos (falta decidir se serão comemorativos ou regulares ou ambos a escolha de quem envia)
carta com selos comemorativos no porte (creio que isto todos concordam)
carta registrada ou não? (a decidir)
inscrições na ultima semana do mês
escolha dos parceiros e tempo para acerto de temas, preferências e endereços, primeira semana do mês seguinte (uma semana é mais que suficiente não?)
data máxima para envio (se o tempo de acertos é a primeira semana, ou seja, até o dia 7. o envio estaria bom até o dia 10? ou pouco mais, pro dia 15?)
aquele que não cumpre as regras ou não envia a carta neste mês participa no próximo ou fica na geladeira até resolver o problema do envio?

creio que isto dá o pontapé inicial às regras. espero não ter escrito nenhuma bobagem e que ajude a iniciar as atividades.
somricardo

Mensagem por RubensBulad em Sex Abr 27 2012, 13:13

To dentro. Criem o programa que eu vou participar.

Abraços
RubensBulad

Mensagem por zod100 em Sex Abr 27 2012, 14:20

Amigos,
Baseado nas ideias dos amigos e no que já ví pelos foruns do mundo, esbocei alguma coisa em relação a regras:

REGRAS PARA A NOVA ATIVIDADE MENSAL:

01 - Quantidade 50 selos, de preferência dentro do desejo do parceiro, isto pode ser combinado entre os parceiros, se serão novos ou usados ou ambos a escolha de quem envia. Os tipos de selos(comemorativos ou regulares, novos ou usados) deverão ser decididos pelos parceiros da troca.

02 – Devemos ficar atentos a qualidade dos selos que enviamos, já que selos rasgados, com amancis ou outros defeitos não devem ser enviados a nossos colegas. Pensem assim, vou enviar um selo com a qualidade de um que eu colocaria emminha coleção.

03 – Quanto as datas, penso assim: de 23 a 30 de cada mês as inscrições; o sorteio dos parceiros entre 1 e 2 do outro mês, publicando os nomes no tópico específico da atividade, inclusive enviando MPs aos inscritos lembrando do sorteio; o envio da carta para cada parceiro terá como data final o dia 12 de cada mês, para dar tempo dos parceiros trocarem emails e informações entre sí e das cartas chegarem até o início das próximas inscrições(só teremos que aguardam um pouco mais por cartas que chegam ou vão para amigos de outros países).

04 – Aqui neste item deixo algumas ideias que ainda devem ser debatidas:
- carta registrada ou não?
- envio com pelo menos um selo comemorativo.
- aquele que não cumpre as regras ou não envia a carta neste mês participa no próximo ou fica na geladeira até resolver o problema do envio?
- podemos iniciar inscrições para um evento-teste para oinício deste mês de maio?

Achei muito interessante o site indicado pelo pvcfernandes, podemos utilizar ele para os sorteios dos parceiros.

Bom, vejam se há algo mais a se decidir, e vamos resolver as pendências que ainda faltam para colocar em ação a nova atividade. Mais uma coisa, qual o nome podemos dar ao tópico desta ativdade? TROCA MENSAL?

abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

Mensagem por somricardo em Sex Abr 27 2012, 14:30

Paulo, sobre a carta registrada vejo o seguinte, só faremos o envio de 1 carta por mês, o conteúdo é apenas 50 selos (pouco peso) então seria interessante sim o uso do registro já que será com um baixo custo.

porte com selos comemorativos eu sou a favor.
geladeira, eu sou a favor. (no caso das cartas para o exterior, basta que prove que fez o envio no prazo com o número do registro, o recebimento depende somente do correio)
evento-teste, sou a favor e me inscrevo desde já.
somricardo

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Abr 27 2012, 14:31

- registrada (interestadual) estadual nao ?
- sim
- geladeira
- para mim inviavel (compra de material filatelico, entre outras coisas e infelizmente vou ser obrigado a dar parada em trocas devido a quantidade de produtos a serem comprados e estoque zero para troca).
Infelizmente estou aborrecido com (ALGUNS) poucos usuarios do fórum.
Ernane Ferreira

Mensagem por Adriano em Sex Abr 27 2012, 15:48

Ótimo idéia, participaria se eu tivesse uma grande quantidade para troca, mas no momento não tenho.
Párabéns pelas idéias, e boas trocas a todos os amigos.
Em breve participarei.
Abçs
Adriano

Mensagem por Alvaro Goulart em Sex Abr 27 2012, 17:27

No meu caso como coleciono um único tema, ficaria difícil tanto disponibilizar 50 selos apara trocar quanto receber essa quantidade.
Alvaro Goulart

Mensagem por Psique10 em Sex Abr 27 2012, 18:09

To dentro. O nome poderiaser Troca entre Filatelistas ou Trocas Filatélicas., mas acho que o último soa melhor.
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Abr 27 2012, 19:33

Gostei da idéia verdade que o problema de carta simples ou registrada é algo que deve ser bem dito. Carta registrada posde sair cara para certos amigos e carta simples sempre risco de nao chegar.

Troca Mensal Forumeiros legal mesmo
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Psique10 em Sab Abr 28 2012, 10:50

Gostei desse nome também Mitch.
Psique10

Mensagem por Psique10 em Sab Abr 28 2012, 10:54

Mitch, cara ou não carta registrada da mais segurança além de ser importante na internet.
Psique10

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Abr 28 2012, 12:33

Psique10 escreveu:Mitch, cara ou não carta registrada da mais segurança além de ser importante na internet.
sim mas o envio sera caro para uma carta so com 50 selos
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por israpaulo em Dom Abr 29 2012, 03:08

Estou dentro, prefiro carta registrada mas participo tambem se nao for

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte