Censura postal na correspondência militar durante a Revolução Paulista de 1924.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Censura postal na correspondência militar durante a Revolução Paulista de 1924.

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Abr 03 2012, 09:45

Prezados amigos colecionadores.

Entre os anos de 2003 e 2004 eu participei de um projeto de pesquisa sobre a história do 62o. Batalhão de Infantaria, estacionado em Joinville, Santa Catarina. O principal resultado desse trabalho foi a publicação de um livro, em 2008, chamado "O Exército e a cidade", do qual sou co-autor. Durante as minhas pesquisas de arquivo, encontrei evidências acerca da prática da censura postal nas correspondências militares dessa guarnição que, em 1924, lutou em São Paulo ao lado das tropas legalistas. Na época, o 62 BI era denominado 13o. Batalhão de Caçadores. Recentemente, organizando os meus arquivos de pesquisa, encontrei as transcrições dos documentos produzidos pelo 13 BC que indicam dados sobre a prática da censura.

Assim, gostaria de saber, se algum de vocês, em especial os filatelistas paulistanos, conhecem algum envelope circulado durante a Revolução de 1924 e que tenha sofrido censura postal. Até o momento, eu não encontrei peça alguma e estou curioso sobre o assunto. Finalizando, desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta.

Uma boa semana a todos!
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Re: Censura postal na correspondência militar durante a Revolução Paulista de 1924.

Mensagem por Motoka36 em Ter Abr 03 2012, 10:05

Sugiro fazer esta colocação para a SPP - Sociedade Philatélica Paulista. Talvez o amigo André possa levar esta dúvida à SPP.
Abraços
Motoka36

Re: Censura postal na correspondência militar durante a Revolução Paulista de 1924.

Mensagem por Adriano em Ter Abr 03 2012, 11:55

Wilson, parabéns pela pesquisa e pelo livro.
O livro ainda está em circulação?
Adriano

Mensagem por odilo em Ter Abr 03 2012, 13:13

Olá Wilson, parabéns pelo trabalho.
A sensura acontecia quando a carta chegava ao destino ai em Joinville e ou também quando eram enviadas a partir dai?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Abr 03 2012, 14:26

Prezado Adriano.

Muito obrigado pelos cumprimentos. O livro continua disponível. Trata-se de um trabalho de história militar regional, uma das minhas linhas de pesquisa. Você pode encontrar mais informações sobre ele na página da editora da UNIVILLE (http://www.univille.br).
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Abr 03 2012, 14:28

Querido amigo Odilo.

A censura ocorria, segundo indicam os boletins internos do 13 BC no teatro de operações, ou seja, em São Paulo. As correspondências eram reunidas e levadas para o comando ao qual o 13 BC estava subordinado. Lá, as correspondências eram checadas e censuradas.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por odilo em Qua Abr 04 2012, 00:13

Obrigado pela informação.
Vou procurar no meio dos meus envelopes antigos se encontro alguma coisa. Se não deste conflito, com certeza de outros.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Eissler em Dom Dez 21 2014, 11:04

Olá Wilson,
Há algumas marcas postais no Catálogo Meiffert no ano de 1924. Como saber se aquela marca (carimbo, etiqueta...) que está no catálogo é a que você procura? É a origem/destino da carta que é relevante? O que devo procurar nos envelopes da minha coleção que pode lhe ajudar?
Inté,
Eissler

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Seg Dez 22 2014, 09:30

Prezado Eissler.

É muito bom encontrar você por aqui. Realmente, o estudo feito por Jürgen Meiffert contempla a Revolução de 1924. Contudo, gostaria de encontrar algo destinado a Joinville, despachado do contingente do 13. Batalhão de Caçadores (atual 62. Batalhão de Infantaria). Foi nos Boletins Internos desta guarnição, redigidos na frentes de combates em São Paulo e no Paraná que encontrei referências à correspondência.
Se o amigo possuir algo específico para Joinville, peço que, se possível, uma cópia digitalizada do envelope. Um abração e até mais.
Ps: eu não esqueci daquele artigo sobre a censura postal na Revolução de 1930. Quero mexer no texto agora, nas férias.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Eissler em Ter Dez 23 2014, 09:41

Olá Wilson,
Eu localizei alguns envelopes censurados destinados a Joinville, mas nenhum do período de seu interesse. De agora em diante, vou ficar ainda mais atento ao destinatário.
Você trabalha com a hipótese de ter havido a censura na cidade de Joinville, mas de não ter havido marca postal alguma confirmando essa censura? Sequer anotação manuscrita? Seria um infortúnio filatélico!
Eissler

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Dez 23 2014, 12:20

Caro Eissler.
Eu encontrei uma instrução para correspondência de campanha publicada no Boletim Interno do 13 BC, durante as operações militares em São Paulo, durante a Revolução de 1924. Como o batalhão de Joinville enviou um contingente com mais de duzentos homens, talvez alguém tenha enviado uma carta para casa. Porém, se isso ocorreu, a censura provavelmente foi realizada na frente de batalha.
Wilson de Oliveira Neto

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: