Retornando a filatelia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Retornando a filatelia

Mensagem por Norman em Sex Mar 02 2012, 19:00

Prezados amigos filatelistas,

Com prazer descobri este fórum, e nele me registrei já há alguns meses. Ainda não havia postado mensagens, primeiro me dedicando a ler os tantos e tão interessantes tópicos já existentes.

Estou retornando a filatelia após um hiato de mais de 20 anos. Comecei há 35 anos atrás, ainda garoto residindo em Cachoeira do Sul (RS), quando minha estimada mãe presenteou-me com um antigo álbum de fotos - aqueles, de papel mata-borrão cinza escuro - onde ela guardara sua pequena coleção de selos brasileiros, usando charneiras. Todos praticamente sem qualquer valor, mas desde aquele momento estimados como pequeno tesouro.

A partir desse pequeno e improvisado álbum, interessei-me pelo assunto e meu pedido para o próximo aniversário foi um "álbum". Na verdade, o que eu realmente desejava era um classificador. Felizmente, quando minha mãe procurou o venerando filatelista Walter Fontoura da Motta e pediu orientações sobre onde obter um "álbum" este não só a orientou sobre a diferença entre álbuns e classificadores, como também o forneceu (um lindo Tafisa verde pequeno) e ainda se colocou a disposição para orientar-me nos caminhos da filatelia.

Após meu inesquecível aniversário onde recebi o Tafisa verde, passei a visitar regularmente o "Seu Motta" como o chamávamos em Cachoeira, e dele muito aprendi sobre filatelia, além de lá deixar muitas mesadas, comprando selos. Também nesse período, um tio de minha mãe (o também filatelista já falecido Heinrich Brakemeier, de Nova Petrópolis) passou a enviar-me regularmente envelopes com selos da Alemanha Federal, que foram muito apreciados e zelosamente classificados e colecionados.

Desde cedo, porém, minha paixão foi pelo selo brasileiro. Após alguns anos juntando muitas mesadas e envelopes de Natal de tias e padrinhos, adquiri os álbuns Tafisa azuis, e comecei a organizar meus selos brasileiros, e esta foi a coleção à qual mais me dediquei durante quase 10 anos, até deixar Cachoeira do Sul para estudos, farras, trabalho, casamento e todas aquelas outras trivialidades do começo da vida adulta, quando muitos passatempos são muitas vezes deixados de lado - às vezes para sempre.

Então no começo do ano passado, por uma daquelas estranhas casualidades que todos nós vez por outra experimentamos durante a vida, encontrei um exemplar do selo da propaganda do café brasileiro, o C-127 (RHM) de 1938, carimbado, dentro de um antigo álbum de fotos de família de meu avô, que eu recentemente havia herdado. Era um exemplar esquecido por minha mãe, muito provavelmente colocado ali por ela para "passar à ferro" após ser retirado de um fragmento de envelope, e que esquecido jamais concluiu a sua entrada naquele outro pequeno álbum de fotos onde ela mantinha sua pequena coleção.

Assim, mais uma vez, minha querida mãe - já falecida desde 2005 - me reiniciou na filatelia. Após encontrar aquele selo que já no mocidade eu classificava como o mais belo selo que o Brasil já circulou, não consegui mais sossegar enquanto não localizei meus antigos álbuns Tafisa azuis e um velho par de classificadores remanescentes, além daquele pequeno álbum de fotos improvisado em álbum de selos que dela herdei. Felizmente, minhas tralhas de solteiro ainda estavam guardadas por minha irmã.

Lamentável mas previsivelmente, após mais de 20 anos de mudanças e mal acondicionamento, meus antigos álbuns e classificadores não estavam em bom estado. Porém graças ao hawid o meu próprio C-127 lá estava, em ótimo estado, assim como muitos outros. Nestes últimos dias, estou concluindo a transferência desta minha coleção esquecida para novos álbuns (Álbum Brasil, da Marek). Nem tudo ficou preservado, mas muita coisa se salvou.

E nestes novos álbuns, logo após a página 19 do volume I onde foi reinstalado o meu próprio C-127, ainda mint, (comprado do "seu Motta" com dinheiro de mesada e "bicos" de guri), há uma página extra, exclusiva para aquele solitário C-127 carimbado, que por tantos anos esperou ir para um lugar apropriado. Ele e minha saudosa mãe merecem.

Abraços a todos,
Norman

Norman

Re: Retornando a filatelia

Mensagem por H Roberto em Sex Mar 02 2012, 19:11

2 comigo. Grande abraço

H Roberto

Mensagem por somricardo em Sex Mar 02 2012, 19:43

olá Norman, seja muito bem vindo a este nosso espaço, aqui aprendemos muito, ensinamos o pouco que sabemos (no meu caso é pouquíssimo mesmo pois sou novato ainda), encontramos muitos amigos com quem trocar além de selos muito conhecimento e informação.

seja bem vindo!

Att.
Ricardo Silva

somricardo

Mensagem por zod100 em Sex Mar 02 2012, 20:26

Olá Norman,
Seja bem vindo ao forum.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por Adriano em Sex Mar 02 2012, 23:56

Bem vindo Normam, aqui eu só aprendo, pois começei " ontem" na filatelia, e por isso tenho certeza que está no lugar certo para recomeçar .
Abraços

Adriano

retornando ä filatelia

Mensagem por jbueno em Sab Mar 03 2012, 01:10

Olá Normam gaucho dos bão. Não é retorno é que esqueceram de te cortar o umbigo e tu continuas ligado ao "vício". Continue a sua coleção como uma singela homenagem a tu mãe. Nós todos estamos aqui para ajudar uns aos outros, ninguém sabe tudo e cada um sabe um pedaço da toada que vamos cantando. Se bemvindo.

jbueno

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Mar 03 2012, 05:41

Para mim foi umas das mais belas historias filatelicas que entendi. Seja muito bem vindo ao amigo tamos aqui para o que der e vier.

Abraços

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sab Mar 03 2012, 11:12

Realmente, como disse o Mitch, belíssima história filatélica. Seja muito bem vindo Normam, que você encontre no fórum, mais motivação para continuar sua coleção.

Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Psique10 em Sab Mar 03 2012, 11:27

Para mim foi umas das mais belas historias filatelicas que entendi.
Mitch, se para você foi a mais bela história filatélica, pra mim foi além da mais bela a mais amorosa e emocionante que conheci até hoje.

Seja muito bem vindo ao fórum Norman .cheers cheers

Psique10

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Sab Mar 03 2012, 11:37

Olá amigo, seja bem-vindo!!!

Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por RubensBulad em Sab Mar 03 2012, 12:30

Bem vindo! Eu também estive por anos parado, e só voltei por agora. Muitolegal sua história! Very Happy

RubensBulad

Mensagem por Motoka36 em Sab Mar 03 2012, 12:33

Encontrou aqui a sua turma..

Abraços

Motoka36

Mensagem por Carlos Salgado em Sab Mar 03 2012, 12:44

Bem vindo ao ninho

Carlos Salgado

Mensagem por Glauber em Sab Mar 03 2012, 15:02

Olá, amigo Norman!

Espero que possamos fazer uma grande amizade e que possamos nos ajudar mutuamente.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por Fernanda Matias em Sab Mar 03 2012, 21:08

Bem vindo Norman

Fernanda Matias

Mensagem por israpaulo em Dom Mar 04 2012, 03:38

Bem vindo !!!!

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Marco em Dom Mar 04 2012, 20:25

Boas vindas ao novo amigo! Bela história mesmo. Para muitos de nós (inclusive para mim) a filatelia tem um grande sentido afetivo e estético. É isso, no fundo, que nos leva adiante. Um abraço, Marco.

Marco

Mensagem por J.RODRIGUES em Dom Mar 04 2012, 20:34

Benvindo , e fica nossa disposição no que for possivel.BOA SORTE !!

J.RODRIGUES

Mensagem por odilo em Dom Mar 04 2012, 20:41

Bem vindo amigo. Bonita e emocionante tua trajetória.
Mas é assim com quase todos nós.
Este gosto de colecionar coisas em especial selos, começa mesmo na infância.
Vai e volta e quando nos damos conta estamos metidos até o pescoço.
Sem contar as boas lembranças que as heranças nos trazem.
Odilo

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Mar 04 2012, 21:09

seja bem vindo ao forum

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo).
Portugal e ilhas adjacentes.
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni)
Alemanha Reich e estados e ocupações.
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,Alemanha Federal,Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru

Ernane Ferreira

Mensagem por Norman em Seg Mar 05 2012, 16:55

Obrigado por tantas e tão calorosas mensagens de boas vindas. É bom estar aqui.
Um cordial abraço a todos!
Norman

Norman

Mensagem por Luiz Claudio em Dom Jun 10 2012, 17:28

Olá Norman,

Seja muito bem vindo ao fórum.

Abraços.

Luiz Claudio

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:34

Conteúdo patrocinado