Escrevendo com pena

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Escrevendo com pena

Mensagem por Motoka36 em Ter Mar 06 2012, 20:54

Dada a dificuldade de adquirir material nas proximidades, e principalmente o grau de dificuldade observado por mim em diversos vídeos na web, decidi por hora adquirir uma caneta tinteiro simples por menos de 10 reais, e vou praticar um pouco de caligrafia num caderno. Quem sabe num futuro próximo não pense na pena de novo.

Mensagem por Sandro Coletti em Ter Mar 20 2012, 20:10

Motoka... Reavivo o tópico para perguntar-te uma coisa, Lembra que você comentou sobre uma tinta japonesa para caligrafia japonesa? É daquela feita a partir de fuligem de vela? Você saberia dizer se ela funciona bem com as penas clássicas para escrever? Você poderia me indicar um link para comprar exatamente daquela tinta?
Obrigado Very Happy Tomara que você saiba de alguma coisa!

Sandro Coletti

Mensagem por Motoka36 em Ter Mar 20 2012, 21:19

Na realidade a caligrafia tradicional japonesa se utilizava um tipo de carvão, o qual raspado e adicionado água, acredito, se transformava na tinta. Ano passado vi este pedaço de "carvão" na liberdade, num lugar chamado livraria Sol, em frente a saída do metrô Liberdade. Abre aos domingos tbm. No Brasil, devido a dificuldade em se conseguir o "sumi" , ou carvão original, usávamos tinta nanquim, que servia muito bem. Para treinar, utilizávamos jornal velho, e para expor, aí sim ganhávamos uma folha de papel, que era feita a base de arroz, mas que não podíamos comer erros.
Fora a forma tradicional de arranhar o carvão, nesta loja, a Livraria Sol, vc tem tbm a tinta pronta, q acredito seja uma facada também.
Mas esta livraria vale uma visita àtodos q venham à São Paulo, pois o acesso é fácil. Parece que vc está mesmo no Japão, devido os livros e revistas de lá. Fora a Sol, tem tbm a livraria Fonomag, que fica a 1 quadra do metro tbm e tem uma oa até de livros e revistas da terra do sol nascente.

Mensagem por Sandro Coletti em Ter Mar 20 2012, 21:29

Legal, valeu as dicas...
Encontrei o site da Livraria Sol e amanhã mesmo entrarei em contato pra ver se eles tem Sumi...
Se funcionar melhor que as tintas de Nankin, eu conto pra vocês!

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Ter Mar 20 2012, 21:39

Olha aqui que legal Motoka....
Achei o sumi sólido no Ebay, vamos ver qual o preço que a Livraria Sol está vendendo, qualquer coisa ja temos mais esta opção:
http://www.ebay.com/itm/JAPANESE-CHINESE-CALLIGRAPHY-SUMI-INK-STICK-BLACK-815-/120819181833?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c21626909#ht_3145wt_1154

Sandro Coletti

Mensagem por Motoka36 em Ter Mar 20 2012, 22:13

Excelente !! Menos de 10 dólares com frete.. Vale a pena arriscar mesmo q fique um tempo retido na receita.
Parece ser de excelente qualidade.
Raspar o carvão faz parte do ritual da escrita, onde o calígrafo medita, no tempo de preparação, sobre o quê irá escrever, e como irá escrever.
Com certeza será muito mais em conta q o Brasil.
Só umlembrete.. Este tipo de tinta será apropriado para a caligrafia tradicional japonesa, que é deita com pincéis, dos mais diversos tamanhos, portanto não sei se funciona bem com a pena.
Abraços.

Mensagem por Sandro Coletti em Ter Mar 20 2012, 22:47

Motoka36 escreveu:
Só umlembrete.. Este tipo de tinta será apropriado para a caligrafia tradicional japonesa, que é deita com pincéis, dos mais diversos tamanhos, portanto não sei se funciona bem com a pena.
Abraços.
Estou considerando a sua observação, mas vale lembrar que essa tinta japonesa a base de fumaça de resina é extremamente fina, atomizada e concentrada, li em algum lugar que essa propriedade a qualifica também para as penas... Mas tem a técnica de adicionar a agua que é fundamental para o sucesso do ponto para escrita.
Valeu amigão! vamos nos divertir!

Sandro Coletti

Mensagem por Motoka36 em Ter Mar 20 2012, 22:55

Olhando os outros anúncios deste vendedor, fiquei pensando se este anúncio não se refere a uma tinta já preparada ao invés da pedra... Acho aquela pedra um modo mais romântico de praticar a caligrafia. A sol vende as duas formas. Abraços

Mensagem por J.RODRIGUES em Ter Mar 20 2012, 22:58

E lembrar que no meu tempo de primário eu escrevia com ela, e tinha
o mataborrão ao lado............faz tempo.rsrsrsrsr

J.RODRIGUES

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Mar 21 2012, 08:39

Motoka36 escreveu:Olhando os outros anúncios deste vendedor, fiquei pensando se este anúncio não se refere a uma tinta já preparada ao invés da pedra... Acho aquela pedra um modo mais romântico de praticar a caligrafia. A sol vende as duas formas. Abraços
Definitivamente é a pedra que ele está vendendo... Disso não tenho dúvida. A dúvida é saber se é original. Por USD$ 10,00 dá pra arriscar!

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Sex Mar 30 2012, 12:37

Essa é pro nosso querido Odilo,
Olhem que legal as canetas para escrita Itélica e gótica que recebi esse semana.
Tratam-se de canetas com bicos especiais para caligrafia da inglesa "Berol".
Menos charmosas que as penas, mas mais baratas (10,00 dolares 3 jogos de 4 canetas) e mais práticas.

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Sex Mar 30 2012, 12:37

Claro... Agora resta aprender a escrever, rsrs

Sandro Coletti

Mensagem por odilo em Sex Mar 30 2012, 18:07

Meus parabéns pela aquisição.
Já estou prevendo que vou perder a corrida ....
Mas não desanimei ainda.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por murilobraz em Dom Set 28 2014, 17:10

Muito obrigado pelas dicas Smile

murilobraz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares