Dúvida sobre como apresentar peças para troca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre como apresentar peças para troca

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Fev 22 2012, 12:58

Oi colegas foristas,

Bom, um tanto constrangido tenho que admitir que ainda não fiz nenhuma troca com colegas daqui do fórum...
Quero iniciar a apresentação das peças que tenho disponíveis e me peguei num dilema:

Ao fotografar as minhas peças, eu devo colocar uma etiqueta identificando a peça e o valor de catálogo dela?
Eu estava colocando estas etiquetas de identificação quando me toquei que nenhum dos colegas faz isso... Pensei, "será que é falta de educação fazer isso?"

Nas trocas de selos estrangeiros por selos nacionais, como a gente faz para equivalência de valores? Abandona o RHM e usa o Scott por exemplo? Ou existe um padrão de catálogo que todos deveriam usar? (Já ouvi que o Michel alemão é o melhor, mas tem como consultar isso on line?).

Imagino que para trocas, não ha aquela história de menor preço ou porcentagem do valor do catálogo, certo? É o valor de catálogo e pronto, é troca de uma peça pela outra ou outras com valores equivalentes! (ou estou errado?).

E quando uma pessoa quer uma peça sua e ele diz que tem a peça que lhe falta, porém essa, pela imagem não atende você com a qualidade desejada (sujeira, aminci, carimbo exageradamente borrado, etc.)?
A gente diz na lata o porque não quer?
Basta dizer sem justificativa que não aceita a troca?

E quanto ao custo do envio? Como é acertado isso? Se eu faço uma troca com alguém de fora e ele pede carta registrada e eu não exijo isso... Como faz? Compensa em selos ou a etiqueta social diz que eu preciso assumir essa despesa?

Achei melhor abrir o jogo com essas dúvidas antes de cometer gafes! ( e sou ótimo em cometer gafes, tenho que parar, rsrs).

Valeu pessoal!

Sandro Coletti

Re: Dúvida sobre como apresentar peças para troca

Mensagem por somricardo em Qua Fev 22 2012, 14:04

também já cometi (e ainda devo cometer algumas) gafes, porém para troca aqui no fórum sempre apresentamos as peças somente com a foto, sem nada relativo a classificação, só por uma questão de organização, postamos em ordem por país, e no caso do Brasil se possível em ordem cronológica ou em séries, trocas para fora do país já fiz algumas poucas, sempre são trocas bem simples, nada de base rhm ou outro catálogo, apesar de ser uma modalidade muito praticada para equiparar valor, (usam geralmente Michael ou Scott (nada de % do catálogo e se a peça não te interessa, eu prefiro dizer que receber algo que não tenho interesse), para todos os países inclusive Brasil) meus selos em catálogo custam X e escolho tantos selos até perfazer o mesmo valor X, mas nas trocas que fiz, eram em sua maioria de selos usados então foi pela quantidade, 50x50, 100x100, o envio é sempre registrado para haver menos prejuízos com correios, também é uma forma de ter certeza que te enviaram algo, mesmo que não receba. cada um paga seu envio.

somricardo

Mensagem por odilo em Qua Fev 22 2012, 17:32

Olá amigos,
Lotes de selos eu costumo comprar e não trocar.
Para troca, compra ou venda de selos, eu prefiro só trocar selos classificados. Isto porque tenho determinadas faltas nas minhas coleções e são estes os selos que me interessam. Assim basta o número e nome do catálogo, e uma descrição do estado (Mint, novo, usado). Quanto a qualidade, eu suponho que os selos são de primeira escolha pois é esta a qualidade que ofereço. Se depois a qualidade não corresponde, até posso devolver se o valor do selo é acima de R$ 5,00.
Agora, no caso de coleções que estou na fase de juntar selos, então sim posso trocar na base de 1x1 e vendo as fotos.
Até mais,
Odilo

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Fev 22 2012, 17:46

Ricardo e Odilo,

Por favor, eu fiz do modo correto a oferta que tenho de blocos?
Coloquei apenas imagens em um álbum.
Fiz uma descrição completa do que eu quero, para ser o mais objetivo possível.
Os blocos estão em classificador, um tanto amontoado para caberem nas páginas.
Há algum inconveniente em apresentar peças dessa maneira?
Obrigado

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t2262-blocos-para-troca

Sandro Coletti

Mensagem por somricardo em Qua Fev 22 2012, 18:07

como o Odilo bem colocou, a principal questão que leva a troca de selos por valor de catálogos é quando se tratam de colecionadores em nível mais avançado e que procuram selos específicos de suas poucas faltas.

Da forma que você postou, na minha opinião, está muito bom, mostra o que quer e com detalhes, e também aquilo que oferece em troca, no mais são detalhes que virão, um exemplo seria se você oferecesse o bloco B2 por exemplo e a outra parte querer ver frente e verso, ou saber qual filigrana deste, aí seriam detalhes acrescentados.

pra mim está ótimo apesar de não ter os selos que necessita, quem sabe quando postar mais das suas faltas façamos alguma troca.
somricardo

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Fev 22 2012, 18:21

Grande Ricardo, é isso que eu queria saber, se essa forma de apresentar as peças é a correta e aceitável, fico feliz por não ser tão complicado.
Legal vc ter comentado sobre os detalhes posteriores a respeito de particularidade de alguma peça. É mesmo importante deixar espaço para fazer essas observações na negociações.
Muito obrigado!

Sandro Coletti

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qui Fev 23 2012, 14:34

Caro amigo Sandro.

Até o momento, eu só consegui realizar uma troca aqui no fórum. Diga-se de passagem que gostei muito e estou sempre de olho para ver se consigo algo para o amigo com o qual troquei alguns selos. Infelizmente, eu me enrolo muito com isso e demoro bastante para fechar novas trocas.
Quanto aos critérios para trocas, vou relatar as minhas experiências. Em primeiro lugar, eu procuro ser o mais honesto possível com quem eu vou trocar. Procuro enviar uma boa imagem do material disponível e caso o selo ou documento postal tenham algum defeito, procuro avisar junto com a imagem, mesmo que esse defeito seja evidente na imagem encaminhada. Quando o material trocado tem baixo valor, utilizo o velho e bom sistema 1x1. Contudo, quando há selos, envelopes e afins de alto valor catalográfico, estabelecemos um catálogo comum como referência. Qual catálogo utilizar? Isso varia. Geralmente, eu uso o Michel (para selos alemães), RHM (para selos brasileiros), o Scott e o Yvert (estes últimos para selos de países distintos).
Tudo isso dá 100% certo? Não! Já fiz muita tolice com trocas, assim como já recebi muito material ruim, que eu não esperava receber. Como eu lido com isso? Quando a barbeiragem é minha, peço desculpas e procuro substituir o material enviado. Já quando os barbeiros são os outros, geralmente eu lido com boa fé, entro em contato com a pessoa, e solicito a troca. Bom Sandro, espero ter ajudado e desde já podemos prosseguir no assunto.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Adriano em Qui Fev 23 2012, 15:30

Bom, aqui já concretizei uma troca, outra esta nos correios e outras em fase de troca de endereços e/ou escolha de itens . A maioria foi 1x1, mas nas duas trocas que enviei acabei mandando itens a mais, também recebi do colega itens a mais, ou seja, nao tem um padrão, vai da conversa com o colega, da camaradagem. Aqui acabamos fazendo amizades , geralmente entre os mais ativos no fórum, e acabamos não pensando muito em valores(claro entre selos não raros).
Vejo como trocar figurinha na infância, simples assim rsrs.
Adriano

Mensagem por Sandro Coletti em Qui Fev 23 2012, 16:12

Legal Wilson, obrigado pelas dicas, foram sim valiosas...
(Pow, acabo de enviar uma mensagem privada pra vc no Facebook, rsrs Me ajuda lá!) Razz
Vou seguir as suas dicas e tomar cuidado pra ser sempre muito claro em tudo!

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Qui Fev 23 2012, 16:21

Adriano escreveu:Bom, aqui já concretizei uma troca, outra esta nos correios e outras em fase de troca de endereços e/ou escolha de itens . A maioria foi 1x1, mas nas duas trocas que enviei acabei mandando itens a mais, também recebi do colega itens a mais, ou seja, nao tem um padrão, vai da conversa com o colega, da camaradagem. Aqui acabamos fazendo amizades , geralmente entre os mais ativos no fórum, e acabamos não pensando muito em valores(claro entre selos não raros).
Vejo como trocar figurinha na infância, simples assim rsrs.

Legal, eu acho que terei que iniciar ou dar continuidade em outras temáticas pra poder trocar 1x1.
Ao que parece o sistema de trocas não é assim tão orgânico e simples quando agente trata de selos mais caros. A minha mancolista é bem definida e rara (tive o privilégio de praticamente completar minha coleção de comemorativos).

Notei que sou exigente a ponto de não querer selos com carimbos mudos tampando o tema (a não ser o extremamente raros, daí não tem o que olhar os dentes mesmo), também não vou querer mais selos sujos ou com carimbos no meio da peça, tem que estar no canto (prefiro selo com aminci do que carimbado no meio, me perdoem os mais puristas).
Como sou iniciante e ainda não aprendi a fazer trocas, estou me batendo bastante!
Não quero que me ofereçam porcaria se eu ofereço coisa boa, em resumo é isso! Isso inclusive é sinal de respeito pela amizade!
Legal seu comentário, obrigado Adriano!

Sandro Coletti

Mensagem por Adriano em Qui Fev 23 2012, 16:27

Imagina Sandro, sugestão de iniciante a minha.
Eu comecei ontem na filatelia, estou bem na fase de acumular selos, defini apenas meus temas, que sao cavalos , maçonaria (este bem difícil), e os comemorativos do Brasil(legal que já completou esta, parabéns).
Com certeza serei mais exigente no futuro.
Abçs
Adriano

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: