CARTAS REGISTRADAS COM VALORES DECLARADOS/PROVINCIA DO RIO 1867/70...VOÇES SABIAM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TAXAS P/ CORRSPONDENCIA ORDINÁRIA EM 1869 NA PROVINCIA DO R.JANEIRO. VOCES SABIAM?

Mensagem por J.RODRIGUES em Sex Fev 03 2012, 20:35

TAXAS DE PORTE PARA O INTERIOR
Correspondencia Ordinária
É ordinária a correpondencia particular ou official não registrada.As cartas que circulam dentro do Império ficam sujeitas ao pagamento da taxa uniforme de 100 Rs por porte simples de 15 grammos (4 Oitavas)ou fracção de 15 grammos,qualquer que seja a distancia a percorrer por mar e terra para as cartas de maior peso, regula a seguinte progressão: até 30 Réiss, de 30 a 60 grammos 400 Réis;de 60 a 90 grs,600 Réis ;de 90 a 120 grs 800 Réis;e assim por diante, aumentando-se sempre duas partes por 30 gramas (um onça) ou fração de 30 grammos que acrescer.
As cartas expedidas de uns para outros pontos da cidade, onde há entregas nos domicilios; pagam a taxa de 50 Réis por porte simples de 15 grammos ou fracção de 15 grs que acrescer.Paga, porém somente a taxa de 20 rs por 10 grammos cada uma das cartar urbanas especificadas nos paragraphos seguintes: - Participações de Casamentos e Nascimentos;convites de enterro;bilhetes de visitas(não excedendo a dois em cada capa);circulares;prospecto e avisos diversos. Os objetos mencionados nestes quatro paragraphos devem ser, impressos;litographados ou autographados,ser expedidos com o porte pago, e aberto, afim de que o correio possa verificar seu conteudo. Os que não preencherem essas condições serão taxados como cartas para o interior. As cartas franqueadas abaixo das tarifas ou não franqueadas, serão expedidas pelo correio;cobrar-se-a porem do destinatário, o dobro da taxa que for devida. Os Autos e demais papéis do Fôro pagam somente metade das taxas das cartas, devem, porém, ser cintados, de modo a conhecer-se o seu conteudo. As cartas e os autos postos no correio até meia hora depois de findo o prazo que,paraarecepção desta correspondencia, ele deverá marcar por annuncio, sempre que tiver que expedir malas, para quaisquer pontos do Império, serão tambem incluidos nessas malas, se estiverem franqueadas com o dobro da respectiva taxa de porte. As pequenas encomendas, amostras de mercadoria, brochuras papel de musica, livros encadernados, catálogos, prospectos, e quaisquer aviso, impressos, gravados, litigraphados, ou autographados, pagam a taxa de 20 Rs por porte simples de 40 grammos (11 oitavos), ou fracção de 40 grammos, quaisquer que seja a distancia que tenham de percorrer.

Deve observar-se a seguinte progressão:Até 80 grammos (22 oitavas),40 Réis;de 80 a160 grammos,80 Réis;de 160 a 240 grsmmos de 120 Réis e assim por diante, aumentando sempre duas partes em 80 grammos ou fracção de 80 grammos que acrescer.
Para que possam esses objetos gozar da modicidade da taxa acima fixada, devem:pagar previamente o devido porte, estar cintados, de modo a conhecer-se facilmente o seu conteudo, e não conhecer outra declaração manuscrita, que não seja o endereço do destinatário, e quando muito a assinatura do remetente. A falta do cumprimento dessas condições sujeita-0s a taxa de cartas ordinárias,para serem expedidos.Os jornasis e periódicos,circulares, e quaisquer impressos avulsos, como preços-correntes, e outros, uma vez que preencham as precedentes condições, pagam a taxa de 10 Rs cada exemplar.Se,porem,forem expedidos em masso, pagarão essa mesma taxa, a razão de 40 grammos ou fracção de 40 grammos, com a progressão estabelecida para as pequenas encomendas,livros,brochuras,etc......

HOJE PASSEI AOS COLEGAS AS TAXAS PARA CORRESPONDENCIA ORDINÁRIA, LOGO ESTAREI POSTANDO SOBRE AS CARTAS REGISTRADAS QUE SÃO A SEQUENCIA DESTE TÓPICO, DA PROVINCIA DO RIO DE JANEIRO, MAS COMO É MUITO EXTENSO O ARTIGO DAREI UMA PAUSA.

Tem muita coisa ainda a mostrar sobre correios,taxas,transporte,encomendas,etc......Saudações a todos.

J.RODRIGUES

Re: CARTAS REGISTRADAS COM VALORES DECLARADOS/PROVINCIA DO RIO 1867/70...VOÇES SABIAM

Mensagem por Mitch Macgregord em Sex Fev 03 2012, 22:13

Poxa formidavel meu amigo muito interessante, mas uma perguntinha me vem e para cartas indo para fora do imperio no estrangeiro? como funcionavam as taxas e quem pagava e os selos eram do estrangeiro ou dos brasil neste caso?

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Re: CARTAS REGISTRADAS COM VALORES DECLARADOS/PROVINCIA DO RIO 1867/70...VOÇES SABIAM

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Fev 04 2012, 11:31

Que bacana... Valeu!

Sandro Coletti

Mensagem por J.RODRIGUES em Sab Fev 04 2012, 14:36

Obrigado aos colegas pela distinção, mais importante é prestar o serviço
ao forum e que seja de valia as informações veridicas e que são para nós
filatelistas de muita importancia , um verdadeiro tesouro , mais que requer
paciencia para postar, como meu tema é FISCAIS, ao longo do tempo fui
guardando tudo que era informação sobre o assunto, para os colegas t/
noção, são mais de 550 paginas escritas à mão, pois não havia tempo p/
datilografar e ainda hoje coloco os tópicos em ordem.tudo que Eu lia anotava, e muita coisa tambem sobre correios, ainda tem muito assunto
Como falei ontem, postarei sobre as cartas registradas, falarei sobre as
agencias no rio de janeiro, sobre o correio ruaral,onde os carteiros passavam para entregar as cartas, horário de coletas, nomes de pessoas
que trabalhavam nas agencias.E olhe que dei um pulo no tempo
pois tem muita coisa anterior a 1867/1870(que é o periodo que escolhi)
e tambem tem a visão (como estou para operar uma vista),fica dificil
até entender o que escrevi muito tempo atras, mas vamos com calma e
chegarei aos contentos.Queria até escrever com a escrita na forma antiga
(alguma coisa assim fiz), mas fica tambem extenso e cansativo.
importa que sirva aos afccionados e visitantes na Informação.
vou postar em seguida sobre as Correspondencias registradas , mais
tambem tem o tópico das Registradas com valores declarados.
então uma de cada vez....agora é hora......rssssrs

J.RODRIGUES

Mensagem por J.RODRIGUES em Sab Fev 04 2012, 14:43

Mitch Macgregord escreveu:Poxa formidavel meu amigo muito interessante, mas uma perguntinha me vem e para cartas indo para fora do imperio no estrangeiro? como funcionavam as taxas e quem pagava e os selos eram do estrangeiro ou dos brasil neste caso?
Mitch, se puder aguardar Eu agradeço, mais sem dúvida chegarei lá amigão..tenho que colocar os tópicos mais ou menos dentro de uma formatação
( palavra que em 1869 não se usava ) ,chego nesse tópico em breve, se algo eu tiver nas anotações.......preciso ainda procurar mais informes, que
tenho guardado em outra caixa, .........um monte de papel que ja deve estar até amarelado.por enquanto sigo assim.....valeu mitch.

J.RODRIGUES

CORRESPONDENCIAS REGISTRADAS EM 1869/70 na Provincia do R. de Janeiro ..VOÇES SABIAM

Mensagem por J.RODRIGUES em Sab Fev 04 2012, 15:15

Continuação do Tópico Anterior= Correspondencias Ordinárias / Provincia do Rio de Janeiro/ Periodo Império 18671870
TÓPICO § CORRESPONDENCIAS REGISTRADAS PARA O INTERIOR
Qualquer dos seguintes objetos: cartas, autos , amostra de mercadoria,pequenas encomendas, livros, jornaes,e outros impressos - que pagar previamente, seja qual for o seu peso, a taxa fixa é 200 Rs (duzentos reis) em sellos, alem da taxa do respectivo porte para o Interior, e que entregar-se-a no correio a quem estiver encarregado do serviço, será relacionado nominalmente, depois de se dar ao remetente um certificado para ser substituido pelo recibo do destinatário, e não passará de uma mão para outra mesmo na estação postal onde for entregue, ou por ele transitar, sem ser tambem mediante recibo.A repartiçãodo do Correio porem, não se obriga a pagar indenização alguma se for extraviado ou subtraido qualquer objeto registrado, limita-se somente a oferecer as garantias acima mencionadas e punirá severamente o responsável pelo extravio ou subtração.
Para á correspondecia oficial ou particular ser registrada, basta que as autoridades o requisitem por escrito.Para a correspondencia oficial ser registrada não é necessário que esteja fechada com lacre e sinete do remetente, nem que este assine no lado do fecho, como se exigia a respeito dos seguros.A correspondencia que tiver que ser registrada, será recebida no Correio, somente até uma hora antes de que ella marcar para a recepção da correspondencia ordinária.Os certificados devem ser entregues as partes imediatamente

J.RODRIGUES

Mensagem por Psique10 em Sab Fev 04 2012, 15:18

Mitch, uma pergunta tenho quase certeza de que estou certo sobre as correspondências para o exterior os selos provavelmente eram os do Brasil mesmo porque se não estou enganado, os selos brasileiros também circulavam no exterior já na época do Império.

Psique10

CARTAS REGISTRADAS COM VALORES DECLARADOS/PROVINCIA DO RIO 1867/70...VOÇES SABIAM

Mensagem por J.RODRIGUES em Sab Fev 04 2012, 15:42

CONTINUAÇÃO DO TÓPICO ANTERIOR = CORRESPONDECIAS REGISTRADAS DA PROVINCIA DO R.JANEIRO 1867/1870
CARTAS REGISTRADAS COM VALORES DECLARADOS:-
Para que possam remeter-se pelo Correio nas cartas registradas , notas do Thesouro ou de Banco , Bilhetes de Lotteria e em geral quaisquer valores ao portador, é indispensável que o remetente escreva no lado de fora da carta - Vale (a quantia por extenso ) mil Réis - que rubrique esta declaração, e ao entregar a carta no correio, mostre o objeto cujo valor é declarado.Se o objeto for dinheiro; isto é, notas do teshouro ou Banco, só poderá ser aceito quando não se puder sacar sobre o correio destinatário; e a quantia que se pretende incluir na carta deverá ser exatamente a quantia declarada.Os bilhetes de lotteria, porem, e quaisquer outros valores ao portador, deverão ser sempre admitidos e o valor que se declarar, poderá ser menor, mais nunca maior do que o valor real.Tambem se admitirão documentos:mais neste caso cumpre-se que a declaração do valor se acrescente - em documentos.
De uma administração para uma Agencia, e vice-versa, o valor declarado não excederá em 50 mil Réis, e de uma Administração para outra à 100 mil
Réis (100$000)
DA COBRANÇA:-
Cobrar-se-a em sellos pela remessa do valor declarado, alem da taxa do porte da carta, e da taxa fixa de 200 Réis: para ser ela registrada, dois porcento (2%) sobre o valordeclarado na seguinte proporção.
ATÉ .....................10$000 Rs = 200 Réis
de 10$000 Rs até....15$000 Rs = 300 Réis
de 15$000 Rs até ...20$000 Rs = 400 Réis
de 20$000 Rs até....25$000 Rs = 500 Réis
e assim por diante, acrescendo-se sempre cem réis (100 Rs) por 5$000 ou menos de 5$000 Rs, no caso de extravio da carta sem ser por força maior, ou de subtração de parte do valor, ou mesmo de todo dele, o remetente será indenizado pela repartição do Correio, do pagamento dos valores declarados que se extraviaram ou foram subtraidos,mas os mesmos só poderão ser reclamados no correio onde as cartas foram registradas

J.RODRIGUES

Mensagem por J.RODRIGUES em Sab Fev 04 2012, 17:47

Bem amigão, como falou sobre as cartas para o exterior e me deparei com
uma anotação , vou transcreve-la mais ou menos, e rapidamente.
O Brasil e França celebraram uma convenção postal em 1860, e que foram
depois ao longo do tempo ajustando., mas nesta época , por volta de 1869
uma carta Ordinária de 7 1/2 grammos (taxa de 280 Réis), malas conduzidas
por Packtes (vapores Franceses e Ingleses)
mais havia correspondencias não sujeitas a Convenções Postais(ainda para
se saber mais sobre isso) , especificamente para a França e suas Colonias
a taxa para uma correspondencia até 15 grammos era de 200 Rs.
e havia uma progressão do valor, conforme o peso, que era parecida com
a progressão para as cartas inglezas., mais era esse valor.Jornais, livros e
outros impressos 30 réis até 40 grammas.
DEU PARA APURAR ISSO DE MOMENTO.Acho tambem que os selos do Brasil
circulavam no exterior na época do Império, mas não tenho certeza, vou
ver se tenho alguma anotação sobre isso.
Até

J.RODRIGUES

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Fev 04 2012, 21:19

Muito legal mesmo tinha tambem correios francezes em paises estrangeiros como Brasil, Portugal, Espanha e muitos outros

Mitch Macgregord

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Fev 05 2012, 10:08

O titulo me faz pensar a minha infancia e a radio relogio ^^ tic tac tic tac tic tac voce sabia.....

Genial as informaçoes que da meu amigo

Mitch Macgregord

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Fev 06 2012, 10:31

Aqui na França nesta época tinham tipo de vinhetas para registro quando registravam faziam um recibo e este tinha uma vinheta ai no brasil tinha isso também?

Mitch Macgregord

Mensagem por Glauber em Seg Fev 06 2012, 11:17

Amigos, fiz uma edição dos tópicos que tem o mesmo tema, ou seja, fiz a fusão de três deles em um só. Creio que isso deixará o fórum mais organizado.

Além disso, transferi este tópico para a área do Império, pois as datas que refere-se o tópico, é justamente dessa época.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por J.RODRIGUES em Seg Fev 06 2012, 14:00

OK! Glauber , Grato por organizar....Abraço

J.RODRIGUES

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:04

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: